Seguidores

sexta-feira, 18 de julho de 2014

ESTUDO BÍBLICO - EXODO CAPITULO 12

EXODO CAPITULO 12

12.2 O PRIMEIRO DOS MESES DO ANO. O cap. 12 descreve a Festa da Páscoa (vv. 1-14; 21-28) e a Festa dos Pães Asmos (vv. 15-20). Essas festas sagradas tinham por base os eventos históricos da primeira Páscoa, por ocasião do êxodo (caps. 12-14). Pelo fato de a Páscoa assinalar um novo começo para Israel, o mês em que ela ocorreu (março/abril em nosso calendário) tornou-se o primeiro dos meses de um ano novo para a nação. O propósito, aqui, foi relembrar ao povo que sua própria existência como povo de Deus resultou do seu livramento do Egito, mediante os poderosos atos redentores de Deus.

1 - O cordeiro escolhido (12:1-5).
 Os judeus têm um calendário religioso e outro civil, e a Páscoa marca o início do ano religioso deles. A morte do cordeiro traz um novo início, assim como a morte de Cristo traz um novo início para o crente pecador.

A. Escolhido antes de ser morto. Separava-se o cordeiro no 10° dia e ele era morto na noite do 14° para o 15o dia. Portanto, Cristo era o Cordeiro predestinado antes da criação do mundo (1 Pe 1:20).

B. Imaculado. O cordeiro devia ser macho e sem defeitos, um retrato do perfeito Cordeiro de Deus, sem mácula e sem defeito (1 Pe 1:19).

C. Testado. As pessoas, do 10e ao 14Q dia, vigiavam os cordeiros a fim de certificarem- se de que eram satisfatórios; Cristo, da mesma forma, foi testado. e vigiado durante seu ministério terreno, principalmente na última semana antes de ser crucificado. Observe a evolução: "um cordeiro" (v. 3), "o cordeiro" (v. 4) e "cordeiro" (v. 5, NV1). Isso faz paralelo com "o Salvador" (Lc2:11), "o Salvador" (Jo 4.42) e "meu Salvador" (Lc 1:47). Não é suficiente chamar Cristo de "Salvador" (um entre muitos) ou de "o Salvador" (para outra pessoa). Cada um de nós deve dizer: "Ele é meu Salvador!"

12.7 TOMARÃO DO SANGUE. O cordeiro da Páscoa e seu sangue prenunciam Jesus Cristo e seu sangue derramado, como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1.29,36; Is 53.7; At 8.32-35; 1 Co 5.

2 - O cordeiro morto (12:6-7)
Um cordeiro vivo é algo adorável, mas não pode salvar! Não somos salvos pelo exemplo de Cristo ou por sua vida; somos salvos pela morte dele. Leia Hebreus 9:22 e Levítico 17:11 para ver a importância do derramamento do sangue de Cristo. É claro que, para os doutos egípcios, parecia tolice matar um cordeiro, mas essa era a forma de salvação de Deus (1 Co 1:18-23).

Deviam marcar a porta das casas com o sangue do cordeiro (12:21-28). Em 12:22, a palavra "verga" pode significar "soleira", portanto marcavam o espaço vazio na soleira da porta com o sangue do cordeiro. Depois, aplicava-se o sangue na verga de cima da porta e nos batentes laterais. Ninguém que saísse da casa pisaria sobre o sangue (veja Hb 10:29). Cristo foi morto no 14° dia-do mês, no exato momento em que ofereciam o cordeiro da Páscoa. Observe que Deus fala que Israel o matou (o cordeiro), e não os matou (cordeiros), pois para
Deus há apenas um Cordeiro — Jesus Cristo. Isaque perguntou: "Onde está o cordeiro?" (Gn 22:7), e, em João 1:29, João Batista respondeu: "Eis o Cordeiro de Deus". Todos no céu dizem: "Digno é o Cordeiro" (Ap 5:12).

12.8 PÃES ASMOS; COM ERVAS AMARGOSAS. As ervas amargosas trariam à lembrança os tempos amargos da escravidão no Egito.

3 -O cordeiro deve sercomido (12:8-20,43-51)
Com frequência, negligenciamos essa parte importante da Páscoa, a Festa dos Pães Asmos. Na Bíblia, levedura (fermento) retrata o pecado: ele trabalha em silêncio, ele corrompe e cresce e só pode ser removido com fogo. Na época da Páscoa, os judeus têm de tirar todo fermento de casa e não podem comer pão com fermento durante sete dias. Paulo aplica isso aos cristãos em 1 Coríntios 5; leia o capítulo com atenção.

O sangue do cordeiro é suficiente para salvar da morte, mas as pessoas devem se alimentar com o cordeiro a fim de se fortalecerem para a peregrinação. A salvação é apenas o início. Temos de nos alimentar de Cristo a fim de termos forças para segui-lo. Os cristãos são peregrinos (v. 11), sempre prontos a se mover quando o Senhor ordena. Eles deviam assar o cordeiro no fogo, o que fala do sofrimento de Cristo na cruz. Não devem deixar nada para comer depois. As sobras não satisfazem o crente, pois precisamos do Cristo inteiro. Precisamos da obra completa da cruz. Além disso, as sobras estragam, e isso desonra o tipo, pois Cristo não vê corrupção (SI 16:10). Infelizmente, muitas pessoas recebem o Cordeiro como salvação da morte, mas não se alimentam diariamente dele.

12.11 OS VOSSOS LOMBOS CINGIDOS, OS VOSSOS SAPATOS NOS PÉS. Esta linguagem figurativa indica a necessidade de obediência irrestrita e imediata da parte do povo de Deus.

12.14 ESTATUTO PERPÉTUO. A festa da Páscoa devia ser observada anualmente. A participação regular da Ceia do Senhor para o cristão do NT é a continuação da mensagem profética da Páscoa (ver 1 Co 11.24,25 nota; cf.5.7,8).

12.15 AQUELA ALMA SERÁ CORTADA. A rejeição intencional e deliberada dos preceitos de Deus resultava em julgamento divino (v. 19). O culpado era excluído do povo do concerto, ou pela morte (31.14), ou pela expulsão. Semelhantemente,sob o novo concerto, quem pertence ao povo de Deus e rejeita o senhorio de Cristo, escolhendo deleitar-se no fermento do pecado, está excluído da graça e salvação em Cristo).


Nenhum estrangeiro, ou servo assalariado, ou homem não-circuncidado pode participar da festa. Esse regulamento lembra-nos que a salvação é o nascimento na família de Deus — não há estrangeiros nela. Esse nascimento é pela graça, ninguém se torna merecedor dele. E isso acontece por intermédio da cruz — pois a circuncisão aponta para nossa verdadeira circuncisão espiritual em Cristo (Cl 2:11-12). Não se deve comer o banquete do lado exterior da casa (v. 46), pois o banquete não pode se separar do sangue derramado. Enganam a si mesmos os modernistas que querem se alimentar de Cristo à parte de seu sangue derramado.

Elaborado pelo Evangelista; Natalino dos Anjos
Com pesquisas na Bíblia de Estudo Pentecostal e Comentários Bíblicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário