Seguidores

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

COMENTARIO BIBLICO - SALMOS 145 e 146

SALMOS CAPITULO 145

Sl 145:1 Cântico de Davi. Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu, e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre.
Sl 145:2 Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre.
Sl 145:3 Grande é o SENHOR, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inexcrutável.
145:1-3 0 tema do salmo é a grandeza do Senhor. 0 salmista assumiu o propósito santo e fervoroso de exaltar, bendizer e louvar seu Deus e [...] Rei tanto no presente (todos os dias) como na eternidade (para sempre). Esse cântico sem fim proclamará que Deus é grande e, portanto, mui digno de ser louvado. Também anunciará que sua grandeza é infinita.
Sl 145:4 Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas.
Sl 145:5 Falarei da magnificência gloriosa da tua majestade e das tuas obras maravilhosas.
Sl 145:6 E se falará da força dos teus feitos terríveis; e contarei a tua grandeza.
145.4-6 — Uma geração [...] à outra. Espera-se que a mensagem dos prodígios e da misericórdia de Deus fique conhecida em toda a terra e entre todas as gerações. As obras e os poderosos feitos do Senhor serão exaltados de uma geração [...] à outra. 0 cântico não terá fim.  0 próprio salmista meditará no glorioso esplendor da [...] majestade de Deus, revelado em seus feitos maravilhosos de livramento.
Sl 145:7 Proferirão abundantemente a memória da tua grande bondade, e cantarão a tua justiça.
145.7 — A palavra memória pode estar se referindo ao nome divino de Deus. O termo hebraico para memória é traduzido por memorial em Êxodo 3.15.  Pessoas de todo o mundo divulgarão com entusiasmo a reputação da muita bondade do Senhor. A magnitude de sua justiça será tema de cânticos jubilosos.
Sl 145:8 Piedoso e benigno é o SENHOR, sofredor e de grande misericórdia.
145.8 — Deus Se descreve como piedoso e benigno (Êx 34.6,7; Nm 14.18). Davi cita as palavras do próprio Deus para louvá-Lo por Seu caráter misericordioso (Sl 86.5,15; 111.4; 112.4).  A grandeza do Senhor abrange sua graça e clemência. Ele é grande em domínio próprio e misericórdia.
Sl 145:9 O SENHOR é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras.
Sl 145:10 Todas as tuas obras te louvarão, ó SENHOR, e os teus santos te bendirão.
145:9-10 Sua bondade se estende a todos, sem discriminação. Ele é compassivo para com todas as suas criaturas, sem exceção. Todas as suas obras lhe rendem graças, ainda que de forma inaudível. Sua própria existência manifesta a sabedoria e o poder divinos. Todos os seus santos o bendizem por suas perfeições infinitas. Todas as suas obras repete as palavras de Salmos 19.1-3. Tudo o que Deus fez possui as marcas de Sua grandeza (Sl 111.2).
Sl 145:11 Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder,
Sl 145:12 Para fazer saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino.
Sl 145:13 O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações.
145:11-13 0 salmista também fala da grandeza do reino de Deus. A tarefa dos justos é espalhar as obras do Senhor a todos. A ele pertence a glória e o poder. Seu povo proclama ao restante da humanidade a magnitude de seus feitos e os atributos magníficos de seu govemo. Seu reino é etemo e permanece por todas as gerações.  Como o reino de Deus é eterno, a mensagem de Suas maravilhas precisa chegar
a todas as pessoas da atualidade.

Sl 145:14 O SENHOR sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos.
145.14 — As palavras sustenta a todos que caem descrevem as ações contínuas de Deus em favor dos necessitados, sugerindo que sejam ações absolutas e imutáveis. Ainda assim, as mesmas pessoas que cantam seu louvor também clamam ao Senhor aflitas, em salmos de lamentação. Em um mundo difícil, os salmistas se deleitam em afirmar que Deus é bondoso e que Seu poder, Seu amor e Sua preocupação com Seu povo não têm limites. Os salmos celebram cada exemplo da misericórdia salvadora de Deus e todos de Sua graça. Vezes sem conta, em inúmeras ocasiões, a totalidade dos exemplos se torna uma bela tapeçaria de Sua contínua misericórdia.  A grandeza do Senhor se manifesta na preservação daqueles que vacilam sob os fardos da vida.
Ele apruma todos que se encontram prostrados sob pressões e problemas.
Sl 145:15 Os olhos de todos esperam em ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo.
Sl 145:16 Abres a tua mão, e fartas os desejos de todos os viventes.
145:15-16 Também é grande em sua provisão. Todas as criaturas olham para ele em atitude de dependência e expectativa. Ele fornece o alimento conforme necessário, coordenando de modo maravilhoso sua produção, preparo e distribuição. Sem nenhum esforço,  abre a mão e sacia suas criaturas incontáveis por todoo universo. Quão grandioso é o Senhor!
Sl 145:17 Justo é o SENHOR em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras.
145.17  O emparelhamento de justo com santo é uma demonstração vigorosa do caráter de Deus. Sua justiça leva ao Seu juízo perfeito; Sua graça leva aos Seus atos de salvação e perdão.  É grande em sua justiça e benignidade. Não faz nada errado ou cruel. Somente em Deus essas duas virtudes se unem com perfeição. Deus tanto preserva como destrói com base em Sua percepção infalível dos intuitos e propósitos
humanos.
Sl 145:18 Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.
145:18 É grande em condescendência e disponibilidade. Está sempre perto de quem o busca de coração. 
Sl 145:19 Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará.
145:19 É grande em salvação. Jamais rejeita quem se achega a ele com fé e contrição.
Sl 145:20 O SENHOR guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos.
145:20 É grande em cuidado para com todos os que o amam. Convida-os a lançar seus fardos sobre ele. Por fim, é grande em ira. Por isso, no devido tempo, os ímpios serão exterminados.
Sl 145:21 A minha boca falará o louvor do SENHOR, e toda a carne louvará o seu santo nome pelos séculos dos séculos e para sempre.
145:21 Davi assumiu o firme propósito de proferir louvores a esse Deus grandioso para todo o sempre e de exortar todos a fazerem o mesmo. Por todos os motivos acima, não faça como o nm do acróstico. Enquanto todo o restante do universo está louvando ao Senhor, não fique você de fora!



SALMOS CAPITULO 146

Sl 146:1 Louvai ao SENHOR. Ó minha alma, louva ao SENHOR.
Sl 146:2 Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu for vivo.
146.1,2 — Minha alma é outra forma de falar do íntimo de alguém, sendo frequentemente usada como substituta dos pronomes eu ou mim. Durante a minha vida. O poeta faz o voto decidido de louvar ao Senhor pelo resto da vida.  No versículo 2, faz duas declarações: “Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores
ao meu Deus enquanto eu viver” . Trata-se de um belo diálogo entre um homem e o que há de melhor em seu ser interior.
Sl 146:3 Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação.
146.3 — Em príncipes. A mensagem é de que mesmo a melhor das pessoas não é uma boa ajuda em épocas de grande aflição. Até mesmo os príncipes são mortais, e alguns não têm nem mesmo meios de ajudarem a si próprios (Sl 118.9). O contraponto são as pessoas que preferem buscar a ajuda de Deus, que é eterno (v. 5-7).
Sl 146:4 Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.
146.4  Quando o coração do homem para de bater, ele morre, é sepultado e seu corpo volta ao pó. Todos os seus planos grandiosos perecem. Portanto, podemos afirmar que o ser humano não é digno de confiança, além de ser impotente, mortal e efêmero.
Sl 146:5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no SENHOR seu Deus.
146.5 — Bem-aventurado indica um prazer profundo e permanente, uma alegria manifesta. È a descrição mais adequada daqueles cujo refúgio e esperança residem no Senhor.  0 caminho para a bem-aventurança, o socorro e a esperança consiste em confiar no Deus de Jacó, ou seja, no Deus daqueles que nada merecem. Eis alguns motivos pelos quais ele é digno de toda a nossa confiança
Sl 146:6 O que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e o que guarda a verdade para sempre;
146.6  Que fez os céus e a terra. Os motivos da criação permeiam os hinos de Israel (Sl 104); aqui, a mensagem é de que o Criador do universo é Aquele que auxilia os justos. Se ele pode fazer tudo isso, nada lhe é impossível.  Efidedigno. Mantém para sempre a sua fidelidade. Não pode mentir nem voltar atrás em sua palavra.  Não corremos risco nenhum quando confiamos nele.  Deus não falha.
Sl 146:7 O que faz justiça aos oprimidos, o que dá pão aos famintos. O SENHOR solta os encarcerados.
146:7 Defende os oprimidos. Providencia para que os justos sejam vindicados e que, no devido tempo, sua causa prevaleça. Por um tempo, pode parecer que estão nadando contra a correnteza. No final, porém, a vitória é certa. É provedor. Dá pão aos que têm fome, tanto no sentido espiritual quanto físico. Leva-nos para sua sala de banquetes e prepara uma mesa farta! E libertador. Liberta os cativos da opressão humana, das cadeias do pecado, da atração do mundo, da escravidão do diabo e da vida de egoísmo.
Sl 146:8 O SENHOR abre os olhos aos cegos; o SENHOR levanta os abatidos; o SENHOR ama os justos;
146:8 Dá visão. O Senhor abre os olhos aos cegos, seja sua cegueira física, mental ou espiritual, seja de nascença, acidental ou por opção. Nenhum caso é difícil demais para ele. Levanta os cansados. Dá ânimo aos abatidos que se   encontram encurvados sob o peso de preocupações, aflições, dificuldades e tristezas. Ama os justos. Nas palavras de Barnes: “Uma característica de Deus e razão fundamental para o louvor é o fato de ele amar quem obedece à lei e faz aquilo que é certo”.
Sl 146:9 O SENHOR guarda os estrangeiros; sustém o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios.
146:9 E protetor dos exilados. Preocupa-se com o bem-estar do estrangeiro, peregrino e exilado. Em Jeová, os peregrinos encontram um verdadeiro defensor. E amigo dos desolados. Ampara o órfão e a viúva e todos os desprovidos de auxílio humano.
Julga o mal. Frustra até os planos mais astutos dos perversos e transtorna o caminho dos ímpios, fazendo-o terminar em destruição.
Sl 146:10 O SENHOR reinará eternamente; o teu Deus, ó Sião, de geração em geração. Louvai ao SENHOR.
146:10 É Rei eterno. A eternidade de Deus contrasta com a transitoriedade humana. 0 Senhor reina para sempre [...] de geração em geração. Aleluia! Que alegria maravilhosa é conhecer esse Deus!

Elaborado pelo Evangelista:
Natalino Dos Anjos - Administrador do Blog.

2 comentários:

  1. NO ES PROFECIA MESIANICA:
    146: 8 visión dar. El Señor abre los ojos al ciego, si la ceguera física, mental o espiritual, ya sea desde el nacimiento, por accidente o por elección. Ningún caso es demasiado difícil para él. Alzad cansado. Da coraje de los desconsolados que se empeñan por el peso de preocupaciones, sufrimientos, dificultades y tristezas. Él ama la justicia. En palabras de Barnes: "Una característica de Dios y la razón fundamental para la alabanza es que él ama a los que obedecen la ley y hacer lo que es correcto."
    Salmo 146: 9 El Señor guarda a los extranjeros; sustenta al huérfano ya la viuda, pero el camino de los impíos.
    146: 9 y protector de los exiliados. Tiene que ver con el bienestar de los peregrinos extranjeros y el exilio. En Jehová, los peregrinos son un verdadero campeón. Y un amigo de los afligidos. Él sostiene al huérfano ya la viuda y carente de toda ayuda humana.
    Jueces malos. Frustra incluso los planes más astutos de los impíos y el camino de los impíos, haciendo que se terminan en la destrucción.
    Salmo 146: 10 El SEÑOR reinará por los siglos; tu Dios, Sión, de generación en generación. ¡Alabado sea el Señor.
    146: 10 Es el Rey eterno. La eternidad de Dios contrasta con la fugacidad humana. 0 Señor reina por siempre [...] de generación en generación. ¡Aleluya! ¡Qué maravillosa es la alegría de conocer a este Dios!

    Preparado por el Evangelista:
    Navidad Dos Anjos - Blog Administrador.

    ResponderExcluir
  2. NO ES PROFECIA MESIANICA:
    146: 8 visión dar. El Señor abre los ojos al ciego, si la ceguera física, mental o espiritual, ya sea desde el nacimiento, por accidente o por elección. Ningún caso es demasiado difícil para él. Alzad cansado. Da coraje de los desconsolados que se empeñan por el peso de preocupaciones, sufrimientos, dificultades y tristezas. Él ama la justicia. En palabras de Barnes: "Una característica de Dios y la razón fundamental para la alabanza es que él ama a los que obedecen la ley y hacer lo que es correcto."
    Salmo 146: 9 El Señor guarda a los extranjeros; sustenta al huérfano ya la viuda, pero el camino de los impíos.
    146: 9 y protector de los exiliados. Tiene que ver con el bienestar de los peregrinos extranjeros y el exilio. En Jehová, los peregrinos son un verdadero campeón. Y un amigo de los afligidos. Él sostiene al huérfano ya la viuda y carente de toda ayuda humana.
    Jueces malos. Frustra incluso los planes más astutos de los impíos y el camino de los impíos, haciendo que se terminan en la destrucción.
    Salmo 146: 10 El SEÑOR reinará por los siglos; tu Dios, Sión, de generación en generación. ¡Alabado sea el Señor.
    146: 10 Es el Rey eterno. La eternidad de Dios contrasta con la fugacidad humana. 0 Señor reina por siempre [...] de generación en generación. ¡Aleluya! ¡Qué maravillosa es la alegría de conocer a este Dios!

    Preparado por el Evangelista:
    Navidad Dos Anjos - Blog Administrador.

    ResponderExcluir