Seguidores

quarta-feira, 4 de abril de 2012

AS BEM AVENTURANÇAS DE JESUS - MATEUS 5.1-13

Image Detail
TEXTO BÍBLICO;
                                                                    MATEUS 5.1-13

5.1 O SERMÃO DO MONTE. Nos capítulos 5-7 temos o que é comumente chamado de o Sermão do Monte. Contém a revelação dos princípios divinos da justiça, segundo os quais todos os cristãos devem viver pela fé no Filho de Deus (Gl 2.20), e mediante o poder do Espírito que neles habita (cf. Rm 8,2-14; Gl 5.16-25).
Todos nós, que pertencemos ao reino de Deus, devemos ter uma intensa fome e sede da justiça de que trata este sermão de Cristo (ver 5.6) 

5.3  BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPIRITO. A palavra “bem-aventurados” refere-se ao estado abençoado daqueles que, por seu relacionamento com Cristo e a sua Palavra, receberam de Deus o amor, o cuidado, a salvação e sua presença diária (ver 14.19;  Lc 24.50).
Há certas condições necessárias  para recebermos as bênçãos do reino de Deus. Para recebê-las, devemos viver segundo os padrões revelados por Deus nas Escrituras, e nunca pelos do mundo. A primeira destas condições é ser “pobre de espírito”, o que significa reconhecermos que não temos qualquer auto-suficiência espiritual, que dependemos da vida do Espírito Santo; do poder e graça divinos para pudermos herdar o reino de Deus.

5.4 OS QUE CHORAM. Aqui, “chorar” é contristar-se profundamente por causa das nossas próprias fraquezas quando nos medimos com o padrão divino de justiça (v. 6; 6.33). É também sentirmos pesar por aquilo que entristece a Deus. É ter nossos sentimentos em sintonia com os sentimentos de Deus. É sentir em nosso espírito por causa do pecado, da imoralidade e da crueldade prevalecentes no mundo(ver Lc 19.41 ; At 20.19; 2 Pe 2.8)

5.5 OS MANSOS. Os “mansos” são os humildes e submissos diante de Deus. Acham nEle o seu refúgio e lhe consagram todo o seu ser. Preocupam-se mais com a Obra  de Deus e o povo de Deus do que com aquilo que  lhes possa acontecer pessoalmente (cf Sl 37.11).
Os mansos e não os violentos herdarão por fim a terra.

5.6 FOME E SEDE DE JUSTIÇA. Este é um dos versículos mais importantes do Sermão do Monte.

1) A condição fundamental para uma vida santa em todos os aspectos é ter “fome e sede de justiça” (cf. 6.33).
Tal fome é vista em Moisés (Ex 33.13, 18),
em Davi (Sl 421,2; 631,2)
e no apóstolo Paulo (Fp 3.8-10).

O estado espiritual do cristão durante toda sua vida dependerá da sua  sede e fome  da presença de Deus (Dt 4.29),
da Palavra de Deus (Sl 119),
da comunhão com Cristo (Fp 3.8-10),
da justiça (56)
e da volta do Senhor (2 Tm 4.8).

(2) A fome que o cristão tem das coisas de Deus pode ser destruída pelas preocupações deste mundo                                                                                        pelo  engano das riquezas (13.22),
pela ambição pelas coisa materiais (Mc 4.19),
pelos prazeres do mundo (Lc 8.14;
e por deixar de permanecer em Cristo (ver Jo 15.4)
Quando a fome de Deus cessa no crente, este morre espiritualmente (ver Rm 5.21 ). É então indispensável  que sejamos sensíveis ao Espírito Santo ao convencer-nos do pecado (ver Jo 16.8-13; Rm 8.5-16). Aqueles que sinceramente têm fome e sede de justiça “serão fartos”.
5.7 OS MISERICORDIOSOS. Os “misericordiosos estão cheios de compaixão e dó para com os que           sofrem por causa do pecado ou de aflição.  Os misericordiosos desejam minorar os sofrimentos, conduzindo os sofredores à graça de Deus por meio de Jesus  Cristo (cf. 18.33 35; Lc 10.30-37; Hb 2.17). Sendo misericordíosos  para  com os outros, eles “alcançarão míserícórdia”.
5.8 OS LIMPOS DE CORAÇAO. Os “limpos de  coração” são os que foram libertos do poder do pecado mediante a graça de Deus, e que agora se esforçam sem dolo para agradar e glorificar a Deus e serem parecidos com Ele(Cristo).

(l) Procuram ter a mesma atitude interior que Deus tem - amor à justiça e ódio ao mal (ver Hb 1.9). Seu coração (que inclui a mente, a Vontade e as emoções está em harmonia com o coração de Deus (1 Sm 13.14; Mt 22.37; 1 Tm 1.5;
 (2) Somente os limpos de coração “verão a Deus”. Ve a Deus significa ser seu filho e habitar na sua presença, tanto agora corno no seu reino futuro (Ex 33.11; Ap 21.7; 22.4).

5.9 OS PACIFICADORES. Os “pacificadores” são aqueles que se reconciliaram com Deus. Têm paz com Ele mediante a cruz (Rm 5.1; Ef 2.14-16). E agora se esforçam, mediante seu testemunho e sua vida, para levarem outras pessoas, inclusive seus inimigos, à paz com Deus.
5.10,11 PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA. Todos que procuram Viver de acordo com a Palavra de Deus, por amor à justiça sofrerão perseguição.
(1 ) Aqueles que conservam os padrões divinos da verdade, da justiça e da pureza e que, ao mesmo tempo, se recusam a transigir com a presente sociedade pecaminosa e com o modo de vida dos crentes mornos (Ap 2; 3.1-4;14-22) sofrerão impopularidade, rejeição e críticas. O mundo lhes  moverá perseguição e oposição (10.22; 24.9; jo 15.19) e, às vezes, da parte de membros da própria igreja  (At 20.28-31; 2 Co11.3-15; 2 Tm 1.15; 3.8-14; 4-16).
1- Ao experimentar tal sofrimento, o cristão deve regozijar-se  porque Deus outorga a maior benção àqueles que sofrem mais (2 Co 1.5; 2 Tm 2.12; 1 Pe4.13).

(2) O cristão deve precaver-se da tentação de transigir quanto à vontade de Deus, a fim de evitar a vergonha, a ridicularização, o constrangimento, ou algum prejuízo (10.33; Mc 8.38; Lc 9.26; 2 Tm 2.12).
Os principios do reino de Deus nunca mudam: “Todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Tm 3.12). A promessa aos que enfrentam  perseguições por causa da justiça é que “dos tais é o reino dos céus”.

SAL DA TERRA. Os cristãos são “o sal da terra. Dois dos valores do sal são: o sabor e o poder de preservar da corrupção na sociedade . O cristão e a igreja, portanto, devem ser exemplos para o mundo e, ao mesmo tempo, militarem  contra o mal e a corrupção na sociedade.

1-As igrejas mornas apagam o poder do Espírito Santo e deixam de resistir ao espírito predominante no mundo. Elas serão lançadas fora por Deus (ver Ap 3.16)
2- Tais igrejas serão destruídas “pisoteadas pelos homens”(v.13); isto é, os mornos serão destruídos pelos maus costumes e pelos baixos valores da sociedade ímpia(cf Dt 28.13,43,48; Jz 2.20-22)

     FONTE DE PESQUISA;
     A BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL.







Nenhum comentário:

Postar um comentário