Seguidores

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

ESTUDOS BIBLICOS - MATEUS CAPITULOS 20, 21 e 22

MATEUS 19 
A GRAÇA DE DAR
1. É mais difícil um camelo entrar no olho de uma agulha que um rico entrar no reino de Deus.

2. Neste caso, quem pode ser salvo? Se for impossível para o rico, é impossível para todos porque a diferença entre um camelo e a linha é grande, mas a diferença entre o rico e os outros não é tão grande. É impossível qualquer um se salvar.

3. Mas o nosso Deus é o Deus do impossível. Então não vamos descartar ninguém, seja rico - viciado - prostituta - analfabeto - padre - pai de santo - político - empresário.

4. Por que é tão difícil um rico entrar no Reino? Vamos pensar nisso, e no processo quero desafiar vocês a examinarem a sua parte na coleta da igreja.

5. Realmente, o assunto não é dinheiro. Uma cédula é um pedaço de papel velho, sujo, usado, feio e rasgado. Já passou por muitas mãos. Cada dia vale menos - até um dia ser jogado no lixo. Usamos, investimos, trocamos, poupamos, mas, dinheiro não é o assunto. Dinheiro é apenas alguma coisa que usamos para definir os nossos valores. Dinheiro é um termômetro dos nossos valores. Quanto vale para você, por exemplo: uma camisa cadeira, terreno, uma hora de diversão, uma boa refeição, boa saúde, um filho obediente, uma boa esposa, a salvação? Quanto dinheiro você pagaria para conseguir estas coisas?

6. Dinheiro representa a sua vida passada. Imagine que você fosse desempregado. Um estranho chega. Quer pegar uma enxada e limpar este campo de 10 hectares. O que diria? "Realmente não quero". Ele responde, "Eu pagarei $R 1000/hora - 40 horas semana". Agora, provavelmente, você responderia "Onde está a enxada?" Por quê? Trabalho duro, sol quente. Fazendo algo que não gosta, por alguém que não conhece. Por quê? Por $R1000/hora! Então você trabalha a semana toda e no fim, ele paga. Ele devolve a sua vida! O tempo já passou e jamais voltará. O que você tem agora em mão que representa esta semana perdida da sua vida? R$ 40.000! Este dinheiro representa 1 semana da sua vida passada.

7. Deus nos chama para dar-lhe as nossas vidas...
O dinheiro - nossa vida passada
O tempo - nosso presente
Os talentos - nosso futuro
O mais fácil para dar deve ser o passado. Quando você tem esta visão então, quando passar o saco da coleta, você pode dizer: "Senhor, aqui está a minha vida".

8. A sua coleta representa a sua fé em Deus (Lucas 6:38). Deus diz: "Eu quero lhe abençoar. Dê-me a colher que você usa para a coleta. Agora, que tamanho de colher vou usar? pequena, média, grande, um balde? Limitamos Deus pela nossa incredulidade. Ele é a fonte da semente, benção, chuva, saúde, vida, felicidade, vida! (2 Coríntios 9:6-11).

Um agricultor guarda toda a sua semente no celeiro, para não perder nenhuma semente. Ele não joga para o chão.
Outro agricultor planta a sua semente uma por uma, cada semente que deixa a sua mão dói.
O terceiro planta uma tonelada de sementes com grande alegria.
Se você acredita em Deus. Se você não acha que Ele seja mentiroso e infiel - então semeie e seja extravagante!

9. Princípios da coleta na igreja do Novo Testamento (1 Coríntios 16:1-2)
a. "Cada um" - todos, seja uma viúva pobre, um Barnabé que tem casas e terrenos.
b. "De propósito" - não sem pensar, sem planejar, mas por decisão pensada. Não de última hora. Não dos restos. Faça compromisso e cumpra.
c. "Conforme sua prosperidade". No Velho Testamento era 10%. Hoje não está especificado. Se 10% é o mínimo, 15% é melhor.
d. Um hábito - cada semana, ou com cada salário.
e. Por sua honra. Nem a presença de Paulo deve pressioná-lo. (Mateus. 19:27). Note a boa atitude dos apóstolos. Quando Jesus passou e os chamou para segui-los, deixaram tudo e seguiram. Não perguntaram quanto vai pagar, quanto vou receber, qual o lucro? Seguiram a Jesus por motivos puros.

CONCLUSÃO:
Falando claro, quero que todos os irmãos sejam fiéis no dar. Todos na igreja podem e devem contribuir. Seja pobre, jovem, estudante ou quem têm condições. Alguns talvez estejam roubando de Deus e com isso estão perdendo muitas bênçãos. Tem irmãos que são tão fiéis no dar, e dizem que Deus faz mais.

Poder contribuir à obra da igreja e a Deus é um privilégio. É uma graça (benção não merecida) que Deus nos dá!


MATEUS 20 
O PECADO DE AMBIÇÃO PESSOAL
Uma diferença entre a cultura brasileira e americana é o conceito a respeito à ambição. No Brasil é visto como um mal e nos states como uma virtude. Pelo dicionário: ambição é "desejo veemente (de poder, glória, riqueza, etc.); aspiração imoderada, pretensão, cobiça.

Ambição (cobiça ou avareza) na estória de Aesop:
Um cachorro achou um osso e foi para casa com o osso na boca - tão contente. Até passou um ponte que passava uma lagoa. Olhando na água, viu o seu reflexo e pensava que era outro cachorro também com um osso. Agora perdeu a alegria porque queria o osso do outro. Abriu a boca para latir a assustar o outro cachorro. Abrindo a boca, seu osso caiu na água e perdeu.

Em Mateus 20, Tiago e João eram ambiciosos. Queriam subir acima dos outros. Jesus já tinha prometido tronos para todos os 12 (Mateus 19), mas estes queriam mais que os outros.

Veja a resposta de Jesus - ele não disse que era bom querer ser primeiro ou grande. Mas, se é isso que vocês querem, você precisa mudar o seu querer. Mudar os seus alvos. Jesus não disse - sirva, trabalhe duro por um tempo para poder então ser primeiro (os outros ficam para trás) ou para ficar em cima dos outros. Não foi isso que Jesus ensinou. Vamos ser servos até a morte. Pessoas com outro propósito desistem quando as honras demoram.

Perguntei um irmão - Qual o alvo da sua vida? Respondeu - Quero ser um grande servo da igreja. Será que ele está desqualificado por isso? Não, mas não está qualificado ainda. João e Tiago não foram desqualificados.

Vamos lembrar-nos disso escolhendo líderes para a igreja. Cuidado com os que gostam de mandar, que não querem sujar as mãos com trabalho. Normalmente achamos este tipi no militar, nos empresários, no governo (Graças a Deus que na nossa congregação não é assim0

Tiago e João querem ser os principais, os honrados, os poderosos, mas "podem beber o meu cálice? podem receber o meu batismo -falando dos seus sofrimentos. Responderam "sim" mas foram correndo na noite quando Jesus foi preso. Mateus 26:35 disseram "morremos com você mas nunca negaremos" Então quem ficou ao lado direito e esquerdo de Jesus quando ele foi levantado da terra? Dois ladrões! Podia ter sido Tiago e João.

Esta atitude de ambição gera brigas e contendas, invejas e divisões.

Como praticar esta lição:
1. Examine o seu coração e se achar ambição, o desejo de ser superior aos outros, desejo de poder nos mandar outros, ser maior, primeiro, mais apreciado, reconhecido, rico, então”:
a. renuncie este desejo ore "Pai, transforme-me"
b. Cale a boca, sente-se, ajoelhe-se e sirva os outros sem chamar atenção a si mesmo. Mesmo que haja por dentro uma batalha do egoísmo e o Espírito, procure serviços humildes, faça o bem sem deixar ninguém saber nunca. Alguém diz, "Mas eu tenho uma voz bonita, conheço a Palavra, sei persuadir as pessoas, quando eu falo eu sinto o poder de poder tocar nas pessoas e fazer que elas chorem" - - então se cale e sirva. Pegue uma esponja e lave as janelas ou o chão e busque o coração puro de um servo.

2. Coloque os outros em primeiro lugar por toda a sua vida - como Jesus fez.

3. De novo, vamos adorar a Jesus. Ele é admirável Se alguém merece ser em primeiro lugar, grande, o mandão, é ele. Mas Jesus veio para servir e não para ser servido e ele ainda está nos servindo - intercedendo por nós como nosso sumo sacerdote.

Vamos procurar ser como Jesus.


MATEUS 21 
O REI E SEU REINO

I. O REI vs. 5
A. Rei humilde, montado em jumento (sem exército, sem apoio político), em contraste com Alexandre Magno, entrando na Índia. Alexandre morreu, está morto. Jesus morreu, mas vive e reina até hoje.

B. Autoridade? Ele purificou o templo. vs. 12

C. Poder? Curou os cegos e coxos no templo. vs. 14

II. MAS O REI TEM QUE TER UM REINO

A. O Rei Jesus tem o seu reino e, como Rei, Ele faz exigências aos seus súditos.
1. Jesus exige fruto.
a. Figueira sem fruto.
Deu a aparência, mas falsamente
Como os fariseus - hipócritas.

b. Jesus a amaldiçoou.

2. Jesus exige arrependimento - vs. 28-32.
a. Tem que mudar de idéia.

b. vs. 31 - O imoral, o desonesto e o orgulhoso, hipócrita - qual o pior? Os dois são pecadores, mas é mais fácil para o imoral se arrepender. Jesus não apóia, nem ignora a imoralidade. Ele exige arrependimento.

3. vs. 33-46. Jesus exige fruto.
a. Falando sobre os sacerdotes e fariseus (vs. 45). Mas, pode ser aplicado a nós hoje.

b. vs. 43 - O reino dado a quem produzir fruto.

c. vs. 44 - Jesus, a pedra invencível.

B. Jesus é o seu rei? Você está no seu reino?
1. Você é hipócrita? - Fala mas não faz.

2. Você dá fruto? Arrependimento?

3. Só pelo fato de usar o nome de Jesus não significa nada, necessariamente. Mateus 7:21-23

Nenhum comentário:

Postar um comentário