Seguidores

quinta-feira, 3 de abril de 2014

POR QUE MOISÉS NÃO ENTROU NA TERRA?

POR QUE MOISÉS NÃO ENTROU NA TERRA?

Cristo, a rocha ferida (Números  20:1-13)
O livro de Êxodo 17:1-7 já nos apresentou essa imagem. Em muitas passagens das Escrituras, retrata-se Deus como a Rocha; e 1 Coríntios 10:4 deixa claro que a Rocha de Êxodo e de Números é um retrato de Cristo. As pessoas não vivem sem água, como hoje também não vivemos sem a água da vida (Jo 4:13-14; 7:37-39). Na Bíblia, a água de beber é um símbolo do Espírito Santo que satisfaz nossa sede espiritual. A água de banho retrata a Palavra de Deus que tem poder purificador João 15:3; Ef 5:26).

Nessa passagem(Números  20:1-13) , os eventos contrastam com os de Êxodo 17.
1) No relato de Êxodo, Deus disse a Moisés que ferisse a rocha, simbolizando a morte de nosso Senhor na cruz. Mas aqui, ele diz-lhe que fale à rocha, pois Jesus Cristo morreu apenas uma vez. E, agora, tudo que precisamos fazer é pedir, e ele dará seu Espírito Santo João  7:37-39).

2) Moisés não usa seu bordão quando fere a rocha, mas o de Arão. Esse é o bordão sacerdotal da vida (Êx 17:1 ss). Eis a explicação de por que Moisés devia falar à rocha, não ferila.

3) Cristo, nossa Rocha, ressuscitou da morte, ele é nosso Sumo Sacerdote vivo e dá-nos as bênçãos espirituais que precisamos quando pedimos a ele.

4) A pessoa não tem de ser salva várias vezes, bem como não é necessário repetir a dádiva do Espírito Santo. Recebemos o Espírito uma vez, quando aceitamos Cristo, e ficamos cheios do Espírito diversas vezes, quando pedimos a Cristo.

No entanto, a principal razão por que Deus julgou Moisés e manteve-o fora da terra prometida é esta:
1) ele exaltou a si mesmo e deixou de glorificar a Deus. Moisés, ao chamar as pessoas de "rebeldes" e ao dizer: "Faremos [Arão e eu] sair água desta rocha?" (v. 10), não dava a Deus a glória devida a seu Nome.

2) Isso foi uma evidência de orgulho e de descrença (v. 12). O ponto mais forte de Moisés era sua mansidão (12:3), contudo foi nisso que ele fracassou.  Não há dúvida de que Pedro foi um homem valente, contudo ele fracassou exatamente nesse ponto quando negou o Senhor.

3) A menos que glorifiquemos a Deus em tudo que fazemos, ele lidará conosco, e perderemos a bênção que ele planejou para nós.

Moisés fere a rocha, e as águas saem
Nm.20.7-12 E o SENHOR falou a Moisés, dizendo: Toma a vara e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha perante os seus olhos, e dará a sua água; assim, lhes tirarás água da rocha e darás a beber à congregação e aos seus animais. Então, Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado.  E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes: porventura, tiraremos água desta rocha para vós? Então, Moisés levantou a sua mão e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais. E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não me crestes a mim, para me santificar diante dos filhos de Israel, por isso não metereis esta congregação na terra que lhes tenho dado.

TIRANDO LIÇÕES DO FRACASSO.
1) Moisés e Arão foram ordenados por Deus a falarem à rocha, e não feri-la, conforme fora feito em Horebe (Êx 17.1-7).

2) Moisés foi proibido de introduzir o povo de Deus em Canaã, porque não obedecera cuidadosamente à ordem do Senhor (comparar v. 8 com v. 11). Moisés era o líder espiritual do povo de Deus, por meio de quem Deus outorgara a lei. Sua responsabilidade de obedecer à palavra do Senhor era maior, por causa da sua posição  elevada e influência (cf. Tg 3.1).

3) O pecado de Moisés foi duplo. Primeiro, falou imprudentemente, como se a glória e o poder de Deus residissem nele mesmo e em Arão (v. 10; cf. Sl 106.33).  Em segundo lugar, agiu desaforadamente ao ferir a rocha duas vezes com ira, ao invés de falar à rocha conforme Deus tinha ordenado (v. 11).

4) Ao falar e agir temerariamente, Moisés demonstrou que não tinha confiança em Deus (v. 12), e, daí, tornou-se rebelde contra seu mandamento (v. 24). Naquele momento crítico, Moisés revelou falta de fé e obediência, que é o modo incorreto de se corresponder à Palavra de Deus (cf. Dt 9.23; 1 Sm 12.15 ; 1 Rs 13.21; 2 Rs 17.14; Sl 106.33). Além disso, Moisés deixou de, com o seu ato, expressar que Deus é santo e digno, e decidiu não temer a Ele nem obedecer ao seu mandamento.

5) Através desses versículos, Deus faz ver a todos os ministros do evangelho que a responsabilidade de obedecerem à Palavra de Deus é maior devido a sua posição e influência. Assim como Moisés desqualificou-se para introduzir o povo em Canaã, assim também os ministros de hoje podem ser reprovados em caráter permanente para certas áreas de liderança, por sua infidelidade aos mandamentos de Deus (1 Tm 3.1-7).

Estudo elaborado pelo Evangelista:
Natalino dos Anjos.
Fonte de pesquisa:
Comentario biblico Wesb – Velho Testamento
Biblia de Estudo Pentecostal.







Nenhum comentário:

Postar um comentário