Seguidores

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O ARREBATAMENTO DA IGREJA


O ARREBATAMENTO DA IGREJA( ou "Angústia de Jacó" - Jeremias30:7)

Textos base: Tiago 5:8; I Tess 4:13-18; I Cor 15:51-52
INTRODUÇÃO:
O Senhor ama a igreja, e tem por ela um carinho todo especial... Ela é a sua noiva!
O mundo enfrentará um período de Grande Tribulação, sem similar na história da humanidade!
Mas o Senhor preservará a sua noiva, e virá buscá-la para coloca-la em lugar seguro - e o não há lugar mais seguro do que junto a Ele! - João 17:24

I - O QUE É ARREBATAMENTO
Significa: Arrancar; Tirar Por Força ou Violência; Levar...

II - EXISTEM DIVERSAS CORRENTES TEOLÓGICAS:
Decorrem do posicionamento doutrinário assumido em relação à Grande Tribulação.

Nota: Entendemos que a Grande Tribulação não é o mesmo que Tribulação. Tribulação diz respeito a calamidades localizadas... Grande Tribulação é um período dispensacional de males e catástrofes que afetarão o mundo inteiro, até mesmo as estrelas (Sol, Lua, Cometas). Até hoje só houve um período catastrófico mundial que foi o dilúvio!

a) PÓS-TRIBULACIONISTA
Crê que a igreja passará pela grande tribulação, permanecendo na terra até a 2a. vinda de Cristo, ocasião em que será arrebatada, para retornar à terra logo em seguida.
Crê que conquanto a igreja passará pela GT, não estará sujeita a ira de Deus.
Rejeita a doutrina do Dispensacionalismo.
Não faz distinção entre Israel e a Igreja - Crê que as profecias dadas a Israel também podem se cumprir com a Igreja, e que ambos não serão poupados da Angústia de Jacó = Grande Tribulação (Jeremias 30:7)
Crê que o cumprimento das 70 Semanas (Daniel 9:24-27) é histórico, negam o cumprimento futuro.
Não faz distinção entre Tribulação e Grande Tribulação.

b) MIDI-TRIBULACIONISTA OU MESOTRIBULACIONISTA
Esta corrente crê que a Igreja passará pela primeira metade das 70 Semanas de Daniel (42 meses = 1260 dias - Apoc 11:1-2; 12:6 e 13:5) do período da Grande Tribulação, no período do acordo de paz oferecido ao mundo pelo Anticristo.
Esta corrente defende que nem todos os crentes serão arrebatados, somente os que estiverem vigiando!
Nota: este posicionamento significa o mesmo que defender a salvação pelas obras!

c) PRÉ-TRIBULACIONISTA
Método de interpretação: literal.
Crê que a Igreja será arrebatada antes da Grande Tribulação também conhecida como "Ira Futura" - I Tess 1:10
Crê que a Grande Tribulação é a última das 70 Semanas de Anos de Daniel 9:24-27
Crê que as 70 Semanas estão determinadas para Israel, e não para a Igreja.

Notas:

1) A posição Pré-Tribulacionista é o único ponto de vista que permite uma interpretação literal de todas as passagens tanto do antigo como do novo testamento sobre a Grande Tribulação.

2) Somente a posição pré-tribulacional distingue claramente entre a nação de Israel e a Igreja, nos exame da Palavra Profética.

3) Esta é a posição teológica que nós adotamos, porque:-

a) A Igreja não está destinada a ira - " Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." - Romanos 5:9; "porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos entre vós, e como vos convertestes dos ídolos a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro, e esperardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura.;" - I Tess 1:9,10; "porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo," I Tess 5:9.

b) Portanto, a Igreja não poderá entrar no "Grande Dia da Ira Deles" - "porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir?" Apocalipse 6:17.

c) A possibilidade do crente escapar da Tribulação é mencionada em Lucas 21:36: "Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem."

d) À Igreja de Filadélfia foi prometido livramento da "hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra" - Apoc 3:10 - E, dispensacionalmente falando, a Igreja de Filadélfia é a Igreja do Arrebatamento!

e) É uma das características da maneira divina de agir, o livrar aos crentes de qualquer juízo divino a ser infligido contra o mundo, conforme é ilustrado nos livramentos de: "Noé" e "Ló"
Veja o que diz em II Pedro 2:6-9: "se, reduzindo a cinza as cidades de Sodoma e Gomorra, condenou-as à destruição, havendo-as posto para exemplo aos que vivessem impiamente; e se livrou ao justo Ló, atribulado pela vida dissoluta daqueles perversos (porque este justo, habitando entre eles, por ver e ouvir, afligia todos os dias a sua alma justa com as injustas obras deles); também sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar para o dia do juízo os injustos, que já estão sendo castigados;

f) As Escrituras ensinam claramente que a Igreja inteira, e não apenas uma parte dela, será arrebatada quando da vinda de Cristo para a Sua Igreja - Veja o que diz I Cor 15:51,52: "Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados." Veja ainda o que diz I Tess 4:17: "Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor."

