Seguidores

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Lições Bíblicas CPAD   Jovens e Adultos
 4º Trimestre de 2013

Título: Sabedoria de Deus para uma vida vitoriosa — A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Comentarista: José Gonçalves

Lição 8: A mulher virtuosa
Data: 24 de Novembro de 2013

TEXTO ÁUREO
 “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins” (Pv 31.10).

VERDADE PRÁTICA
 O comportamento e a sabedoria de uma mulher são os únicos critérios capazes de a definirem como virtuosa

 LEITURA DIÁRIA
 Segunda - Pv 31.11  A mulher virtuosa é esposa fiel
 Terça - Pv 31.25,28  A mulher virtuosa é respeitada
 Quarta - Pv 31.27  A mulher virtuosa trabalha
 Quinta - Pv 31.16  A mulher virtuosa empreende
 Sexta - Pv 31.23  A mulher virtuosa recebe testemunhos
 Sábado - Pv 31.30  A mulher virtuosa teme ao Senhor

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
 Provérbios Provérbios 31.10-21,23-29.

INTERAÇÃO

Vivemos numa sociedade onde a figura da mulher tem se reduzido a mero objeto sexual. Nas danças, nas músicas sensuais, nos comerciais televisivos e nos outdoors, a sensualidade das mulheres brasileiras está na linha de frente. Entretanto, a Bíblia estabelece para a mulher cristã um papel protagonista e exuberante. Ser mulher, de acordo com a Palavra de Deus, é ser feminina, não feminista; madura, não imatura; santa, não depravada.
A mulher cristã, em todas as esferas da sua vida, deve viver para a glória de Deus.

OBJETIVOS
 Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conhecer a mulher virtuosa como esposa e mãe.
Compreender a mulher virtuosa como trabalhadora e empreendedora.
Aprender com o testemunho da mulher virtuosa como serva de Deus.


ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
 Professor, para concluir o terceiro tópico, sugerimos a seguinte atividade: Peça aos alunos que, em revista, jornais ou internet , pesquisem sobre mulheres que são destaques no mercado de trabalho, mas simultaneamente, desempenham o papel de mãe e esposa no lar. Em seguida, selecione no máximo cinco pesquisas e solicite que os escolhidos apresentem os seus resultados destacando como tais mulheres desenvolveram estratégias para conciliar a carreira profissional com a vida doméstica. Permita aos alunos emitirem opiniões sobre o assunto. Conclua o tópico afirmando que o princípio bíblico para a mulher cristã não mudou: Em Deus, ela é uma brilhante profissional, mas, igualmente, mãe presente e afetuosa bem como uma esposa companheira.

COMENTÁRIO
 introdução
 Palavra Chave
Virtuosa: Pessoa que possui e cultiva qualidade de virtude (moral, religiosa, social, etc). Valorosa, esforçada e afetiva.

A poesia de Provérbios 31 é uma das mais belas de toda a literatura universal. Este inspirado poema, além de mostrar o verdadeiro valor da mulher, evidencia as virtudes morais e espirituais que a fazem virtuosa. Tal mulher contrasta-se fortemente com a vil apresentada em Provérbios 11.22.
Ao contrário da virtuosa, a vil é desprovida das virtudes. A formosura da mulher virtuosa é de natureza ética; a da vil é de caráter meramente estético. A mulher virtuosa prioriza os valores interiores e faz de Deus a fonte de tudo o quanto ela é e representa. Por isso, a mulher virtuosa é tida por honrada!

I. A MULHER VIRTUOSA COMO ESPOSA
 1. Tem a confiança e o respeito do marido. As bases do relacionamento conjugal são a confiança e o respeito mútuo, pois a fidelidade é um dos pilares do casamento. Onde impera a desconfiança e o desrespeito, o casamento está fadado ao fracasso. Acerca da mulher virtuosa, a Palavra de Deus é clara: “O coração do seu marido está nela confiado” (Pv 31.11). Além de significar “confiar”, a palavra hebraica batach também expressa as ideias de “sentir-se seguro” ou “estar despreocupado”.

2. Tem a admiração e o reconhecimento do marido. Uma das formas de se demonstrar amor no casamento é reconhecer a importância e o valor do cônjuge. Esse reconhecimento deve ser expresso por atitudes e palavras. Enquanto os homens são movidos pelo que veem, as mulheres respondem melhor pelo que ouvem! Por isso é importante que o esposo elogie sua esposa sempre.
Não adianta você dizer que as suas atitudes demonstram que você realmente a ama. É preciso declarar e falar que você a ama. Se a mulher de Provérbios 31 é virtuosa, o seu marido também o é. Ele expressa isso em palavras (v.29). Ele sabe que a sua esposa é virtuosa e não sente vergonha em dizer! O marido da mulher virtuosa deve tecer-lhe elogios tanto no lar quanto em público. Mas o homem que destrata sua esposa arruína o casamento e peca contra Deus (1Pe 3.7).

SINOPSE DO TÓPICO (I)
 A mulher virtuosa, como esposa, tem a confiança, o respeito, a admiração e o reconhecimento do marido.

II. A MULHER VIRTUOSA COMO MÃE
 1. É educadora. Em Provérbios 31.25, duas coisas são ditas a respeito da mulher virtuosa: “Força e dignidade são os seus vestidos [ARA]”. A palavra hebraica ‘oz, traduzida como força, é apresentada no texto bíblico com sentido literal e figurado. Figuradamente, descreve a segurança experimentada pelos justos (Sl 62.7; Pv 18.10). Por outro lado, o termo “dignidade”, do hebraico hadar, significa ornamento e honra. A poesia expõe os valores morais que a mulher virtuosa veste. Ela é segura, confiante e digna. Estes são os valores nos quais, como mãe, ela educará seus filhos.

2. É afetuosa. Uma das grandes causas da delinquência juvenil pode ser encontrada na ausência de afetividade na infância. Se os filhos da mulher virtuosa “levantam-se [...] e chamam-na bem-aventurada” (Pv 31.28) é porque ela sempre lhes deu afeto e atenção. Afeto gera afeto! Infelizmente, muitos pais não demonstram carinho algum pelos filhos. A rispidez e os xingamentos estão presentes na “educação” deles! Como será o futuro dessas crianças que, diariamente, são tratadas dessa forma por seus pais?

SINOPSE DO TÓPICO (II)
 Na Bíblia, como mãe, a mulher virtuosa mostra-se educadora e afetuosa.

III. A MULHER VIRTUOSA COMO TRABALHADORA
 1. É dona de casa. Foi realizada nos Estados Unidos, há algum tempo, uma pesquisa envolvendo altas executivas. A pesquisa queria saber o que as faziam sentir-se realizadas como mulher. O resultado foi surpreendente: a maioria respondeu que a sua maior realização estava em ser esposa, mãe e dona de casa.
A mulher virtuosa ama os afazeres domésticos e tudo faz para cumprir com excelência a sua missão (v.27). Mas sempre que necessário, o marido pode ajudá-la nos afazeres domésticos. Dessa forma, estará demonstrando, na prática, a sua gratidão à esposa. A mulher virtuosa tem o seu trabalho devidamente reconhecido na Bíblia, e o mesmo reconhecimento deve ser dado pelo seu esposo.

2. É empreendedora. A missão da mulher moderna é bem complexa: esposa, mãe, dona de casa, trabalhadora e empreendedora. Além das tarefas domésticas, muitas vezes precisa trabalhar fora para complementar a renda da família, tendo uma jornada de trabalho repleta de atividades.
Nesse aspecto, o esposo sábio pode contribuir auxiliando a esposa em suas atividades. Se a esposa trabalha fora para ajudar o marido, ele também pode auxiliar em algumas tarefas dentro de casa, inclusive honrando-a com alguns momentos em que ela poderá descansar.

SINOPSE DO TÓPICO (III)
 A mulher virtuosa além de cuidar da tarefa doméstica, se mostra empreendedora.

IV. A MULHER VIRTUOSA COMO SERVA DE DEUS
 1. Dá um bom testemunho. Em Provérbios 14.1, há um forte contraste entre duas mulheres: a sábia e a tola. Esta, por sua conduta, destrói o seu lar. Mas aquela, através de seu bom testemunho, edifica a sua casa. Muitos são os casamentos fracassados e desfeitos devido à falta de sabedoria, prudência e sensatez de algumas mulheres. O marido da mulher tola pode ser considerado como um homem sofredor e infeliz. Mas o esposo da mulher virtuosa é estimado entre as autoridades e honrado “quando se assenta com os anciãos da terra” (Pv 31.23).

2. É temente a Deus. Tudo o que é testemunhado acerca da mulher virtuosa só é possível porque ela teme ao Senhor (Pv 31.30). O temor a Deus faz dela uma mulher estimada dentro e fora do lar (Pv 1.7).

SINOPSE DO TÓPICO (IV)
 Como serva de Deus, a mulher virtuosa é temente ao Altíssimo e dá bom testemunho

CONCLUSÃO
 Em um mundo onde os valores estéticos são mais importantes do que os éticos, as virtudes acabam sendo ignoradas. Tal inversão de valores produz consequências danosas à sociedade e principalmente à família. Mas a mulher virtuosa preserva o seu lar através de suas singulares virtudes espirituais e morais. Por isso, ela é honrada por todos. Que as servas do Senhor passem a cultivar com mais zelo as virtudes que a Bíblia expõe de maneira tão bela e clara em Provérbios 31.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
 HENRY, M. Comentário Bíblico Antigo Testamento — Jó a Cantares de Salomão. 1 ed., RJ: CPAD, 2010.
HUGUES, B. Disciplinas da Mulher Cristã. 1 ed., RJ: CPAD, 2005.

 AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I

Subsídio Bíblico
 “A Mulher Virtuosa [Provérbios 31.10-31]
Esta descrição da mulher virtuosa pretende mostrar que tipos de esposas devem ser as mulheres, e que tipos de esposas os homens devem escolher; ela consiste de vinte e dois versículos, cada um deles iniciado por uma letra do alfabeto hebraico, em ordem, como alguns dos salmos, o que leva alguns a pensar que este fragmento não fazia parte da lição que a mãe de Lemuel lhe ensinava, mas era um poema, por si mesmo, escrito por algum outro autor; e talvez tivesse sido muito repetido entre os judeus piedosos, e para facilitar a memorização tivesse sido escrito alfabeticamente. Nós o temos condensado no Novo Testamento (1Tm 2.9,10; 1Pe 3.1-6), onde o dever recomendado às esposas está de acordo com esta descrição de uma boa esposa; e com boas razões há tanta ênfase sobre ele, uma vez que o fato de que as mães sejam sábias e boas, contribui, tanto quanto qualquer outra coisa, para a promoção da religião nas famílias, e a sua transmissão para a posteridade [...]” (HENRY, M. Comentário Bíblico Antigo Testamento — Jó a Cantares de Salomão. 1 ed., RJ: CPAD, 2010, pp.885-86).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
 Subsídio Vida Cristã

 “A MATERNIDADE EM NOSSA NATUREZA
A palavra criar origina-se da palavra latina que significa ‘ato de alimentar, amamentar ou nutrir’. Em nossa linguagem vigente, seu significado é mais para o bem-estar de todos. Conclui-se que se o suave toque maternal de uma mulher faltar, a sociedade com certeza se degenerará. Você não tem de ir muito longe para obter provas do que está acontecendo à nossa volta. As crianças do mundo estão chorando por um toque feminino e maternal. Mas submeter-se ao plano de Deus para a essência materna de nosso ser requer disciplina, sobretudo levando em conta nossa cultura.
A Palavra de Deus ensina que gerar vida é exclusivamente feminino. Todas somos filhas de Eva, cujo nome é revelado em Gênesis 3.20, que significa ‘mãe de todos os viventes’. Assim como Eva, foi dado a cada uma de nós um corpo projetado para gerar vida. Somos lembradas disso todos os meses com o armazenamento e passagem de sangue necessário para a nutrição do recém-nascido. Nossos seios têm a faculdade de nutrir o recém-nascido. As mulheres que ficam grávidas e dão à luz experimentam a plena realização desses dons e fazem a descoberta magnificamente pessoal de que uma criança depende completamente do corpo da mãe para a própria vida.
Mas há muitas mulheres que nunca dão à luz, cuja maternidade se estenderá necessariamente aos que não são seus filhos. Não é o processo de gravidez e parto que torna uma filha de Eva mãe.
A Bíblia ensina que todas as mulheres são criadas para ‘ser mãe’, gerar vida. Ser mãe é mais que um mero mecanismo de útero e seio; é muito mais profundo. E as mulheres ficam mais femininas quando são mães” (HUGUES, B. Disciplinas da Mulher Cristã. 1 ed., RJ: CPAD, 2005, p.154).

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
 A Mulher Virtuosa
 O que é ser uma mulher virtuosa? Será que é aquela que vive para o lar e não trabalha fora e que tem sempre uma atitude servil? Por muitos séculos a mulher foi excluída, colocada à margem da sociedade, vivendo sob o jugo do preconceito, da indiferença. Porém, o Criador sempre amou e honrou as mulheres.
A cultura judaica era dura com a mulher. Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe “na sociedade hebraica a mulher era considerada parte da propriedade de um homem” (Gn 31.14,15; Rt 4.5,10). O texto de Juízes 19.24 mostra um pouco do abuso e da violência a que as mulheres eram submetidas (Jz 19.24,29).
Jesus, o Filho de Deus foi gerado no ventre de uma mulher virtuosa. Um gesto que mostra o quanto Deus ama e respeita a mulher. O Salvador nasceu em uma cultura em que as mulheres eram vítimas de preconceito. Elas eram deixadas à margem. As mulheres não eram nem mesmo contadas. Quando Marta pede a Jesus para que Maria deixe a sala, talvez seja porque este local era restrito aos homens. No Antigo Testamento as mulheres ficavam a parte quando havia visitantes (Gn 18.9). Naquela cultura não havia espaço para o discipulado entre as mulheres. Jesus quebrou vários paradigmas ao ensinar e evangelizar as mulheres (Jo 4.10-26; 11.20-27). Em o Novo Testamento, no Templo de Herodes, elas ficavam separadas em um local chamado de “pátio das mulheres”. Jesus abriu as portas das prisões sociais e valorizou a mulher como ninguém nunca o fez ou fará (Is 61.1): “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3.28).
No livro de Provérbios encontramos vários textos e ensinos a respeito das mulheres (da mulher vil e da virtuosa).
A mulher virtuosa descrita no capítulo 31 é uma mulher que está à frente do seu tempo. Ela é vista como alguém que cuida bem da casa, do marido e dos filhos, mas ela é também uma mulher de negócios, uma empreendedora. Ela faz, vende e importa produtos (Pv 10.10-31). A mulher virtuosa é descrita como alguém que tem excelentes habilidades, e que é sábia. Sem sabedoria não há virtudes. Que as mulheres que temem ao Senhor busquem a sabedoria divina para que possam viver de modo que os filhos e toda a sua casa possam dizer: Bem-aventurada!



SUBSÍDIOS 001

Texto Básico: Provérbios 31:10-21,23-29
24/11/2013

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins" (Pv 31.10).

INTRODUÇÃO

O Capítulo 31 de Provérbios é como que uma homenagem à mulher virtuosa. Ele contém um acróstico do alfabeto hebraico. Do versículo 10 a 31, cada versículo começa com uma letra do alfabeto Hebraico. Este Capítulo se tornou necessário visto que a mulher apareceu muitas vezes no Livro como um instrumento pecaminoso, contra quem, especialmente os jovens, foram advertidos a não caírem nos seus laços. O Livro falou de “mulher insensata”, da “mulher perversa”, da “mulher rixosa”, da “mulher imoral”, porém, no fim apresenta a mulher virtuosa, aquela que teme ao Senhor - “... mas a mulher que teme ao Senhor essa será louvada”(Pv 31:30).
O que é ser uma mulher virtuosa? Será que é aquela que vive para o lar e não trabalha fora e que tem sempre uma atitude servil? Por muitos séculos a mulher foi excluída, colocada à margem da sociedade, vivendo sob o jugo do preconceito, da indiferença. No Antigo Testamento, as mulheres ficavam à parte quando havia visitantes (Gn 18:9). Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe, "na sociedade hebraica a mulher era considerada parte da propriedade de um homem" (Gn 31:14,15; Rt 4:5,10). O texto de Juízes 19:24 mostra um pouco do abuso e da violência a que as mulheres eram submetidas (Jz 19:24,29). No Novo Testamento, no Templo de Herodes, elas ficavam separadas em um local chamado de "pátio das mulheres". Porém, o Criador sempre amou e honrou as mulheres. Jesus Cristo quebrou vários paradigmas ao ensinar e evangelizar as mulheres (João 4:10-26; 11:20-27). Ele abriu as portas das prisões sociais e valorizou a mulher como ninguém nunca o fez ou fará (Is 61:1) - "Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus" (Gl 3:28).

I. A MULHER VIRTUOSA COMO ESPOSA

1. Tem a confiança e o respeito do marido. A Bíblia diz que a primeira característica da mulher virtuosa é exatamente a confiança e credibilidade que tem junto ao seu marido (Pv 31:11), que é o pressuposto para que realize tudo aquilo que está descrito naquele texto. Se a mulher não tivesse a credibilidade do marido, poderia administrar a casa, como ali é descrito? Poderia comprar e vender? Produzir e conservar a sua residência? Muitas mulheres não despertam confiança em seus maridos e, por isso, não têm esta liberdade que tinha a mulher virtuosa, inclusive no aspecto econômico-financeiro.
Um dos compromissos assumidos no casamento é a fidelidade conjugal. É, sem dúvida, um dos maiores pilares de sustentação do casamento. Segundo o pastor Elinaldo Renovato, a segurança espiritual e emocional do casal depende da fidelidade que cada um devota ao outro. Sem fidelidade, o casamento desaba. As estruturas do casamento não são preparadas para suportar a infidelidade. Esta tem efeito devastador no matrimônio, no lar e na família. Mas, infelizmente, nestes últimos dias da Igreja, Satanás tem se utilizado desta arma contra o casamento. “Ninguém é de ninguém”, costuma-se dizer e se propaga a tolerância e a admissão de “aventuras extraconjugais” por parte de marido e mulher, chegando mesmo a se dizer que tal comportamento reforça a “sexualidade” e o “afeto” entre os cônjuges. Mentiras satânicas que têm por objetivo tão somente a disseminação da impureza sexual. A Bíblia é bem clara a este respeito: “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus” (1Co 6:10) e, ainda, “aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará” (Hb 13:4b). Por fim, “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira” (Ap 22:15). Em outras palavras, quem preterir a fidelidade conjugal, caminhará para a perdição eterna.
2. Tem a admiração e o reconhecimento do marido. “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos”(Pv 12:4). Uma mulher virtuosa é uma mulher nobre, graciosa, diligente e amorosa. Ela agrada e honra o seu marido fielmente. Ele é grato e se regozija na bondade de Deus para com ele através dela. Mas uma mulher odiosa envergonha o seu marido, e lentamente o mata de dentro para fora pela sua estupidez, egoísmo, teimosia ou infidelidade. A “coroa” citada no texto é simplesmente uma metáfora. Uma coroa honra a pessoa. Reis recebem coroas pela honra do seu ofício, e atletas são coroados para honrar as suas realizações esportivas. Uma grande mulher honra o seu marido pelo prazer e pela admiração que ela traz para ele, e ela coroa a autoridade dele através da sua submissão e pelo que ela exige dos seus filhos. A coroa é uma bela peça de jóias e a mulher virtuosa é assim, também, para com o seu marido!

II. A MULHER VIRTUOSA COMO MÃE

1. É educadora. “Toda mulher sábia edifica sua casa, mas a tola derruba-a com a suas mãos”(Pv 14:1). A mulher sábia é a “mulher virtuosa” de que fala provérbios 31:10. Ela tem capacidade de edificar a sua casa, como adjutora do seu esposo, ao lado dos filhos. A primeira e grande tarefa que a esposa tem como adjutora, na edificação do lar é na criação dos filhos ao lado do marido. Isso não é pouca coisa. Diz um provérbio: “Quem educa um homem, educa uma esposa. Quem educa uma mulher, educa uma nação”. Explicando: Uma mãe, quando cônscia do seu dever, contribui com parcela ponderável de sua vida na edificação moral e espiritual dos seus filhos que, no futuro, serão cidadãos úteis à nação.
2. É afetuosa.  Em Provérbios 31:28 está escrito: “Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada...”. Este texto nos induz a entender que, como mãe, esta mulher virtuosa tratava a sua família com bastante afeto e atenção. Como diz o pr. José Gonçalves, afeto gera afeto! Atualmente, afeto é um “produto” em extinção; quando isto é manifestado faz-se à distância, por meios virtuais(facebook, por exemplo), e outros não demonstram carinho algum pelos seus filhos, são brutos e egoístas; o indiferentismo é implacável! Como será o futuro das famílias daqui a 15 anos? Nem quero imaginar! É bom ressaltar que uma das grandes causas da delinquência juvenil pode ser encontrada na ausência de afetividade na infância por parte dos seus pais.

III. A MULHER VIRTUOSA COMO TRABALHADORA

Uma das características da mulher virtuosa é o fato de não ser preguiçosa, mas trabalhadora – “Busca lã e linho e trabalha de boa vontade com as suas mãos”(Pv.31:13). Sabemos que a ida da mulher ao mercado de trabalho não é uma opção pessoal e voluntária, na maior parte das vezes, mas é consequência dos baixos salários, do crescente desemprego e uma decisão de sobrevivência. No entanto, mesmo quando for inevitável esta solução, que implicará em prejuízos inafastáveis na educação e criação dos filhos, tudo deve ser feito de modo a reduzir, ao máximo, os malefícios e o critério a ser utilizado deverá ser, sempre, o da busca do realmente necessário e fundamental para a família, não se deixando levar pelas quimeras da suntuosidade, do luxo ou da manutenção de um “status” social totalmente incompatível com a realidade do cotidiano familiar. Se a família se orientar pelos valores consumistas, fatalmente estará fadada a amar o dinheiro e, a partir deste amor ao dinheiro, trará para si enormes dores e dificuldades (2Tm 6:8-10).
1. É dona de casa. “Ainda de noite, se levanta e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas”(Pv 31:15); “Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça” (Pv 31:27). Aqui, a mulher virtuosa ama administrar sua casa. É fundamental que a mulher execute as tarefas que lhes são cometidas dentro do lar, entre os quais, destacam-se a provisão da alimentação e das demais necessidades. O modelo tradicional de família, já hoje quase inexistente, cometia ao marido o trabalho fora de casa, e à mulher o trabalho dentro de casa. Hoje em dia, em virtude da necessidade de ambos os cônjuges trabalharem, para que haja o mínimo de conforto na vida da família, é preciso que haja uma distribuição de tarefas entre os cônjuges, o que não é biblicamente condenado, como alguns “machistas” têm entendido. De qualquer modo, o controle das tarefas dentro de casa tem de ser da mulher, pois, como dizem as Escrituras, a mulher virtuosa “ainda de noite se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas” (Pv 31:15). É imperioso que a mulher tenha sob seu controle estas atividades domésticas, pois isto faz parte da sua sensibilidade e intuição e é fundamental para que o marido possa bem desempenhar as suas atividades, bem assim os filhos. A imagem social do marido está vinculada a isto (Pv 31:23), bem assim o da própria mulher (Pv 31:28,29).
2. É empreendedora. Algumas pessoas pensam que a mulher ideal é aquele que vive no lar e tem uma atitude bastante abnegada e servil. Mas a mulher descrita no capítulo 31 de Provérbios é uma mulher que está à frente do seu tempo; ela é vista como alguém que cuida bem da casa, do marido e dos filhos, mas ela é também uma mulher de negócios, uma empreendedora; além de ser uma excelente dona de casa, esposa e mãe zelosa, fabrica, importa e vende produtos, faz tapetes e confecciona roupas para sua família, gerencia seus recursos financeiros, compra e vende imóveis, planta e colhe sua lavoura (Pv 31:10-31). A mulher virtuosa é descrita como alguém que tem excelentes habilidades, e que é sábia. Sem sabedoria não há virtudes. Porém, sua força e dignidade não vêm de suas surpreendentes realizações, são o resultado de sua reverência a Deus.

IV. A MULHER VIRTUOSA COMO SERVA DE DEUS

1. Dá um bom testemunho. “Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas” (Pv 31:28,29). Os filhos percebem a maravilhosa mãe que têm e lhe chamam ditosa. Também o marido a louva como dádiva de Deus, dizendo: “Há muitas esposas excelentes neste mundo, mas tu a todas sobrepujas”. Que as mulheres que temem ao Senhor busquem a sabedoria divina para que possam viver de modo que os filhos e toda a sua casa possam dizer: bem-aventurada!
2. É temente a Deus. “... mas a mulher que teme ao Senhor essa será louvada (Pv 31:30).Em Pv 31:28, a mulher virtuosa é chamada de “ditosa” tanto por seus filhos e por seu marido. E por que seus familiares a chamam assim?  Porque ela teme ao Senhor e, por isso, pratica obras sublimes (Pv 31:29-31). De fato, algumas mulheres são graciosas, porém não tem sabedoria; são formosas, porém insensíveis; mas a mulher que tem ao Senhor será reconhecida publicamente por sua diligência, seu caráter nobre e suas surpreendentes realizações. Poderia haver melhor final para o livro de Provérbios senão essa assertiva?

CONCLUSÃO

A mulher descrita em Provérbios 31:10-31 tem habilidades excelentes. A posição social de sua família é elevada. Isso pode indicar que se trata não de uma mulher, mas de um ideal de mulher. Assim, não convém aos homens imaginar que conseguirão uma esposa com todos esses atributos, nem às mulheres tentar imitar esse modelo em todos os detalhes; seus dias não são suficientemente longos para fazer todas as atividades dela! Veja-a como uma inspiração para você ser tudo o que puder ser. Talvez não possa ser como ela, mas pode aprender com seu trabalho, integridade e desenvoltura (Bíblia de Estudo – Aplicação Pessoal).
-------  
Elaboração: Luciano de Paula Lourenço – Prof. EBD – Assembleia de Deus – Ministério Bela Vista. Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
William Macdonald – Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia – J.D.DOUGLAS.
Revista Ensinador Cristão – nº 56 – CPAD.
Comentário Bíblico Beacon – v.3. CPAD.
Sábios Conselhos para um viver Vitorioso – José Gonçalves. CPAD. 2013.



SUBSIDIOS 002
I – INTRODUÇÃO:
Com um toque poético, o trecho onde se descreve “a mulher virtuosa” demonstra que a mulher piedosa pode encontrar realização no lar, na comunidade e na carreira. Esse relato não limita o papel da mulher a uma só destas áreas. Mas também não cria exigências irreais por parte das mulheres, ou seja, não as obriga a fazer tudo em todas as áreas. Algumas mulheres se concentrarão mais num dos aspectos relatados que em outros. Em vez de apresentar um sonho impossível, esse epílogo do Livro de Provérbios expõe algumas das oportunidades possíveis para as mulheres casadas e com filhos. A mulher virtuosa usa a sabedoria no essencial da vida.

II - MULHER VIRTUOSA, A MULHER IDEAL DE DEUS:
As considerações da descrição da mulher virtuosa daqueles dias servem para todas as épocas e nações.
(1) – MULHER VIRTUOSA – Pv 31.10 – Literalmente, “uma esposa nobre”. O adjetivo usado (“virtuosa”) é usada em diversos contextos com referências à força, capacidade, eficiência, riqueza e valor – Pv 12:4; 18:22; 19:14 cf Rt 3.11
Não se pode pensar em nada mais valioso do que a virtude. Disse alguém que seria preferível morrer um milhão de vezes a viver em pecado. Como pecadoras, as pessoas apenas existem, mas, como cristãs, elas vivem realmente. Pureza tem poder e exige respeito.
Muitas mulheres não resistem às tentações, desprezam conselhos e sacrificam a sua inestimável virtude no altar da luxúria. É um quadro triste quando deixamos de ver as rosas da pureza florescendo nas faces das jovens. Desejos pecaminosos depressa deixam ali traços de dissipação. Cristo dá poder para caminharmos no único caminho que conta: o caminho da pureza. Viver uma vida pura e cristã deve ser a ambição de todos – Mt 5.8.

(2) - DIGNA DE CONFIANÇA – Pv 31.11-12 - Que elogio dizer-se que ela é absolutamente leal. Qualquer homem pode confiar em tal mulher. Ele  sabe que nunca seria traído por ela e que preferiria morrer a ser indigna da sua confiança.
Ela sabe guardar segredos, mas não há segredos entre eles, porque são um em tudo.
Ela é compreensiva, animadora, compassiva, prudente. Tem uma firmeza que é uma constante ajuda e inspiração para o seu marido. Quando a tentação vem, ela aí está para o ajudar a sair vitorioso.

(3) – ENÉRGICA – Pv 31.13-16, 19, 24, 27 – É trabalhadora e não preguiçosa! Está sempre ativa. O seu coração, cabeça, mãos, pés, enfim, todo o seu ser, é dedicado ao bem-estar de seu lar. A sua fé cristã é prática e é expressa em abnegado serviço. Nunca será encontrada desperdiçando seu tempo, porque sempre tem coisas dignas para fazer – Pv 10.4.
Tem prazer no seu trabalho e, a despeito de parecer monótono, fá-lo com um sorriso de satisfação – Pv 19.15.
As palavras hebraicas para alimento e porção são fora do comum, mas foram usadas de maneira muito semelhante em Pv 30:8.

(4) – BEM CONSTITUÍDA – Pv 31.17 – Ela sabe que deve ser saudável, a fim de executar os seus fatigantes deveres com eficiência. Vigia a sua dieta, porque crê no velho adágio “Muitas pessoas cavam as suas sepulturas com os dentes”.
No meio das suas tarefas, ela não se esquece de quão importante é arranjar tempo para recreio. Uma longa caminhada, pesca ou jogos ao ar livre com as crianças, tem um benéfico efeito sobre o seu corpo cansado, e não somente acrescenta anos à sua vida, mas, também, reduz a conta do médico.
A mulher virtuosa está livre de todos os há­bitos que a prejudiquem física, mental ou espiritualmente. Ela sabe que o seu corpo é o templo do Espírito Santo e faz todo o possível para torná-lo uma residência digna para Ele.

(5) – ECONÔMICA – Pv 31.18 – Ela governa bem a sua casa, o que acontece com poucos governos. Compra coisas boas, mas conhece o valor do dinheiro e sabe como gastá-lo. Prefere passar sem algumas coisas, a sobrecarregar a família com prestações difíceis e dívidas ruinosas.
Seria fácil pensar que esta mulher fosse mágica, porque aprendeu a tornar como novas coisas antigas.
Ficamos surpreendidos ao saber que uma deliciosa refeição foi feita com o que sobrou de uma refeição anterior. A palavra “desperdício” não está no seu vocabulário.
“Vintém poupado, vintém ganhado”, disse Benjamim Franklin, e esta afirmação é uma econômica realidade no lar da mulher virtuosa.

(6) – DESINTERESSADA – Pv 31.20 - Os vizinhos terão razão para gostarem dela. Os velhos, doentes e os inválidos encontram nela o melhor amigo. Nunca está demasiado ocupada com os seus problemas para ir prestar assistência aos outros. Parece saber quando alguém está em necessidade e leva ou envia ajuda. As suas palavras trazem conforto, esperança e alegria para muitas pessoas ao longo da sua vida – Mt 20.27; II Cor 9.7.

(7) – PREPARADA – Pv 31.21-22 – Sabe que os ventos de inverno soprarão e que a terra ficará coberta por um manto de neve, mas ela e sua família estão preparados para isso.
Espreitemos a sua despensa e vejamos os deliciosos frutos e vegetais que tem guardados. O seu cuidado protege-a quando os dias chuvosos vem. Está preparada para a vida e para a morte, porque conhece Salvador. As pessoas com verdadeira sabedoria preparam-se sempre para o inevitável. – Am 4.2.

(8) – HONRADA – Pv 31.25 - O estilo deste vestuário foi desenhado, não em Paris ou Hollywood, mas no Céu. Os pobres podem usar roupa feita destes eternos tecidos (força e honra), do mesmo modo que os ricos.
A mulher ideal de Deus conserva a sua roupa sem mancha. Poder e honra podem ser arruinados rapida­mente por satanás. Ela abstém-se da aparência do mal. Pode corar e sabe o que significa para uma mulher ser modesta.
Tem força divina e pode manter-se isoladamente, se for necessário.
Tem fortes convicções acerca do bem e do mal.
Não segue as outras, nem faz coisas só porque é costume fazer-se.
Sabe que a verdade sempre vence e que o falso perde.
Os seus atavios de força e honra protegem-na dos ventos traiçoeiros da popularidade, que lançam tantas mulheres sobre os precipícios do mundanismo e desgraça. – Pv 22.1; I Tm 5.6.

(9) – PRUDENTE – Pv 31.26 - Ser prudente é ser praticamente sensato, cuidadoso com as consequências das atitudes ou ações; judicioso; circunspecto.
Esperam-se bons conselhos desta mulher. Ela pode ser firme e, contudo, muito bondosa.
As pessoas gostam de confiar nela porque não é mexeri­queira. Todos sabem que ela é digna de confiança e apreciam a sua amizade.
A reputação de muitas tem sido arruinada pela toada mexeriqueira “Ouvi dizer”. Uma boa atitude a tomar é esta: certifica-te de que o que dizem é verdadeiro antes de o repetires e então não o repitas – Tg 1.5; 3.6.

(10) – AMÁVEL – Pv 31.28-29 – Todos a amam, porque ela é muito amável. A sua vida é coerente como mãe e esposa. É natural que os seus filhos e marido a amem, honrem, respeitem e louvem.
Como uma verdadeira mãe, ela dá a conhecer a seus filhos, na altura própria, certos fatos e segredos da vida, os quais, infelizmente, são mantidos ocultos por muitas.
Ela previne-os do mal e, por consequência, mais fácil para eles a vitória.
Tem tanto intimidade e bom senso que seus filhos se sentem impelidos a fazer-lhe perguntas e a confiar nela. Para sermos amáveis, devemos amar a Cristo e aos outros – Lc 10.27.

(11) - TEMENTE A DEUS – Pv 31.30 – A mulher ideal de Deus, tem uma verdadeira perspectiva de valores. Sabe que é fácil ser enganada pelo valor ou popularidade e que a beleza  pode ser vã e superficial.
A beleza é enganosa e a formosura é passageira – Jó 14.2; Pv 5.3; I Pe 3.3-5.
Esta mulher de Provérbios nada sabia acerca do Calvário e da graça, como nós sabemos. Mas era fiel ao seu Deus. Esse é o segredo do seu caráter sem mancha, da sua permanente influência e do seu maravilhoso sucesso.
Ela possuía um temor respeitoso; o que significa que permanecia em temor, e adorava ao seu Senhor com todo o seu coração – Mt 6.33; Cl 1.18; Fp 1.21.

(12) – GALARDOADA – Pv 31.25, 31 – Ela é recompensada agora e no porvir. Que maior galardão podia ela desejar nesta vida do que o saber que fez tudo quanto podia para o seu Salvador, sua família, amigos e vizinhos? Ela está certa de que a sua influência permanecerá.
Que maior recompensa podia ela pedir depois de deixar este mundo, do que o privilégio feliz de viver e reinar por toda a eternidade com o seu Salvador?
Ela desfrutará da bela cidade, da companhia dos seus entes queridos, da música celestial e de muitas outras coisas. Mas a alegria e prazer eternos será contemplar Jesus e ser semelhante a Ele por toda a eternidade – I Jo 3.2.

III – COISAS DITAS A RESPEITO DO MARIDO DA MULHER VIRTUOSA:
(1) – Ele tem total confiança em sua lealdade, sabendo que ela não será esbanjadora – Pv 31.11.
(2) – Ele é abençoado pelo incansável trabalho dela todos os dias de sua vida – Pv 31.12.
(3) – Ele é exaltado como líder entre os anciãos – Pv 31.23.
(4) – Ele a louva diante dos outros por suas virtudes e bênçãos – Pv 31.28.

IV - CONSIDERAÇÕES FINAIS:
É no lar que o homem acumula forças para sua vida pública. No lar, a mulher lhe comunica a inspiração e a força que o fazem “estimado entre os juízes”. Seu segredo: discreta lealdade, sabedoria e economia inspiram crescente aprofundamento de apreciação.
Certamente nem toda esposa e mãe tem todas as qualidades declaradas no relato da “mulher virtuosa”. Mas toda esposa deve procurar servir a Deus, à sua família e ao próximo conforme os talentos e os recursos materiais que Deus lhe deu. Somente deste modo é que o homem que na primavera a escolheu, dirá dela entre os flocos de neve da velhice:
- “Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas”.


FONTES DE CONSULTA:
A Mulher Ideal de Deus – Editora A Espada do Senhor – Clifford Lewis
Comentário Bíblico Devocional – Editora Betânia – F. B. Meyer
Comentário Bíblico Moody
Comentário Bíblico Matthew Henry – CPAD
Bíblia Dake
Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD




Um comentário:

  1. Cheguei ao seu blog e fiquei entusiasmado, pois foi feito com muita graça, e com muito entusiasmo.
    Gostei do que vi e li, e achei um blog fantástico, onde se aprende muito.
    Sou António Batalha, do blog Peregrino E Servo, se me der a honra de o visitar ficarei grato.
    PS. Se desejar faça parte dos meus amigos virtuais,decerto que irei retribuir,
    seguindo e divulgando seu blog.
    Desejo-lhe muita saúde muita paz e grande felicidade, e também um Feliz-Natal.

    ResponderExcluir