Seguidores

sexta-feira, 3 de maio de 2013

ESTUDO BÍBLICO EM EXODO CAP. TRES


ESTUDO EM ÊXODO CAPITULO TRES.

EXODO  3.1 E APASCENTAVA MOISÉS O REBANHO. A educação humana de Moisés, recebida na corte de Faraó, era insuficiente para capacitá-lo para a obra de Deus. A sua solidão com Deus e quarenta anos de preparação e árduo labor, cuidando de ovelhas no ermo, foram-lhe também necessários na preparação para a sua tarefa futura de pastorear Israel na peregrinação no deserto (1 Co 2.14).

EXODO  3.2 O ANJO DO SENHOR. O anjo do Senhor aqui, é o próprio Senhor (vv. 4-6). Deus também apareceu a Abraão como o anjo do Senhor (Gn 22.11; )
3.5 TERRA SANTA. A revelação inicial de Deus a Moisés foi a da sua santidade.

(1) Santidade significa separação do pecado e de todo o mal, e dedicação a Deus.

(2) Moisés, como servo de Deus, tinha que lembrar-se constantemente do fato que o Deus a quem ele servia era santo tão santo que se um ser humano o contemplasse de fato, morreria com certeza (v. 6; 19.21; Is 6.1-7; 1 Tm 6.16;).

(3) A revelação inicial de Deus a Abraão foi a do seu grande poder; aqui, a Moisés, Ele revelou a sua santidade. Nisto temos o princípio da revelação progressiva de Deus (6.1-6; Hb 1.1,2)


EXODO  3.7 TENHO VISTO... A AFLIÇÃO DO MEU POVO. Assim como Deus estava atento ao sofrimento do seu povo no Egito, Ele também conhece as aflições de todos os outros seus servos.

(1) Ele ouve o clamor dos aflitos e dos oprimidos. Em tais ocasiões, os santos precisam clamar a Deus para que Ele intervenha com misericórdia em seu favor.

(2) Quer nossa opressão provenha das circunstâncias, das pessoas, de Satanás, do pecado, ou do mundo o consolo, graça e ajuda de Deus são plenamente suficientes para satisfazer todas as nossas necessidades (Rm 8.32).

(3) No tempo certo, Deus nos livrará (Gn 15.13).

EXODO  3.8 LEITE E MEL. Esta é uma expressão proverbial, significando fartura da terra. O mel incluía mel de uva ou de tâmara, bem como mel de abelha; o suco dessas frutas era engrossado mediante fervura, até formar um xarope espesso.

EXODO  3. 13,14 EU SOU O QUE SOU. O Senhor deu a si mesmo o nome pessoal: Eu sou o que sou (de onde deriva o hb. Iavé), uma expressão hebraica que expressa ação. Deus estava efetivamente dizendo a Moisés: Quero ser conhecido como o Deus que está presente e ativo.

(1) Inerente no nome Iavé está a promessa da presença viva do próprio Deus, dia após dia com o seu povo (v. 12; ver Gn 2.4 ). Este nome expressa seu fiel amor e cuidado e seu desejo de redimir o seu povo e estar em comunhão com ele. Essa verdade corresponde à promessa fundamental do concerto: para te ser a ti por Deus (ver Gn 17.7 nota; Sl 46). O Senhor declara que esse será o seu nome para sempre (v. 15).

(2) É digno de nota que quando Jesus Cristo nasceu, foi chamado Emanuel, que significa Deus conosco (Mt 1.23); Ele também chamava-se a si mesmo pelo nome Eu sou (Jo 8.58).

EXODO  3.22 PEDIRÁ... E DESPOJAREIS AO EGITO.
O que isto significa?

(1) Os israelitas tinham sido convidados para a terra de Gósen, no Egito, e posteriormente foram escravizados injustamente.
(2) Mereciam receber todo o salário que nunca lhes foi pago, mas não deviam tomar nada à força.

(3) Deus faria surgir nos egípcios uma atitude favorável, de tal maneira que quando o povo de Israel pedisse prata, ouro e roupas, os egípcios lhes dariam com abundância.

(4) Assim, ao invés de se retirarem furtivamente do Egito, como escravos fugitivos, sairiam então triunfantemente, como um exército vitorioso conduzindo os frutos da vitória.

Fonte:
BIBLIA DE ESTUDOS PENTECOSTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário