Seguidores

quinta-feira, 27 de junho de 2013

A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS E A NECESSIDADE DE VIGILANCIA

A parábola das dez virgens e a necessidade de vigilância

TEXTO AUREO
"As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo”. Mt 25.3

VERDADE APLICADA
Sem a vigilância e a santificação os cristãos se tornam vulneráveis e despreparados para se encontrar com Cristo.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
► Explicar que para a caminhada cristã precisa-se de mais azeite do que pensam os, pois a jornada é longa e a espera poderá ser demorada;
► Orientar que a reposição de azeite deve ser continuada e a prudência exige levar azeite de reserva:
► Conscientizar de que ninguém poderá adquirir azeite depois que a trombeta soar anunciando a chegada do Noivo.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Mt 25.2 - E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas.
Mt 25.3 - As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mt 25.4 - Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
Mt 25.8 - E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mt 25.9 - Mas as prudentes responderam , dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós.
Mt 25.10 - E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

Introdução
A parábola das dez virgens é a continuação de uma série de mensagens escatológicas sobre a expectativa do retorno de Cristo a esse mundo. Também aponta para a necessidade de estarem prontos os cristãos para esse dia, pois na hora da vinda de Cristo, serão revelados quais crentes estarão preparados para o encontro com o Senhor nos ares. Por isso, todos os cristãos devem constantemente examinar sua vida de peregrinação, tendo em vista que o dia e a hora do retorno triunfal de Cristo ninguém sabe, senão o Pai celestial.

1. A vigilância dos cristãos
A parábola não é dirigida a quem nunca se preparou, mas àqueles que não se prepararam o suficiente. Não foram vigilantes nas disciplinas espirituais. Deixaram acabar o azeite na jornada rumo ao Noivo. A responsabilidade é individual, não há divisão de azeite, não se empresta e não se vende. O azeite é intransferível (Mt 25.9). Enquanto o noivo estava indo para a casa da noiva, a fim de trazê-la para a sua casa; as moças ficavam esperando à porta da casa do pai dele, onde seria realizada a festa do casamento. Mas o azeite acabou. Deixaram de vigiar a quantidade de azeite em suas lamparinas e ficaram de fora da festa.


1.1. Vigilância e a santidade
A vigilância é um dos sustentáculos na vida cristã (Mt 25.13; 26.41; lPe5.8). Pois ela aponta para uma vida de santificação. A santificação é tão fundamental na vida cristã, que sem ela ninguém jamais verá o Senhor (Hb 12.14). Ser santo implica em ser distinto, separado, para um relacionamento com Deus. Por isso, pecamos se procedemos de modo contrário à santidade que devemos manter, quando utilizamos a mente, o corpo ou as posses de maneira diferente a vontade de nosso Senhor. No entanto, é preciso aprender que se o crente depender apenas de seus esforços para santificar-se, fatalmente falhará (Rm 8.2,3; 7.14,22,23). Deve se lembrar de que a lei do instinto domina, mesmo depois de ficar convencido do erro. Por isso, é determinante a assistência do Espírito (Ef 5.18).

1.3. Vigilância, mas com muito azeite
Paulo disse: “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18). Para ser cheio do Espírito, é necessário purificação de todas as coisas que entristece ou apaga o Espírito (Ef 4.30).
Quem alimenta o próprio ego, certamente ficará vazio de Deus. Deus resiste ao soberbo (lPe 5.5). A comunhão com o mundo e a participação do crente nos prazeres efêmeros impede a atuação do Espírito Santo (2Co 6.14-7.1). E preciso prudência na maneira de andar (Ef 5.15).
O incoerente, pelo prazer de alguns minutos, perde tudo que vale a pena possuir, mas o sábio procura se sacrificar por valores eternos.
Precisamos estar preparados não só para o arrebatamento, mas para a chamada individual ao descanso eterno. A morte chega quando menos se esperar (Mt 25.13). Muitos querem viver aqui eternamente ou escolhem quanto tempo querem viver de acordo com os desejos de seus corações, mas se esquecem de que Deus é soberano sobre nós, Ele está no comando das nossas vidas. Observe um detalhe: ninguém ficará aqui para semente. Portanto, preparemos o suficiente, renunciemos a ganância por bens materiais, prazeres mundanos e vaidade excessiva (Lc 12.15,20,21; 14.33).

2. As aparências podem enganar
A vida de aparências é uma vida vazia. Em todos os aspectos, não faz sentido representar uma pessoa que não existe. As moças da parábola eram parecidas, mas diferentes em seu caráter. Um grupo delas tinha a prudência a seu favor, enquanto que as outras eram insensatas. A vida cristã é impactante pela sua autenticidade, e não pela hipocrisia. Dissimular os verdadeiros sentimentos, camuflar o caráter só causará escândalos contra o evangelho. E determinará o futuro condenatório para o hipócrita (Lc 11.44).

2.1. Todas as moças eram virgens
Virgem como sinal de pureza, ou seja, a Igreja de Cristo, sem mancha e sem mácula (Ef 5.27). Paulo diz: “Porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo” (2Co 11.2). Dentro das igrejas, todos parecem virgens, mas alguns vivem em namoro com as coisas mundanas, amando o mundo, o presente século com os seus prazeres, participando da igreja e do mundo como se fosse normal (l Jo 2.15-17). Que comunhão têm os dois? (2Co 6.14).

2.2. Todas as moças tinham lâmpadas
Possuir dons espirituais, talentos, ministérios não qualifica as pessoas para o encontro com o Noivo. Tudo isso é para servir à igreja enquanto estivermos aqui na terra. Não adianta ter a lâmpada que simboliza a Palavra e não ser praticante e, sim, ouvinte esquecido (Tg 1.22-27). Não podemos ser trapos embrulhados em papel de presente nem uma bela lâmpada faltando azeite.

2.3. Todas as moças estavam esperando o noivo
A grande diferença entre elas era internamente, azeite dentro da vasilha. Não basta esperar o noivo sem se preparar, escondendo a real situação diante de Deus e não se preocupando com a própria vida interior. Muitos esperam o Noivo, mas as coisas temporais, efêmeras e passageiras ainda os fascinam. Carregar a Bíblia, ir à igreja, entregar os dízimos, cumprimentar com saudação cristã, estar em cima do púlpito e até pastorear igreja não garante sucesso na chegada do Noivo (Mt 7.21-23). O importante é conservar a vida no altar e ter intimidade e comunhão com o Senhor.
Esconder a verdadeira identidade confunde muita gente, mas não a Deus. As aparências enganam, pode ter tudo parecido, mas se não tiver o azeite não adianta. O azeite simboliza o Espírito Santo; não o deixe faltar na sua vida (Ef 4.30). A salvação é individual. Portanto, não confie no azeite dos outros, pois pais não levarão filhos; filhos não levarão pais; ovelhas não levarão pastores; pastores não levarão ovelhas; nem ninguém levará os amigos (Jo 14.6; At 4.12; Rm 14.12).

3. A vida pessoal e o trabalho executado
A preocupação não está no trabalho desenvolvido, pois muitos servem incansavelmente, fazem muitas obras, dedicam-se de corpo e alma, mas a vida pessoal não condiz com aquilo que fazem. O trabalho eclesiástico não substitui a preparação da vida de integridade diante de Deus.

3.1. Esta parábola diz de arrebatamento e não de galardão
As obras só servem para quem já estiver salvo, só quem for salvo chegará ao Tribunal de Cristo para receber a recompensa (2Co 5.10 Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.). A chamada é para o arrebatamento, para receber o passaporte para a festa de casamento. A passagem para as bodas precisa estar carimbada com o azeite da preparação. O convite está formulado só não sabemos o dia nem a hora (Mt 24.36).

Aqui a ênfa­se é sobre o fato de que o povo não sabia o dia em que viria o julgamento. Noé e sua família na arca ilustram o milagre de Deus em preservar Israel durante esse tempo terrível de tribulação (Enoque representa o arrebatamento antes da tribulação - Gn 5:21-24; Hb 11:5; 1 Ts 1:10; 5:1-10).
O que impediu as pessoas de ouvir a mensagem de Noé e obedecer? Os interes­ses comuns da vida: comer, beber, casar e dar-se em casamento. Ao viver em função das coisas boas da vida, perderam o melhor. É perigoso tornar-se tão absortos com as coisas da vida a ponto de esquecer que Je­sus está voltando.

3.2. Esta parábola diz quando a punição será feita
A revelação de quem é quem só será feita quando se ouvir: “Aí vem o esposo” (Mt 25.6). O grande problema é que, após a chamada, não haverá tempo para se preparar. Mas Ele respondeu em verdade vos digo que não vos conheço (Mt 25.12). Servir a Deus tanto tempo e ter a porta fechada em sua frente será grande surpresa e decepção. Muitos dirão naquele dia: “Fiz isto no teu Nome. Senhor”, e receberão a resposta: “Nunca vos conheci" (Mt 7.21-23). Mas o que perseverar fiel até o fim será salvo (Mt 10.22; 24.13).

3.3. Esta parábola diz que ainda há tempo de adquirir azeite
Hoje é dia oportuno, a chamada está feita, a porta ainda está aberta, o vendedor é o Senhor Jesus, Ele ainda oferece: “Vinde e comprai-o sem dinheiro e sem preço” (Is 55.1). Depois que a porta da graça se fechar, não adiantará bater, chorar ou espernear, esta é a única porta que não se abrirá mais. Portanto vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir (Mt 25.13).
Não compensa aceitar os “pratos” oferecidos pelo mundo. Não podemos deixar prevalecer a vontade da carne, precisamos mortificá-la. Esperar sem desvanecer é necessário, mesmo que alguns tenham a volta de Cristo por tardia, mas o Senhor não tarda, Ele virá na hora certa (2Pe 3.9). Evitar as iguarias como Daniel propôs em seu coração é o papel do crente que espera ansiosamente a vinda do seu Senhor (Dn 1.8). Não adianta ser crente só de aparência ou de conveniência, há necessidade de buscar a santificação, lavar as vestes no sangue do Cordeiro para eliminar o pecado e não deixar faltar o óleo sobre a cabeça que é o símbolo do Espírito presente em cada momento da vida cristã (Ec 9.8).

Conclusão
“Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que vindo de improviso, não vos ache dormindo. E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai!” (Mc 13.35-37). “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem” (Mt 24.27).

Editora Betel 2º Trimestre de 2013, ano 23 nº 87 – Jovens e Adultos - “Dominical” Professor -

Read more: http://www.revistaebd.com/p/licoes-comentadas-ebd-betel.html#ixzz2XTCSDwXc











Nenhum comentário:

Postar um comentário