Seguidores

segunda-feira, 14 de julho de 2014

COMENTÁRIO BÍBLICO - MATEUS CAP 1

MATEUS 1

1. Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
1.1 — A genealogia [n v i ] ou o livro da geração [a r c ] é um registro das origens familiares da pessoa. As genealogias eram muito importantes para os judeus no primeiro século. Uma genealogia: (1) provava que a pessoa era realmente israelita, (2) identificava a tribo à qual ela pertencia, e (3) qualificava certos judeus para os ofícios religiosos como levitas ou sacerdotes (Ed 2.61,62).
2. A Abraão nasceu Isaque; a Isaque nasceu Jacó; a Jacó nasceram Judá e seus irmãos;
3. a Judá nasceram, de Tamar, Farés e Zará; a Farés nasceu Esrom; a Esrom nasceu Arão;
4. a Arão nasceu Aminadabe; a Aminadabe nasceu Nasom; a Nasom nasceu Salmom;
5. a Salmom nasceu, de Raabe, Booz; a Booz nasceu, de Rute, Obede; a Obede nasceu Jessé;
6. e a Jessé nasceu o rei Davi. A Davi nasceu Salomão da que fora mulher de Urias;
7. a Salomão nasceu Roboão; a Roboão nasceu Abias; a nasceu Abias nasceu Asafe;
1.2-7 — A citação de uma mulher na genealogia judaica é algo muito raro. No entanto, além de Maria, quatro mulheres são mencionadas na genealogia de Jesus. E o mais interessante é o tipo de mulheres que Mateus cita aqui: Tamar, que se envolveu numa trama com Judá (Gn38); Raabe, uma ex-prostituta cananeia que viveu em Jericó (Js 2); Rute, uma moabita que se casou com um israelita (Rt 1.4); e Bate-Seba, a mulher de Urias, que provavelmente era heteia e adulterou com Davi, acarretando terríveis consequências (2 Sm 11.1— 12.23). No começo de seu Evangelho, Mateus nos mostra como a graça de Deus perdoa os pecados mais obscuros e alcança o mundo por meio da nação de Israel. Mostra-nos que Deus pode perdoar o pecado mais vil, resgatar o pecador e torná-lo parte da linhagem real.

8. a Asafe nasceu Josafá; a Josafá nasceu Jorão; a Jorão Ozias;
9. a Ozias nasceu Joatão; a Joatão nasceu Acaz; a Acaz nasceu Ezequias;
10. a Ezequias nasceu Manassés; a Manassés nasceu Amom; a Amom nasceu Josias;
11. a Josias nasceram Jeconias e seus irmãos, no tempo da deportação para Babilônia.
12. Depois da deportação para Babilônia nasceu a Jeconias, Salatiel; a Salatiel nasceu Zorobabel;
13. a Zorobabel nasceu Abiúde; a Abiúde nasceu Eliaquim; a Eliaquim nasceu Azor;
14. a Azor nasceu Sadoque; a Sadoque nasceu Aquim; a Aquim nasceu Eliúde;
15. a Eliúde nasceu Eleazar; a Eleazar nasceu Matã; a Matã nasceu Jacó;
16. e a Jacó nasceu José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama Cristo.
1.8-16 — E Asa gerou a Josafá, e Josafá gerou a Jorão, e Jorão gerou a Uzias. Há três reis entre esses dois [Jorão e Uzias] que Mateus omitiu nessa lista: Acazias, Joás e Amazias (assim como Jeoaquim, pai de Jeconias). Apesar de ter plena consciência disso, Mateus relacionou 14 gerações em três períodos, talvez por ser mais fácil de decorar (ver comentário em Mt 1.17). Embora todas as gerações (Mt 1.17) de Abraão a Davi fossem 14, nem todas são relacionadas nos dois últimos versículos deste trecho (Mt 1.15,16).
17. De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a
deportação para Babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para Babilônia até o Cristo, catorze
gerações.
1.17 — A genealogia se divide em três listas de nomes que somam 14 gerações. Sem dúvida, assim fica mais fácil decorar. No entanto, essa divisão tem um significado muito importante. O somatório das letras do nome Davi é 14; pois, no alfabeto hebraico, cada letra equivale a um número.
18. Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de
se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo.
1.18 Estando Maria, sua mãe, desposada comjosé. No mundo todo, o que geralmente
oficializa um casamento é a assinatura de um contrato (Ml 2.14). Na cultura judaica, essa aliança verbal era feita um ano antes da consumação do casamento e tinha o mesmo valor de um documento escrito. Foi nesse período de um ano em que Maria estava desposada com josé que ela achou-se ter concebido do Espírito Santo.
19. E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
1.19 — Respaldado pela lei judaica, revelada em Deuteronômio 24.1 (Mt 5.27-32; 19.3-9; Jr 3.1,8), José poderia divorciar-se formalmente de Maria, alegando a infidelidade dela, uma vez que eles já tinham feito uma aliança matrimonial, embora ainda não tivessem consumado o casamento. Ele poderia ter tomado público o divórcio, ou ter feito isso de um^ forma mais discreta na presença de duas testerriuríhas. Mas como José era justo e piedoso, e como a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
20. E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo;
1.20 José, Filho de Davi. Os versículos 1 a 17 provam que, legalmente, Jesus era filho de José, mas os versículos 18 a 25 negam que José era o pai biológico de Jesus. Era necessário incluir o nome de José, descendente de Davi, na genealogia de Jesus a fim de
enfatizar o direito legal deste ao trono como Rei de Israel. Contudo, aqui também era necessário esclarecer que Jesus é Filho de Deus, e não de José, tendo em vista Sua missão como o Salvador da humanidade. Assim, Mateus destaca a majestade de Jesus, ao passo que Lucas dá detalhes da miraculosa concepção do Messias pelo Espírito Santo.
21. ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
22. Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta:
1.21,22 — E lhe porás o nome de J esus. Jesus significa Yahweh é Salvação ou Salvador, e seu equivalente no hebraico do Antigo Testamento é Josué. O fato de José dar esse nome a seu filho é algo muito importante. Quando o pai dava um nome a seu filho, estava afirmando que este fazia parte de sua família. Isso deu ao Senhor Jesus o direito legal de pertencer à descendência de Davi. E mesmo que José não tivesse pensado neste nome para a criança, teve de obedecer a Deus.
23. Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.
24. E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher;
1.23,24 Há muitas interpretações sobre o que teria levado Mateus a citar essa profecia do Antigo Testamento. Alguns veem a profecia de Isaías como uma referência específica à concepção virginal de Jesus, e nada mais. Obedecendo a ordem de Deus, José recebeu a sua mulher. Deus não requer nada além da obediencia restrita à sua Palavra.
25. e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS.

1.25 — José não conheceu Maria até que ela desse à luz. Este versículo deixa bem claro que Maria permaneceu virgem somente até o nascimento de Jesus. Os irmãos e irmãs que Jesus teve depois eram filhos dejosé e Maria (Mt 13.55,56). E José não poderia ter tido filhos de um casamento anterior, como alguns sugerem, pois assim Jesus não seria considerado herdeiro do trono de Davi se não fosse o primogénito.

Elaborado pelo Evangelista; Natalino dos Anjos
Com pesquisas em Comentários Bíblicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário