Seguidores

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

PROFETA OSÉIAS - PARA REFLEXÃO.

PARA REFLEXÃO.
OSÉIAS CAP. 6.   Vv.  1-11
Os. 6.1 Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele despedaçou e nos sarará, fez a ferida e a ligará.
Os. 6.2 Depois de dois dias, nos dará a vida; ao terceiro dia, nos ressuscitará, e viveremos diante dele.
Os. 6.3 Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
Os. 6.4 Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque a vossa beneficência é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa.
Os. 6.5 Por isso, os abati pelos profetas; pela palavra da minha boca, os matei; e os teus juízos sairão como a luz.
Os. 6.6 Porque eu quero misericórdia e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.
Os. 6.7  Mas eles traspassaram o concerto, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim.
Os. 6.8 Gileade é a cidade dos que praticam a iniqüidade, calcada de sangue.
Os. 6.9 Como hordas de salteadores que espreitam alguém, assim é a companhia dos sacerdotes que matam no caminho para Siquém; sim, eles têm praticado abominações.
Os. 6.10 Vejo uma coisa horrenda na casa de Israel: ali está a prostituição de Efraim; Israel é contaminado.
Os. 6.11 Também para ti, ó Judá, foi assinada uma ceifa, quando eu remover o cativeiro do meu povo.

REFLITA:

OSÉIAS  6.1 E NOS SARARÁ. Noutro chamado ao arrependimento, Oséias garante que Deus, embora julgue o pecado, deseja curar e restaurar o seu povo.

OSÉIAS  6.2,3 DEPOIS DE DOIS DIAS, NOS DARÁ A VIDA. O genuíno arrependimento do povo de Deus trar-lhe-ia renovada vida espiritual. Então, à medida que os fiéis chegassem a conhecer melhor ao Senhor, Ele viria como a chuva, trazendo-lhe mais vida e bênçãos espirituais. A água é freqüentemente mencionada como símbolo, ou tipo do Espírito Santo (ver Jo 7.37-39; Sl 1.3). A chuva temporã  é a que cai na época de arar e semear a terra; simboliza a obra do Espírito Santo no AT). A serôdia é a que cai na época da colheita; simboliza a obra do Espírito Santo no período da igreja

OSÉIAS  6.4 A VOSSA BENEFICÊNCIA É COMO A NUVEM DA MANHÃ. "Beneficência" (hb. hesed) refere-se ao amor pactual santo, inabalável e leal. Israel alegava amar profundamente a Deus. Mas, assim como desaparecem a neblina e o orvalho ao calor do dia, desvanecia-se-lhe aquele amor superficial e egoísta. Devemos sempre testar nosso amor a Deus pela lealdade que dedicamos a Jesus Cristo, e por nossa submissão aos seus propósitos.


OSÉIAS  6.6 EU QUERO MISERICÓRDIA... E O CONHECIMENTO DE DEUS. Na verdade, o que Deus buscava de seu povo era "misericórdia" (hb. hesed), i.e., o amor constante e leal que correspondesse ao seu amor. Ele queria, também, ser reconhecido como Senhor pelos israelitas. O Senhor Deus continua a desejar o mesmo de nós.

Como está o nosso amor a Cristo?

Fonte de pesquisa:
 Bíblia de Estudo Pentecostal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário