Seguidores

terça-feira, 20 de novembro de 2012

AOS PÉS DA CRUZ.


AOS PÉS DA CRUZ

            Um retrato de Jesus:

Carta escrita por Lentulus, procônsul da Galiléia e amigo de Poncio Pilatos, enviada ao senado romano referente a Jesus Cristo: “É um homem alto e de majestosa aparência. A sua face, ao mesmo tempo severa e doce, inspira respeito e amor a quem a vê. Seu cabelo é da cor do vinho e desce ondulado sobre os ombros, dividindo ao meio, ao estilo nazareno. Sua fronte é pura e altiva; tem a cútis rosada e límpida; a boca e o nariz são perfeitos; a barba é abundante e da mesma cor do cabelo; os olhos azuis, plácidos e brilhantes”.
“É grave, comedido e sóbrio em Seus discursos. Repreendendo o condenado, é terrível; instruindo e exortando, a Sua palavra é doce e acariciadora. Ninguém O viu rir, mas muitos O têm visto chorar. Caminha com os pés descalços e a cabeça descoberta. Vendo-O à distância há quem o desaprecie. Mas estando em Sua presença, não há quem estremeça com profundo respeito”.
I Co. 2:2 – “Porque me propus saber coisa alguma entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado”. É o assunto mais importante da Bíblia.
Há muitos lugares famosos no mundo onde aconteceram fatos importantes:
·         Sinai – 10 mandamentos.
·         Waterloo – Napoleão perdeu a guerra.
·         Ipiranga – D. Pedro declarou independência.

Há um monte que considero mais alto que o pico da Neblina, mais importante que o Evereste – Monte do Calvário – ali Jesus foi crucificado.

Toda a humanidade se ajuntou ali aos pés de Jesus Cristo. Alguns estão andando de um lado para o outro. Alguns observam o trabalho dos soldados. Alguns estão se divertindo com o sofrimento de 3 homens. As mulheres estão ali chorando. Nicodemos está ali. Ele seguiu Jesus de longe chorando. Agora está ao lado de José de Arimatéia.

1-Caifás com Anásdirigindo o coro de gritos da multidão.
Eles procuraram testemunhos falsos para acusar a Jesus. Não conseguiram. Tentaram que Jesus falasse alguma palavra que usaria para acusá-Lo. Caifás perguntou-Lhe: - “Conjuro-Te pelo Deus vivo que Vos diga se Tu és o Cristo, Filho de Deus”. Jesus respondeu “Tu o disseste, digo-vos porém que breve vereis o Filho do Homem assentado à direita da majestade divina, vindo sobre as nuvens dos céus”.
Então Caifás rasgou os seus vestidos dizendo: - Blasfêmia.
Bateram no rosto de Cristo, cuspiram nEle e O espancaram.
Ele está ali à sombra da cruz, vendo os soldados jogando dados para ver quem ficaria com os vestidos de Cristo. O verdadeiro Sumo Sacerdote morreu e Seus vestidos não foram rasgados.
Caifás endureceu o coração. Foi deposto do seu cargo por Vitélio, governador romano da Síria, um ano depois da crucificção. Anás foi deposto por Valério Gratius, procurador da Judéia. Tinha 5 filhos sacerdotes. Josefo diz que o povo revoltado matou todos seus filhos, e o arrastou barbaramente pelas ruas de Jerusalém por uma multidão furiosa.

2-Maria Madalena:
Ela está aos pés de Jesus chorando muito. Primeira vez – Foi apanhada em adultério. Jogada aos seus pés por uma turba enfurecida que queria apedrejá-la. Cristo escreveu os pecados dos homens na areia até que todos se foram. Ela estava envergonhada, olhos vermelhos e cabelos caídos no rosto. Jesus a levantou e disse – “mulher, onde estão os teus acusadores?” “Não há ninguém?” – “Não Senhor”- respondeu ela. Jesus porém lhe disse: - “Vai e não peques mais”.

Segunda vez – Jesus gostava de freqüentar a casa de Lázaro, antes do milagre. Preparar comida para 13 homens não é fácil, e Marta tem muito trabalho a fazer. Mas Maria está aos pés de Jesus.
Marta reclama de Jesus e Jesus lhe diz “Marta, Marta” estás afadigada com muitos afazeres, mas uma coisa é importante, e Maria soube escolher.
Agora Maria chorava aos pés da cruz.

Terceira vez – Jesus estava numa festa na casa de Simão, um ex-leproso. João diz que Marta estava servindo. Lázaro estava ali também. E Maria? Estava aos pés de Jesus derramando perfume caríssimo e chorando de gratidão por ter Ele lhe perdoado, e enxugando com os cabelos.

Quarta vez – No dia da ressurreição, Jesus não voltou imediatamente para os céus. Os portais do paraíso estavam abertos. O coral dos anjos havia ensaiado o hino da vitória. Todo o céu estava aguardando a volta do Filho de Deus. O Pai almejava o encontro feliz com Seu Filho, mas todos tiveram de esperar: o Pai, os anjos, o coral… Por quê?
Na manhã da ressurreição uma mulher procurava o Senhor. Estava chorando. Pensou que vira o jardineiro e disse:
-  “Senhor, onde puseram o corpo do Meu Senhor?” não O reconheceu.
-  - “Maria” – Jesus falou com voz aveludada – “Raboni” – Maria estava aos pés de Jesus, pois ali era o seu lugar.
Um dia eu quero ouvir Jesus chamar pelo nome. Quero estar aos Seus pés e dizer “Raboni”, Mestre.
Naquela sexta-feira, Maria estava aos pés de Jesus.
Ali também está um homem chamado Simão, um fazendeiro africano. S. Marcos 15:21 e 22 diz: “E obrigaram a Simão Cireneu, que passava, vindo do campo, pai de Alexandre e de Rufo, a carregar-lhe a cruz. E levaram Jesus para o Gólgota, que quer dizer Lugar da Caveira.”
Nas ruas de Jerusalém, Jesus desmaiou com o peso da cruz. Sofreu no Getsêmani, não comera e não dormira – está fraco, acabara de ser açoitado! Simão acabava de chegar da fazenda, ele viu uma multidão. Viu Jesus no chão e os soldados O chicotearem. Simão teve compaixão. Os soldados, por isso, o forçaram a carregar a cruz de Jesus.
Enquanto carrega a cruz, se lembra das palavras do seu filho Rufo, que chegou em casa um dia dizendo: “Pai, achamos o Messias! Ele falou palavras maravilhosas.” Disse: “Se alguém quer vir até Mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e segue-Me.”
O coração de Simão foi tocado. Ele viu o martelo cravar os pregos em Suas mãos. Não há luta. Ele Se deita voluntariamente.
Que privilégio levar a cruz de Cristo!
Simão viu Jesus morrer, aos pés da cruz.

O centurião não estava ali porque queria. Era o seu trabalho estar lá. Não foi a primeira vez que viu alguém morrer. Ele comandava os soldados. Ele ficou olhando… não para os ladrões. Ele já havia visto muitos ladrões. Olhava para Jesus! Era diferente! Jesus não reclamava. Ele ouviu Jesus orar: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem.” Estava orando por Ele! Pela 1ª vez ele se assentou. Seus soldados jogavam dado. Logo as trevas cobriram a cruz. Ele estava alerta para que ninguém fugisse. Jesus morreu. “Pai, nas Tuas mãos entrego o Meu Espírito.”
O centurião falou: “Na verdade, este homem era justo.”
Na escuridão da cruz, o céu se abriu para ele, e ele se converteu.

Dois ladrões estavam ali também:

O malfeitor crucificado à direita de Jesus chamava-se Dimas, o bom ladrão. E o da esquerda Gestas.
Além destes dois, havia outro que estava detido em Jerusalém, e que nesta ocasião deveria ocupar a cruz do centro: Barrabás. Mas o povo o trocou por Cristo.
Barrabás era o chefe da quadrilha da qual pertenciam Dimas e Gestas. Naqueles tempos, a Palestina era infestada de ladrões que às vezes combatiam os Romanos. Numa destas batidas, foram presos os 3 ladrões.
Numa cruz, um homem morria no pecado. Era Gestas. Ele se juntou aos soldados e à multidão injuriando o Mestre. Não se abalou com a bondade de Jesus. Não se impressionou com as palavras: “Pai, perdoa-lhes…”
-          Rejeitou a oportunidade.
-          Rejeitou o apelo do Espírito Santo.
-          Como conseqüência, selou seu destino na destruição eterna.
Morreu no pecado, tão perto da cruz! Será que há alguém aqui que esteja na mesma condição?
Na outra cruz, alguém morria para o pecado. Dimas:
Também era perverso, injuriava ao Senhor fazendo coro com o seu colega. Quando criança, Dimas ouviu sua mãe falar do Messias que viria. E agora, ao atentar melhor para Ele, ao ouvir muitos ali contarem os Seus milagres, ao ver as mulheres chorando, ao a ouvir-lhes dizer: “Pai, perdoa-lhes”, não resistiu...
Lucas 23:39-43 diz que “Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra Ele, dizendo: não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também.
Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: “ Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”.
Aos pés da cruz, Dimas morria para o pecado.
No registro do governo, mais um criminoso morria. No registro do Céu, mais um candidato ao paraíso.
Gestas morreu no pecado, Dimas para o pecado e Jesus pelo pecado.
À sombra da cruz houve muitas mudanças. Muitos rejeitaram como Anás e Gestas. Muitos o aceitaram como o centurião.
Alguns o pregaram na cruz, outro carregou a sua cruz, e Dimas foi pregado na cruz.
Hoje, Jesus lhe convida a tomar Sua cruz como Simão e segui-lo.
Hoje Jesus lhe convida a reconhece-lo como Filho de Deus, como o centurião.
E, como Dimas, espera que você diga “Senhor, lembra-te de mim quando vieres no Teu Reino”.
Você gostaria de ouvir as palavras: Estarás comigo no paraíso?
Qual é sua resposta hoje?
Quer você sentir o amor desse Jesus como Maria o sentiu?

Apelo
 Aceite a Jesus como seu único e suficiente Salvador e receba o amor de Deus em seu coração. E seja
um(a) filho(a) de Deus.
Jesus te ama muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário