MATEUS 1.23 A VIRGEM DARÁ À LUZ. Tanto Mateus
como Lucas concordam em declarar inequivocamente que Jesus nasceu de uma mãe
virgem, sem a intervenção de pai humano, e que Ele foi concebido pelo Espírito
Santo (v. 18; Lc 1.34,35).
A doutrina do nascimento virginal de Jesus, de há muito vem
sendo atacada pelos teólogos liberais. É inegável, no entanto, que o profeta
Isaías vaticinou a vinda de um menino, nascido de uma virgem, que seria chamado
Emanuel , um termo hebraico que significa Deus conosco . (Is 7.14).
ISAIAS 7.14 UMA VIRGEM CONCEBERÁ... EMANUEL.
Virgem (hb. almah). Na língua original o termo pode significar virgem ou mulher
jovem em idade de casar .
(1) A aplicação
imediata desse sinal seria a uma nubente que fora virgem até à ocasião do seu
casamento.
(2) O pleno
cumprimento desta profecia ocorreu quando Jesus Cristo nasceu da virgem Maria
(Mt 1.23).
Maria era virgem e permaneceu virgem até a ocasião do
nascimento de Jesus (Mt 1.18,25). A concepção do seu Filho deu-se mediante um
milagre do Espírito Santo, e não pela ação de homem algum (ver Mt 1.16,23 ; Lc
1.35 ).
(3) O filho da virgem
devia se chamar Emanuel , i.e., Deus conosco (Mt 1.23). Este nome revestiu-se
de novo e profundo significado com a vinda pessoal ao mundo, do Filho unigênito
de Deus (cf. Jo 3.16).
Essa predição foi
feita 700 anos antes do nascimento de Cristo.
(1) A palavra virgem é a tradução correta da palavra grega
parthenos, empregada na Setuaginta, em Is 7.14. A palavra hebraica significando
virgem (almah) , empregada por Isaías, designa uma virgem em idade de
casamento, e nunca é usada no AT para qualquer outra condição da mulher, exceto
a da virgindade (cf. Gn 24.43; Ct 1.3; 6.8; Is 7.14). Daí, Isaías, Mateus e
Lucas afirmarem a virgindade da mãe de Jesus (ver Is 7.14).
(2) É de toda
importância o nascimento virginal de Jesus. Para que o nosso Redentor pudesse
expiar os nossos pecados e assim nos salvar, Ele teria que ser numa só pessoa,
tanto Deus como homem impecável (Hb 7.25,26). O nascimento virginal de Jesus
satisfaz essas duas exigências.
(a) A única maneira de Ele nascer como homem era nascer de
uma mulher.
(b) A única maneira
de Ele ser um homem impecável era ser concebido pelo Espírito Santo (v. 20; cf.
Hb 4.15).
(c) A única maneira de Ele ser deidade, era ter Deus como
seu Pai. A concepção de Jesus, portanto, não foi por meios naturais, mas
sobrenaturais, daí, o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus
(Lc 1.35). Por isso, Jesus Cristo nos é revelado como uma só Pessoa divina, com
duas naturezas: divina e humana, mas impecável.
(3) Por ter vivido
como ser humano, Jesus se compadece das fraquezas do ser humano (Hb 4.15,16).
Como o divino Filho de Deus, Ele tem poder para libertar o ser humano da
escravidão do pecado e do poder de Satanás (At 26.18; Cl 2.15; Hb 2.14;
4.14,15; 7.25).
Como ser divino e também homem impecável, Ele preenche os
requisitos como sacrifício pelos pecados de cada um, e também como sumo
sacerdote, para interceder por todos os que por Ele aproximam-se de Deus (Hb 2.9-18;
5.1-9; 7.24-28; 10.4-12).
JESUS É ÚNICO.
NEM BUDA, NEM MAOMÉ, NEM ALAN KARDEC, NEM MARIA, NEM
APARECIDA, NENHUM OUTRO, MAS SOMENTE EM CRISTO JESUS HÁ SALVAÇÃO. SOMENTE JESUS
NOS LEVA À DEUS E AOS CÉUS. E PARA ISSO É PRECISO ACEITÁ-LO COMO SALVADOR E
SENHOR.
PESQUISA.
BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL.
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