Seguidores

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O QUE É IDOLATRIA?



                                                          O QUE É IDOLATRIA?




Idolatria é ter outro deus diante de Deus. De acordo com a Bíblia existe somente um Deus, e este é o Pai do Senhor Jesus Cristo. Porém qualquer coisa pode significar um deus na vida do ser humano. Até mesmo madeira pode ser trabalhada e ter o nome DEUS invocado diante dela, conforme o profeta Isaías 44:13-20, diz: “O carpinteiro estende a régua sobre a madeira, e com lápis esboça um deus; dá-lhe forma com o cepilho, e torna a esboça-lo com o compasso. Faz o seu deus à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para habitar em uma casa. Cortou para si cedros, ou tomou um cipreste, ou um carvalho. Ele o deixou crescer entre as árvores do bosque, ou plantou um pinheiro, e a chuva o fez crescer. Tal árvore serve ao homem para queimar; com parte da sua madeira se aquenta, e coze o pão, E TAMBÉM FAZ UM DEUS, E SE PROSTRA DIANTE DELE, FABRICA UMA IMAGEM DE ESCULTURA, E SE AJOELHA DIANTE DELA. Metade queima no fogo, e prepara a carne para comer; faz um assado, e dele se farta; Também se aquenta, e diz: Ah! Já me aquentei, já vi o fogo. ENTÃO DO RESTO FAZ UM DEUS, UMA IMAGEM DE ESCULTURA; AJOELHA-SE DIANTE DELA, E SE INCLINA, E LHE DIRIGE A SUA ORAÇÃO, E DIZ: LIVRA-ME; TU ÉS O MEU DEUS. Nada sabem, nem entendem; grudaram-se-lhes os olhos, para que não vejam, e se fecharam os seus corações, para que não entendam. Nenhum deles pára para pensar, nem tem conhecimento nem entendimento, para dizer: Metade queimei no fogo, e assei pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi. FAREI EU DO RESTO UMA ABOMINAÇÃO? AJOELHAR-ME-IA AO QUE SAIU DE UMA ÁRVORE? Apascenta-se de cinza, o seu coração enganado o desvia; de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não será uma mentira o que está na minha mão direita?”.



Até mesmo a avareza pode significar um deus na vida de alguém, conforme lemos em Colossenses 3:5, “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a AVAREZA, que é IDOLATRIA”. E ainda Efésios 5:5 “Pois bem sabeis isto: Nenhum devasso, ou impuro, OU AVARENTO, o qual é IDÓLATRA, tem herança no reino de Cristo e de Deus”. E também: “Ninguém pode servir a dois senhores. Ou há de odiar a um e amar o outro, ou se devotará a um e desprezará o outro. NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E ÀS RIQUEZAS” (Mateus 6:24).

 Deus não aceita dividir a obra das suas mãos, o ser humano, com outros deuses. Deus não divide a sua glória com ídolos, Deus não divide o seu louvor com imagens de esculturas, conforme Ele mesmo disse: “EU SOU O SENHOR. ESTE É O MEU NOME! A MINHA GLÓRIA NÃO DAREI A OUTREM, NEM O MEU LOUVOR ÀS IMAGENS DE ESCULTURAS” (Isaías 42:8).

 “NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA, NEM SEMELHANÇA ALGUMA DO QUE HÁ EM CIMA NOS CÉUS, NEM EM BAIXO NA TERRA, NEM NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA. NÃO TE ENCURVARÁS A ELAS NEM AS SERVIRÁS...” (Êxodo 20:3-5).

 “NÃO VOS VOLTAREIS PARA OS ÍDOLOS, NEM FAREIS PARA VÓS DEUSES DE FUNDIÇÃO. EU SOU O SENHOR VOSSO DEUS” (Levítico 19:4).

 “MAS SE TE ESQUECERES DO SENHOR TEU DEUS, E ANDARES APÓS OUTROS DEUSES, SERVINDO-OS E ADORANDO-OS, PROTESTO HOJE CONTRA VÓS QUE CERTAMENTE PERECEREIS” (Deuteronômio 8:19).

 “A TERRA ESTÁ CHEIA DE ÍDOLOS; INCLINAM-SE PERANTE A OBRA DAS SUAS MÃOS, DAQUILO QUE FABRICARAM OS SEUS DEDOS” (Isaías 2:8).

 “O NOSSO DEUS ESTÁ NOS CÉUS; ELE FAZ TUDO O QUE LHE AGRADA. OS ÍDOLOS DELES SÃO PRATA E OURO, OBRA DAS MÃOS DO HOMEM. TÊM BOCA, MAS NÃO FALAM, TÊM OLHOS, MAS NÃO VÊEM; TÊM OUVIDOS, MAS NÃO OUVEM; TÊM NARIZ, MAS NÃO CHEIRAM; TÊM MÃOS, MAS NÃO APALPAM; TÊM PÉS, MAS NÃO ANDAM; NEM SOM ALGUM SAI DA SUA GARGANTA” (Salmos 115:3-7).

 “Portanto, sendo nós geração de Deus, não havemos de pensar QUE A DIVINDADE SEJA semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra ESCULPIDA PELA ARTE E IMAGINAÇÃO DO HOMEM” (Atos 17:29).

  “Interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes Jesus: O REINO DE DEUS NÃO VEM COM APARENCIA VISÍVEL” (João 17:20).

 “Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, PROSTREI-ME AOS PÉS DO ANJO que me mostrava essas coisas, PARA ADORA-LO. Então ele me disse: Olha, não faças isso! Sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. ADORA A DEUS” (Apocalípse 22:8-9).

 “Então Jesus lhe disse: Vai-te satanás! Pois está escrito: AO SENHOR TEU DEUSADORARÁS, E SÓ A ELE SERVIRÁS (Mateus 4:10).

 POR QUE DEUS ODEIA ÍDOLOS?

Porque o ídolo é uma afronta do ser humano para com Deus. O homem foi formado para servir e adorar o Criador de todas as coisas. O homem foi formado para servir e adorar a Deus. E Deus quer particularmente que seu Filho, O Senhor Jesus Cristo, seja adorado por nós de forma especial, conforme lemos: “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Pois nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades, TUDO FOI CRIADO POR ELE E PARA ELE. Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele!” (Colossenses 1:15-17). “Pelo que Deus o exaltou soberanamente E LHE DEU UM NOME QUE É SOBRE TODO NOME, PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE TODO JOELHO dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, E TODA LÍNGUA CONFESSE QUE JESUS CRISTO É O SENHOR, PARA GLÓRIA DE DEUS PAI” (Filipenses 1:9-11)

Deus sente-se altamente contentado quando exaltamos ao Senhor Jesus Cristo. E Deus odeia ídolos porque o ídolo tira de Cristo o louvor que lhe é devido. O idolatra deixa de invocar o nome de Cristo para invocar outro nome relacionado com o reino de Deus. O idolatra deixa Cristo em segundo plano por causa do ídolo, e às vezes, inconscientemente, faz a Cristo a seguinte proposta“Eu quero te servir, mas não quero que o Senhor interfira nesta área da minha vida. Há! Senhor, eu não quero ter que deixar isso ou aquilo por causa dessa regra. O Senhor bem que podia me aceitar assim...”.  E então Deus pensa: “Tem um ídolo na vida desse meu filho ocupando o meu lugar no  coração dele. Eu vou levantar alguém para apresentar para ele o texto de Isaías 42:8, que diz: “...A MINHA GLÓRIA NÃO DAREI A OUTREM...”; e ainda: “NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM”.

 
O ÍDOLO QUANDO NÃO FALA TEM ALGUÉM QUE FALA POR ELE. 

-     O dinheiro não fala, mas o avarento fala por ele.

-     A imagem de escultura não fala, mas o idolatra fala por ela.

-     A imagem de escultura não bebe água, nem come arroz, nem come feijão, mas é “alimentada” de joelhos dobrados diante dela, de palavras em tom de oração, de pedidos de bênçãos, etc; isso porque os idolatras as alimenta dessa forma, servindo-as dessa forma. “...NEM AS SERVIRÁS”, disse o Senhor. (Ex. 20:5).

-     O diabo tem interesse na idolatria porque não quer que Deus seja adorado, e ainda quer ser adorado em lugar do Criador, e esconde-se em imagens de escultura para desviar de Deus o olhar do coração dos adoradores, e pode, até mesmo,atender algumas orações relacionadas com as imagens com o fim de aumentar a idolatria; levando, desta forma, o povo a se prostrar ainda mais diante de imagens.

 Um ídolo terrível é aquele que, obviamente, não é Deus, é um espírito maligno escondido em uma imagem de escultura apontada para o povo, sendo essa imagem de alguma forma relacionada com o nome de Deus. O espírito maligno usa aquele que prostra-se diante da imagem de escultura, o idólatra, para enviar ao mundo a sua mensagem, e a mensagem é: “NINGUÉM ADORA A IMAGEM, E SE ALGUÉM PROSTRA-SE DIANTE DA IMAGEM, NA VERDADE NÃO ADORA A IMAGEM, MAS ADORA A DEUS”. E o espírito maligno que habita na imagem, pensa: EU NÃO QUERO QUE PROSTREM-SE DIANTE DE MIM E DIGAM: “EU ESTOU PROSTRADO DIANTE DE UMA IMAGEM DE ESCULTURA”, ISSO EU SEI, QUE O HOMEM VÊ AQUI APENAS UMA IMAGEM DE ESCULTURA, ISSO EU TENHO CERTEZA QUE É ASSIM, E É EXATAMENTE POR ISSO QUE EU QUERO QUE INCLINEM-SE DIANTE DE MIM E ADOREM-ME, QUANDO DISSEREM: EU NÃO ESTOU PROSTRADO DIANTE DE UMA IMAGEM DE ESCULTURA, EU ESTOU PROSTADO É DIANTE DE DEUS”. PORQUE SÓ ASSIM EU ME SENTIREI  UM DEUS EM VOSSAS VIDAS E AFASTAREI VOCÊS DA PRESENÇA DO VERDADEIRO DEUS, PORQUE SÓ ASSIM EU FAREI O HOMEM PROSTRAR-SE DIANTE DE MIM E AINDA ME ADORAR E  LOUVAR. 

“Mas Que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, é aos demônios que sacrificam, e não a Deus; e não quero que sejais participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios” (1Corintios 10:19-20). 

O diabo é enganador. A especialidade do diabo é a enganação. No Gênesis 3:13, está escrito: “A serpente ME ENGANOU...”. No Apocalípse 20:10, está escrito: “E o diabo, QUE OS ENGANAVA, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta”. A idolatria é uma ferramenta de enganação que o diabo usa para afastar o povo da presença de Deus. “Temo que, assim como a serpente ENGANOU A EVA com a sua astúcia, assim também sejam de alguma forma corrompidos os vossos entendimentos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo” (2Co. 11:3).“Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (1Co. 10:14).

SE ISSO NÃO FOR IDOLATRIA. O QUE SERIA ENTÃO? A IGREJA ROMANA ENSINA A IDOLATRIA. E A BIBLIA DIZ QUE OS IDÓLATRAS NÃO ENTRARÃO NO CÉU. O QUE FARÃO ESTAS GRANDES MULTIDÕES? EXISTE SOMENTE UMA SAÍDA: ACEITAR A JESUS CRISTO COMO SALVADOR E ABANDONAR OS ÍDOLOS. SOMENTE JESUS É O CAMINHO QUE NOS LEVA A DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário