Seguidores

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

COMENTARIO EXPOSITIVO DE MATEUS - CAPITULO 10

A Comissão dos 12 Apóstolos e Alguns Ensinos de Cristo Sobre o Ministério. 10:1-42.

1. A Comissão dos doze discípulos. 10:1-4.
Mateus não dá a seleção dos 12 Apóstolos como Marcos e Lucas (Mc. 3:13-19, Lc. 6:12-16).
A palavra apóstolo significa "alguém enviado" ou "emitido". No. v. 5 há o verbo enviar que é a forma verbal da palavra apóstolo. Jesus chamou os seus discípulos e enviou-os com o seu poder (autoridade).

Entre os 12 apóstolos tem dois Simão, dois Tiago e dois Judas. Há três pares de irmãos: Pedro e André; Tiago e João; e Tiago, filho de Alfeu, e Judas, o irmão de Tiago (Lc. 6:16).
Uma olhada abreviada de cada apóstolo. SIMÃO, CHAMADO PEDRO. Era de Betsaida da Galiléia, o nome do seu pai era Jonas (João 21:15-19), era pescador do mar da Galiléia e escreveu dois livros do Novo Testamento. ANDRÉ, IRMÃO DE PEDRO. Também pescador do mar da Galiléia, trouxe Pedro a Jesus (João 1:40-41), era um dos primeiros discípulos de Jesus (João 1:40), e era homem muito realista (João 6:6-8). TIAGO. Também era pescador (Lc. 5:10), o nome hebraico para Tiago é Jacó, filho de Zebedeu, muito amigo de Pedro e João, pediu ter o lugar exaltado entre os discípulos e o primeiro deles ser martirizado (Atos 12:2). JOÃO. Também pescador, irmão de Tiago, muito amigo de Jesus e de Tiago e Pedro, Jesus mandou-o cuidar a Sua mãe quando estava morrendo na cruz, envolvido na evangelização depois do dia de Pentecostes (Atos 3:1, Gál. 2:9), e escreveu 5 livros do Novo Testamento. FILIPE. Seu nome significa "aquele que ama cavalos", era de Betsaida (João 1:44), trouxe Natanael a Jesus (João 1:45), foi repreendido por Jesus (João 18:8-12). BARTOLOMEU. Também chamado Natanael (João 1:45-46), era de Caná da Galiléia. TOMÉ. Também chamado Dídimo (João 21:2) que significa gêmeo, zeloso por Jesus e duvidou (João 20:24-29). MATEUS. Publicano, chamado Levi, deu grande banquete para Jesus que mostrou sua condição boa financeira e escreveu um livro do Novo Testamento. TIAGO, FILHO DE ALFEU. Chamado o menor (Mc. 15:40) que significa ser mais novo, o nome da sua mãe era Maria (Mc. 16:1), e irmão de Judas. TADEU. Também chamado Lebeu e Judas (Lc.6:16, Atos 1:13). SIMÃO CANANITA. Cananita (ou Cananeu) significa ser zeloso pela lei de Deus e Zelador significa a mesma cosia, fez parte de um partido político que queria se livrar do governo romano e provavelmente terrorista contra o governo romano antes da sua conversão. JUDAS ISCARIOTES. Judas é o nome grego para o nome hebraico Judá, Iscariotes significa o homem de Queriote, ou habitante desta cidade (Queriote) da Judéia, parece que era o único entre os apóstolos que era da Judéia (e por isso arrogante), o nome do seu pai era Simão (João 6:71), foi chamado por Jesus um diabo (João 6:70), traiu Jesus e depois suicidou-se, era o primeiro tesoureiro (Joã0 12:6).

2. A Comissão Limitada deles.
10:5-15. Marcos 6:7 diz que Jesus mandou-os a dois em dois. O Evangelho era para ser pregado primeiramente aos judeus (Lc. 24:47, Atos 13:46-47, Rom. 1:16), mas Jesus avisou que isto não ia continuar assim (Mt. 8:11, 10:18, 21:43, 22:9, 24:14). Esta comissão não era válida depois da Grande Comissão que Jesus deu a sua igreja em Mateus 28:19-20 e Atos 1:8.
Jesus mandou-os anunciar que o reino dos céus está próximo. João O Batista pregou isto (Mt.3:1-2) e Jesus também (Mt. 4:17), e os setenta (Lc. 10:1). Eles foram mandados pregar aos judeus só. Observa que o reino e a igreja não são iguais, porque o reino era oferecido a Israel somente. O que Jesus os mandou fazer e também os proibiu fazer, não são as regras para nós hoje em dia. Por exemplo: pregar aos judeus só; curar os enfermos e leprosos, ressuscitar os mortos, expulsar os demônios, não possuir dinheiro no bolso nem troca de roupa e sapato. Mas, podemos aprender e aproveitar algumas lições boas dos ensinos de Cristo. A obra de Deus deve ser feita pela fé, sem egoísmo e ansiedade, podemos aceitar a ajuda do povo se oferecer e fazer a obra de Deus sem cobrar pelos serviços feitos. Se o povo nos recusar e rejeitar a Palavra de Deus, devemos ir embora e procurar outro lugar para pregar. Algumas pessoas não ouvirão os melhores pregadores. É terrível a conseqüência de rejeitar a Palavra de Deus (Mt. 10:15).

3. Avisos sobre a Perseguição. 10:16-23.
O crente é um missionário enviado por Jesus para pregar a Palavra de Deus como ovelhas ao meio dos lobos. A ovelha está dependente e indefesa em si ao meio de lobos. Mostra a necessidade que temos de um bom pastor. O lobo representa os inimigos malvados, odiosos e maliciosos de Cristo e do seu povo. Devemos ser tanto amigáveis, carinhosos e calmos quanto as pombas e tanto rápido para discernir o perigo quanto as serpentes. Não devemos brigar com eles, mas tentar ganhá-los por Cristo sempre pregando e lutando pela verdade. Devemos ter cuidado com os homens, porque eles são capazes de nos entregar às autoridades.
Se formos chamados para sofrer este tipo de perseguição, Jesus disse que não devamos nos preocupar como e o que havemos de falar e responder, porque Deus dará a resposta certa na hora certa pelo Espírito Santo.
Jesus disse que até a própria família ficará contra o crente e que seremos odiados pelo mundo mesmo por causa de Cristo, da verdade e da moda santa de viver. Mas, é para continuar firme até o fim.
O crente não deve buscar (procurar) perseguição, mas sim fugir dela se puder. Se for necessário enfrentar a perseguição, é para agüentai-la com fidelidade, firmeza, paciência e sem reclamação. Porque a nossa obra de pregar continuará até que Jesus venha.

4. Encorajamento aos Perseguidos. 10:24-31.
O salvo não é mais do que seu Salvador. Como o mundo tratou Jesus, nos tratará também. Belzebu é o deus-mosca dos filisteus. Todo tipo de maltratamento e nome feio não pode nos fazer mal, porque somos os servos e santos de Deus. Devemos falar a verdade do Senhor sem temer ninguém. Porque um dia Deus revelará a verdade sobre nossos inimigos e nos autenticará como seus servos verdadeiros. Não é para temer o homem que pode somente matar o corpo, mas sim Deus que pode lançar a pessoa no inferno eternamente.
Deus não deixa nada acontecer contra nós se não for a sua vontade. Deus nos cuida muito bem e sabe que acontece na vida do seu povo escolhido e amado. Para Ele, nós temos muito valor.

5. A Dedicação do Discípulo de Cristo. 10:32-39.
Confessar (v. 32-33) Cristo publicamente aqui na terra significa que Cristo nos confessará diante do Pai lá nos céus. Somente a pessoa salva pela graça pode confessar Jesus Cristo como Seu Salvador, e é só esta pessoa que vai. Confessar Cristo significa concordar com Deus sobre a salvação e a verdade da Palavra de Deus. Isto é muito mais do que só repetir algumas palavras certas e bonitas na frente do povo na igreja. Nossa confissão de fé é Jesus Cristo, Ele é nossa teologia. É uma grande ofensa, para Deus o Pai, negar Jesus Cristo. Negar Jesus Cristo significa não confessar Jesus Cristo como o Salvador e Filho de Deus. Negar Jesus assim é negar que Jesus é o Mediador entre Deus e os homens e um dia o descrente será negado por Jesus Cristo diante do Pai lá nos céus.
Nos versículos 34-36 Jesus disse que não veio para trazer a paz à terra, mas sim, a espada. A pregação do Evangelho do Príncipe da paz provoca a ira de Satanás e dos descrentes. Porque a verdade do Evangelho provoca a oposição, a inimizade e o ódio nos perdidos, mas nos escolhidos o desejo para confessar Cristo de verdade. A verdade do Evangelho pode dividir até famílias.
Mas, Cristo Jesus tem que ter a preeminência (ser mais importante) sobre nossa família (v. 37). Na vida dos que confessam Cristo verdadeiramente (crentes de verdade) Jesus Cristo tem o primeiro lugar. Para estes, Cristo Jesus não tem competidor, mas para os perdidos é o contrário.
Cristo tem que ser mais importante do que a nossa própria vida (v. 38-39). Confessar Cristo significa tomar a nossa cruz, que é o instrumento da morte. Tomar a cruz significa nos crucificar e sacrificar para seguir Jesus fielmente. O Apóstolo Paulo disse: "cada dia morro" ( I Cor. 15:31). Esta é a única maneira certa de confessar e seguir Cristo. Esta é a única maneira de achar a vida de verdade, é nos entregar a Jesus totalmente, se não, é uma perda total de vida eternamente.

6. Os Galardões dos Servos Fiéis. 10:40-42.
Aquele que aceita a mensagem da pregação do Evangelho da verdade, aceita o Salvador do Evangelho da verdade; mas aquele que rejeita a nossa mensagem do Evangelho, rejeita Jesus Cristo o Salvador. Jesus disse também que aquele que aceita-O como a verdade, com certeza aceitará os Seus servos verdadeiros (v. 40).
Qualquer serviço feito pelos salvos será galardoado apropriadamente. Jesus não está falando sobre a salvação, porque a salvação não é o resultado de boas obras, mas sim da graça de Deus. Jesus está falando sobre os galardões que os salvos vão receber por causa do seu serviço fiel a Jesus. Qualquer serviço, pequeno ou grande, será lembrado e galardoado por Jesus Cristo lá nos céus. O galardão será mais determinado pelo motivo do que pelo tamanho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário