Resumo do
Livro
TRINTA RAZÕES POR QUE NÃO GUARDO O SÁBADO
TRINTA RAZÕES POR QUE NÃO GUARDO O SÁBADO
Pr Amilton Justos
As trinta razões por que não guardo o Sábado mencionadas aqui, não são as únicas, todavia penso que são suficientes para demonstrar cabalmente que nenhum ser humano, seja gentio ou judeu, uma vez convertido a Cristo, tem qualquer obrigatoriedade com a guarda do Sábado, visto ser ele um preceito da lei de Moisés, a qual consistia em um concerto entre o Senhor e Israel comente. Todavia, como Jesus colocou o Velho Concerto de lado ao cumprí-lo totalmente, e ao estabelecer um Novo Concerto, hoje, nem mesmo o judeu tem qualquer compromisso com a guarda do Sábado, uma vez estando em Cristo Jesus.
Sugiro ao prezado leitor uma leitura sem prevenção doutrinária, e com honestidade e humildade no exame dos textos citados, pedindo a direção do Espírito Santo na interpretação dos mesmo.
Pr Amilton Justus
PRIMEIRA RAZÃO
O SÁBADO FAZ PARTE DE UM CONCERTO OU PACTO ENTRE
DEUS E O POVO ISRAELITA E NINGUÉM MAIS.
Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se. (Êxodo 31:12-17)
(Obs [minha, de Miguel Ângelo]: Deus menciona a morte para todo aquele que profanar o Sábado e isto faz parte da ordem de Deus para o pleno cumprimento da lei do Sábado. Será que os Adventistas estão dispostos a "exterminam do meio do povo" quem profana o Sábado para o pleno cumprimento da Lei? Ver Gálatas 3:10)
SEGUNDA RAZÃO
Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se. (Êxodo 31:12-17)
(Obs [minha, de Miguel Ângelo]: Deus menciona a morte para todo aquele que profanar o Sábado e isto faz parte da ordem de Deus para o pleno cumprimento da lei do Sábado. Será que os Adventistas estão dispostos a "exterminam do meio do povo" quem profana o Sábado para o pleno cumprimento da Lei? Ver Gálatas 3:10)
SEGUNDA RAZÃO
ANTES DO CONCERTO DO SINAI DEUS NÃO ORDENOU A
NINGUÉM QUE GUARDASSE O SÁBADO.
A ÚNICA
Lei dada por Deus ao homem a princípio foi a que está inserida em Gênesis
2:16-17:
E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Quando o
Senhor chamou Abraão e lhe anunciou o Evangelho da salvação, o qual viria a ser
revelado de maneira mais ampla e clara com a vinda de Jesus, nada lhe comunicou
quanto à necessidade de se guardar o Sábado, ou mesmo a "Lei de
Moisés", coo algo necessário para se obter a salvação, conforme registardo
em Gálatas 3:8.
Ora,
tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou
primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em
ti.
TERCEIRA RAZÃO
O SÁBADO ERA UM PACTO ENTRE DEUS E OS ISRAELITAS.
ERA BILATERAL. SÓ TERIA VALIDADE COM A ACEITAÇÃO E O CUMPRIMENTO DE AMBAS AS
PARTES.
Chega-te
tu, e ouve tudo o que disser o SENHOR nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te
disser o SENHOR nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos. (Deut. 5:27)
Antes por
amor deles me lembrarei da aliança com os seus antepassados, que tirei da terra
do Egito perante os olhos dos gentios, para lhes ser por Deus. Eu sou o SENHOR.
Estes são os estatutos, e os juízos, e as leis que deu o SENHOR entre si e os
filhos de Israel, no monte Sinai, pela mão de Moisés. (Lev. 26:45, 46)
QUARTA RAZÃO
SÁBADO CONSTA DO DECÁLOGO E ESTA NÃO É A PARTE
MAIS IMPORTANTE DA LEI DE DEUS.
E um
deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é
o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo
o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o
primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu
próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os
profetas. (Mateus 22:35-40)
Mas, se
vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não
condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.
(Mateus 12:7-8)
Amarás,
pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas
as tuas forças. (Deuteronômio 6:5)
Agora,
pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o
SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao
SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma (Deuteronômio
10:12)
QUINTA RAZÃO
A PALAVRA "LEI" EM NENHUMA DAS 400 VEZES QUE OCORRE NA BÍBLIA SE REFERE SOMENTE AO DECÁLOGO, ONDE ENCONTRAMOS A GUARDA DO SÁBADO.
Na sua
carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em
ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz
(Efésios 2:15)
Havendo
riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de
alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
(Colossenses 2:14)
Agora,
pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que
nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que seremos salvos pela
graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também. (Atos 15:10 – 11)
Porque o
precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
(Hebreus 7:18)
SEXTA RAZÃO
O SÁBADO NÃO É UMA INSTITUIÇÃO PERPÉTUA, COMO A LEI
NÃO É.
Porque,
se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que
permanece. (II Cor. 3:11)
Mas digo
isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a
lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a
abolir a promessa. Porque, se a herança provém da lei, já não provém da
promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão. Logo, para que é a lei? Foi ordenada
por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa
tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro. Ora, o
medianeiro não o é de um só, mas Deus é um. Logo, a lei é contra as promessas de
Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a
justiça, na verdade, teria sido pela lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo
do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.
Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados
para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de
aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas,
depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos
de Deus pela fé em Cristo Jesus. (Gal. 3:17-26)
SÉTIMA RAZÃO
DEUS ABORRECE O SÁBADO, PORQUE ENVOLVE UM PRECEITO CERIMONIAL CARENTE DA VERDADEIRA FÉ.
DEUS ABORRECE O SÁBADO, PORQUE ENVOLVE UM PRECEITO CERIMONIAL CARENTE DA VERDADEIRA FÉ.
Não
continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas
novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar
iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas
solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as
sofrer. (Isaías 1:13-14)
O SENHOR,
em Sião, pôs em esquecimento a festa solene e o sábado, e na indignação da sua
ira rejeitou com desprezo o rei e o sacerdote. (Lamentações de Jeremias 2:6b)
E farei
cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados,
e todas as suas festividades. (Oséias 2:11)
OITAVA RAZÃO
O SÁBADO FAZ PARTE DA LEI E ESTA FOI TOTALMENTE
ABOLIDA POR CRISTO.
Porque
ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de
separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei
dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois
um novo homem, fazendo a paz (Efésios 2:14-15)
Havendo
riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de
alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
(Colossenses 2:14)
Porque o
precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
(Hebreus 7:18)
Dizendo
Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se
envelhece, perto está de acabar. (Hebreus 8:13)
Então disse:
Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para
estabelecer o segundo. (Hebreus 10:9)
O que
está evidente nos textos acima citados ? Ao cumprir Cristo a Lei, esta foi por
ele:
Desfeita
Riscada
Tirada de nosso meio
Cravada na Cruz
Ab-rogada
Acabada por envelhecer
Tirada para dar lugar à
graça
Por que
alguns procuram complicar uma coisa que é tão simples ? Cabe aqui a advertência
de Paulo ergistrada em II Coríntios 11:3 "Mas temo que, assim como a serpente enganou
Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos
sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo."
A
complicação com as coisas simples do Evangelho geram confusão doutrinária, e
esta conduz à heresia; daí surgirem aqueles que dizem que, para ser salvo, o
homem tem que guardar o Sábado, e que, quem guarda o Domingo tem o sinal da
besta.
Jesus
Cristo , o único que cumpriu realmente a lei, "cravando-a na cruz",
recusou-se a guardar o Sábado do fariseu. Ressuscitou no Domingo, primeiro dia
da semana, e sua igreja tomou esse dia como seu dia de descanso. E Jesus Cristo
não proibiu essa inovação, nem chamou de bestas os primeiros cristãos que
começaram a guardar o Domingo como seu dia de repouso e culto. Besta é o homem
que troca o amor e a graça pelos rigores da lei – que só condena...
NONA RAZÃO
ESTAMOS EM UM NOVO CONCERTO, O DA GRAÇA.
Mas agora
alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor
aliança que está confirmada em melhores promessas. Porque, se aquela primeira
fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda. Porque,
repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa
de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança, Não segundo a
aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da
terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não
atentei, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei
com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E
em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por
povo; E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo:
Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de
suas prevaricações não me lembrarei mais. Dizendo Nova aliança, envelheceu a
primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
(Hebreus 8:6-13)
Mais
importante que Ter uma lei do Senhor par condenar o pecado é Ter o Senhor, cheio
de graça e amor, salvando o pecado, libertando e dando a condição para se viver
nele, em novidade e santidade de vida.
DÉCIMA RAZÃO
NO NOVO CONCERTO, SOB O QUAL ESTAMOS, NÃO EXISTE
MANDAMENTO PARA GUARDAR O SÁBADO, EMBORA ENCONTREMOS TODOS OS OUTROS DO
DECÁLOGO.
Mandamento
|
Antigo Testamento
|
Novo Testamento
|
1.º
|
Êxodo 20:2-3
|
I Coríntios 8:4-6;Atos 17:23-31
|
2.º
|
Êxodo 20:5,6
|
I João 5:21
|
3.º
|
Êxodo 20:7
|
Tiago 5:12
|
4.º
|
Êxodo 20:8-11
|
? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
|
5.º
|
Êxodo 20:12
|
Efésios 6:1-3
|
6.º
|
Êxodo 20:13
|
Romanos 13:9
|
7.º
|
Êxodo 20:14
|
I Coríntios 6:9-10
|
8.º
|
Êxodo 20:15
|
Efésios 4:28
|
9.º
|
Êxodo 20:16
|
Colossenses 3:9;Tiago 4:11
|
10.º
|
Êxodo 20:17
|
Efésios 5:3
|
Em nenhum
lugar do Novo Testamento encontramos qualquer texto que ensine o que o cristão deve
guardar o Sábado como mandamento e que, uma vez quebrado, traga condenação da
parte do Senhor.
DÉCIMA-PRIMEIRA
JESUS CRISTO, O MEDIADOR DO NOVO CONCERTO, E NOSSO
SALVADOR, NUNCA ORDENOU A NINGUÉM QUE GUARDASSE O SÁBADO.
Se fosse
para o cristão guardar o Sábado, como alguns afirmam, por que será que Jesus
não o ordenou ? Teria ele cometido tamanha lapso de memória ? Que tipo de
Mestre seria esse que iria exigir de seus discípulos a guarda de um preceito,
sem nunca tê-lo ensinado ? Ridículo, não acha ? Um simples homem poderia
esquecer, todavia ficaria sem moral para exigir cumprimento por parte dos seus
seguidores. Todavia, Jesus não esqueceu, porque jamais teve intenção de
ensiná-lo. Jesus não foi, nem é algum tolo, como alguns o querem fazer. Ele é o
Filho de Deus que tudo sabe (João 2:25)
E por
esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia
estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e
eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo,
porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio
Pai, fazendo-se igual a Deus. (João 5:16-18)
DÉCIMA-SEGUNDA RAZÃO
O MINISTÉRIO DA LEI (O SÁBADO TAMBÉM) FINDOU COM O
MINISTÉRIO DE JOÃO BATISTA.
A lei e
os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o
homem emprega força para entrar nele. (Lucas 16:16)
Porque
todos os profetas e a lei profetizaram até João. (Mateus 11:13)
Porque a
lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. (João
1:17)
DÉCIMA-TERCEIRA RAZÃO
A GUARDA DO SÁBADO NÃO JUSTIFICA NINGUÉM, PORQUE A
LEI NÃO FOI DADA PARA JUSTIFICAR, MAS PARA REVELAR AO HOMEM O SEU PECADO.
Em geral,
quem guarda o Sábado o faz procurando alcançar favor de Deus, procurando
melhorar sua situação diante de Deus. Dizem que quem não guarda o Sábado não
poderá ser salvo. Todavia isso é um absurdo, porque a lei do Sábado é preceito
da lei, e não foi dada com o objetivo de justificar ninguém. A finalidade da
lei é mostrar ao homem o seu pecado e então levá-lo até Jesus Cristo, para que,
a pessoa aceitando o sacrifício de Jesus Cristo pela fé, receba então, o perdão
e a justificação de seus pecados.
Logo, para que é a lei? Foi ordenada
por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa
tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro. Ora, o
medianeiro não o é de um só, mas Deus é um. Logo, a lei é contra as promessas de
Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a
justiça, na verdade, teria sido pela lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo
do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.
Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados
para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de
aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas,
depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. (Gálatas 3:19-25)
Sabendo
isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para
os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e
matricidas, para os homicidas, Para os devassos, para os sodomitas, para os
roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for
contrário à sã doutrina (I Timóteo 1:9-10)
DÉCIMA-QUARTA RAZÃO
GUARDAR O SÁBADO, PARA O CRISTÃO, É INCORRER EM UM
GRAVE PECADO CHAMADO – ADULTÉRIO ESPIRITUAL.
NÃO
sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio
sobre o homem por todo o tempo que vive? Porque a mulher que está sujeita ao
marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está
livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera
se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não
será adúltera, se for de outro marido. Assim, meus irmãos, também vós estais
mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que
ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. (Romanos 7:1-4)
DÉCIMA-QUINTA RAZÃO
EM NENHUM LUGAR DO NOVO TESTAMENTO O ESPÍRITO SANTO
DÁ SEU PARECER FAVORÁVEL À GUARDA DO SÁBADO.
Na
verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo
algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas
sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição,
das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. (Atos 15:28-29)
Se fosse
questão de perdição ou salvação a guarda do Sábado, Jesus Cristo e o Espírito
Santo no-lo teriam dito, com muitas ênfases. Mas essa ênfase só existe na
cabeça legalista dos judaizantes sabatistas.
DÉCIMA-SEXTA RAZÃO
OS GRANDES ACONTECIMENTOS DO CRISTIANISMO NÃO SE
DERAM NO SÁBADO, MAS NO DOMINGO.
Ressureição de Jesus: João
20:1; Marcos 16:9-11
Jesus apareceu a 10
discípulos (João 20-19)
Jesus apareceu a 11
discípulos (João 20-26)
Jesus apareceu a vários
outros discípulos (Mateus 28:1-10; Lucas 24:13-35; João 20:11)
Cumprimento da Vinda do
Espírito Santo no dia de Petencostes (Levítico 23:16; Atos 2:1-13)
Primeira pregação do
Apóstolo Pedro (Atos 2:14)
Três mil conversões (Atos
2:41)
Primeira administração de um
batismo em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Atos 2:41)
Jesus apareceu ao Apóstolo
João na Ilha de Patmos (Apocalipse 1:10)
DÉCIMA-SÉTIMA RAZÃO
A IGREJA PRIMITIVA GUARDAVA O DOMINGO E NÃO O
SÁBADO.
E, depois
dos dias dos pães ázimos, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com
eles a Trôade, onde estivemos sete dias. E no primeiro dia da semana,
ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia
seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. (Atos
20:6-7)
ORA,
quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei
às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de
parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam
as coletas quando eu chegar. (I Corintíos 16:1-2)
DÉCIMA-OITAVA RAZÃO
TODOS OS QUE GUARDAM O SÁBADO (LEI), COMO MEIO DE
JUSTIFICAÇÃO, OU CAÍRAM DA GRAÇA OU NUNCA ENTRARAM NELA. ESTÃO SEPARADOS DE
CRISTO.
ESTAI,
pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a
colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se
vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a
todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça
tendes caído. (Gálatas 5:1-4)
DÉCIMA-NONA RAZÃO
PAULO CHAMA A GUARDA DO SÁBADO DE RUDIMENTO FRACO E
POBRE.
Mas
agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais
outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja
trabalhado em vão para convosco. (Gálatas 4:9-11)
VIGÉSIMA RAZÃO
NENHUM APÓSTOLO, EM NENHUM LUGAR DO NOVO
TESTAMENTO, RECOMENDA OU ORDENA A GUARDA DO SÁBADO.
Os
apóstolos foram guiados pelo Espírito, que ´eo Deus da verdade e não da
confusão.
Mas,
quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar,
porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. 20 Porque
não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.
(Mateus 10:19-20)
E todos
foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o
Espírito Santo lhes concedia que falassem. (Atos 2:4)
Então
Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos
de Israel, (Atos 4:8)
Mas
faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo
os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação
de Jesus Cristo. (Gálatas 1:11-12)
VIGÉSIMA-PRIMEIRA RAZÃO
NAS RESOLUÇÕES TOMADAS PELA IGREJA NO CONCÍLIO DE
JERUSALÉM, NADA CONSTA SOBRE A NECESSIDADE DA GUARDA DO SÁBADO.
Na
verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo
algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas
sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição,
das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. (Atos 15:28-29)
VIGÉSIMA-SEGUNDA RAZÃO
O APÓSTOLO PAULO ERA APÓSTOLO DOS GENTIOS, E EMBORA
TENHA DITO QUE TUDO DE PROVEITOSO ELE ENSINOU, E QUE ENSINOU TODO O CONSELHO DE
DEUS, NADA ENSINOU ACERCA DA NECESSIDADE DA GUARDA DO SÁBADO.
E, logo que chegaram junto dele,
disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em
todo esse tempo me portei no meio de vós, Servindo ao Senhor com toda a
humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram;
Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e
pelas casas, Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a
Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.
Portanto,
no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque nunca
deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. (Atos 20:18-21, 26, 27)
A
obsessão do sabatismo é tão sem base e inútil como o legalismo mortal dos
judeus, que condenaram o próprio Filho de Deus, por salvar, curar e libertar no
Sábado (João 5). Sobre isso Paulo Diz: "A letra mata, mas o espírito vivifica" (II Coríntios 3:6)
VIGÉSIMA-TERCEIRA RAZÃO
GUARDAR O SÁBADO, POR SER PRECEITO DA LEI, E
PROCURAR IMPOR SUA OBSERVÂNCIA SOBRE OUTROS, É O MESMO QUE TENTAR A DEUS.
Agora,
pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que
nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que seremos salvos pela
graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também. (Atos 15:10,11)
Então
Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o
Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e
também te levarão a ti. (Atos 5:9)
Pôr a lei
con denatória na frente da graça salvadora é por Moisés à frente de Jesus...É
inutilizar o feito libertador e salvador do Deus amoroso, gracioso e bom. É por
a lei na frente do sangue de Jesus Cristo, que já a cumpriu, para colocar o
testamento da graça. Contrariar o plano de Deus é tentar a Deus e chamar sua
ira...
VIGÉSIMA-QUARTA RAZÃO
OS APÓSTOLOS, COLUNAS DA IGREJA, PEDRO, TIAGO E
JOÃO, E TAMBÉM PAULO, DOUTOR DOS GENTIOS, NÃO GUARDAVAM O SÁBADO (LEI); PELO
CONTRÁRIO, FORAM DUROS E RIGOROSOS NO COMBATE ÀS DOUTRINAS SABATISTAS.
ENTÃO
alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos
circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. Tendo tido
Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que
Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e
aos anciãos, sobre aquela questão.
E, quando
chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos,
e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles. Alguns, porém,
da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister
circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. Congregaram-se,
pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. E, havendo grande
contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há
muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha
boca a palavra do evangelho, e cressem. E Deus, que conhece os corações, lhes
deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós; E não fez
diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé. Agora,
pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que
nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que seremos salvos pela
graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também. (Atos 15:1,2,4-11)
ESTAI,
pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a
colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se
vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a
todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça
tendes caído. (Gálatas 5:1-4)
Se homens
de Deus, considerados colunas da Igreja, não guardaram o Sábado, por não
receberem tal preceito de Jesus e do Espírito Santo, por que nós deveríamos
guardá-lo ?
Somos
salvos pela fé em Jesus Cristo e não pela lei de Moisés. Nosso coração é
"purificado pela fé" , e não por "usos de Moisés". Trocar a
graça libertadora de Deus pelo jugo de Moisés é simplesmente andar para trás,
andar ao contrário, e "tentar a Deus", na tese dos apóstolos.
VIGÉSIMA-QUINTA RAZÃO
PAULO DIZ QUE NINGUEM DEVE JULGAR ALGUÉM QUE NÃO
GUARDA O SÁBADO, PORQUE TODOS OS DIAS SÃO IGUAIS.
Portanto,
ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa,
ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo
é de Cristo. (Colossenses 2:16, 17)
Quem és
tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está em pé ou cai.
Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. Um faz diferença entre
dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente
seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e
o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor
come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o SENHOR não come, e dá
graças a Deus. (Romanos 14:4-6)
VIGÉSIMA-SEXTA RAZÃO
VIGÉSIMA-SEXTA RAZÃO
O SÁBADO, A LUA, OS DIAS DE FESTAS E OUTROS
CERIMONIAIS DA LEI, SÃO MERAS SOMBRAS DOS BENS FUTUROS.
O Sábado,
que quer dizer "descanso" , é uma sombra de Cristo, por que Jesus
Cristo é o verdadeiro descanso para a alma, segundo Mateus 11:28-30 e Isaías
32:2. Jesus é a luz do mundo. A sombra desapareceu porque a Luz chegou.
(Eclesiastes 7:8)
Portanto,
ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa,
ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo
é de Cristo. (Colossenses 2:16-17)
Mas,
antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para
aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio,
para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois
que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. (Gálatas 3:23-25)
Melhor
que Ter o Sábado do Senhor, é Ter o Senhor do Sábado...
VIGÉSIMA-SÉTIMA
RAZÃO
O SÁBADO É UM SINAL ENTRE DEUS E ISRAEL. NÃO É NEM
PODE SER UNIVERSAL.
Tu, pois,
fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados;
porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que
saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.
Guardarão,
pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança
perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre;
porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou,
e restaurou-se. (Êxodo 31:13,16,17)
Agora,
pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que
nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que seremos salvos pela
graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também. (Atos 15:10-11)
Israel-Nação
podia guardar o Sábado porque, sendo um país pequeno, tem em todos os lugares o
mesmo fuso horário, em todo o país a hora é sempre a mesma. Porém não é o mesmo
caso do mundo todo, onde são observados horários diferentes.
Oa
adventistas não podem observar todos o mesmo período de tempo na guarda do
Sábado, devido aos fusos horários. Por exemplo: Os adventistas da Califórnia
trabalham três horas no Sábado dos adventistas de Nova Iorque. Os sabatistas da
Costa Rica começam a guardar o Sábado 12 horas depois dos sabatistas chineses.
O Sábado na austrália começa 18 horas antes do Sábado da Califórnia.
Como os
sabatistas vão saber que estão guardando o dia de descanso da Criação, se a
data desse período não pode ser precisada e se os calendários históricos
mudaram em sem-número de vezes ?
Nas regiões polares, de acordo com a
época do ano, o dia dura vários meses.
É por
isso que é bom adar dentro da Bíblia, com honestidae e segundo a orientação do
Espírito, e não dos homens.
VIGÉSIMA-OITAVA RAZÃO
DURANTE SUA VIDA NA TERRA, JESUS ESCOLHEU O SÁBADO
COMO DIA DE TRABALHO.
Foi no
Sábado que Jesus fez as seguintes obras, segundo relato das Escrituras
A libertação do endemonhiado
(Lucas 4:31-37
A cura da sogra de Pedro
(Lucas 4:38-39)
A cura do homem da mão
mirrada (Lucas 6:6-11)
A cura da sogra da mulher
paralítica (Lucas 13:10-17)
A cura de um hidrópico
(Lucas 14:1-6)
A cura do paralítico de
Betesda (João 5:5-16): (Jesus não só curtou como mandou o homem carregar a
sua cama, provocando protestos)
A cura de um cego de nasceça
(João 9:1-41)
A pregação aos espíritos em
prisão (I Pedro 3:18-20, 4:6)
Jesus fez
questão de trabalhar muito no Sábado, para ensinar a aliança da graça aos
judeus. Ele fez questão de contrapor-se ao legalismo fanático dos judeus,
satirizando-o...
VIGÉSIMA-NONA RAZÃO
PROCURAR GUARDAR O SÁBADO É O MESMO QUE TENTAR
GUARDAR A LEI DE MOISÉS, PORQUE É ELE PRECEITO UNICAMENTE MOSAICO, E QUEM
PROCURA JUSTIFICAR-SE PELA OBSERVÂNCIA DA LEI ESTÁ:
Tornando sem valor a morte
de Cristo (Gálatas 2:21)
Vivendo na carne e não no Espírito (Gálatas 3:2,3)
Colocando-se debaixo da maldição (Gálatas 3:10)
Metendo-se debaixo de jugo (Gálatas 5:1; Atos 15:10)
Separando-se de Cristo e caindo da Graça de Deus (Gálatas 5:4)
Passando para outro evangelho (Gálatas 1:6-9)
Pondo-se debaixo do ministério da morte e da condenação (II Coríntios 3:7-9)
Vivendo na carne e não no Espírito (Gálatas 3:2,3)
Colocando-se debaixo da maldição (Gálatas 3:10)
Metendo-se debaixo de jugo (Gálatas 5:1; Atos 15:10)
Separando-se de Cristo e caindo da Graça de Deus (Gálatas 5:4)
Passando para outro evangelho (Gálatas 1:6-9)
Pondo-se debaixo do ministério da morte e da condenação (II Coríntios 3:7-9)
TRIGÉSIMA RAZÃO
O SÁBADO DO DECÁLOGO TEM UMA PARTE MORAL E ETERNA,
E UMA OUTRA CERIMONIAL E TRANSITÓRIA.
A parte
moral: Um dia em sete.
A parte
cerimonial: Um dia fixo de descanso.
O aspecto
cerimonial, isto é, o dia fixo de descanso, é mutável. Jesus mostrou isso
(Mateus 12:5; João 7:21-23).
Guardamos
o Domingo porque é o dia do Senhor Jesus Cristo, isto é, poruqe Jesus Cristo,
completada sua obra redentora, nele "descansou", quando ressuscitou
dos mortos e assentou-se à destra da Majestade, nas alturas...
CONCLUSÃO
Outras
razões teríamos para colocar neste opúsculo, porém, achamos que trinta é um
número mais do que suficiente para explicar nossas convicções, as quais estão
totalmente em harmonia com os ensinos bíblicos e devem levar o leitor honesto a
entender por que o cristão não tem necessidade de guardar o Sábado para justificar-se
diante de Deus.
Ficou bem
claro que o crente é salvo tão-somente pela graça de Deus, mediante a fé no
sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo, feito uma só vez, perfeito para
sempre.
Óbvio
está também que a lei é boa e o mandamento santo, justo e bom. Todavia não foi
a lei dada para justificar, senão para mostrar ao homem os seus pecados, e para
conduzí-lo ao Senhor Jesus.
A lei
usada sabiamente leva o homem a Cristo e, consequentemente, à salvação de sua
alma. Porém usada erradamente leva o ser humano À confusão, à heresia e à
perdição de sua alma.
Tomemos
cuidado com o uso que fazemos da lei de Moisés. Sejamos humildes e sinceros
neste campo, pois, do contrário, nós mesmos seremos os mais prejudicados. Que
assim Deus nos ajude e nos dirija para não nos desviarmos da simplicidade e
pureza do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
APELO COM
AMOR
Não
poderíamos terminar estas considerações sem fazer, em Nome de Jesus Cristo, um
apelo honesto, sincero e com amor àqueles que estão ainda debaixo do jugo da
lei, tentando guardar o sábado para se fazerem melhores aos olhos de Deus. O
apelo é no sentido de que deixem o Espírito Santo abrir seus olhos para a
verdade da Palavra de Deus, mediante a fé no sacrifício de Cristo, e ao mesmo
tempo, deixem de incomodar os que querem viver debaixo da graça de Deus.
Prezado
amigo leitor, se você ainda não conseguiu a certeza de sua salvação, é porque
você não aceitou o Senhor Jesus como Salvador e Senhor da sua vida, ou é porque
você não está confiando em suas gloriosas promessas.;
Volte a
ler esta mensagem, meditando com seriedade em todo o seu conteúdo, porque Deus
quer lhe dar essa bendita certeza, que é a coisa mais bela e confortadora que
existe no Evangelho de Cristo.
Deus o
abençoe ricamente.
Pr
Amilton Justos
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