Seguidores

domingo, 8 de fevereiro de 2015

ESTUDO BIBLICO - MATEUS CAPITULO 6

A Piedade Falsa e Verdadeira. 6:1-18.
O Messias-Rei agora contrasta a piedade verdadeira da Palavra de Deus com a piedade hipócrita dos escribas e fariseus. Aquele que está caracterizado da piedade verdadeira se ocupa mais com sua relação para com Deus e a Sua aprovação do que o aplauso e louvor dos homens. Cristo considera as três coisas principais da vida de um judeu: fazer a esmola, orar e jejuar.

Fazer a esmola. v. 1-4.
Fazer a esmola significa fazer as boas obras ou os bons atos. As boas obras podem ser feitas de motivo errado. Está certo fazer as obras para o Senhor, e isto não é condenado. Mas, não devem ser feitas para chamar a atenção a si mesmo, para se mostrar nem para receber o aplauso dos homens e ser glorificados por eles. Assim faz o hipócrita; ele finge ser o que não é só para si mostrar. A sua religião é externa e falsa, é somente uma tentativa de buscar o louvor dos homens, mas não de Deus. Devemos fazer as nossas boas obras quietamente e sem chamar atenção. Se ninguém souber ou ver a nossa obra; se a gente não for grata? Não importa, porque estamos fazendo para Deus por amor, não para os homens. Deus sabe e Ele vai abençoar. O galardão de Deus vem depois, e Deus não dá galardão para o homem que faz pelo aplauso do homem, porque esse já recebeu seu galardão (o aplauso dos homens). A aprovação de Deus é bastante!

Oração. v. 5-15.
Não é uma condenação de orar publicamente nem de orar em pé. A posição física da pessoa não é muito importante. Mas, a razão e maneira de orar é importante demais. Não é para ser visto pelos homens e por isto glorificados por eles. O hipócrita ora assim para se mostrar, não para falar com Deus intimamente. É melhor ficar num lugar calmo e oculto; e assim pode orar a Deus com toda sinceridade, franqueza, dedicação e amor. Não há nenhuma virtude em falar demais (usar de vãs repetições) como os pagões fazem. A oração cumprida não é condenada, mas repetir a mesma coisa muitas vezes que não tem sentido é. Pedir o perdão de pecado do Senhor em oração sem perdoar os outros dos seus pecados contra nós, é pedir em vão. Depois Jesus nos ensina como orar (v. 9-13).

Jejum. v. 16-18.
Jejuar é se negar voluntariamente de comida por um período de tempo para ficar mais perto do Senhor e se dedicar a Deus sem a preocupação de fazer os cuidados de vida. É coisa boa fazer; Jesus e a Sua igreja primitiva fizeram. Deve ser feito de uma maneira que ninguém sabe, sem chamar atenção para si mesmo. Os fariseus e escribas (chamados hipócritas por Jesus) desfiguraram as suas caras, não tomaram banho, nem ajeitaram o cabelo para aparecer que estavam jejuando. Se jejuar, deve aparecer como normalmente aparece; lava o rosto, toma banho, ajeita o cabelo e sem dar evidência que está jejuando. Porque? Porque faz para Deus e Ele vê o coração, não para os homens. É assim que devemos fazer as nossas boas obras para Deus.

As Coisas Materiais e Os Cuidados de Vida. 6:19-34.
A perspectiva certa das coisas materiais. v. 16-24. O homem inclina-se para procurar a sua segurança e felicidade nas coisas materiais em vez de Deus. Mas, para o justo, Jesus disse, deve ser em Deus só. Vamos para o céu ficar com nosso Salvador, então vamos nos preocupar com ajuntar tesouro lá, e não aqui na terra. Como é que possamos ajuntar tesouro lá no céu estando nós ainda aqui na terra? Gastando a nossa vida e coisas materiais no seu serviço fielmente. Assim estamos mandando lá um tesouro que fica bem guardado e seguro demais. Este mundo não é nosso lar (casa, somos aqui somente forasteiros e peregrinos), mas vamos para nosso lar eterno depois e lá vamos gozar no nosso tesouro bem guardado e seguro eternamente. Não faz sentido fazer isto aqui, porque vamos deixar este mundo e tudo que nele tem afinal. Somos os servos de Deus e da sua vontade, não os escravos do pecado, deste mundo nem das suas coisas materiais. Nosso coração fica lá no céu enquanto os nossos corpos estão ainda aqui na terra. Devemos olhar para as coisas deste mundo através desta perspectiva divina.


É servir Deus de todo coração e confiar nEle para suprir as nossas necessidades. É lembrar que a nossa vida é mais do que só comida e roupa. A nossa vida é de Cristo e para ser usada no seu serviço. Ele já nos deu a maior bênção, salvação e vida eterna, Ele nos dará também as necessidades de vida para que possamos servir nosso Salvador fielmente neste mundo. Deus não supre a comida para as suas criaturas, e lhes veste belamente? Ó homens de pouca fé que somos nós. Vamos buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e Deus vai providenciar as coisas materiais certas para serví-lO fielmente aqui até chegarmos no nosso lar  celestial. Preocupação sobre estas coisas é pecado. Todo dia tem bastante dificuldade sem aumentá-la com a nossa preocupação. Preocupação pode criar doença e até morte numa pessoa. Queremos menos ansiedade, angústia, e preocupação na vida? Preocupar não muda a nossa situação. Então, temos que confiar em Deus e a sua provisão! Ele sabe o que precisamos e Ele não vai nos abandonar nunca. Ele não nos salvou e deu esta esperança do céu para nos abandonar aqui na terra. Pouca fé é uma grande falha. Não é uma desculpa para ficar irresponsáveis; mas, sim para servir o Senhor com toda fidelidade e guardar todos os seus mandamentos; e deixar o resto com Ele. Ele é fiel em tudo! Deus nos ajuda ficar fiéis no seu serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário