Seguidores

sábado, 8 de fevereiro de 2014

APRENDENDO COM ISRAEL NO DESERTO - EXODO CAPITULO 17

APRENDENDO COM ISRAEL NO DESERTO - EXODO CAPITULO 17

I. A ÁGUA BROTA DA ROCHA (17:1-7)
A congregação tivera sede antes (15:22), e Deus satisfizera a necessidade dela; contudo, como as pessoas de hoje, aquela congregação esqueceu a misericórdia de Deus. Afinal de contas, estava no local para o qual Deus a levara, e o Senhor tinha a responsabilidade de cuidar dela.

VEJAMOS:
A ATITUDE DO POVO.
(01) As pessoas criticaram Moisés e murmuraram contra Deus, um pecado a respeito do qual 1 Coríntios 10.1-12 adverte- nos. Na verdade, elas "tentaram ao Senhor " com sua atitude, pois diziam que Deus não cuidava delas e não podia ajudá-las. Elas testavam a paciência de Deus com suas queixas contínuas.

A ATITUDE DE MOISÉS.
(01) Moisés retrata o que o cristão confiante faz nos momentos de provação: ele vira-se para o Senhor e pede orientação (Tg 1:5). O Senhor instruiu-o a pegar o bordão e ferir a rocha, e a água brotou da rocha.

(02) Essa rocha é Cristo (1 Co 10:4), e o ferir a rocha fala da morte de Cristo na cruz, em que ele sentiu o bordão da maldição da lei. (Lembre-se, esse é o mesmo bordão que virou serpente [Êx 4:2-3] e que o ajudou a trazer pragas sobre o Egito.) Aqui, a ordem dos eventos é maravilhosa: no capítulo 16, temos o maná, retratando a vinda de Cristo à terra; no capítulo 1 7, vemos o ferir a rocha, que retrata sua morte na cruz.

A água é um símbolo do Espírito Santo, dado depois da glorificação de Cristo (Jo 7:37-39). Leia Números 20:1 -13 para ver a segunda experiência com a rocha.

A ATITUDE DE DEUS.
(01) Deus manda Moisés falar à rocha, mas Moisés, em seu livrearbítrio, fere a rocha. Assim, ele é impedido de entrar em Canaã por causa de seu pecado. Moisés, ao ferir a rocha de novo, corrompe o símbolo — Cristo só pode morrer uma vez. Veja Romanos 6:9-10 e Hebreus 9:26-28.

(02) O Espírito é dado uma vez, mas o crente pode pedir suplementos adicionais a Deus. Primeira aos Coríntios 10:4 afirma que Israel bebia "de uma pedra espiritual que os seguia". Algumas pessoas interpretam que isso significa que a rocha ferida viajou com os judeus através do deserto, mas essa explicação é improvável. O pronome "os" não consta do texto grego original. A sentença diz que eles bebiam água da rocha, e que esse evento acompanhava o ato de dar o maná (cp. 1 Co 10:3 com Êx 16).

II. A PELEJA CONTA O INIMIGO (17:8-16)

UMA DESCOBERTA TRISTE, MAS REAL.
Às vezes, os novos cristãos surpreendem- se com o fato de que a vida cristã é de pelejas e de bênçãos.

(01) Até esse ponto, Israel não tivera de pelejar, pois Deus pelejara por ele (13:17). Contudo, agora, o Senhor escolheu pelejar por intermédio dele para vencer o inimigo.

(02) Amaleque era descendente de Esaú (Gn 36:12,1 6) e pode ilustrar a oposição da carne (Gn 25:29-34). Israel libertou-se da carne (Egito) de uma vez por todas ao atravessar o mar Vermelho, mas, até o retorno de Cristo, o povo de Deus sempre pelejará com a carne.

(03) Observe que os amalequitas não aparecem até a água ser dada, pois a carne só começa a opor-se ao Espírito quando ele vem habitar em nós (Gl 5:17ss). Deuteronômio 25:1 7-19 conta-nos que os amalequitas fizeram um ataque furtivo, "na retaguarda". Como cristãos, devemos sempre vigiar e orar.

O QUE DEVEMOS FAZER NA PELEJA?
Como Israel dominou o inimigo?

(01) Ele tinha um intercessor na montanha e um comandante no vale! O bordão de Moisés na montanha ilustra a obra de intercessão de Cristo, e Josué com sua espada retrata o Espírito de Deus usando a Palavra de Deus contra o inimigo (Hb 4:12 e Ef 6:17-18).

(02) É claro que Moisés é uma imagem imperfeita de Cristo e sua obra de intercessão, já que nosso Senhor nunca se cansa e não precisa de ajuda (Hb 4:16; 9:24).

(03) Paulo diz que os crentes se "ajudam com as suas orações" (2 Co 1:11, NVI), e isso foi o que Arão e Hur fizeram. Moisés tinha o bordão de Deus nas mãos, o que fala do poder onipotente do Senhor. Moisés derrotou todos os inimigos no Egito, assim como Cristo subjugou o mundo em vitória poderosa.

O QUE APRENDEMOS AQUI?
(01) É importante que o povo de Deus coopere com ele na vitória sobre a carne. Romanos 6 diz-nos para avaliar e entregar, e, pela fé, matar as obras do corpo.

(02) Moisés sozinho no monte não podia vencer a batalha, nem Josué sozinho, no campo de batalha; eram necessários os dois para se obter vitória.

(03) Que maravilha que o Filho de Deus interceda por nós (Rm 8:34), e que o Espírito de Deus habite em nós (Rm 8:26), além de termos a Palavra inspirada de Deus em nosso coração!

REFLEXÃO IMPORTANTE, POR ISSO VIGIEMOS.
(01) Observe que Josué não destrói totalmente os amalequitas; ele os "desbarata" (v. 13).

(02) A carne nunca será destruída ou "erradicada" nesta vida. Cristo, quando retornar, nos dará um corpo novo (Fp 3:21).


(03) Em 1 Samuel  15, vemos o pecado de Saul em sua recusa de lidar completamente com os amalequitas; e 2 Samuel 1:6-10 informa-nos que Saul foi morto por um dos amalequitas que ele poupara! "Nada disponhais para a carne" (Rm 13:14). Jeová-Nissi significa "o Senhor é nossa bandeira". Somos vitoriosos nao pelo nosso esforço, mas apenas por intermédio de Cristo (Jo 16:33; 1 Jo 2:13-14; 5:4-5).

FONTE DE PESQUISA:
COMENTARIO BIBLICO WESB - VELHO TESTAMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário