Seguidores

terça-feira, 10 de abril de 2012

LIÇÃO 03 - COM SUBSÍDIOS PARA ESTUDOS.


Lições Bíblicas - 2º Trimestre de 2012
Add caption
            


      LIÇÃO 03 – 15 DE ABRIL DE 2012
ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO.
     TEXTO ÁUREO
      “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar
o teu castiçal, se não te arrependeres”(Ap 2.5).
       VERDADE PRATICA:
 Se não voltarmos urgentemente ao primeiro amor, jamais viveremos
o refrigério de um grande e poderoso avivamento.
        LEITURA DIÁRIA
Segunda: 1Joao 4.8 – Deus é amor
Terça: Gl 5.22 – O amor é fruto do Espírito
Quarta: Ef 6.23 – O amor acompanhado da fé.
Quinta: Fp 2.1 – O amor consola
Sexta: Cl 2.2 – O amor conforta
Sábado: 1Cor 13 – O hino do amor


       
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
APOCALÍPSE 2.1-7
1 - Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, gig anda no meio dos sete castiçais de oyro:
2 - Eu sei as tuas obras, e o teu traba­lho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos;
3 - e sofreste e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste.
4 - Tenho, porém, contra ti que deixas­te o teu primeiro amor.
S - Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti vi­rei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
6 - Tens, porém, isto; que aborreces as obras dos nicolaftas, as quais eu também aborreço.
7 - Quem tem ouvidos ouça o que o EspÍrito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus.

INTRODUÇÃO
Em toda a Asia Menor, não ha­via igreja mais obreira, dinâmica e ortodoxa do que a de Éfeso. O seu preparo teológico era tão sólido, que o seu pastor capacitara-se, inclusive, a confrontar os que se di­ziam apóstolos (Ap 2.2). Efeso era a igreja apologética por excelência. Ela destacava-se também por seu teste­munho, esforço e extenuante labor pela expansão do Reino de Deus.
Até o próprio Cristo elogiou os efésios. Eles eram uma referência em toda aquela região. Apesar de todas as suas inegáveis virtudes e qualidades, havia um sério problema com Efeso. Se ela, porém, se dispu­sesse a resolvê-lo seria uma igreja perfeita.

 I EFESO, UMA IGREJA
SINGULAR
1. Paulo em Éfeso. O Evange­lho chegou a Efeso, a mais notável metrópole da Asia Menor, durante a segunda viagem missionária de Paulo (At 18.19). Mas a igreja só viria a florescer entre os efésios a partir da terceira viagem do apóstolo. A chegada do Reino de Deus à cidade foi acompanhada por um grande avivamento. Houve batismos com o Espírito Santo, curas divinas e não poucas conversões (At 19).

2.  A solidez doutrinária de Éfeso. O preparo bíblico e teológico de Efeso era singular. Afinal, tivera o privilégio de ter como pastor, durante três anos, o maior teólogo do Cristianismo (At 20.31). Durante esse tempo, Paulo lhe expôs todo o conselho de Deus (At 20.27). Pode haver um curso bíblico mais completo? E a epístola que o apóstolo lhes enviou? (Ef 1.1- 5). Aqueles cristãos doutoraram-se na Palavra de Deus.

3. Uma igreja de ministros excelentes. Além de Paulo, a igreja em Éfeso foi pastoreada, também, por Timóteo e Tíquico. Dizem al­guns estudiosos que o seu púlpito teria sido ocupado, ainda, por João, o discípulo amado. Os obreiros que por lá passaram eram de comprovada excelência. Que outra igreja, excetua­da a de Jerusalem, desfrutou de mais privilégios? No entanto, conforme já dissemos, havia um sério problema com Éfeso.
II O PROBLEMA DE ÉFESO
1. Um grave problema. Sim, havia um sério problema com a igre­ja em Éfeso. A sua lua de mel com o Senhor Jesus havia chegado ao fim. E ela não o percebera. Já não se lembrava do amor—primeiro e belo — que dedicara ao Cordeiro de Deus. Não agira assim Israel em relação a Jeová? (Jr 2.1-13). No entanto, não podemos evitar a pergunta: Se ela foi, de fato, pastoreada pelo discípu­lo do amor, como veio a esquecer-se, justamente, do primeiro amor?
2. 0 primeiro amor. Não sei como definir o primeiro amor, mas posso sentido. Para mim, é a alegria da salvação que o salmista temia perder (SI 51.12). Sim, uma alegria que nos impulsiona a declarar toda a nossa afeição a Deus: "Amo o Se­nhor" (SI 116.1). O primeiro amor é o enlevo que, no início, fez com que os efésios vivessem nas regiões celestiais em Cristo Jesus (Ef 1.3). É também a disposição que leva o obreiro a semear, num misto de lá­grimas e júbilo, a preciosa semente do Evangelho (SI 126.5).


         3. Amnésia do amor. Sendo o primeiro amor tão sublime e inefável, pode alguém vir a esquecê-lo? Apesar de Éfeso ainda entregar-se denodada mente à obra de Deus, não mais se entregava amorosamente ao Deus da obra. Embora teológica e biblica­mente ortodoxa, já não conservava o ardor daquele sentimento que, um dia, fez a Sulamita palpitar pelo espo­so: "Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele se alimenta entre os lírios" (Ct 6.3). Era-lhe, urgente, pois voltar ao primeiro amor.
III. VOLTANDO AO PRIMEIRO AMOR
Esquecer o primeiro amor não incidente teológico, é queda espiritu­al. Semelhante pecado demanda con­trição e arrependimento. Por isso, o Senhor Jesus insta, junto ao pastor em Éfeso, a que volte de imediato a primeiro amor.

1. Rica em obras, pobre em amor. Apesar de já não se lembrar do primeiro amor, Éfeso ainda era rica em obras. Alias, o próprio Cristo realçou-lhe esta característica (Ap 2.2). No entanto, já não praticava as obras que a haviam distinguido no inicio da fé: o amor que santificara ao Senhor Jesus. Sim, a igreja em Éfeso era rica em obras e paupérrima em amor.
Se as obras sem a fé nada sãc o que delas resta sem o amor? Até mesmo o auto-sacrifício sem amor nada é, conforme destaca o apc55- tolo Paulo: "E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria" (1 Co 13.3).
2.  Amar é a mais elevada das obras. Não há obra tão elevada como amar a Deus: "Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder." (Dt 6.5). Há cren­tes que se limitam a amar as bên­çãos. Há outros que, mesmo sem as bênçãos, amam o abençoador. Que belo exemplo temos em Habacuque (Hc 3.17,18).
IV. LEMBRANDO-SE DO
PRIMEIRO AMOR
Como voltar ao primeiro amor? A resposta vem do próprio Cristo: "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres" (Ap 2.5).
1. Lembrar-se de onde caiu.
A Bíblia exorta-nos a lembrar-nos de Deus, porque Ele jamais se esquece de nós (Ec 12.1; Is 44.21; 49.15). 0 cristão, infelizmente, corre o risco de esquecer-se daquEle que se esquece somente de nossos pecados (Hb 8.12). Não é constrangedor esquecer
o nome de um amigo? No entanto, se não formos diligentes, corremos
o risco de não mais lembrarmos daquele amigo que é mais chegado que um irmão (Pv 18.24).
     
2.   Voltar à prática das pri­meiras obras. Se Éfeso já era rica nas segundas obras, por que voltar à prática das primeiras? Nenhuma obra é completa e perfeita sem o amor. É o que poetiza o apóstolo Paulo no décimo terceiro capítulo de sua Primeira Epístola aos Corintios. Leia atentamente esta passagem; medite nela e, através dela, afira o seu amor. Veja se você ainda ama o Cristo como Ele tem de ser amado. Ou será necessário que o próprio Senhor pergunte-lhe: "Amas-me mais do que estes?" (Jo 21.15). Se não devotarmos a Cristo o primeiro amor, como haveremos de ansiar por sua volta? Talvez, o anjo de Éfeso já não almejasse o retorno do Senhor. O ativismo acabara por matar-lhe o primeiro amor e o se­gundo também. Era-lhe urgente e necessário, pois, não somente amar a Cristo como antes, como também amar-lhe a vinda como nunca.
       3.   Amar a vinda de Cristo. Assim como o Cristo ama a Noiva e suspira por sua chegada aos céus, também devemos nós, como o seu corpo místico, almejar por sua vinda: "Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não so­mente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" (2 Tm 4.8). Você realmente ama a vinda de Cristo? Em breve Ele voltará. Amém. Ora vem Senhor Jesus!
CONCLUSÃO
Sem amor não pode haver Cristianismo. Sua base é o amor primeiro e belo do início de nossa fé. Um amor que jamais deve mor­rer, mas renovar-se a cada manhã. Se você já não ama a Cristo como antes, arrependa-se desse pecado grave e evite que as consequências se agravem. Voltar ao primeiro amor não significa voltar A imaturidade espiritual, mas ao ardor do início de no



              SUBSÍDIOS PARA A LIÇÃO - PRIMEIRA PARTE
            
             1- INTRODUÇÃO;
Todo o trabalho de Deus e para Deus exige “COMPROMETIMENTO”, “DEDICAÇÃO” e “QUALIDADE!  Deus requer o melhor, pois Ele é merecedor do nosso melhor, e por mais que façamos bem feito ainda é muito pouco para o que Ele merece!
               A igreja de Éfeso:
Era  dedicada à Obra de Deus - Jr 48:10; I Cr. 28-20-21; Jo 5.17; Jo 6.27; João 9.4: João  4.34.
Tinha   entusiasmo no trabalho do Senhor – Sl 100.2; I Co 15:58; Mt 9:37; Js 1.6-7; João 4.35
 Era  preparada para confrontar os falsos ensinos – Col 2.6-8; 1 Jo 4.1-3; 2 Jo 7; 2Tim 3.1-9; Ef 4.11
Dava bom testemunho cristão –   Mt 5.20; II Rs 4.9; I Tm 4.12; Mt 5.13-16; I Pe 1.15,16; I Pe 3.13; Hb 13.7; I Ts 1.6-7;
Foi elogiada por Cristo – Ap 2.2-3: Mt 15.21-28; Mt 8.26; Mt 16.8; Jó 1.7 e 8;
Não obstante todas as suas virtudes, suas qualidades e labor na Causa do Senhor, não era uma igreja perfeita, tinha um sério problema. Como veremos.

1.                                       2- ÉFESO, UMA IGREJA SINGULAR.
Fundada na segunda viagem de Paulo –  Atos 19.19
Uma cidade impactada pela mensagem da salvação – Jo 3.16; Rm 1.16;
A Palavra de Jesus se cumpriu naquela cidade – Mt 28.19 e 20; Mc 16.20
(batismo com o Espirito Santo, curas e salvação de almas).
Uma igreja fundamentada na doutrina de Cristo – Tito 1:9 ; Ro 16:17 ; 1Tim 6.3; 2tim 4.3; 1Tim 4.6; 2Tim 2.19; 2Tim 4.1 e 2
Seus pastores eram preparados para o ministério – 2Tim 2.15; At 6.3;At 20.28; Oséias 4:6;

                   3- O PROBLEMA DE ÉFESO.
A frieza espiritual – Rm 12.1- 2; At 18.25; Rm 12.11; sal 119.167;
O comodismo tomou o lugar do primeiro amor – Ap 2.4; Ef 5.14; Isaias 60.1
A alegria da salvação já não era a mesma – sal 51.12; Sal 116.1; Hab 3.17-19;
Trabalhava por ativismo e não mais por amor –  1Co 13.1-7
O conselho do Senhor – Ap 2.5;

                    4-  VOLTANDO AO PRIMEIRO AMOR E LEMBRANDO DO PRIMEIRO AMOR.
 Amor: O fundamento de tudo – Col 3.22-24; Ef 6.6-7; Ec 9.10; Rm 5.6-8; João 3.16
A necessidade de um exame espiritual – 2Co 13.5; 2Co 11.28; Rm 8.5-10; Gal 4.19
Precisamos levantar e andar – Miq 2.10; Mat 24.13; Mat 10.22; Dn 12.13;
Devemos avaliar nossa chamada – Jo 15.16; Mat 10.1-4; Lc 9.1-2;  João 6.70; Mat 28.19; Mc 16.15
Devemos reconhecer que estamos falhando – Ap 2.4-5; Mat 21.41, 43
Devemos  viver amando a Jesus e esperando a sua volta – 2Tim 4.8; 1Co 9.25; Thiago 1.12

                  5- CONCLUSÃO

                    AS CINCO FASES NA VIDA DO CRISTÃO
1.      Fase do descobrimento: Nesta faze tudo é novidade, tudo é lindo. Descobre a Salvação, o Batismo, descobre os Dons. Descobre sua chamada, seu Ministério. Vive o primeiro amor na sua essência.
2.      Fase da paixão: Faze de colar adesivo gospel no carro, de só tocar musica evangélica, de ter no porta luva do carro pregações do pastor. De não perder um culto, de contribuir abundantemente. De não sair do culto sem cumprimentar todos seus irmãos.
3.      Fase do realismo: É a fase que começa a perceber que a Igreja é composta de seres humanos, com seus defeitos, com seus temperamentos. Descobre que há no meio da congregação pessoas com conflitos de caráter.
4.      Fase da acomodação: Esta fase pode chegar a ser a mais perigosa, as pessoas se acomodam negativamente, se conformam com os erros. Vai deixando para corrigir depois. Precisa orar mais, mas deixa para depois.
5.      Fase da obrigação: Certos adolescentes ou jovens vão à igreja por obrigação, por obedecer ao pai e a mãe. Adultos também se sentem assim,

                                                                                  SUBSÍDIOS - SEGUNDA PARTE

Apocalípse Capítulos 2.1-7
A Igreja de Efeso, 2:1-7. Mãe das igrejas da Asia. Ëfeso era o centro metropolitano e comercial da "Asia". Ai, 40 anos antes, Paulo realizara sua obra de maior sucesso, 54-57 d.C. Ai, dizem, Timóteo passou a maior parte de seu tempo. Depois veio João e ai fixou residência. Nesse interim a igreja crescera enormemente e tornara-se o centro da população cristã do império romano, tanto em número como pela posição geográfica, sendo poderosa influência na cidade e, pouco • depois, uma das mais famosas igrejas do mundo inteiro.

"Aquele que conserva as estrelas na mão", 2:1. Possivelmente, a igreja já estava se tornando um tanto orgulhosa de sua fama e poder. Dá-se a en­tender aqui que eles se gloriavam no que era de pouca utilidade para Cristo, e que Este podia humilhá-los.

Os "apóstolos mentirosos", 2:2, evidentemente eram homens que afir­mavam ter conhecido a Cristo e deste haver  recebido autoridade  para en­sinar o que parecia ser um esforço por harmonizar os deleites imorais do culto de Diana com a profissão cristã. Os pastores, no seu conjunto, opu­nham-se firmemente a este ensino.

"Abandonaram seu primeiro amor", 2:4,5. Era esta a falta dessa igreja. Não amava a Cristo como fizera antes. Ficavam indiferentes a Ele. Isto O ofendia. Devemos amá-Lo mais e mais à medida que os dias se passam. Amá-Lo cada vez menos significa estarmo-nos precipitando em direção erra­da.

Os "nicolaítas", 2:6, pensa-se que eram uma das seitas que defendiam a licenciosidade como maneira própria de vida. Alguns eruditos têm a palavra "nicolaita" como forma grega da palavra hebraica "Balaão", relacio­nando, assim, os tais com os que sustentavam "a doutrina de Balaão", 2:14.

"A árvore de vida", 2:7, que foi perdida no Eden, Gn 2:8, será restau­rada no céu, 22:2,14. E este e`o prémio dos que vencem as tentações dos prazeres pecaminosos. Apesar de a igreja de Efeso não existir mais a pro­messa fica de  pé para os que vencem as tentações, as heresias e as concu­piscências.

O local de Efeso hoje está deserto; seu candeeiro foi removido.

A arqueologia e Éfeso. Éfeso foi escavada por um inglês chamado Wood, 1869-74; pelo Museu Britânico, 1904-5; e por uma expedição austría­ca, 1894, e 1930. Foram descobertas as minas do templo de Diana, do teatro, do estádio, e algumas ruas. Acharam também minas de um balneá­rio romano, que disseram ter a capacidade de mais de 3.000 m3, construído inteiramente de mármore, com muitas salas: as de banho a vapor, as de ba­nho frio, as de descanso: evidência do luxo e magnificência da cidade Encontraram, outrossim, um templo que continha uma estátua de Domiciamo, cinco vezes o tamanho natural, o imperador que se chamava a si =sum "Deus" e que exilou João.

                                               SUBSÍDIOS - TERCEIRA PARTE.

Apocalipse 2.1-7
ÉFESO: A IGREJA QUE DEIXOU DE AMAR A DEUS

INTRODUÇÃO
Éfeso, a cidade mais rica da Ásia menor. As outras seis, satélites. Fundada pelos gregos no ano 100 A . C. Culto a Artemis, deusa grega, a Diana romana (At 19.28). Paulo fundou a igreja. Lá escreveu 1 Coríntios (e o capítulo 13). Amoroso e amado pela igreja (At 20.37-38). Depois, João, o apóstolo do amor. O v. 4 é triste. Cristo usa a primeira pessoa: EU. Éfeso, a igreja que perdeu o primeiro amor. Deixou de amar a Deus.

1. COMO CRISTO SE APRESENTA À IGREJA - V. 1
"Ao anjo". Um anjo? O pastor? A comunidade? É o Cristo que segura a igreja e anda no meio das igrejas.
Nada lhe é despercebido. Está no meio das igrejas.

2. COMO CRISTO ELOGIA A IGREJA - Vv. 2,3 e 6
Primeiro elogia. Depois critica. E nós? Conhece: obras (conduta), trabalho (o serviço) e
perseverança. Enfrentou nicolaítas. Grupo gnóstico (um ocultismo cristão). Ensinava que se podia ser idólatra e imoral. O pecado não afetava a alma. Bem doutrinada. E perseverante.
Sofreu pelo Nome. Kyrios Cristós e não Kyrios Kaisarós. Não desanimou. Há gente que
desanima.

3. COMO CRISTO CRITICA A IGREJA - V. 4, BLH
Deixou o primeiro amor. A Deus? Aos homens? Amava os homens: Ef 1.15. O primeiro é Deus.
À luz do v. 5, a totalidade da vida cristã. Vida rotineira. Tinha religiosidade, mas não amava a Cristo. É possível servir e cultuar sem amar. Costume, aculturamento, necessidade de reconhecimento. Ele não aceita.

4. COMO CRISTO ADVERTE A IGREJA - V. 5
Com ternura. Não apedreja. Há apedrejadores da igreja. Lembrar, arrepender e praticar as primeiras obras. Voltar ao ardor. Se não: "virei". Em cada carta, menos Esmirna,está vindo.
Por fim, veio à Laodicéia, mas ficou do lado de fora. Remover o candeeiro: juízo aniquilativo
 (1.20). Tirar o direito de ser igreja. A igreja só é igreja se ama a Cristo. Se não, é um clube, qualquer coisa, menos igreja.

5. COMO CRISTO SE DESPEDE DA IGREJA - V. 7
"Quem tem ouvidos". Ressalta o relacionamento com o E. Santo. Está em todas as cartas. É algo sério. Promessa a quem vencer: comer da árvore da vida. Éfeso: adoração a uma árvore sagrada. A árvore da vida está com Cristo. Gn 3.22 e Ap 22.2.

CONCLUSÃO

Que lições Éfeso nos ensina?
1) Cristo sempre vê nossa lealdade, antes dos nossos defeitos. Isto é um consolo,.
2) Devemos resistir aos ensinos estranhos: At 17.11. Há os novidadeiros. Para eles: 2Tm 4.3-4.
3) Não devemos cair na rotina espiritual. Renovemos nosso amor. Não apenas à igrejas, mas a Cristo.
4) Cristo não quer apenas ortodoxia. Doutrina correta sem vida é inútil. Mais que uma
instituição, a igreja é a esposa de Cristo. Não é sua atividade nem seu programa que a tornam igreja. É seu amor a Cristo.
5) Nunca devemos desanimar diante das perseguições por causa do Nome. Ele vê. Alegra-se com a perseverança na fé.
Mas, acima de tudo, nunca percamos o amor à pessoa de Cristo.

                              

                                   SUBSÍDIOS - QUARTA PARTE

 I. A IGRERJA DE EFESO

A. 0 Conselheiro (2.1): Jesus segura as sete estrelas e anda entre os sete candelabros.

B. O elogio (2.2-3, 6)
1.   Através de trabalho árduo e da paciência, a igreja operou vários fei­tos justos (2.2a).
2.   Deus não tolera pecado na igreja (2.2b).
3.   Eles só permitem que a sã doutrina seja ensinada (2.2c).
4.    Eles sofreram por Jesus (2.3).
5.   Eles odeiam as práticas dos nicolaitas (2.6).

C. A repreensão (2.4): Entretanto, deixaram seu primeiro amor.

D. O conselho(2.5)
      1. O procedimento(2.5ª-2.5c)
           a. Eles devem lembrar seu primeiro amor(2.5ª).
           b. Eles devem arrepender-se(2.5b).
           c. Eles devem voltar ao seu primeiro amor(2.5c)
E. O desafio(2.7): Jesus promete que todos os vencedores receberão o fruto da árvore
                                 Da vida no Paraíso.

                                 SUBSÍDIOS ELABORADOS PELO EVANGELISTA:
                                 NATALINO DOS ANJOS.
                                 PROFESSOR DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
                                 E PESQUISADOR DA PALAVRA DE DEUS.

FONTES DE CONSULTAS;
MANUAL BÍBLICO(Um Comentário Abreviado da Bíblia) - HENRY H. HALLEY
A BÍBLIA EM ESBOÇOS(O Esboço Mais Abrangente da Bíblia) - HAROLD WILLMINGTON.

                                 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário