Seguidores

terça-feira, 17 de junho de 2014

ESBOÇOS PARA SERMÃO

COISAS BOAS QUE DEIXAM AS PESSOAS FORA DO CÉU

1º. Ter zelo pelas coisas boas, deixando de lado as coisas de Deus
Mt.6:33Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Ø    Cl. 3:2-3;Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Ø    Hb. 10:25Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

2º. Ter desatenção à Palavra e ser absorvido pelos próprios interesses
Lc.17:30 Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.

Ø    Jr. 2:31-32;Oh geração! Considerai vós a palavra do SENHOR: Porventura tenho eu sido para Israel um deserto? Ou uma terra da mais espessa escuridão? Por que, pois, diz o meu povo: Temos determinado; não viremos mais a ti?
32 Porventura esquece-se a virgem dos seus enfeites, ou a noiva dos seus adornos? Todavia o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias.

3º. Estar tão ocupado com as coisas de Deus que não há tempo para buscá-lo. Sl.32:6; Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão.
Ø    Sl. 69:13 Eu, porém, faço a minha oração a ti, SENHOR, num tempo aceitável; ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia, segundo a verdade da tua salvação.
4º. Dar atenção parcial a Jesus Cl. 1:18; E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.

5º. Colocar a família antes do Senhor Hb.11:7;Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
Ø    Ef.2:19Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;

6º Não ser apaixonado por Jesus, não se protegendo o tempo todo ao seu lado Jr.2:31-32Oh geração! Considerai vós a palavra do SENHOR: Porventura tenho eu sido para Israel um deserto? Ou uma terra da mais espessa escuridão? Por que, pois, diz o meu povo: Temos determinado; não viremos mais a ti?
32 Porventura esquece-se a virgem dos seus enfeites, ou a noiva dos seus adornos? Todavia o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias.

Ø    Lc.14:24. Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.

7º.Quando chegar o dia, Jesus nos conhecerá? Jo.8:55;E vós não o conheceis, mas eu conheço-o. E, se disser que o não conheço, serei mentiroso como vós; mas conheço-o e guardo a sua palavra.

Ø    Mt.7:23;E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.


Ø    Lc.13:27 E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade.


SETE VERDADES SOBRE A SALVAÇAO QUE VOCÊ PRECISA SABER. Gn49.18

1º. Entender que a salvação vem do Senhor e é uma bênção dele; Sl.3:8A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção.

2º. Louvar, contar e se alegrar na salvação de Deus; Sl.9:14Para que eu conte todos os teus louvores nas portas da filha de Sião, e me alegre na tua salvação.

3º. Confiar em Deus como rochedo, lugar forte, libertador, escudo, força da salvação e alto refúgio Sl.18:2  O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.

4º. Ter a salvação por escudo e se sustentar na mansidão do Senhor; Sl.18:35Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me susteve, e a tua mansidão me engrandeceu.

5º. Se alegrar na salvação de Deus, ter seu nome como sinal de vitória e atender a Deus Sl.20:5Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; cumpra o SENHOR todas as tuas petições.

6º. Saber que Deus, salva, unge, ouve e age com fortaleza, mas está no céu que é santo; Sl.20:6Agora sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita.

7.Clamar pela salvação do Senhor; Sl.20:9Salva-nos, SENHOR; ouça-nos o rei quando clamarmos.


 SETE CARACTÉRISTICAS QUE O CRISTÃO DEVE TER

1º. Clamar pela presença e livramento de Deus e entender a benignidade do Senhor; Sl.6:4Volta-te, SENHOR, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade.

2º. Confiar em Deus, como servo; Sl.7:1 SENHOR meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem, e livra-me;

3º. Ter a Deus como escudo e procurar ser reto de coração; Sl.7:10O meu escudo é de Deus, que salva os retos de coração.

4º. Procurar ser bom e ser fiel; Sl.12:1Salva-nos, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.

5º. Confiar na benignidade e se alegrar no Senhor; Sl.13:5 Mas eu confio na tua benignidade; na tua salvação se alegrará o meu coração.

 6º. Entender que Deus vive, exultá-lo e engrandecê-lo. Sl.18:46 O SENHOR vive; e bendito seja o meu rochedo, e exaltado seja o Deus da minha salvação.

7º. Entender e receber o engrandecimento, benignidade e unção de Deus; Sl.18:50 Pois engrandece a salvação do seu rei, e usa de benignidade com o seu ungido, com Davi, e com a sua semente para sempre.


 O QUE A SALVAÇÃO DO SENHOR NOS FEZ.

1º. Se alegrar na salvação do Senhor Sl.35:9E a minha alma se alegrará no SENHOR; alegrar-se-á na sua salvação.

2º. Esperar somente em Deus e em nenhum outro para a salvação de sua alma; Sl.62:1A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação.

3º. Entender que somente Deus é sua salvação e defesa, ainda que haja problemas; Sl.62:2 –  Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado.

4º. Entender que Deus opera coisas tremenda, e salva em qualquer parte do mundo; Sl.65:5Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra, e daqueles que estão longe sobre o mar.

5º. Procurar fazer conhecido o caminho da salvação de Deus aos povos, pela Sl.67:1-2Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós (Selá.)
2 Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação.

6º. Bendizer a cada dia a Deus pela salvação e pela sua providência diária às nossas vidas Sl.68:19 – Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação. (Selá.)

7º. Cantar ao Senhor, bendizer o seu nome e anunciar a sua salvação todos os dias; Sl.96:2 – Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia.


ATITUDES DO HOMEM QUE ANDA COM DEUS Gn13.1-12, 16

Uma primeira atitude do Homem que anda com Deus é...

I - perceber a aproximação do mal V.(6,7). E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque os seus bens eram muitos; de maneira que não podiam habitar juntos.
7 E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra.

Ø    O homem que anda com Deus está apto a discernir as contendas e evitá-las. Eis um grande desafio para você que deseja andar com Deus:

Ø    Cuide para que o mal não se aproxime de você. Busque a amizade e o companheirismo com Deus

Uma segunda atitude do homem que anda com Deus é...
II - tudo fazer para não haver brigas com o irmão.

 Além de perceber a aproximação do mal o homem que anda com Deus não mede esforços para evitar desavenças com os irmãos. V. 8.
E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.

Vemos que o amigo de Deus Abraão pensou nas alternativas para que as desavenças entre os pastores não chegasse a um ponto pior Vs.9Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda

Ø    Filipenses 2:14.Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;

Ø    Hebreus 12:14.Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,

Uma terceira atitude do homem que anda com Deus é...

III - Abraão nos ensina que o homem que anda com Deus abre mão do seu melhor em favor do semelhante (V.10). E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.

Ø    Pois o homem que anda com Deus o ama acima de todas as coisas e também ama o próximo como a si mesmo. (V.11) .Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.

Uma quarta atitude do homem que anda com Deus é...

IV - experimentar crescimento (v.16). E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada.

Pois o homem que anda com Deus experimenta um crescimento fantástico. Deus aparece a Abraão e lhe promete que a sua descendência seria como o pó da terra, de modo que seria incontável.


LÁGRIMAS VERTIDAS POR DIFERENTES PESSOAS
1 — As lágrimas do Salvador: Lc 19.41; Jo 11.35
2 — As lágrimas de um pecadora: Lc 7.38-44
3 - As lágrimas dos santos: Jo 20.11; At 20.37
4 - As lágrimas de um servo de Deus: At 20.19; Fp 3.18
5 — As lágrimas de um infiel discípulo: Lc 22.62
6 As lágrimas dos pecadores perdidos: Mt 8.12; 22.13

AS SETE MANIFESTAÇÕES DA FÉ - Hb 11 1   - 
Pela fé somos salvos: Ef 2.8.13
Pela fé somos justificados: Rm 5.1
Pela fé viverá o justo: Rm 1.17
Pela fé andamos: 11 Co 5.7
Pela fé Cristo habita em nós: Ef 3.17, 18
Pela fé resistimos ao Diabo: I Pe 5.8,9
Pela fé venceremos o mundo: I Jo 5.4

O GRANDE DOADOR
1 — Deus deu-nos o Seu Filho Unigênito: Jo 3.16
2 — Com Ele nos dar todas as coisas: Rm 8.32
3 — É Ele quem dá a todos a vida e a respiração: At 17.25
4 -    Deus deu o Espírito Santo: At 5.32
5 — Deus nos deu a vida eterna: I Jo 5.11
6  -   Deus dá graça aos humildes: l Pe 5.5
7 — O Senhor dará graça e glória: SI 84.11

O PODER DE DEUS É EXPRESSO
1 - Pela voz de Deus: SI 29.3-5; 68.33
2 - Pelo dedo de Deus: Êx 8.19; SI 8.3
3 - Pela mão de Deus: Éx 9.3,15, Is 48.13
4 - Pelo braço de Deus: Jó 40.9; is 52.10
5 — Pelo trovão do seu poder: Jó 26.14

AS PROMESSAS DE DEUS - I Jo225
1 — Promessa-de perdão: I Jo 1.9
2 — Promessa de paz: Jo 14.27
3 — Promessa de descanso: Mt 11.28
4 — Promessa de direção: SI 32.8
5 — Promessa de poder: Dt 33.25
6 — Promessa de livramento da tentação: I Co 10.13
7 — Promessa de suprimento de todas as nossas necessidades: Fl 4.19
8 — Promessa de resposta às nossas orações: Jo 15.7
9 — Promessa de conforto: Is 66.13
10 - Promessa de ressurreição: Jo 11.25 11— 
        Promessa de sua segunda vinda: Jo 14.1-3 12 - 
        Promessa da vida eterna: I Jo 2.25











Nenhum comentário:

Postar um comentário