g) O Espírito Santo, na qualidade de "Restringidor do Mal" não poderá ser retirado do mundo, a menos que a Igreja, na qual habita o Espírito, for retirada ao mesmo tempo. A Grande Tribulação não poderá começar enquanto essa restrição não for suspensa.

h) O Espírito Santo, na qualidade de "Restringidor do Mal" será tirado do mundo antes de revelar-se o "iníquo" que dominará o mundo durante o período da Grande Tribulação - Veja o que diz II Tess 2:6-8:-

"E agora vós sabeis o que o detém para que a seu próprio tempo seja revelado. Pois o mistério da iniqüidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora; e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda;"

III - QUEM SERÁ ARREBATADO:

Os que crêm em Cristo - João 3:18-21 e 6:47
Os que ouvem Palavra e crêm em Deus - João 5:24-29
Os que confessam a Jesus como Senhor - Romanos 10:9-13
Os que amam a Sua vinda - II Tm 4:8; Cantares 8:14
Os limpos de coração - Mateus 5:8
Os nascidos de novo - João 3:3
Os fiéis - Mateus 25:23; Lucas 19:17
Os perseverantes - Mateus 24:13; Lucas 21:34-36
Os que forem como Abraão - Gálatas 3:7-9
Crentes como Simeão - Lucas 2:25-30


IV - O TIPO DA IGREJA QUE SERÁ ARREBATADA:
FILADÉLFIA - Apocalipse 3:7-13
"Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Eis que farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não o são, mas mentem, eis que farei que venham, e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo. Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra. Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."

FICHA ESPIRITUAL DESTA IGREJA:

1. Nome: Filadélfia
2. Identificação: Santa, Verdadeira, Tem a Chave de Davi
3. Comportamento: Tem vida de santidade; Abraça a Verdade; Tem fé e obras, segundo a Verdade.
4. Parecer do Senhor sobre esta Igreja: Nenhuma repreensão!
5. O que acontecerá a esta Igreja: Será arrebatada, encontrará o Senhor nos ares
6. Destino desta Igreja: O Céu.
7. Número de membros que serão Arrebatados: 100%!
8. Quanto ao futuro: Reinará no Milênio com o Senhor, e com o Senhor estará por toda a eternidade!
V - QUANDO SERÁ O ARREBATAMENTO

Resposta: IMINENTE
Isto é: pode ocorrer a qualquer tempo, não depende do cumprimento de nenhum sinal. Não há na Bíblia profecias, ou sinais proféticos para se cumprirem no período compreendido entre a Igreja e o Arrebatamento!
A Igreja cristã primitiva cria na iminência do retorno do Senhor, da mesma forma que os Pré-Tribulacionistas crêm!

SERÁ MUITO RÁPIDO - NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS!
I Coríntios 15:52
"num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados."

POR INFERÊNCIA, SABEMOS QUE:-
Será imediatamente antes da Grande Tribulação
Durante um tempo de Tribulação, uma espécie de período de preparação para chegada do Anticristo. Haverá uma crise mundial sem precedentes que levará as nações a desejarem e a clamarem por um líder mundial. Haverá necessidade de que seja assim, para que o mundo concorde em se submeter à liderança que será oferecida pelo Anticristo. Ele se estabelecerá com uma proposta de paz mundial que será aceita.

QUAL DEVE SER A NOSSA POSIÇÃO:

1) Devemos amar a vinda do Senhor - II Tm 4:8 "Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda."

2) Devemos esperar por Ele: Filipenses 3:20 " Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo," Tito 2:13: "aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus," I Cor 1:7 "de maneira que nenhum dom vos falta, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo" I Tess 1:7: "e esperardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura."

3) Devemos desejar ardentemente a vinda de Cristo: "aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão?"

4) Devemos orar "Maranata" (=Vem Senhor Jesus!): Apocalipse 22:20: "Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém; vem, Senhor Jesus."

5) Devemos estar preparados para este dia: Mateus 24:44 "Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem." Lucas 12:40 "Estai vós também apercebidos; porque, numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem."

6) Devemos vigiar: I Tessalonicenses 5:1-2 "Mas, irmãos, acerca dos tempos e das épocas não necessitais de que se vos escreva: porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite;"
Mateus 24: 42-51
"42 Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem. Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o senhor pôs sobre os seus serviçais, para a tempo dar-lhes o sustento? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar assim fazendo. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Mas se aquele outro, o mau servo, disser no seu coração: Meu senhor tarda em vir, e começar a espancar os seus conservos, e a comer e beber com os ébrios, virá o senhor daquele servo, num dia em que não o espera, e numa hora de que não sabe, e cortá-lo-á pelo meio, e lhe dará a sua parte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes."
IV - COMO SERÁ

.1) O Arcanjo soará a Trombeta.

.2) OS MORTOS EM CRISTO RESSUSCITARÃO PRIMEIRO

I Tess 4:15-17: "Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor."
Neste momento, se cumprirá a Palavra que diz: "tragada foi a morte pela vitória" I Cor 15:54
Isaías 25:8: "Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo; porque o Senhor o disse."
Hebreus 2:14-15: "14 Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão."
Apocalipse 20:14: " E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo."

.3) NÓS SEREMOS TRANSFORMADOS

Receberemos na hora um corpo incorruptível, revestido de Glória ( semelhante ao que Cristo recebeu após a ressurreição).
I Cor 15:52-55: "52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?"
Filipenses 3:21: "que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas."

.4) NÓS SEREMOS ARREBATADOS NAS NUVENS, IREMOS AO ENCONTRO DO SENHOR NOS ARES

"17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor." I Tess 4:17

.5) TAMBÉM RECEBEREMOS VESTES CELESTIAIS

Apocalipse 19:7-8: "Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou, e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos."

DIFERENÇAS ENTRE O ARREBATAMENTO E A SEGUNDA VINDA

ARREBATAMENTO
· Será em segredo (Mt 24.36)
· Cristo vem para a Igreja (1 Ts 4.17)
· É iminente (A Qualquer Tempo)
· Antes da Grande Tribulação (Ap 3.10)
· Jesus vem nos ares (1 Ts 4.17)
· Os santos o verão (1 Ts 4.17)
· Tempo de Alegria (I Jo 3.2 Ap 1.6)
· Incredulos deixados (Mt 24.40)
· Em todo o Planeta

SEGUNDA VINDA
· Será pública (Ap 1.7)
· Cristo vem com a Igreja (Judas 14)
· Quando Se Cumprirem os Sinais (Mt 24.29-30)
· Após a Grande Tribulação (Mt 24.29-30)
· Jesus pisa no Monte das Oliveiras (Zc 14.4)
· Todo olho verá (Ap 1.7)
· Tempo de Lamentacao (Mt 24.30 Sf 1.17)
· Incredulos destruidos (Mt 25. 41-46 Sf 1.17)
· Fisicamente em Israel (Zc 14.4)
OUTROS CONTRASTES ENTRE O ARREBATAMENTO E A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
1. No arrebatamento, os santos encontrarão com Cristo nos ares, ao passo que na segunda vinda, Cristo retornará ao Monte das Oliveiras, ao encontro dos santos na terra ( Zacarias 14:4,5 - “4 Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; se o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul. 5 E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos com ele.”)

2. No arrebatamento o Monte das Oliveiras ficará intocado; na Segunda Vinda, este monte será fendido ao meio, e se formará um grande vale a leste de Jerusalém. (Vide Texto Acima)

3. No arrebatamento os santos vivos serão arrebatados, ao passo que nenhum crente será arrebatado na segunda vinda de Cristo à terra.

4. No arrebatamento os santos serão levados para o céu; na segunda vinda, os crentes continuarão na terra, sem qualquer arrebatamento.

5. Após o arrebatamento o mundo continuará sem julgamento, e prosseguirá em seus caminhos pecaminosos; na segunda vinda de Cristo, o mundo será julgado, e a retidão será estabelecida.

6. O arrebatamento da igreja é o livramento dos crentes da “ira” que está por vir; a segunda vinda de Cristo é o livramento daqueles que confiaram em Cristo durante o tempo grande tribulação (da ira que veio!).

7. O arrebatamento é descrito como Iminente, ao passo que A Segunda Vinda de Cristo é precedida por sinais definidos.

8. O Arrebatamento Dos Santos Vivos é uma doutrina revelada exclusivamente no Novo Testamento; a Segunda Vinda de Cristo, com suas ocorrências correlatas, é uma doutrina que se destaca em ambos os testamentos.

9. O Arrebatamento será Invisível para os Impios; Na Segunda Vinda, todo olho verá o Senhor.

10. O Arrebatamento diz respeito exclusivamente aos salvos; a segunda vinda envolve tanto os salvos quanto os perdidos.

11. Quando do Arrebatamento Satanás não será amarrado; Na segunda vinda, Satanás será amarrado e lançado no abismo.

12. Não há nenhuma profecia a ser cumprida entre o tempo da igreja e o arrebatamento, ao passo que muitos sinais terão que ser cumpridos antes da segunda vinda de Cristo.

13. A Igreja é uniformemente exortada a esperar a vinda do Senhor, ao passo que aos crentes que estiverem vivos durante o período da tribulação se recomenda que aguardem sinais da volta de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário