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segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ESTUDO NO EVANGELHO DE MATEUS - CAP. PRIMEIRO


ESTUDO NO EVANGELHO DE MATEUS – CAP. PRIMEIRO
Mateus 1:1  Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.

1.1 GERAÇÃO DE JESUS CRISTO.
(1) O Evangelho segundo Mateus começa com a genealogia de Jesus Cristo, a qual retrata a linhagem ancestral de Jesus pela linha paterna (a de José), segundo o costume judaico (v. 16).
(2) José não era o pai biológico de Jesus, contudo era o pai legal (v. 20).
(3) Mateus fez assim a fim de comprovar aos judeus que Jesus era o Messias esperado, que governaria eternamente o povo de Deus (cf. Is 11.1-5),
(4) pois Deus prometera que o Messias seria um descendente da família de Davi (2 Sm 7.12-19; Jr 23.5),
(5) bem como da de Abraão (Gn 12.3; Gl 3.16).

1.1 O FILHO DE DAVI.
(1) Mateus comprova que Jesus foi um descendente legal de Davi, levantando a genealogia de José, o qual era da casa de Davi. Embora Jesus tenha sido concebido pelo Espírito Santo, contudo Ele foi formalmente registrado como filho de José e, portanto, tornou-se legalmente um descendente de Davi.
(2) A genealogia por Lucas (ver Lc 3.23) mostra a linhagem de Jesus através dos ascendentes de Maria, sua mãe, que também era da linhagem davídica.
Lucas enfatiza que Ele procede da carne (i.e., filho) de Maria e, portanto, um como nós (cf. Rm 1.3). Assim, os escritores dos Evangelhos declaram o direito legal e também físico de Jesus ao messiado.

1.1 CRISTO.
O termo Cristo (gr. Christos) quer dizer ungido . É a forma grega do hebraico Messias (Dn 9.25,26).
(1) Desde o início do seu Evangelho, Mateus afirma que Jesus é o Ungido de Deus, ungido com o Espírito Santo (cf. Is 61.1; Lc 4.18; Jo 3.34; At 10.38).
(2) Foi ungido como Profeta, para trazer conhecimento e verdade (Dt 18.15);
(3) como Sacerdote, para oferecer o supremo sacrifício e expiar nossas culpas (Sl 110.4; Hb 10.10-14); e
(4) como Rei, para governar, guiar e estabelecer o reino da justiça (Zc 9.9).

Mateus 1:16  E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.
1.16 MARIA, DA QUAL NASCEU JESUS
O nascimento virginal de Jesus é salvaguardado na sua genealogia.
(1) Note que a palavra gerou é usada no caso de todos os nomes até chegar a José.
(2) Aí, a declaração bíblica muda. Não está escrito que José gerou a Jesus, mas, sim, que José é o marido de Maria, da qual nasceu JESUS (ver 1.23).

Mateus 1:21  E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
1.21 JESUS.
(1) Jesus é a forma grega do hebraico Yeshua (Josué), que signfica O SENHOR salva (Js 1.1).
(2) O termo define a futura missão do Filho de Maria, que é salvar o seu povo dos seus pecados (v. 21).
(3) O pecado é o maior inimigo da raça humana, arruinando a vida e a alma da pessoa. Através da morte expiatória de Jesus e do poder santificador do Espírito Santo, quem vem a Jesus é libertado da culpa e da escravidão do pecado (ver Jo 8.31-36; At 26.18; Rm 6; 8.1-16).

Mateus 1:23  Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
1.23 A VIRGEM DARÁ À LUZ
Tanto Mateus como Lucas concordam em declarar inequivocamente 
que Jesus nasceu de uma mãe virgem, sem a intervenção de pai humano, e que Ele foi concebido pelo Espírito Santo (v. 18; Lc 1.34,35). A doutrina do nascimento virginal de Jesus, de há muito vem sendo atacada pelos teólogos liberais. É inegável, no entanto, que o profeta Isaías vaticinou a vinda de um menino, nascido de uma virgem, que seria chamado Emanuel , um termo hebraico que significa Deus conosco . (Is 7.14). Essa predição foi feita 700 anos antes do nascimento de Cristo.

(1) A palavra virgem é a tradução correta da palavra grega parthenos, empregada na Setuaginta, em Is 7.14. A palavra hebraica significando virgem (almah) , empregada por Isaías, designa uma virgem em idade de casamento, e nunca é usada no AT para qualquer outra condição da mulher, exceto a da virgindade (cf. Gn 24.43; Ct 1.3; 6.8; Is 7.14). Daí, Isaías, Mateus e Lucas afirmarem a virgindade da mãe de Jesus (ver Is 7.14 nota).

(2) É de toda importância o nascimento virginal de Jesus. Para que o nosso Redentor pudesse expiar os nossos pecados e assim nos salvar, Ele teria que ser numa só pessoa, tanto Deus como homem impecável (Hb 7.25,26). O nascimento virginal de Jesus satisfaz essas duas exigências.
(a) A única maneira de Ele nascer como homem era nascer de uma mulher.
(b) A única maneira de Ele ser um homem impecável era ser concebido pelo Espírito Santo (v. 20; cf. Hb 4.15).
(c) A única maneira de Ele ser deidade, era ter Deus como seu Pai. A concepção de Jesus, portanto, não foi por meios naturais, mas sobrenaturais, daí, o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus (Lc 1.35). Por isso, Jesus Cristo nos é revelado como uma só Pessoa divina, com duas naturezas: divina e humana, mas impecável.

(3) Por ter vivido como ser humano, Jesus se compadece das fraquezas do ser humano (Hb 4.15,16). Como o divino Filho de Deus, Ele tem poder para libertar o ser humano da escravidão do pecado e do poder de Satanás (At 26.18; Cl 2.15; Hb 2.14; 4.14,15; 7.25). Como ser divino e também homem impecável, Ele preenche os requisitos como sacrifício pelos pecados de cada um, e também como sumo sacerdote, para interceder por todos os que por Ele aproximam-se de Deus (Hb 2.9-18; 5.1-9; 7.24-28; 10.4-12).

Mateus 1:25  E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.
1.25 NÃO A CONHECEU.
A expressão "até que" chama a atenção para o fato de que, depois do nascimento de Cristo, José e Maria tiveram todo relacionamento físico comum de um casal. Sabemos que Jesus teve irmãos e irmãs (12.46,47; 13.55,56; Mc 3.31,32; 6.3; Lc 8.19, 20).

É IMPORTANTE ACOMPANHAR A LEITURA LENDO AS REFERENCIAS BIBLICAS.
FONTE DE PESQUISA: BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL.

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