Seguidores

sexta-feira, 13 de julho de 2012

A MENTIRA DERRUBOU A HUMANIDADE


A MENTIRA DERRUBOU A HUMANIDADE

TEXTO: GENESIS 3.1-7(LEIA NA BIBLIA)

Gn 3.1 – Ora, a serpente era  mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comerei de toda arvore do jardim?

O Livro de Genesis nos mostra a queda do homem. A arma usada Por Satanás: A mentira. Assim, ele conseguiu enganar nossos primeiros pais. Infelizmente, esta arma tem sido destrutiva no decorrer dos séculos. A mentira do diabo tem destruído vidas, tem trazido dúvida ao homem, tem desviado muitas pessoas do Verdadeiro Caminho.

PRIMEIRA MENTIRA


Ainda hoje, ele continua se levantando contra a Palavra do Senhor. Ele distorce, engana, coloca dúvida, inventa religiões e doutrinas diabólicas. Ele é astuto. Ele quer suprimir a veracidade da Palavra de Deus.  Ainda hoje o Diabo vive mentindo e enganando. Basta olhar para a sociedade atual, que segue seu próprio curso, acha-se totalmente divorciada do Criador e mesmo assim acredita que está agradando a Deus. É mentira. O homem só agrada a Deus quando entra pela porta do novo nascimento que é aberta por Jesus. O homem só agrada a Deus quando aceita a Cristo como Salvador e leva uma vida de santidade.

Gn 3.1 -   A SERPENTE. Nesse episódio, a serpente levantou-se contra Deus através da sua criação. Declarou que aquilo que Deus dissera a Adão não era a verdade (vv.3,4); por fim, ela foi a causa de Deus amaldiçoar a criação, inclusive a raça humana que Ele fizera à sua imagem (vv. 16-19; 5.29; Is 23.6; Rm 8.22; Gl 3.13a). A serpente é, posteriormente, identificada com Satanás ou o diabo (Ap 12.9; 20.2). Certamente Satanás controlou a serpente e usou-a como instrumento para efetuar a tentação (2 Co 11.3,14; Ap 20.2;  Mt 4.10).

MAS ELES TINHAM UMA ORDEM SUPERIOR
Gn 2.16 E ORDENOU O SENHOR DEUS AO HOMEM DIZENDO: DE TODA ARVORE DO JARDIM COMERAS LIVREMENTE. Desde o marco inicial da história, a raça humana tem estado vinculada a Deus, mediante a fé na sua palavra e a obediência à mesma, como a verdade absoluta.
O homem foi criado por Deus para servi-lo. Ele é a coroa da criação. Apesar do homem ter o livre arbítrio, Deus estabeleceu limites. Esses limites não podiam ser ultrapassados. Assim o homem viveria sem pecado, feliz, e em comunhão perfeita com seu Criador. Porém usando sua arma poderosa, a mentira, Satanás lançou o seu plano para desmentir o que Deus falou, e o homem caiu. Tudo era pela fé na Palavra de Deus.  Como hoje. A nossa salvação é pela fé em Cristo Jesus.

(1) A vida por meio da fé e obediência foi o princípio regedor da comunhão que Adão tinha com Deus no Éden. Adão foi advertido de que morreria se transgredisse a vontade de Deus e comesse da árvore da ciência do bem e do mal (v. 17). Este risco de morte tinha de ser aceito por fé, tendo por base aquilo que Deus dissera, posto que Adão ainda não tinha presenciado a morte humana.
 (2) O mandamento de Deus (vv. 16,17) a Adão foi um teste moral. Esse mandamento significou para Adão uma escolha consciente e deliberada de crer e obedecer, ou de descrer e desobedecer à vontade do seu Criador.
(3) Enquanto Adão cresse na palavra de Deus e a obedecesse, viveria para sempre e em maravilhosa comunhão com Deus. Se pecasse e desobedecesse, colheria a ruína moral e a ceifa da morte (v. 17)

SEGUNDA MENTIRA
Gn 3.4 -  CERTAMENTE NÃO MORREREIS. A raça humana está ligada a Deus mediante a fé na sua palavra como a verdade absoluta.

(1) Satanás, porque sabia disso, procurou destruir a fé que Eva tinha no que Deus dissera, causando dúvidas contra a palavra divina. Satanás insinuou que Deus não estava falando sério no que dissera ao casal (2.16,17). Noutras palavras, a primeira mentira proposta por Satanás foi uma forma de antinomianismo, negando o castigo da morte pelo pecado e apostasia.
 (2) Um dos pecados capitais da humanidade é a falta de fé na Palavra de Deus. É admitir que, de certo modo, Deus não fala sério sobre o que Ele diz da salvação, da justiça, do pecado, do julgamento e da morte. A mentira mais persistente de Satanás é que o pecado proposital e a rebelião contra Deus, sem arrependimento, não causarão, em absoluto, a separação de Deus e a condenação eterna ( 1 Co 6.9; Gl 5.21; 1 Jo 2.4).

TERCEIRA MENTIRA
3.5 SEREIS COMO DEUS. Satanás, desde o princípio da raça humana, tenta os seres humanos a crer que podem ser semelhantes a Deus, inclusive decidindo por conta própria o que é bom e o que é mau.
(1) Os seres humanos, na sua tentativa de serem como Deus , abandonam o Deus onipotente e daí surgem os falsos deuses (ver v. 22 ; Jo 10.34). O ser humano procura, hoje, obter conhecimento moral e discernimento ético partindo de sua própria mente e desejos, e não da Palavra de Deus. Porém, só Deus tem o direito de determinar aquilo que é bom ou mau.
(2) As Escrituras declaram que todos que procuram ser deuses desaparecerão da terra e de debaixo deste céu (Jr 10.10,11). Este será também o destino do anticristo, do qual está escrito: querendo parecer Deus (2 Ts 2.4).

O RESULTADO DA MENTIRA DE SATANÁS – A QUEDA DO HOMEM
3.13 A SERPENTE ME ENGANOU. Satanás provocou a queda da raça humana por meio do engano. Esse é um dos seus métodos principais de desviar as pessoas do caminho e da verdade de Deus.
(1) A Bíblia ensina que Satanás engana e cega as mentes dos incrédulos neste mundo, para que não compreendam o evangelho ( 2 Co 4.4).
 (2) Conforme o ensino de Paulo, é através do engano satânico que certas pessoas da igreja crerão que poderão viver na imoralidade e, mesmo assim, herdar o Reino de Deus (ver 1 Co 6.9 ; Gl 5.21).
(3) O engano será o meio principal que Satanás usará para levar as massas à rebelião contra Deus no fim da história (2 Ts 2.8-12; Ap 20.8).
(4) Todos os cristãos devem estar preparados para uma luta severa e contínua contra os enganos de Satanás, no que respeita à sua vida pessoal, casamento, lar, escola, igreja e trabalho ( Mt 24.4,11,24; Ef 6.11).

CUIDADO. A MENTIRA DO DIABO ESTÁ AÍ HOJE. PRA ELE TODAS AS RELIGIÕES LEVAM A DEUS. TODOS OS CAMINHOS LEVAM À SALVAÇÃO. PRO DIABO TODA IGREJA É SANTA, TODO MUNDO É SALVO, COMPROMISSO E SANTIDADE NÃO VALEM NADA. PRO DIABO VOCE VEM A JESUS E CONTINUA COMO ESTÁ, NÃO PRECISA MUDANÇA DE VIDA. CUIDADO, HOJE MUITOS SÃO CRENTES, MAS NÃO SÃO NASCIDOS DE NOVO. ASSIM NÃO PODEREMOS NEM VER O REINO DOS CÉUS. A MENTIRA DO DIABO ESTÁ AÍ. TOMEMOS CUIDADO.

ELABORADO PELO EV. NATALINO DOS ANJOS
FONTE DE PESQUISA: BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário