Seguidores

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

MATEUS CAP. 04, 05 e 06 - ESTUDOS BÍBLICOS

MATEUS 4 _ QUANDO O TENTADOR VIER

I. A TENTAÇÃO ERA NECESSÁRIA (Jesus foi levado pelo Espírito, ou, nas palavras de Marcos, O Espírito o impeliu)
A. Jesus foi aperfeiçoado, qualificado para ser nosso sacrifício e sumo sacerdote (Hebreus 2:17, 18; 4:15, 16)
B. A fé tem que ser provada
C. Há um risco? Sim, mas quem nunca entra em campo nunca será vencedor
D. Deus prova a nossa fé (1 Pedro 1:7; Tiago 1:2-4, 12,13), mas não nos tenta a pecar. Jesus foi levado por Deus para ser tentado, mas ele não buscou a tentação e não foi tentado por Deus.

II. SATANÁS Á O TENTADOR É ele que quer nos derrubar.
A. "Faça, ninguém vai saber"
B. "Faça, Deus não se importa com isso"
C. "Faça, Deus não sabe o que você precisa"
D. "Faça, você vai sentir bem"
E. "Faça, você só vive uma vez, aproveite a vida"
F. "Faça, Deus quer que você seja feliz"

III. QUANDO O TENTADOR VIER A VOCÊ, DIGA: "ESTÁ ESCRITO"


A. Conheça a Palavra de Deus
B. Creia na Palavra de Deus
C. Resolva antemão fazer a vontade de Deus
D. Quando o tentador vier, lembre-se da Palavra de Deus (que é a espada do Espírito)
E. Exemplos
1. Um pai manda na sua filha “não entre em carro de pessoas estranhas”
2. Eva conheceu, mas não creu
3. Ananias e Safira conheceram e creram, mas não resolveram obedecer
4. Davi conheceu, creu e resolveu antemão obedecer, mas não lembrou na hora da tentação
5. Jesus conheceu, creu, resolveu antemão obedecer e na hora da tentação se lembrou da Palavra e até citou a Palavra de Deus.

MATEUS 5  _ O SEGREDO DA VIDA FELIZ

INTRODUÇÃO: Um homem do faroeste passou a vida procurando uma mina de ouro. Ele gastou tudo, deixou a família, perdeu a saúde, mas nunca encontrou o ouro. Por que não? Porque ele estava procurando no lugar errado. Isso é triste, mas hoje em dia, milhões de pessoas estão buscando uma coisa para fazer a vida feliz, mas nunca vão encontrar o que buscam porque estão procurando no lugar errado.
Todos querem ser felizes. Somente pessoas com uma doença mental querem ser infelizes. Os ricos e os pobres, o bêbado e o sóbrio, o educado e o ignorante, o corrupto e o homem honesto - todos querem a felicidade. Não é mal querer ser feliz na vida e ter uma vida boa que lhe satisfaz. O problema é que tantos estão procurando a felicidade no lugar errado. Estão procurando a felicidade nas circunstâncias da vida em vez do caráter. Procuram na gratificação do eu em vez da rendição do eu a Deus. Acham que a felicidade se encontra em satisfazer os desejos da carne em vez do Espírito.
Todos estes se enganam e, porque estão procurando no lugar errado, passam a vida toda procurando, gastando tudo, sem nunca achar. Jesus disse que a felicidade maior não se encontra naquilo que você tem e sim naquilo que você é.

I. ONDE A FELICIDADE VERDADEIRA NÃO SE ENCONTRA
A. A felicidade verdadeira não se depende nas circunstâncias físicas e materiais da vida ("Se eu conseguir comprar este carro, se eu receber este emprego, se eu tiver boa saúde”). Milhares de pessoas com emprego, carro e saúde não são felizes e milhares sem emprego, carro ou saúde são felizes.
B. Felicidade verdadeira não se encontra na gratificação do eu ("Se eu cuidar só de mim mesmo serei feliz", ou "Eu tenho que me encontrar e me auto-realizar"). O egoísta é normalmente a pessoa mais infeliz.
C. Felicidade verdadeira não vem por satisfazer os desejos da carne ("Se isto me der uma sensação agradável, eu faço"). Drogas, sexo, alimentação ou prazer podem dar sensações agradáveis, mas estas sensações são tão temporárias e passageiras. Depois de passar, chega à depressão, a consciência pesada, a dor, frustração ou fome, mas não a felicidade.

II. JESUS: A FELICIDADE SE DEPENDE DO SEU CARÁTER
A. Jesus ensinou que a felicidade verdadeira não depende tanto nas circunstâncias da vida - o que tem, onde mora, o que conhece. Depende do seu caráter. Ele era muito radical nisso. Jesus não estava em favor da pobreza, doença, ignorância ou fome, mas ele reconheceu que ter ou não ter estas coisas não decide sua felicidade. Leia Mateus 5:3-11 substituindo a palavra "bem-aventurado" por seu sinônimo "felizes" como fazem algumas traduções populares da Bíblia.
1. Feliz a pessoa humilde
2. Feliz a pessoa compassiva
3. Feliz a pessoa mansa
4. Feliz a pessoa justa
5. Feliz a pessoa misericordiosa
6. Feliz a pessoa pura
7. Feliz o pessoa pacificadora
8. Feliz a pessoa perseguida por fazer o que é certo

B. O mundo não pensa assim. Segundo a filosofia do mundo, quanto mais você possuir, mais feliz será. Mas Jesus disse que o humilde, compassivo, manso, etc. é quem é feliz. Nossos valores são errados. Mandamos os filhos para o colégio para aprender matemática, história, letras. Temos cursos de atletismo, natação, balé. Passamos a vida estudando e praticando coisas para nos desenvolver e tomar nosso lugar na sociedade, conseguir um bom emprego, e assim esperamos dar aos filhos a felicidade.

C. Mas estamos procurando no lugar errado. Estas coisas são úteis e boas. É ótimo ser uma pessoa educada, inteligente, informada, útil na sociedade. Mas onde estão os cursos de humildade, mansidão, pureza? Quantos colégios ensinam a misericórdia? Aí está o segredo da felicidade verdadeira - no seu caráter.

MATEUS 06  - QUEM É ESTE DEUS EM QUE CONFIAMOS?
"Ansiedade é um homem velho e triste que anda de cabeça para baixo carregando um pacote de penas de aves, mas que ele acha ser um pacote cheio de chumbo.”


INTRODUÇÃO - Neste capítulo, Jesus ensinou várias coisas importantes para as nossas vidas:
v.1 Não pratique as suas boas obras com o propósito de se aparecer.
v.2-18 Três exemplos disso: benevolência, oração e jejum
v. 19 Não acumule tesouros na terra e sim, no céu.
v. 24 Ninguém pode servir dois senhores.
v. 25 Não ande ansioso pela vida - que comerá, que haverá de se vestir, etc. Antes, busque em primeiro lugar o reino de Deus.

É exatamente este ponto que vamos frisar nesta lição - fé ou confiança em Deus. Às vezes lemos como mandamento que temos que confiar em Deus (e é um mandamento) e aceitamos esta responsabilidade, mas, na prática, não conseguimos. Ainda andamos ansiosos, com medo, sem segurança na certeza que Deus vai cuidar de nós no dia de ama nhá. Para ter esta fé forte, devemos nos focalizar, não em nós mesmos, mas no Deus em que confiamos. Precisamos encher os nossos corações e mentes com a grandeza e o poder deste Deus. Neste capítulo, vemos quem é o nosso Deus em que PODEMOS confiar!

I. ELE É UM DEUS QUE VÊ (v. 4, 6,18). Ele vê as nossas boas obras, orações, dedicação, arrependimento (e também vê os nossos pecados) - tudo que fazemos em secreto, Ele vê.

II. ELE É UM DEUS QUE RECOMPENSA (v. 1, 4, 6,18)
A. Ele recompensa o bem que nós fazemos em secreto, isto é, por motivos sinceros de coração.
B. Ele recompensa publicamente ou abertamente.
C. Ele recompensa pessoalmente. (Em grego, v.4 lê “Ele mesmo recompensa”). Não é por acaso que somos recompensados. É uma ação pessoal e deliberada da parte de Deus. Algumas pessoas desistem de fazer boas obras porque ninguém observa ou ninguém reconhece ou porque os outros não estão fazendo, mas devemos nos perguntar - “Por que fazer boas obras? Para ser visto pelos homens ou por Deus?"

III. ELE É UM DEUS QUE GUARDA. (v 20) Nós estamos acumulando tesouros nos céus. “Eu sei em tenho crido e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia." (2 Timóteo 1:12). E os depósitos no banco de Deus não sofrem desvalorização.

IV. ELE É UM DEUS QUE SABE (v. 8, 32)
A. Ele sabe que você tem necessidades
B. Ele sabe exatamente de que necessita.
C. Ele sabe tudo isso antes que você pedir.

V. ELE É UM DEUS QUE PROVIDENCIA
A. Ele alimenta as aves (v. 26) e nos alimenta (v. 11)
B. Ele dá roupa para a erva do campo (v. 30) e também a nós (v. 30).

VI. ELE É UM DEUS QUE PERDOA (v.12,14)

VII. ELE É UM DEUS QUE LIVRA DO MAL (v. 13)

VIII. ELE É JUSTO (v33), SENHOR (v24), REI (v. 13,33), SANTO (v 9) e PAI.

IX. ELE ESTÁ NOS CÉUS E NOS LUGARES SECRETOS (v6, 18)

CONCLUSÃO - Pessoas que realmente acreditam nestes fatos a respeito a Deus conseguem coisas maravilhosas. Elas fazem grandes sacrifícios. Elas não se preocupam com fama ou reconhecimento. Elas não se importam se as pessoas as acham religiosas ou não. Elas não ficam ansiosas pensando "Quem vai cuidar de mim na minha velhice?” Elas continuam fazendo o bem, mesmo quando todos os outros desistem. Elas nem desistem quando ninguém reconhece ou agradece o seu esforço. Elas não têm medo do dia de amanhã. Elas vivem uma vida de fé em Deus.
Lembre-se que a pessoa ou a coisa em que você confia para o seu bem estar no futuro se torna o seu deus. Quem pensa "Meu futuro está garantido pelo dinheiro que tenho no banco" - o dinheiro é seu deus. Em outras palavras, a pessoa ou coisas que você escolher para servir se torna o seu deus, seja riqueza, seja o apoio dos homens, seja si mesmo. Agora, quem é e como é o Deus em que você confia?


Nenhum comentário:

Postar um comentário