Seguidores

terça-feira, 12 de março de 2013

OS MILAGRES DE ELISEU - LIÇÃO COM SUBSÍDIOS



Lição 11: Os milagres de Eliseu
Data: 17 de Março de 2013

TEXTO ÁUREO
“Ora, o rei falava a Geazi, moço do homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito” (2 Rs 8.4).

VERDADE PRÁTICA
Os milagres realizados por Eliseu não visaram à glorificação pessoal do profeta, mas demonstraram o amor e a graça de Deus.

LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2 Rs 4.43 A multiplicação dos pães
Terça - 2 Rs 7.1 Abundância de víveres
Quarta - 2 Rs 4.36,37 A ressurreição do filho da sunamita
Quinta - 2 Rs 6.6 O machado flutuante
Sexta - 2 Rs 2.21,22 As águas de Jericó
Sábado - 2 Rs 5.14 A cura de Naamã

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Reis 2.9-14.

INTERAÇÃO
Professor, estudaremos nesta lição alguns dos milagres realizados pelo profeta Eliseu. Este abnegado servo de Deus foi um dos sete mil que não se dobraram diante de Baal. As intervenções sobrenaturais, realizadas por intermédio de Eliseu, são muitas, o que torna impossível tratar de todas em uma única lição. Por isso, as narrativas de seus milagres foram divididas em quatro grupos, tornando o ensino mais didático: milagres de provisão, restituição, restauração e julgamento. Todas essas intervenções divinas operadas por Eliseu demonstram o poder de Deus. Os milagres tinham como único propósito evidenciar a graça e a glória do Todo-Poderoso. A intenção não era jamais exaltar as virtudes do profeta.

OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Elencar os milagres de Eliseu.
Entender o que motivou os milagres de Eliseu.
Compreender os propósitos dos milagres de Eliseu.

 COMENTÁRIO

Introdução
Palavra Chave
Milagre: Segundo a Bíblia, é uma suspensão temporária das leis da natureza, visando a operação sobrenatural de Deus.

Eliseu era um lavrador pertencente a uma família abastada de Israel, quando foi chamado a exercer o ministério profético (1 Rs 19.19-21). Sem dúvida, era um dos sete mil que não haviam se dobrado diante de Baal. E essa foi uma das razões pelas quais o Senhor o escolhera. As intervenções sobrenaturais, através de Eliseu, são impressionantes (1 Rs 19.16).
Dividimos aqui as narrativas de seus milagres em quatro grupos. Nem todos os milagres operados por Eliseu serão estudados aqui, mas os que analisarmos servirão para ilustrar os propósitos divinos na vida de seu povo.

I. OS MILAGRES DE PROVISÃO
1. A multiplicação dos pães. Esse é um milagre de provisão. Eram cem os discípulos dos profetas e só havia vinte pães para alimentá-los (2 Rs 4.42-44). A lei da procura era maior do que a da oferta! O que fazer diante da situação? O profeta Eliseu não olha as evidências naturais, mas seguindo a direção de Deus, profetiza que todos comeriam e ainda sobrariam pães! Como? Não havia lógica nenhuma nessa predição.
Todavia, milagres não se explicam, aceitam-se pela fé! Muito tempo depois encontramos o Novo Testamento detalhando como Jesus Cristo operou um milagre com a mesma dinâmica, mas em maior proporção (Jo 6.9). Em ambas as histórias, a graça de Deus em prover o necessário para os carentes fica em evidência.

2. Abundância de víveres. Jorão, filho de Acabe, estava assentado no trono do reino do Norte e, a exemplo de Jeroboão, foi mau governante (2 Rs 3.1-3). A consequência de suas ações pecaminosas foi o cerco à cidade de Samaria promovida por Ben-Hadade II. Com a cidade sitiada, a consequência natural foi a escassez de alimentos. Vendia-se desde cabeça de jumento até mesmo esterco de pombo na tentativa de amenizar a fome. Pressionado pela crise, o rei procurou o profeta Eliseu e o responsabilizou pela tragédia. Sempre o Diabo querendo culpar Deus! Todavia, o Senhor demonstra, mais uma vez, a sua graça, e orienta Eliseu a profetizar o fim da fome! Como nos outros milagres, esse tem seu cumprimento de forma inteiramente sobrenatural e inexplicável.

SINOPSE DO TÓPICO (I)
Milagres não se explicam, aceitam-se pela fé! Aqueles que duvidam não recebem nada de Deus.

II. OS MILAGRES DE RESTITUIÇÃO
1. A ressurreição do filho da sunamita. Mesmo havendo deixado o filho morto em casa, a rica mulher de Suném demonstra uma fé inabalável (2 Rs 4.18-37). Quando a caminho, é interrogada por Geazi, servo de Eliseu, sobre como iam as coisas, ela respondeu: “Tudo bem!”. Nada está fora de controle quando Deus está no comando. A sequência da história mostra o profeta Eliseu orando ao Senhor sobre o corpo inerte do garoto (2 Rs 4.33,34). Os gestos do profeta parecem não ter sentido, mas sem dúvida refletem a orientação divina (2 Rs 4.34,35). O Senhor responde a oração do profeta e a vida volta novamente ao filho da sunamita (2 Rs 4.35-37).

2. O machado que flutuou. Um dos discípulos dos profetas perdera a ferramenta que tomara emprestada (2 Rs 6.1-7). Naqueles dias, os instrumentos de ferro eram escassos e valiosos. Daí o seu desespero. Duas coisas observamos nesse texto: primeiramente, a motivação do milagre que está bem expressa no lamento daquele que perdera o machado. O que nos faz lamentar? A nossa motivação está correta? Em segundo lugar, vemos o profeta procurando identificar o local onde a ferramenta havia caído. O Senhor está pronto a restituir o que perdemos, mas temos de ter consciência disso.

SINOPSE DO TÓPICO (II)
Nada está fora de controle quando Deus está no comando. Ele é soberano!

III. OS MILAGRES DE RESTAURAÇÃO
1. A cura de Naamã. Algumas coisas nos chamam a atenção no relato desse milagre (2 Rs 5.1-19). Em primeiro lugar, observamos que o general sírio fica indignado quando o profeta não age da forma que ele imaginou (2 Rs 5.11). Deus não faz shows, nem tampouco opera para satisfazer nossa curiosidade.
Em segundo lugar, vemos que Deus não estava interessado na análise lógica de Naamã (2 Rs 5.11,12), mas apenas em sua obediência. Em terceiro lugar, Naamã recebe a cura quando desce ao Jordão (2 Rs 5.14).
Ninguém será restaurado se não descer! Naamã desceu e foi curado. Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tg 4.6). Em quarto lugar, Naamã tentou recompensar o profeta pelo milagre recebido (2 Rs 5.15,16). Eliseu recusou! A graça não aceita pagamento por aquilo que faz.

2. As águas de Jericó. O texto de 2 Reis 2.19-22 narra o episódio das águas amargas de Jericó que se tornaram saudáveis através da ação de Eliseu. Aqui, o profeta pede um prato novo e, que neste, se coloque sal. Feito isso, ele profetiza que aquelas águas tornar-se-iam potáveis segundo a palavra do Senhor. Tais exigências possuíam um valor simbólico, pois o sal representa um elemento purificador (Lv 2.13; Mt 5.13). O prato novo simboliza um instrumento de dedicação especial ou exclusiva a Deus para aquele momento. Em todo caso, foi o poder de Deus que purificou as águas e não o poder desses objetos e ingredientes.

SINOPSE DO TÓPICO (III)
Deus não faz shows e não se agrada daqueles que se utilizam dos seus milagres para se promoverem. O Senhor não opera para satisfazer nossa curiosidade.

IV. OS MILAGRES DE JULGAMENTO

1. Maldição dos rapazinhos. Certa vez, uns jovens debocharam de Eliseu, dizendo-lhe: “Sobe, calvo, sobe, calvo!”. Reagindo à situação, o profeta invoca o julgamento divino sobre os zombadores, amaldiçoando-os em nome do Senhor (2 Rs 2.23-25). O efeito foi devastador.
Apareceram duas ursas selvagens, que se investiram contra os rapazes, matando quarenta e dois deles. Não se pode brincar com as coisas sagradas e muito menos escarnecer dos servos de Deus.

2. A doença de Geazi. No relato de 2 Reis 5.20-27, observamos as razões pelas quais Geazi foi julgado. Ele supunha que a recusa de Eliseu em aceitar os presentes de Naamã era apenas uma questão pessoal do profeta (2 Rs 5.20). Por isso, resolveu tirar partido da situação. Usou o nome de Eliseu para validar sua cobiça, procurando tornar aceitável o que Deus havia abominado (2 Rs 5.22). Ele deveria saber que Deus não vende suas bênçãos, mas as dá gratuitamente. E, assim, o cobiçoso Geazi trocou o arrependimento pelo fingimento e ainda trocou a bênção pela maldição (2 Rs 5.25,27). Em consequência, teve de conviver com a lepra pelo resto da sua vida!

SINOPSE DO TÓPICO (IV)

Não se pode brincar com as coisas sagradas e muito menos escarnecer dos servos de Deus.

CONCLUSÃO
 Os milagres operados por Eliseu demonstram o poder divino. Todos tiveram um propósito específico; evidenciar a graça e a glória de Deus nas mais diferentes situações. Em nenhum momento, essas intervenções exaltam as virtudes do profeta.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

RICHARDS, L. O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 9 ed., RJ: CPAD, 2010.
ZUCK, R. B. Teologia do Antigo Testamento. 1 ed., RJ: CPAD, 2009.


AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Bibliográfico
“Deus cura a lepra de Naamã
O poder divino, o qual se manifestou através da cura da lepra de Naamã, tinha o propósito de demonstrar que o Deus de Israel era maior que as divindades da Síria. O milagre aconteceu em benefício dos israelitas e também dos sírios. Os israelitas entenderam que Deus desejava fazer deles o seu instrumento para conquistar outros povos. Também está aqui evidente o ponto de vista profético de que o reino do Norte, assim como o de Judá, estava essencialmente relacionado com o cumprimento de Deus para seu povo.
O desespero de Naamã, causado pela impureza do rio Jordão, pode ter sido provocado em parte pela correta comparação que fez com os rios Abana e Farpar. Entretanto, a questão verdadeira era a sua má vontade em se humilhar adequadamente, e obedecer à ordem de Deus para obter a cura.
O registro da cura de Naamã representa um cativante relato da ‘cura de leproso’. Existe aqui um retrato notável sobre: (1) A grandeza que não leva a coisa alguma — um grande homem... porém leproso; (2) O testemunho da fé de uma escrava; (3) Um pedido inesperado e humilde; (4) A obediência e a cura completa” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 2, 1 ed., RJ: CPAD, 2005, p.349).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II

Subsídio Bibliográfico
▪ “A fama de Eliseu (2 Rs 6.12) — Vários eventos claramente mostram que os milagres de Eliseu foram realizados com a intenção de produzir fé tanto fora como dentro dos limites de Israel. A cura de Naamã (2 Rs 5), a reputação conseguida expondo os planos dos sírios (2 Rs 6.12) e o livramento da unidade militar que veio para capturá-los (2 Rs 6.12,13) todos testemunham o poder de Deus. Sirvamos à igreja de Cristo. Porém, nunca percamos a visão daqueles fora de seus limites” (RICHARDS, L. O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 9 ed., RJ: CPAD, 2010, p.247).

▪ “Geazi é atacado de lepra (2 Rs 5-20-27) — Naamã havia oferecido um presente a Eliseu; porém, o profeta o recusou. No entanto, sua gratidão era tão grande que ele prontamente deu dois talentos de prata a Geazi supostamente para dois jovens profetas necessitados. Eliseu transferiu a lepra de Naamã para Geazi, não só porque ele havia mentido por razões pessoais, mas o que é ainda pior, seu interesse egoísta por dinheiro havia diminuído a eficiência do ministério de Eliseu para Deus. Esse incidente se apresenta como uma impressionante advertência a todos os servos do Senhor que colocam os interesses pessoais à frente da causa do Mestre” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 2, 1 ed., RJ: CPAD, 2005, p.350).

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Os milagres de Eliseu
Deus confirmou o ministério de Eliseu não apenas com poder, mas também com a manifestação de milagres. De forma geral, esses milagres foram manifestos em momentos de angústia, onde apenas Deus poderia intervir, como foi o caso da predição de abundância de alimentos para a Samaria sitiada e faminta. Eliseu também trouxe de volta da morte o filho da Sunamita, que havia morrido. Observe que nesse caso, especificamente, Deus não disse nada a Eliseu sobre o filho da Sunamita, que estava morto: “Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; mas chegou Geazi para a retirar; disse porém o homem de Deus: Deixa-a, porque a sua alma nela está triste de amargura, e o Senhor mo encobriu e nao mo manifestou”. O Deus que revelou a Eliseu os planos do exército inimigo fez com que o homem de Deus fosse verificar o que estava acontecendo na casa daquela mulher. Eliseu sabia que quando a revelação divina não se manifesta, Deus deseja que tenhamos sabedoria para resolver problemas. Ele não foi apenas um homem de milagres, mas também um homem prudente e sensível.
Uma palavra sobre milagres e a vida pessoal. Milagres são operações de caráter divino, fazendo intervenções na esfera física. Podem ser visto na cura de doentes, na multiplicação de víveres, na intervenção sobre os elementos da natureza e até na ressurreição de mortos. Mas os miiagres ainda seguem um padrão: eles seguem os que crêem, conforme Marcos 16.17.
Esperar milagres da parte do Senhor é importante, mas não é a essência da vida cristã. E a presença constante de milagres não garante necessariamente a fé e a fidelidade das pessoas. O povo que estava no Egito viu as manifestações de Deus de forma poderosa, mas logo se rebelaram contra Ele. O povo que viu o Jordão se abrir para que entrassem na terra prometida e viu Jericó cair diante de si anos depois escolheu servir a outros deuses. As manifestações poderosas conduzidas por Elias não fizeram de Acabe um rei temente a Deus. Geazi presenciou muitos milagres realizados por Eliseu, mas perdeu o temor e a saúde por causa de alguns presentes oferecidos por Naamã.
Claro que esses casos não invalidam o poder de Deus e a sua soberania, e em sua presciência, o Senhor sabia que alguns de seu povo seriam rebeldes e mesmo assim não deixou de operar. Mas devemos aprender que precisamos ter comunhão com Deus quando Ele manda milagres e quando Ele não manda. E acima de tudo, ser fiéis a Ele sempre.

SUBSIDIOS


Dons e vida de Eliseu – 20 Manifestações poderosas do ESPÍRITO SANTO atravéz de Eliseu.
 1- Palavra de Sabedoria no AT – 2 Reis 3.16, 20:
Eliseu solicitou a presença de um músico. Queria enlevar o espírito. Sentir-se inspirado: "E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do Senhor. E disse: "Assim diz O Senhor, fazei neste vale, muitas covas". "E sucedeu que, pela manhã, oferecendo-se a oferta de alimentos, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água".

2 Reis 8:11-12
E afirmou a sua vista, e fitou os olhos nele até se envergonhar; e o homem de Deus chorou.
Então disse Hazael: Por que chora o meu senhor? E ele disse: Porque sei o mal que hás de fazer aos filhos de Israel; porás fogo às suas fortalezas, e os seus jovens matarás à espada, e os seus meninos despedaçarás, e as suas mulheres grávidas fenderás.

2- Palavra de Conhecimento no AT: 2 Rs 6.12
Eliseu sobre conversas escondidas:
E disse um dos servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir.
Isso é um manifestação de Palavra de Conhecimento (revelação de algo que está acontecendo em outra parte, não sendo conhecido aqui).

Exemplos:
JESUS:
João 1.48 Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe JESUS: Antes que Felipe te chamasse, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.
João 4:16-19 JESUS disse à mulher samaritana: "Vai, chama o teu marido e vem cá. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe JESUS: Disseste bem: Não tenho marido; porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta"

Exemplo em Atos dos apóstolos:
Pedro, Ananias e Safira
Atos 5.4 “Enquanto o possuías, não era teu? E vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a DEUS”.
Eliseu recebia de DEUS revelação de todos os planos do rei da Síria para montar emboscadas ao exército de Israel.

Visão do exército de DEUS - 2 Reis 6:17
E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
Esse moço provavelmente era um dos alunos da escola dos profetas, pois Geasi estava leproso e não poderia servir a Eliseu naquela situação.

 Eliseu prediz mensageiro do rei - 2 Reis 6:32
Estava então Eliseu assentado em sua casa, e também os anciãos estavam assentados com ele. E enviou o rei um homem adiante de si; mas, antes que o mensageiro viesse a ele, disse ele aos anciãos: Vistes como o filho do homicida mandou tirar-me a cabeça? Olhai pois que, quando vier o mensageiro, fechai-lhe a porta, e empurrai-o para fora com a porta; porventura não vem, após ele, o ruído dos pés de seu senhor?

 Eliseu prediz alimento farto - 2 Reis 7:1, 6, 16
Então disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria.
Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos sírios ruído de carros e ruído de cavalos, como o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós.
Então saiu o povo, e saqueou o arraial dos sírios; e havia uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, conforme a palavra do SENHOR.

Eliseu prediz seca de 7 anos - 2 Rs 8.1
E falou Eliseu àquela mulher cujo filho ele ressuscitara, dizendo: Levanta-te e vai, tu e a tua família, e peregrina onde puderes peregrinar; porque o SENHOR chamou a fome, a qual também virá à terra por sete anos.

3- Dom de discernir espíritos no AT - OS MILAGRES DE JULGAMENTO
 Maldição dos rapazinhos. 2 Reis 2:24
E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.
Eliseu subia para Betel – lugar de adoração a Baal – Havia ali também um núcleo da escola de profetas.
Um legítimo homem de DEUS deve ser respeitado. A unção de DEUS está sobre ele. Aqueles rapazes poderiam ser adoradores de Baal que saiam de um bosque, poderiam ser rapazes escandalosos como haviam em Judá (1 Rs 14.24), rapazes que eram conhecidos como prostitutos cultuais. Assim como Paulo amaldiçoou Elimas, o encantador, em Atos 13:7, 8, ficando cego por tentar impedir a obra de DEUS na vida do procônsul Sérgio Paulo; cremos que Eliseu amaldiçoou esses rapazes por irreverência, assim como Uzá irreverentemente morreu ao segurar a arca de DEUS.
Ali deveriam ter pelo menos uns 200 jovens, pois a maioria fugiu, mas 42 deles foram mortos por duas ursas, provavelmente protegendo seus filhotes.

A doença de Geazi. 2 Reis 5:27
Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve.
 Exército cego - 2 Reis 6:18
E, como desceram a ele, Eliseu orou ao SENHOR e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.

4- Dom de Milagres no AT: OS MILAGRES DE PROVISÃO
2 Reis 2:19-21
E os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é boa a situação desta cidade, como o meu senhor vê; porém as águas são más, e a terra é estéril.E ele disse: Trazei-me um prato novo, e ponde nele sal. E lho trouxeram.Então saiu ele ao manancial das águas, e deitou sal nele; e disse: Assim diz o SENHOR: Sararei a estas águas; e não haverá mais nelas morte nem esterilidade.

Vasilha nova – prato novo
Tudo o que se oferece a DEUS deve ser novo – nós nascemos de novo. JESUS disse que não se põe remendo novo em pano velho. Não se coloca vinho novo em odre velho. O vinho novo deve ser colocado em odre novo. Paulo diz que as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo.

Sal
Usado em alianças – Nós estamos em aliança com DEUS através de JESUS.
Devemos ser sal da Terra – exemplo de vida segundo a Palavra de DEUS.
O sal conserva e preserva e para que o mundo seja conservado e preservado funcionando é preciso que os crentes salvos sejam sal, combatam o pecado e sejam exemplo no meio de uma geração corrompida.

2 Reis 3:17, 20
Porque assim diz o SENHOR: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais.
E sucedeu que, pela manhã, oferecendo-se a oferta de alimentos, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água.

O rei Jorão era irmão de Acasias, filho de Acabe e Jezabel.
Retirou a estátua de Baal do templo de Baal embora não tenha deixado de adorar a Baal.
Tentou recuperar o território de Moabe como deveria ser segundo a ordem de DEUS – para isso levou consigo o rei de Judá, Josafá e o rei de Edom. Foram pelo deserto, caminho mais curto, onde não havia nem água e nem alimento.
Convocaram então Eliseu por orientação de Josafá e o milagre das águas aconteceu.
Tangedor é chamado por Eliseu para que a mensagem de DEUS chegasse. A adoração precede a revelação e os milagres de DEUS.
Quem não furou uma cova ficou sem água – a ordem era furar covas no deserto que DEUS enviaria a água para enchê-las. Isso aconteceu e muitas águas apareceram ali.

Abundância de víveres.
Multiplicação do Azeite da viúva - 2 Reis 4:3, 6, 7
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou. Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.
Vimos na Lição passada.

2 Reis 4:40-41
Assim deram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer. Porém ele disse: Trazei farinha. E deitou-a na panela, e disse: Dai de comer ao povo. E já não havia mal nenhum na panela.

Agora Eliseu está passando pela quarta escola de profetas - em Gilgal - seu retorno estva completo. Elias o havia levado de Gilgal para Betel - de Betel para Jericó e de Jericó para o Jordão. Agora ele completou o ciclo passando por todas essas cidades voltando e visitando todas as escolas de profetas por onde Elias havia passado antes com ele.
A fome não acabara, mas a morte havia sumido da panela. Depois vem a multiplicação dos pães.

2 Reis 4:42-44 - A multiplicação dos pães.
E um homem veio de Baal-Salisa, e trouxe ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de cevada, e espigas verdes na sua palha, e disse: Dá ao povo, para que coma. Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; porque assim diz o SENHOR: Comerão, e sobejará. Então lhos pôs diante, e comeram e ainda sobrou, conforme a palavra do SENHOR.

DEUS alimenta seus servos, seja fiel ao Senhor e nada que lhe seja necessário faltará. Pode faltar o desnecessário, mas nunca o necessário. Esse milagre foi realizado por JESUS em muito maiores proporções no Novo Testamento.

O MILAGRE DE RESTITUIÇÃO.
O machado que flutuou. 2 Reis 6:5-6
E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado. E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro.

Todos estavam unidos no trabalho do Senhor - eles queriam alargar o lugar de adoração a DEUS - eles queriam receber o profeta e acomodá-lo melhor - eles queriam maior intimidade com DEUS - queriam ser usados por DEUS como Elias e Eliseu.
O machado significa o evangelho que muitos perderam em sua caminhada cristã - A água é o mundo que precisa da Palavra de DEUS ministrada por um homem de DEUS cheio do ESPÍRITO SANTO que é usado em milagres, prodígios e maravilhas. DEUS vai recuperar sua capacitação para pregar o evangelho se você se lembrar de onde você parou e continuar agora corrigindo os erros que o levaram a deixar de pregar o evangelho do Senhor.

O MILAGRE DE RESTAURAÇÃO
2 Rs 2.13,14 - As águas de Jericó.
Também levantou a capa de Elias, que lhe caíra; e voltou-se e parou à borda do Jordão. E tomou a capa de Elias, que lhe caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR, DEUS de Elias? Então, feriu as águas, e se dividiram elas para uma e outra banda; e Eliseu passou.

Em Jericó havia um núcleo da escola de profetas. O Jordão se abriu para revelar o novo professor da escola – os vários profetas viram o Jordão ser aberto por DEUS e reconheceram Eliseu como o legítimo substituto de Elias. Eliseu haveria de visitar todas as escolas por onde passou com Elias.

5- Dom da Fé no AT: A ressurreição do filho da sunamita
Aqui podemos colocar o milagre da fertilidade da sunamita como milagre também, pois a bíblia diz que ela não tinha filhos e que Eliseu pediu a DEUS por um filhoa para ela em agradecimento por ela lhe arrumar um quarto para descansar quando ali passava em suas viagens.
2 Reis 4:34
E subiu à cama e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu.
Ao que parece Eliseu pensava que aquilo era coisa fácil de resolver, pois DEUS iria resolver aquilo rapidamente. Mandou Geasi com seu bordão, mas mesmo antes de Geasi voltar ele já estava chegando lá com a mãe do menino que não lhe largou nem por um minuto.
Foi preciso intercessão e persistência por parte de Eliseu para que o milagre se realizasse. Elias havia ressuscitado uma criança agora Eliseu também.
Mais tarde, quando houve uma grande seca em Israel e esta viúva aconselhada por Eliseu saiu de sua terra ela recebeu sua terra de volta das mãos do rei Jorão quando voltou para Israel.

Ressurreição de um homem depois de morto - 2 Reis 13:21
E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés.
Vamos estudar sobre este milagre na Lição 13.

6- Dom de Curar no AT: A cura de Naamã - 2 Reis 5:14
Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.

Uma missionária estava morando na casa do general Naamã. Naamã era general, era o braço direito do rei da Síria, era respeitado por seus soldados, mas em casa era apenas Naamã, o leproso. A missionária de DEUS fala com sua senhora sobre o seu DEUS e o profeta desse DEUS que morava em sua Terra. Naamã se sente agora cheio de esperança. O rei se interessou em que seu general fosse curado e enviou cartas ao rei de Israel para que curasse seu general. Em sua maneira de pensar Naamã pensava que seria recebido e atendido com toda pompa de um general de um paiz poderoso, mas nem recebido foi pelo homem de DEUS. Era proibido ao homem de DEUS ter contato com alguém leproso - por isso Eliseu não o recebeu, mas conversou com ele logo após ele ser curado.
Apenas deveria se humilhar diante de DEUS para que fosse curado. Os servos de Naamã eram mais sábios e humildes do que seu general e o aconselharam a se submeter às orientações do homem de DEUS. Assim mergulhou sete vezes no rio Jordão e foi curado.
Geasi pegou a lepra de Naamã, pois amou mais o prêmio terreno do que o celestial. Eliseu não aceitou pagamento e recebeu mais poder e intimidadae com DEUS. 


COMENTÁRIOS BÍBLICOS
2REIS  2.9 PORÇÃO DOBRADA DE TEU ESPÍRITO. O termo "porção dobrada" não significa terminantemente o dobro do poder espiritual de Elias; refere-se, antes, ao relacionamento entre pai e filho, em que o filho primogênito recebia o dobro da herança que os demais (Dt 21.17). Eliseu estava pedindo que seu pai espiritual lhe conferisse uma medida abundante do seu espírito profético, para, deste modo, ele executar a missão de Elias. Deus atendeu ao pedido de Eliseu, sabendo que o jovem profeta estava disposto a permanecer fiel a Ele, apesar de toda a apostasia espiritual, moral e doutrinária a seu redor.

2REIS  2.11,12 UM CARRO DE FOGO, COM CAVALOS DE FOGO. Elias foi levado ao céu assim como Enoque (Gn 5.24), sem experimentar a morte.
(1) O traslado milagroso de Elias ao céu foi o selo divino da aprovação com destaque, da obra, caráter e ministério desse profeta.
(2) Elias permanecera em tudo fiel à palavra de Deus no decurso de todo o seu ministério.
(3) Até ao último momento, vivera em prol da honra de Deus, tomara posição firme contra o pecado e a idolatria de um povo apóstata e despertara o remanescente fiel de Israel.
(4) Teve uma comitiva magnífica para conduzi-lo em triunfo ao céu.
(5) A trasladação de Enoque e de Elias assemelha-se ao arrebatamento futuro do povo fiel de Deus, à segunda vinda de Cristo (1 Ts 4.16,17).
                                     FONTE; BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL

2REIS  2.1-25 Com o relato da “ascensão” de Elias conclui-se o ciclo deste grande profeta e começa o do seu discípulo Eliseu. Além do grande número de milagres, o ciclo de Eliseu narra alguns episódios de guerra (2Rs 3.1-27; 6.24—7.20) e várias atuações do profeta fora das fronteiras do seu país (8.7-15; 13.14-21; cf. 5.1-23).

2REIS  2.1 Gilgal: Este nome habitualmente se refere ao santuário situado entre Jericó e o rio Jordão (ver Js 4.19, nota f). Mas o contexto (v. 2) sugere que se trata aqui de um lugar com o mesmo nome mais próximo de Betel.

2REIS  2.2 Fica-te aqui: Esta ordem, que se repete duas vezes (vs. 4,6), faz pensar que Elias previa o que iria acontecer (cf. v. 11). A tríplice repetição da ordem introduz no relato uma nota de suspense e mistério.

2REIS  2.2 O santuário de Betel existia desde a época dos patriarcas (Gn 12.8; 28.10-22; 35.1-15) e depois foi transformado por Jeroboão I no templo nacional, rival de Jerusalém (1Rs 12.28-33; Am 7.13).

2REIS  2.3 Os discípulos dos profetas: (Ver 1Rs 20.35, nota j). Ao que parece, os grupos de profetas extáticos que existiam em Israel desde tempos antigos (1Sm 10.10; 19.20) não devem ser identificados com os chamados discípulos dos profetas, já que estes praticavam uma forma de vida mais organizada: às vezes, viviam em comunidade (2Rs 6.1), tinham refeições em comum (4.38-41) e eram dirigidos por um chefe a quem chamavam pai (2.12; 6.21; 13.14). Além disso, estes relatos não os mostram num estado de transe coletivo, como acontecia com os profetas extáticos.

2REIS  2.3 A importância do santuário de Betel permite supor que ali havia uma comunidade de profetas relativamente numerosa.

2REIS  2.8 Esta cena lembra a travessia dos israelitas pelo mar Vermelho (Êx 14.16,21-22) e pelo rio Jordão (Js 3.13-17).

2REIS  2.9 Ao fazer esta petição, Eliseu expressava o seu desejo de ser o herdeiro espiritual de Elias, já que uma porção dobrada era reservada ao filho maior ou primogênito (cf. Dt 21.17).

2REIS  2.11 O carro de fogo e os cavalos de fogo simbolizavam o poder invencível do SENHOR (cf.
2Rs 6.17; Sl 68.17). O redemoinho e a tormenta acompanham as manifestações de Deus (ver 1Rs 8.11, n.; cf. Ez 1.4; Na 1.3).

2.12 Meu pai, meu pai: Eliseu lança um grito de dor diante da partida definitiva do seu mestre.

2REIS  2.12 Carros de Israel e seus cavaleiros: Outra tradução possível: para Israel como um poderoso exército. A exclamação dá a entender que o povo tinha no profeta uma força comparável à de um exército. A mesma expressão encontra-se outra vez nos lábios de Jeoás, rei de Israel (2Rs 13.14).

2REIS  2.13 O manto de Elias, recolhido por Eliseu, era o sinal da presença do Espírito do SENHOR nele (cf. v. 15).

2REIS  2.19-25 O ciclo de Eliseu, diferentemente do de Elias, relata uma série extensa de milagres:
(1) o tornar saudáveis as águas (2Rs 2.19-22),
(2) o castigo dos zombadores (2.23-24),
(3) a multiplicação do azeite (4.1-7),
(4) o milagre da comida (4.38-41),
(5) a multiplicação dos pães (4.42-44),
(6) a recuperação do machado (6.1-7) e
(7) a ressurreição de um morto no túmulo do profeta (13.20-21).
Junto com esses relatos muito simples, encontram-se outros literariamente mais detalhados: o nascimento e a cura do filho da sunamita (4.8-37) e a cura de Naamã (5.1-27).
                                                         FONTE:BIBLIA DE ESTUDO ALMEIDA

2REIS 2.9 porção dobrada do teu espírito. Não foi um pedido para ter ou fazer duas vezes a mais do que Elias tivera ou fizera, mas uma petição para ser o herdeiro reconhecido de Elias no ministério profético(o primogênito recebia uma porção dobrada da herança paterna, Dt 21.17).

2REIS 2.10 Não estava ao alcance de Elias conceder o que Eliseu pediu.

2REIS 2.11 Assim como Enoque(Gn 5.22), Elias foi levado ao céu sem morrer. Também será a experiência dos cristãos vivos quando Jesus voltar(1Co 15.51; 1Tes 4.17).

2REIS 2.12 Carros de Israel e seus cavaleiros! Elias era o mais poderoso instrumento do poder de Deus em favor de Israel(assim como o carro era o mais poderoso dos instrumentos bélicos de sua nação).
                                     FONTE: A BÍBLIA ANOTADA EXPANDIDA(CHARLES C. RYRIE)

2REIS 2.2-6 De alguma forma, Eliseu sabia que Elias estava para partir do mundo e estava determinado a segui-lo até ao fim. Elias tinha chamado Eliseu para assumir o seu ofício(1Reis 19.19). Eliseu estava determinado a segui-lo, pois uma pessoa prestes à morrer, frequentemente pronunciava bênçãos sobre outras(Gn 49), e Eliseu não queria perder essa oportunidade. O compromisso de Eliseu foi testado tres vezes por Elias. A expressão filhos dos profetas significa que eram membros de uma ordem profética, não que eram descedentes genealógicos dos profetas.

2REIS 2.8 A divisão do Jordão foi o último sinal profético de Elias.

2REIS 2.9-16 Eliseu faz um último pedido a Elias: uma porção dobrada do espírito de Elias. Como a porção dobrada era o privilégio dos primogênitos(Dt 21.17), alguns estudiosos tem sugerido que Eliseu está pedindo para ser o sucessor de Elias. Mas o que acontece aqui é mais do que o pedido de sucessão de Elias, pois isso já tinha sido estabelecido(1Reis 19.16-21). Eliseu não se sentia capaz de levar adiante a grandiosa responsabilidade implicada no ministério de Elias. Como sucessor dele Eliseu faz uso do princípio de primogênito para pedir uma herança espiritual. Isto é descrito como o espírito de Elias(2Reis 9.15), e é tanto uma referência direta, quanto indireta ao Espírito Santo. A palavra hebraica para "espírito" tem uma grande gama de significados(pode referir-se ao espírito humano, ao Espírito Santo, a um espírito mau, a um dom profético ou até mesmo ao vento). Aqui, provavelmente, refira-se ao poder enérgico do espírito profético que caracterizava a vida de Elias(1Sam 10.6,10; 19.20,23) e de poder energético do seu ministério(1Reis 18.12; 18.46).

2Reis 2. De acordo com os registros bíblicos, apenas Enoque(Gn 5.24) e Elias, foram levados diretamente ao Senhor, sem passar pela morte.

2Reis 2.12 Rasgar as vestes simboliza luto; Eliseu e o povo de Deus tinham acabado de perder um dos seus heróis espirituais.

2Reis 2.13 A capa do profeta era símbolo da autoridade que ele havia recebido de Deus.

2Reis 2.14-22 Eliseu repetiu a proeza de dividir o rio Jordão e agora purifica as águas de uma cidade que aparenta ser Jericó.
               FONTE: BÍBLIA DE ESTUDO PLENITUDE.

2REIS 2.9 Em essência, uma porção em dobro do Espírito de Deus da qual estava sobre Elias.

2REIS 2.10 A palavra "Difícil", no hebraico, na realidade significa "tu tens feito uma grande reclamação"; a ruíno da igreja moderna é que fazemos uma reclamação menor, ou não reclamamos absolutamente nada; como crentes, nos dando conta que estamos servindo a um Grande Deus, devemos fazer uma grande reclamação. A grande interrogante deve ser, até como crentes modernos, "O que Vês"? Estamos presenciando o poder milagroso de Deus que opera, ou vemos outra coisa?

2REIS 2.11 No hebraico original, diz, "E Elias subiu em uma tormenta ao céu"; não há menção de um  "redemoinho"; Somente dois descendentes de Adão, Enoque e Elias passaram da terra ao céu sem morrer.

2REIS 2.12 Elias tinha sido a força de Israel. Eliseu rasgando as vestes demonstra o fato de que ele já não é um aprendiz, e sim, agora, profeta.

2REIS 2.13 Provavelmente onde ele e Elias o tinham cruzado a bem poucas horas antes.

2REIS 2.14 o Senhor demonstrou a Eliseu que Ele estava com ele, através de fazê-lo capaz  de repetir o último mil)agre de Elias, e desse modo lhe deu a segurança de que Ele estaria com ele, após, em seu ministério profético.

2REIS 2.15 Eles reconheceram o poder de Deus sobre Eliseu.
                FONTE: BÍBLIA DE ESTUDO DO EXPOSITOR(JIMMY SWAGGART)

2REIS 2 Parece que Elias tinha intenção de enfrentar a sós esta última experiência. Mas Eliseu ficou com ele até o fim do caminho.
- A cena final: O redemoinho que leva o profeta para o céu e a visão que Eliseu teve de uma carruagem de fogo e cavalos - se passou a leste do jordão, perto do lugar onde Moisés morreu.
- A vida de um homem excepcional chegou ao fim de uma forma extraordinária.
- O reaparecimento de Elias na transfiguração de Jesus(Mt 17) enfatiza a posição singular deste homem entre todos os profetas de Deus.
- Eliseu, que ficou sozinho, assumiu a sua tarefa imediatamente.

PROFETAS(3) Grupos que possuiam dons extáticos; nem sempre pessoas de grande estatura espiritual.

PORÇÃO DOBRADA(9) isto é, a porção que cabia ao herdeiro, o filho mais velho, que herdava o duplo em relação aos outros. Por tanto, Eliseu pediu, não o dobro do poder espiritual de Elias, mas a porção que o marcaria como o sucessor do profeta.
V 11 No AT, o fogo muitas vezes indica a presença de Deus, como no Sinai.

CARROS DE ISRAEL(12) O defensor de Israel. Para a nação, Elias tinha mais valor do que as suas forças armadas.
               FONTE: MANUAL BÍBLICO SBB - SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL


MILAGRES DE ELISEU
INTRODUÇÃO

            Os poderosos milagres do Senhor através do profeta Eliseu (2 Rs 2.21,22; 4.36,37; 4.43; 5.14; 6.6; 7.1), mostram que Deus controla não apenas os grandes exércitos, mas também os acontecimentos da vida cotidiana. Quando ouvimos e obedecemos a Deus, Ele nos mostra seu poder de transformar qualquer situação. O cuidado de Deus é para todos aqueles que estão dispostos a segui-lo. O Senhor tem todo o poder para realizar milagres em nossa vida (Gn 5.24; Êx 3.2; Nm 22.28;                  Js 3.16; At 3.1). 

I –  A PORÇÃO DOBRADA DO ESPÍRITO

            Antes de ser levado aos céus, Elias perguntou a Eliseu o que ele desejava receber para exercer o seu ministério. Eliseu então sabiamente lhe respondeu: “Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim” (II Rs 2.9-b). Segundo Donald C. Stamps, comentarista da Bíblia Pentecostal, o termo “porção dobrada” não significa terminantemente o dobro do poder espiritual de Elias; refere-se antes, ao relacionamento entre pai e filho, em que o filho primogênito recebia o dobro da herança que os demais (Dt 21.17). Eliseu estava pedindo que seu pai espiritual lhe conferisse uma medida abundante do seu espírito profético, para, deste modo, ele executar a missão de Elias. É um fato curioso que  o número de milagres que Deus operara por intermédio de Eliseu foi o dobro do que realizara através de Elias. Vejamos isso no quadro abaixo:

MILAGRES DE ELIAS
REFERÊNCIA
Profetizou que não choveria por três anos e meio e não choveu
I Rs 17.1 / Tg 5.17
Disse que a farinha e o azeite da viúva se multiplicariam
I Rs 17.14-15
Orou para que o filho da viúva ressuscitasse e ele reviveu
I Rs 17.21-22
Orou para que caísse fogo do céu sobre o altar e assim aconteceu
I Rs 17.37-38
Pediu que caísse fogo do céu sobre os soldados e eles foram consumidos
II Rs 1.9-12
Feriu com a capa as águas do Jordão e ele se abriu
II Rs 1.8
            

MILAGRES DE ELISEU
REFERÊNCIA
O rio Jordão é separado
II Rs 2.14
As águas perto de Jericó são saradas
II Rs 2.19
As ursas devoram os rapazinhos por ordem de Eliseu
II Rs 2.23-24
Vinte pães satisfazem cem homens
II Rs 4.42-44
O azeite da viúva é multiplicado
II Rs 4.1
O filho da sunamita é ressuscitado
II Rs 4.31
A comida envenenada é purificada
II Rs 4.38
Naamã é curado da lepra
II Rs 5.1
Geazi é punido com a lepra de Naamã
II Rs 5.20-27
O machado flutua
II Rs 6.1
Soldados inimigos cegados
II Rs 6.18
Um homem ressuscitado quanto tocou nos ossos do profeta
II Rs 13.20-21
II – TRÊS PROPÓSITOS DOS MILAGRES
  • Glorificar a Deus. Os milagres narrados nas Escrituras, tanto no Antigo como em o Novo Testamento, objetivam a glória de Deus. Em nenhum momento encontramos os profetas e apóstolos, buscando chamar a atenção para si                      (II Rs 5.15,16; Dn 2.27,28; At 3.8,12; 14.14,15);
  • Dar uma resposta a necessidade humana. Todos os textos narrando os milagres realizados através de Eliseu deixam bem claro que os mesmos ocorreram em resposta a uma necessidade humana e também em  resposta ao sofrimento humano (2 Rs 4. 1-7; 4. 8-38; 5.1-19; 6.1-7);
  • Propiciar evidências para que haja fé em Deus. Osmilagres operados pelo profeta Eliseu são uma clara demonstração do poder de Deus. Todos eles tiveram como propósito especifico despertar a fé no único Deus Verdadeiro, que demonstra a sua graça e glória nas mais diferentes situações na vida, como o general Naamã que recebeu uma cura divina (2 Rs 5.1-19).
III - A CONTEMPORANEIDADE DOS MILAGRES

            Há os que defendem a teoria de que os milagres eram restritos à era apostólica e afirmam que os sinais sobrenaturais e os dons do Espírito Santo, foram enviados com o propósito exclusivo de confirmar a divindade de Jesus, e autenticar os primeiros pregadores do Evangelho e sua mensagem. Argumentam também que a necessidade de tais manifestações sobrenaturais cessaram depois de completado o Novo Testamento, porém a Bíblia nos mostra que os milagres de Deus são necessários ainda hoje, porque confirmam a pregação do evangelho (Mc 16.20). Jesus fez uma excelente promessa dizendo: “E estes sinais seguirão aos que crerem” (Mc 16.17). Logo, a manifestação de sinais ficou restrita a era dos apóstolos, pois a fé é a principal condição para que estes sinais ocorram (Mt 21.22; Jo 11.40). É necessário destacar também que dentre as insondáveis riquezas espirituais que Deus coloca à disposição da sua Igreja na terra, destacam-se os dons sobrenaturais do Espírito Santo, entre os quais estão os dons de poder (I Co 12.7-11). Como o próprio nome já diz, são dons que transmitem poder, através de operações sobrenaturais. É o poder de Deus concedido ao crente para ele realizar maravilhas:
  • O Dom da Fé (I Co 12.9).Esse Dom opera frequentemente em conjunto com os dons de curas e operação de maravilhas. Não se trata da fé natural nem da fé para a salvação, mas uma Fé sobrenatural capacitando o crente a crer em Deus, para a realização de milagres extraordinários como a cura de doenças incuráveis, ressurreição de mortos ou a realização de coisas impossíveis pelos meios naturais. O Dom da Fé é a capacitação sobrenatural do crente para crer no impossível (Gn 22.5; Mt 8.1-3; Mc 1.22-24; Lc 17.6; Hb 11);
  • Os Dons de Curar (I Co 12.9).Os dons de curar são dados à Igreja para, por meios divinos, proporcionar a restauração da saúde do corpo físico. A palavra “dons” no plural pode sugerir a multiplicidade desses dons, bem como a cura de diferentes tipos de enfermidades, de acordo com o Dom que se recebe (Mt 4.23-25; 10.1; At 3.6-8; 4.30; 19.11,12; 28.7,8). Os dons de curar não são concedidos a todos os membros do corpo de Cristo (I Co 12.11,30), todavia, todos podem orar pelos enfermos, na autoridade do nome de Jesus (Mc 16.17,18), e havendo fé, os enfermos serão curados. Pode haver também cura de enfermidades através da unção com óleo, conforme ensinou o apóstolo Tiago (Tg 5.14-16);
  • Dom de Operação de Maravilhas (I Co 12.10). Esse Dom manifesta-se como os demais, de maneira sobrenatural, geralmente sendo uma intervenção divina nas leis da natureza. É Deus modificando as leis naturais para manifestar o seu supremo poder (Js 10.12-14; At 9.36-42; 20.9-12).  Sempre que o Dom de Operação de Maravilhas se manifesta, os resultados são imediatos e visíveis (At  2.43; 8.5-8,13; 19.11).
IV - COMO RECEBER O MILAGRE DE DEUS

            Podemos destacar o personagem bíblico Naamã, como alguém que tomou as atitudes certas para receber o milagre de Deus. Vejamos quais foram:
  • Naamã creu. Ao ouvir por sua esposa o que havia sido dito por uma menina que estava em sua casa, de que havia um profeta em Samaria que poderia conduzi-lo a cura de sua lepra ele creu: “Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel” (II Rs 5.4);
  • Naamã buscou ao Senhor. A Bíblia diz que Naamã residia na Síria e o profeta estava em Samaria. No entanto, motivado pela fé, ele foi em busca do homem de Deus a fim de receber o favor divino:“Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu” (II Rs 5.9);
  • Naamã se humilhou. A princípio, o general sírio, não gostou da forma como o homem de Deus lhe tratou e do que recomendara fazer para que fosse curado. Por ser uma autoridade esperava um tratamento diferenciado segundo seus próprios conceitos (II Rs 5.10-12). Porém ao ser aconselhado servos que foram com ele a casa do profeta Eliseu, ele resolveu deixar o seu ego de lado e se submeter a direção divina dita pelo profeta: “Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus” (II Rs 5.14-a);
  • Naamã perseverou. O texto bíblico nos informa que além doprofeta anunciar o lugar onde o general haveria de mergulhar, diz também quantas vezes era necessário. Isto exigia de Naamã agir com perseverança:“Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado” (II Rs 5.14).
CONCLUSÃO

            Os milagres são operações de caráter divino, fazendo intervenções na esfera física podendo ser vistos na cura de doentes, na multiplicação de víveres, na intervenção sobre os elementos da natureza e até na ressurreição de mortos. Mas os milagres ainda seguem um padrão: eles seguem os que creem, conforme (Mc 16.17). Esperar milagres da parte do Senhor é importante, mas não é a essência da vida cristã; e a presença constante de milagres não garante necessariamente a fé e a fidelidade das pessoas. Devemos aprender que precisamos ter comunhão com o Senhor Deus, independente de que Ele realize milagres ou não. 


 OS MILAGRES DE ELISEU 
 INTRODUÇÃO

Eliseu, o sucessor de Elias, operou muitos milagres, o fundamento para a realização de tais maravilhas estava no seu relacionamento com Deus. Nalição de hoje mostraremos que Eliseu foi, verdadeiramente, um profeta de Deus. Em seguida, destacaremos os diferentes tipos de milagres por ele realizados. Ao final, enfatizaremos que o Deus, que a fonte genuína dos milagres, continua o mesmo, e, dependendo dos Seus propósitos, pode fazer milagres ainda hoje.



1. ELISEU, UM PROFETA DE DEUS

Eliseu foi um profeta de Deus, seu nome significa “Deus é salvação”, ele era filho de Safate. Ele foi ungido profeta por Elias em Abel-Meolá, enquanto lavrava a terra com doze juntas de boi. Naquele lugar Elias lançou sobre ele o seu manto, passando adiante (I Rs. 19.19). Eliseu serviu Elias até o momento em que este fora transladado da terra. Aquela também foi a ocasião que Eliseu apanhou o manto caído, recebendo, do Senhor, porção dobrada do espírito de Elias, tornando-se, assim, o herdeiro profético do seu senhor (II Rs. 2). Após o translado de Elias, Eliseu passou a ser usado maravilhosamente por Deus, realizando muitos milagres, um dos primeiros foi a separação das águas do rio Jordão, usando o manto do seu mestre (II Rs. 2.14). Isso provavelmente fez com que os discípulos dos profetas reconhecessem publicamente Eliseu como o sucessor de Elias. Logo em seguida Eliseu realizou outros milagres, dentre eles, a dulcificação das águas de Jericó (II Rs. 2.19-22) e o aparecimento de ursos que destroçaram os jovens escarnecedores (II Rs. 2.23,24). Posteriormente o rei de Moabe, que havia pagado tributo ao rei Davi, se revoltou contra Israel, com a pretensão de invadir Israel. Os reis de Judá e Edom seguiram para o deserto, a fim de surpreender o rei de Moabe, mas faltou água. Josafá faz um pedido a Eliseu e este providencia um grande livramento (II Rs. 3.1-25). Não há uma cronologia detalhada na Bíblia da vida de Eliseu, sabemos tão somente que ele morreu no reinado de Joás (II Rs. 13.14). Ele morreu na sua própria casa, depois de sessenta anos de atuação profética, na idade de 90 anos (II Rs. 13.14-19).



2. OS DIFERENTES MILAGRES DE ELISEU

A vida de Eliseu foi marcada por milagres, todos eles com propósitos específicos, delineados pelo Senhor. Isso pode ser percebido na providência e auxílio do Senhor no caso da viúva, cujo marido havia vivido no temor ao Deus de Israel (II Rs. 4.1-7). A pobreza na qual aquela mulher se encontrava motivou o profeta a realizar o milagre para prestar auxílio à viúva desamparada. Elias sempre que possível ficava hospedado em casa de uma piedosa família israelita. A mulher sunamita, que o hospedava, não tinha filhos, sendo isso considerado uma grande desgraça para aquela família. Certo dia o profeta afirmou que Deus reverteria aquela situação, dando filhos àquela mulher (II Rs. 4.8-17). Essa mulher, então, teve um filho, que, após alguns anos, morreu em virtude de um ataque de insolação. A mulher deitou o filho sobre a cama e partiu em busca do profeta, que orou, fazendo com que o menino voltasse a viver (II Rs. 4.26-37). Tempos depois desse acontecimento, houve grande fome em Israel, Eliseu estava em Gilgal, na escola dos profetas. Naquela ocasião colocaram uma planta venenosa na panela, mas o profeta fez com que aquela planta se tornasse inofensiva, a partir da mistura de farinha (II Rs. 4.38-41). Próximo aquele tempo aconteceu outro milagre, o dos vinte pães e algumas espigas de trigo. Em II Rs. 5 há o registro do milagre da cura de Naamã, que era um homem notável na Síria, mas que se encontrava leproso. Ele veio a Israel, por indicação de uma menina judia, para pedir cura, sendo curado por Eliseu. Certa vez um machado emprestado caiu na água, mas Eliseu, vendo a apreensão do momento, recuperou o machado, fazendo com que esse flutuasse na água (II Rs. 6.1-7).Há também o registro de um milagre em que o rei Jeorão acusa Eliseu de ser a causa de suas adversidades, e manda mata-lo. Mas Eliseu tomou as precauções necessárias, e, para não ser morto, realizou um milagre de abundância de alimentos (II Rs. 7).



3. OS MILAGRES DO DEUS DE ELISEU

Eliseu realizou muitos milagres porque Deus era com ele, confirmando seu ministério profético. Cada um daqueles milagres tinha uma razão de ser, Deus tinha propósitos na realização daqueles feitos maravilhosos. Não podemos esquecer-nos desse importante detalhe, caso contrário, transformaremos Deus em um mero “fazedor de milagres”. É perigoso se aproximar de Deus apenas com vistas a realização de milagres. Em muitos contextos evangélicos atuais as pessoas querem apenas a liberação, mas esquecem do Libertador. Deixam de atentar para o fato que o maior milagre é a salvação de uma alma. No Evangelho segundo João lemos que Jesus realizou muitos milagres, mas um deles, geralmente esquecido, é o da libertação da mulher flagrada em adultério. Como pentecostais que somos, acreditamos no poder de Deus, na realização de milagres e maravilhas. Mas é preciso ter cautela para não fazer com que as pessoas se transformem em meros “consumidores” de milagres. No lastro das igrejas pseudopentecostais, corremos o risco de oferecer um produto que, definitivamente, não temos o controle sobre ele. Deus é o Senhor, Ele é soberano, faz como Lhe apraz. Como Ele ainda é o mesmo, podemos testemunhar milagres ainda hoje, mas não podemos, como quis fazer Geazi (II Rs. 5.20-27), tirar vantagens próprias com os milagres de Deus. Essa “síndrome de Geazi” está solapando o movimento evangélico brasileiro. Os milagres estão se tornando um fim em si mesmo, ninguém mais quer pregar salvação e santificação. Estamos testemunhando uma geração de “viciados em milagres”, que não querem ver a face de Deus, apenas as suas mãos.



CONCLUSÃO

Deus realizou grandes e maravilhosos milagres através da vida de Eliseu. Mas todos eles tinham propósitos definidos pelo Senhor, dentro de determinado contexto. Isso nos deixa a lição para que não venhamos a instrumentalizar os milagres em benefício próprio. Toda glória deve ser dada ao Senhor, Ele, e somente Ele, é digno de adoração e louvor. Tenhamos cuidado com os cultos às celebridades, Elias e Eliseu foram servos do Deus Altíssimo, eles passaram, mas a obra do Senhor continua.



BIBLIOGRAFIA

DILLARD, R. B. Faith in the face of apostasy: the gospel according to Elijah and Elisha. New Jersey: P&R, 1999.
RUSSEL, D. Men of courage: a study of Elijah and Elisha. Oxford: Christian Focus, 2011.
CHAMPLIN, R.N. Enciclopedia de Bíblia Teologia eFilosofia.HAGNOS.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal CPAD.
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL
BIBLIA DE ESTUDO ALMEIDA
A BÍBLIA ANOTADA EXPANDIDA(CHARLES C. RYRIE)
BÍBLIA DE ESTUDO PLENITUDE.
BÍBLIA DE ESTUDO DO EXPOSITOR(JIMMY SWAGGART
MANUAL BÍBLICO SBB - SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL

ELABORADO PELO EV. NATALINO DOS ANJOS
PROFESSOR DA E.B.D. e PESQUISADOR
PASTOR DA ASSEMBLEIA DE DEUS DA CIDADE DE TESOURO
CAMPO DE GUIRATINGA - MT.













Nenhum comentário:

Postar um comentário