Seguidores

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

ESTUDOS BIBLICOS - MATEUS CAP. 13, 14 e 15

MATEUS 13 A PARÁBOLA DO FERMENTO

INTRODUÇÃO
São quatro palavras chaves nesta parábola: reino - fermento - escondeu - tudo levedado

I. REINO
A. Destas 4, reino é a mais difícil para nós hoje em dia. De fato, a idéia de um reino ou monarquia já não é muito atraente para a maioria. Quando os brasileiros tiveram chance de escolher o sistema do governo presidencialismo, parlamentarismo ou monarquia) o menos votado foi monarquia. Talvez seja o espírito de democracia - nós não queremos um homem controlando nossas vidas. Queremos fazer nossas próprias decisões. Temos medo de ditaduras como do passado. Talvez porque os reinos no mundo se tornaram tão raros, e os que ainda persistem, como de Inglaterra, parecem como piadas às vezes: Os escândalos na família real (Príncipe Charles e Lady Diana, Rainha Elizabete), suas vidas de luxúria no meio de pobreza e falta de boa liderança na política, na social, na religiosa. Então é difícil para nós hoje em dia pegar bem o conceito de reino como os antigos entenderam.

B. Mas a idéia do reino é fundamental na Bíblia. Talvez o mais perto hoje em dia esteja nos filmes - Guerra nas Estrelas. O Império, Darth Vader. O Lado das Trevas. Uma potência, neste mal, dominando o universo por força. Pense na palavra "Império". Provavelmente para a maioria, é uma palavra muito negativa. Imperialismo - quase um palavrão. Mas é assim. Imperialismo = os fortes dominando e subjugando os fracos. Fala de conquista, escravidão domínio, poder. Como é que os impérios deste mundo crescem? Por conquista, poder militar, tratados políticos, comprando e vendendo povos e nações, riqueza. Esta é a verdade.

Mas a Bíblia fala de dois reinos ou impérios. Colossenses 1:13. O Reino de Jesus não é como os reinos deste mundo, nem como o império das trevas. Seu propósito é conquista. O alvo e desejo de Jesus é nada menos que dominar totalmente no coração de todo ser humano.

II. FERMENTO
A. Mas seus métodos são diferentes.
"Não por força, nem por violência mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.
Romanos 1:16 O evangelho é o poder de Deus para salvação
O reino de Jesus se caracteriza por uma influência interior que converte e transforma a pessoa e assim a sociedade e esta influência é altamente contagiosa. Jesus disse que é semelhante a fermento.
B. O reino de Jesus Cristo cresce, conquista, chega a dominar e transformar na mesma maneira que fermento faz dentro de um pouco de massa. Se pegar um pouco de massa e disser 'Vou fazer crescer esta massa. "Vou fazer expandir." Esticando - batendo- mandando- gritando - ameaçando - jogando. Ela não cresce. Ainda é uma bola de massa. Mas com a tecnologia moderna, temos ferramentas que não tinha antes- bomba de ar. Mas ainda não cresce.

Como fazer crescer? Colocar um pouco de fermento por dentro. Misture - até penetrar bem e espalhado. E deixe. O fermento começa a trabalhar. Depois de crescer -coloca no forno e "Presto - um pão!" O que estava dentro que fez a massa crescer? Fermento

Assim é o reino de Deus. Colocar a palavra, O Espírito, Cristo nos corações de um grupo de pessoas. Deixe. Daqui um pouco coisas começam a acontecer. Há crescimento. Transformação. O reino está expandindo na sua conquista do mundo.

III. ESCONDIDO
A. O fermento faz o seu trabalho sem chamar atenção a si mesmo, silenciosamente
1 Tessalonicenses 4:11,12 diligenciardes por viver tranqüilamente, cuidar do que é vosso, e trabalhar com as próprias mãos como vos ordenamos; de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar.
1 Pedro 3:1-4 Mulheres ganhando seus maridos descrentes pelo seu honesto comportamento, cheio de temor e seu espírito manso e tranqüilo

B. O fermento trabalha no interior e não no exterior.
Mateus 15:8, 11, 18,19

IV. TUDO LEVEDADO
O fermento é contagioso
João 1:41-44 André foi correndo para dizer a Pedro.
João 4:25, 26 A mulher samaritana foi correndo para contar a cidade toda.

V. Coisas que aprendi tentando fazer pão:
A. Fermento precisa de calor. Não cresce na geladeira.
Aplicação para a igreja?
A palavra não transforma um coração frio? Uma igreja fria tem pouca influência?
Perseguição fez a igreja crescer. (Jerusalém, Ásia, Europa)? A palavra, O Espírito, Cristo - tudo foi colocado nos corações de um grupo de pessoas. Deus os deixou ficar em favor do povo um pouco. Depois aplicou o calor. A igreja cresceu.

B. Se ficar quente demais, pode matar o fermento
Quando é quente demais? Trata-se de perseguição ou provação, nunca é quente demais porque Deus limita as provações 1 Co 10:13.

CONCLUSÃO
Deus coloca seu Espírito em nós para nos transformar.
Deus nos coloca no mundo para transformar o mundo.
Nisto, o reino dos céus está crescendo em que mais e mais pessoas estão se submetendo mais e mais à vontade e domínio do rei Jesus.

Um exemplo: Charles Darwin visitou a Ilha Del Fuego e escreveu que o povo da ilha era sem redenção, violento, imoral e totalmente decadente. Anos depois teve ocasião de visitar a mesma ilha e achou um povo manso, amoroso, que vivia em decência e em ordem respeitando uns aos outros. Que fez a diferença? Nos anos entre as visitas, um grupo de missionários de Inglaterra levou o evangelho à ilha. Quando Darwin chegou à Inglaterra, ele mandou uma grande contribuição à sociedade missionária que enviou os obreiros para pregar na ilha.

O evangelho transforma pessoas e pessoas transformadas transformam a sociedade. Isto está ainda acontecendo. A pergunta é onde você fica nesta história. Em qual império você está trabalhando? Só tem 2 reinos no mundo espiritual - Das trevas e de Jesus. Se você está no reino de Jesus, está sendo fermento? Está fazendo o reino crescer? Se não está no reino de Cristo ainda, porque não?


MATEUS 14 ONDE HÁ JUSTIÇA?

INTRODUÇÃO
Neste capítulo lemos da morte de João, a multiplicação dos pães, Jesus andando em cima da água. Mas agora vamos analisar o texto um pouco para ler as linhas entre os grandes milagres. Em Mateus 14 João foi morto porque tinha coragem para pregar arrependimento ao rei Herodes. Este João era amigo, parente, colega, homem de Deus, sofrendo nas mãos do perverso. Imagine os sentimentos de Jesus na hora de saber que ele foi decapitado. O que passou por sua cabeça? Como ele encarou esta injustiça? De fato, alguém podia perguntar: “Onde há justiça nisso? Será que o mal sempre vai vencer o bem? Mas veja a reação de Jesus!

I. ELE FOI FALAR COM O PAI, SOZINHO vv14, 23.

II. ELE CONTINUOU SERVINDO OS OUTROS, FAZENDO O BEM, OBEDECENDO A DEUS.

A. Em v14 a multidão o seguiu, a maioria por interesse (querendo curas e bênçãos materiais) "Que pessoas indignas!" Onde estava a simpatia? Por que não podiam deixar ele em paz um pouco depois dele ouvir da morte do seu amigo? Mas não:" Nos queremos curas". Sempre era e será assim: os seguidores exigem demais dos seus líderes. Ele podia ter dito: “Vocês não sabem que eu tenho meus problemas também?" Mas não era assim. Jesus os curou. Jesus os alimentou.

B. Muitos já recusaram se arrepender, mas Jesus ficou dando, dando, dando, com compaixão. É assim que pessoas foram transformadas - pregando e praticando bondade e justiça. Falando e mostrando a vida de lá em cima. Se Jesus estivesse fazendo o bem só para ganhar popularidade ou só para influenciar o povo, teria desistido! Mas não desistiu.

C. Jesus é bondoso, misericordioso, compassivo por natureza. Nem todos foram transformados pelo seu exemplo, mas quem foi transformado foi como resultado do seu ensino e exemplo. Nisto vemos o amor verdadeiro: a mãe que ama seu filho fica dando, amando, cuidando, se importando, mesmo quando o filho é ingrato, ignorante, e imaturo. É este amor que boas mães transmitem para suas crianças que as faz ser boas pessoas. Vivendo na presença deste amor, as crianças aprendem amar. Vivendo com Jesus, aprendemos a ser como ele.

III. E VOCÊ?
A. Na hora da sua tristeza, para onde você vai?

B. Você tem este amor para com os outros? Este amor faz que você continue ajudando e servindo mesmo quando gostaria de escapar de tudo e ficar só?

C. Você continua fazendo o bem, mesmo quando os outros não merecem, ou não apreciam?

D. Como Deus está usando você para transformar o mundo? Você está ensinando e demonstrando a vida cristã ao mundo?



MT 15 QUANDO JESUS ESCANDALIZOU

INTRODUÇÃO
1. As palavras de Jesus escandalizaram os fariseus (v12)

2. Escandalizar quer dizer “fazer tropeçar" e é traduzida da palavra grega” scandalizó". Às vezes, é traduzido “ofender"

3. Leia Mateus 18:6-8, notando a mesma palavra usada 6 vezes, “fizer tropeçar... escândalos... escândalos... escândalo... faz tropeçar... faz tropeçar..." Neste trecho, escandalizar, ou fazer tropeçar, é totalmente ruim e condenado. Mesmo assim, Jesus, em Mateus 15, fez tropeçar - ele escandalizou com suas palavras. Por que é ruim escandalizar os pequeninos na sua fé ou mesmo fazer tropeçar a si mesmo na sua vida cristã, mas Jesus era certo escandalizando os fariseus?

I. JESUS ESCANDALIZOU OS HIPÓCRITAS (vv1-12)
A. A tradição dos anciãos dos judeus era de lavar as mãos antes de comer, não por razões de higiene mas como cerimônia religiosa. Jesus não fez isto (pelo menos esta vez). Quando o perguntaram por que, Jesus respondeu com uma acusação. Eles recusaram ajudar os pais, declarando que o seu dinheiro tinha sido dedicado ao Senhor ou “Corban". Jesus os acusou de hipocrisia nisto.

B. Jesus não cedeu ao erro e hipocrisia só para manter a paz e ser agradável a todos. O hipócrita, orgulhoso, cego pela dureza do seu coração precisava cair ou tropeçar. A reação de Jesus não era - “Eu sinto muito” ou" Vou pedir desculpas "" Deixe-os, são cegos e guias de cegos”

II. QUAL A RAZÃO QUE JESUS OS ESCANDALIZOU? (v10)
A. A razão que Jesus escandalizou os fariseus (v10) era que ele queria anular a influência má deles para proteger o povo dos erros e a falsidade deles.

B. Jesus, com uma palavra, curou os cegos fisicamente (eles não tinham culpa por ser cegos).
Mas Jesus não estendeu a mão para curar os cegos espirituais. (Ele estendeu as suas mãos para curar estes na cruz).

C. Houve guias cegos e seguidores cegos.
Os guias cegos tinham conhecimento, mas não queriam obedecer. Estes não tinham esperança.
Os seguidores cegos eram ignorantes, mas não queiram permanecer cegos. Estes tinham esperança.

III. QUAL O PROBLEMA EM GUARDAR TRADIÇÕES?
A. Jesus atacou as tradições aqui, mas não há problema em guardar tradições. (por exemplo: Dia de Ação de Graça, Bênção papai, ajoelhar entrando no prédio da igreja para adorar, etc.).

B. O problema vem quando:
1. Ensinarmos tradição como doutrina (v9) exigindo que todos sigam nossa tradição, condenando quem não faz.

2. As tradições anulam o mandamento de Deus (exemplo, declarar nosso dinheiro "Corban”, ou dedicado ao Senhor, como pretexto para não sustentarmos nossos pais, não curar no sábado, etc.).

IV. UMA APLICAÇÃO PRÁTICA
A. Religião verdadeira é do coração (vv17-20). Pode cumprir todas as tradições, guardar todas as cerimônia e rituais, assistir o culto todo domingo, mas se o seu coração está cheio de coisas ruins, sua religião se torna a ser apenas religiosidade e está tudo em vão.

B. Religião verdadeira é do coração. Não quer dizer que só por ser sincero, está certo. Deus tem mandamentos para serem obedecidos. Mas o coração bom quer fazer a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário