Seguidores

domingo, 24 de maio de 2015

COMENTÁRIO BÍBLICO - EXODO CAPITULOS 13, 14, 15

EXODO CAPITULO 13

COMENTÁRIO BÍBLICO ELABORADO PELO EVANGELISTA:
NATALINO ALVES DOS ANJOS.
PROFESSOR NA E.B.D e PESQUISADOR.
COM PESQUISAS EM COMENTÁRIOS E MANUAIS BÍBLICOS.


Êx 13:1 Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
13.1 — Falou o Senhor a Moisés. Deus falava com o profeta frequentemente, e a sua relação
próxima com o Senhor era especial (Êx 33.11; Nm 12.8).
Êx 13:2 Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é.
13.2 Santifica-me todo o primogênito (2). "Separa como sagrados". É razoável que a vida que Deus tinha poupado fosse devotada a Ele (Rm 12.1). Assim como a celebração anual da Páscoa relembrava a nação a respeito de sua grande redenção, igualmente a dedicação dos primogênitos conservava fresca a memória disso em cada lar.
Êx 13:3 E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o SENHOR vos tirou daqui; portanto não comereis pão levedado.
13.3 Lembrai-vos deste mesmo dia (3). A santificação dos primogênitos foi associada ao dia do livramento; por conseguinte, Moisés prefaciou suas instruções referentes aos primogênitos com uma renovada exortação concernente a observância da Páscoa, o memorial daquele dia. Ver Dt 5.15. A hora em que Deus tinha se revelado por um milagre supremo, era justamente a oportunidade para ensinar o povo sobre os deveres religiosos. Assim, também, Jesus usou a ocasião em que produziu, por milagre, pão para os famintos, para ensinar que Ele é o Pão da Vida (Jo 6.51).
Êx 13:4 Hoje, no mês de Abibe, vós saís.
Êx 13:5 E acontecerá que, quando o SENHOR te houver introduzido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus, e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais que te daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto neste mês.
13.5 Quando o Senhor te houver metido na terra (5). Conf. Dt 6.3-15. A prosperidade tende a fazer com que o homem se esqueça das misericórdias passadas; daí a necessidade desses vívidos memoriais.
Êx 13:6 Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo dia haverá festa ao SENHOR.
Êx 13:7 Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos.
Êx 13:8 E naquele mesmo dia farás saber a teu filho, dizendo: Isto é pelo que o SENHOR me tem feito, quando eu saí do Egito.
13.7,8. Teu território. Fronteiras (7). A dedicação dos primogênitos teria de ser explicada geração após geração, como também a Páscoa(8) (12:26, 27).Contarás a teu filho. A explicação da Palavra de Deus no lar, sempre foi a base da vida religiosa do povo de Deus, no passado, e sempre deverá ser o fundamento da sociedade cristã de hoje. Os chefes dos lares devem ser sacerdotes e profetas, de certo modo.
Êx 13:9 E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos, para que a lei do SENHOR esteja em tua boca; porquanto com mão forte o SENHOR te tirou do Egito.
13.9 Sinal. Os judeus interpretaram este versículo, juntamente com v. 16 e Dt 6.8, 11.13-21, como uma ordem de atar pequenas caixas de couro aos braços e à fronte, contendo pergaminhos com trechos inteiras da Bíblia, contendo tais ordens. Mas será melhor guardar estes ensinamentos no pensar (entre os olhos),:no agir (na tua mão) e no falar (na tua boca). É isto que, na sua linguagem pitoresca, o Bíblia quer dizer.
Êx 13:10 Portanto tu guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano.
Êx 13:11 Também acontecerá que, quando o SENHOR te houver introduzido na terra dos cananeus, como jurou a ti e a teus pais, quando ta houver dado,
13.10,11 Este estatuto (10), isto é, a páscoa. Quando(11). Muitas das instruções dadas no deserto depois da saída do Egito, eram aplicáveis à vida em Canaã. O povo não podia receber a dádiva de uma terra ideal, antes de aprender o "modo de usar" um território nacional independente.
Êx 13:12 Separarás para o SENHOR tudo o que abrir a madre e todo o primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do SENHOR.
13.12 Separarás. Todos os primogênitos de Israel, inclusive os animais, teriam morrido se não fosse o sacrifício específico ordenado por Deus, que os separou para a salvação. Então, para o resto da história de Israel, o povo tem de estar cônscio de que se não fosse a misericórdia divina, nada de precioso lhe restaria.
Êx 13:13 Porém, todo o primogênito da jumenta resgatarás com um cordeiro; e se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; mas todo o primogênito do homem, entre teus filhos, resgatarás.
13.13 Jumenta. Era o único animal, dos que os israelitas normalmente possuíam, que era ritualmente imundo, não sendo aceitável nem para sacrifício, nem para comida,portanto, tinha de ser redimido, isto é, seu lugar era ocupado por um substituto.Cortar-lhe-ás a cabeça (13).Ninguém podia escapar da lei. Se o dono do animal não estivesse disposto a sacrificar um cordeiro, o jumento estava condenado; se não fosse devotado a Deus, então era destruí-lo. Na prática essa era uma salvaguarda eficaz da lei, visto que um jumento era muito mais valioso, comercialmente falando, que um cordeiro.Teus filhos resgatarás (13). Não com um cordeiro, mas mediante dinheiro (Nm 3.46-47). Nenhuma sugestão de sacrifício infantil jamais mancha as páginas da lei.
Êx 13:14 E quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que é isto? Dir-lhe-ás: O SENHOR nos tirou com mão forte do Egito, da casa da servidão.

13.14 Que é isso? Mais um rito que proporciona oportunidades para o ensino religioso (comparar 12.26, no rito da Páscoa).
Êx 13:15 Porque sucedeu que, endurecendo-se Faraó, para não nos deixar ir, o SENHOR matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito do homem até o primogênito dos animais; por isso eu sacrifico ao SENHOR todos os primogênitos, sendo machos; porém a todo o primogênito de meus filhos eu resgato.
13.15 Sucedeu. Um tipo de "credo" curto para resumir os acontecimentos do Êxodo, assim como foram previstos em 4.22-23.Deste modo tudo o que Israel era e tudo o que possuía eram continuamente apresentados ao Senhor que a redimira.
Êx 13:16 E será isso por sinal sobre tua mão, e por frontais entre os teus olhos; porque o SENHOR, com mão forte, nos tirou do Egito.
13.16. Frontais. O hebraico totapot, o "filactério" do N.T. Mais tarde os judeus seguiram literalmente a esta exortação atando em suas testas e braços fitas às quais atavam pequenas caixas de couro contendo versículos das Escrituras escritos em pergaminhos. Era propósito de Deus que a festa e a consagração (não pequenas caixinhas), servissem de lembrete para a mão e o coração.
Êx 13:17 E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito.
13.17 A descrição da viagem, que começou em 12:37, continua agora. Havia uma boa estrada diretamente para a Palestina, subindo pelo litoral e passando por Gaza, mas esta os levaria, a intervalos, pelas fortalezas egípcias, e exigiria que lutassem, para o que não estavam preparados nem física nem psicologicamente. Com bondade cheia de sabedoria, Deus os levou por outro caminho.
Êx 13:18 Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito.
13.18 Deserto. É claro que não havia nem fortalezas, nem exércitos ali, pois quem
quisesse escapar do Egito pelo deserto ainda teria de passar por um braço do Mar Vermelho.Armados (18), isto é, provavelmente não, equipados com armaduras ou armas de guerra, mas sim, "organizados".
Êx 13:19 E Moisés levou consigo os ossos de José, porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazei, pois, subir daqui os meus ossos convosco.
13.19. A fé de José foi justificada (Gn. 50:25).A história do último desejo de José
é encontrada em Génesis 50.22-26. É tão maravilhoso ver que, após mais de 400 anos, um pedido feito no leito de morte, e que demandava grande fé no Deus vivo, estava sendo satisfeito!
Êx 13:20 Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto.
13.20 — Não sabemos a localização de Sucote, Etã e alguns outros antigos lugares de acampamento de Israel (para Sucote, leia Êx 12.37).
Êx 13:21 E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.
13.21 A presença real de Deus se manifestava segundo as características da luz e da escuridão. Sendo visível para um povo acostumado à escravidão física e espiritual.Como sinal e orientação para a marcha do povo, mas também como sinal visível dapresença de Deus. Eles marchariam parte da noite e também parte do dia, descansando nas horas mais quentes.
Êx 13:22 Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.
21,22. Não eram duas colunas, mas uma só, de nuvem de dia e de fogo de noite. As Escrituras desacreditam tentativas de explicar esses guias por meios naturais (cons. Cambridge Bible). A coluna era um sinal real da verdadeira presença de Jeová com o Seu povo. Assim, num grande milagre, a presença de Deus junto a Seu povo se manifestava de maneira espetacular em
forma de uma coluna de nuvens e de uma coluna de fogo (Êx 14-19,20,24; 40.38; Nm 9.21). Deus esteve com Seu povo durante toda a experiência do êxodo. Por estes e outros maravilhosos sinais, Ele se fez inesquecível! Deus é Espírito (Jo 4.24), e a onipresença é um dos Seus atributos. O Senhor fez com que Sua presença fosse vista e sentida dentre as pessoas que saíram do Egito. Se todos concentrassem suas atenções na divina presença, não teriam motivos para temer.


EXODO CAPITULO 14

Êx 14:1 Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Êx 14:2 Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar.
14.2 Pi-Hairote (2). Os nomes dos lugares desta narrativa não podem ser identificados com certeza, mas esse movimento provavelmente foi em círculo pela direita em direção ao sul, sendo que o mar Vermelho ficava à esquerda deles. Esse movimento, que fez parecer frustrar seu escape, foi designado por Deus para que viesse a operar uma libertação ainda mais miraculosa e viesse a fazer uma destruição ainda maior entre os egípcios.Que voltem(2). Mude de direção. Deus conhece todos os caminhos.
Êx 14:3 Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou.
14.3 Faraó dirá. Deus conhece o íntimo do ser humano, inclusive as pequenas petulâncias de um rei que se considera divino, mas que é mesquinho e covarde, esperando uma oportunidade de vingança. Faraó quer lutar até à morte contra Deus e o Seu povo.Os egípcios notaram a rota de escape de Israel e perceberam a mudança de direção (v. 2) . Assim, concluíram que os israelitas estavam embaraçados na terra (ou vagando confusos, de acordo com a nvi) . Esta era uma estratégia, claro, orquestrada pelo próprio Deus.
Êx 14:4 E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim.
14.4. Serei glorificado em Faraó . . . e saberão os egípcios. O fato de que havia ainda uma lição final a ser dada ao Egito, explica por que Deus os conduziu desse jeito, aparentemente sem objetivo.Sl 76.10 nos ensina que até a ira dos homens há de glorificar a Deus. Isto quer dizer que nem as piores circunstâncias terrestres (Tg 1.20) podem ofuscar a glória de Deus, mas sim, até mesmo contribuir para ela, juntamente com o resto do universo (Sl 19.1).
Êx 14:5 Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos sirva?
14.5. Que é isto que fizemos (Moffatt). A saída de Israel foi descrita a Faraó como uma fuga, não uma peregrinação a um local de sacrifício.Para que nos não sirva? (5). A perda de tantos milhares de habilidosos trabalhadores era um golpe sério contra os egípcios.
Êx 14:6 E aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu povo;
Êx 14:7 E tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egito, e os capitães sobre eles todos.
14.6,7— E tomou [...] todos os carros do Egito. Ao comando de faraó, os oficiais perseguiram os israelitas. Seiscentos carros escolhidos eram uma força enorme. Os carros de guerra nos tempos antigos exerciam uma larga vantagem sobre os soldados a pé.Capitães(7). O significado exato é desconhecido; alguma espécie de oficial superior.
Êx 14:8 Porque o SENHOR endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse aos filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram com alta mão.
14.8 Com alta mão (8), isto é, com orgulhosa confiança. Contraste-se isso com o terror deles, ao verem o exército egípcio perseguidor (10).O Senhor endureceu. Repetidas vezes se escreve que o Faraó endureceu seu próprio coração (8.15, 32; 9.32), mas agora não havia mais possibilidade de escolher, pois o diálogo com os servos de Deus já se encerrara (10.28-29; 11.8). Afoitamente. Os israelitas não estavam dependendo das mudanças do coração do Faraó. Estavam avançando, segundo as ordens transmitidas por Moisés.
Êx 14:9 E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom.
Êx 14:10 E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.
14.10 Temeram. A coragem e o temor dos que são principiantes na fé dependem tão somente das condições visíveis e externas.Não podemos culpar as pessoas
por temerem. O medo em si não é um pecado.Entretanto, o comentário sarcástico dirigido a Moisés (e, consequentemente, ao Senhor) de que não havia sepulcros no Egito demonstrava pouca fé. Esta é apenas a primeira de uma série de reclamações
que o povo proferiu contra Moisés.
Êx 14:11 E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?
14.11Para nos tirares de lá...? (11). Um escárnio irônico tal como os israelitas sempre empregaram contra Moisés quando ocorria qualquer revés.Fazendo-nos sair. A primeira da longa série de queixas e lamúrias que Moisés precisou enfrentar por quarenta anos. O libertador de um povo com espírito de escravidão, tem uma tarefa das mais difíceis. Vê-se que quem escravizava o povo não era só o Faraó, mas também a própria mente mesquinha que achava melhor viver como boi ou cavalo, apenas com a comida garantida, v. 12.
Êx 14:12 Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.
14.12 A palavra... no Egito (12). Assim mesmo tinham murmurado, antes dos milagres serem realizados (versículo 21; 6.9). O novo temor fê-los esquecer os poderosos atos de Deus, que tinha intervindo a favor deles desde então.Deixa-nos, que survamos os egípcios . Humanamente falando, eles estavam diante de destruição certa. Como é característico da natureza humana gritar, "deixa-nos". Nós preferimos jazer inertes na escravidão do pecado do que, com a coragem da fé, fazer um esforço para seguirmos a Deus em novidade de vida.
Êx 14:13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.
14.13. Aquietai-vos. Antes, fiquem firmes (cons. I Co. 15:58 "Sede firmes").Não temais é uma grande afirmação de fé de Moisés.Aquietai-vos e vede. Aqui está a importantíssima doutrina da fé. O povo, tendo finalmente obedecido à chamada de Deus para sair da escravidão e tão somente servi-lo, se viu numa situação humanamente impossível, por ter seguido às instruções do servo de Deus. Então veio a hora de parar de debater, de se preocupar, e começar a possuir esta fé dinâmica que, embora pareça ser "apenas ficar quieto", é na verdade o canal pelo qual a plenitude do poder intervém. É um exemplo da fé salvadora, que aceita a obra de Cristo e não se apóia na força humana.
Êx 14:14 O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.
14.14 Vos calarei (14). O ato salvador de Deus silenciaria todos os queixumes da incredulidade.Vocês só têm de ficar firmes (cons. Is. 30:15; Sal. 46:10).Apesar das ásperas palavras dos homens, Moisés não se revoltou contra o povo que o acusava. Em vez disso, ele encorajou os israelitas com a promessa de ver o livramento do Senhor. As pessoas estavam sob grande pressão, sem saída e espremidas entre as águas e o exército de faraó. O livramento aliviaria a pressão de uma maneira comovente. Esta salvação
viria do Senhor, e Ele seria louvado por causa disso (Êx 14.30; 15.2).
Êx 14:15 Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
14.15 Por que clamas a mim? A promessa da libertação já fora dada. Agora é só marchar para a frente, confiando em Deus. Sempre foi esta a atitude da fé (cf. Tg 2.14-26).Por que clamas a mim? (15). Não havia nada de errado no fato de Moisés ter clamado ao Senhor, mas oração deve ser acompanhada por ação.— A ordem dada aos israelitas era: marchem; eles não deveriam retroceder nem desistir.
Êx 14:16 E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
Êx 14:17 E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros,
Êx 14:18 E os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros.
14.16-18— A vara deMoiséséo mesmo célebre cajado por meio do qual Deus operou milagres (Êx 4-20); o mesmo que Moisés e Arão usaram para evocar muitas das pragas contra os egípcios (Êx4.1-8;7.9,20;8.5,16;9.23;10.13,22;17.5,9). O poder de Deus seria manifesto de uma maneira tremenda. Os israelitas provavelmente pensavam que o mar seria um obstáculo intransponível. A divisão do mar Vermelho, por obediência à ordem de Deus dada a Moisés, estende a tua mão, seria uma demonstração inesquecível de que as forças da natureza em toda a criação estavam definitivamente sob o comando divino (SI 93).Saberão(18). Apesar do peso das pragas e das punições, é melhor reconhecera Deus aqui na terra, do que ser forçado a reconhecê-lo no dia do julgamento. Daí se compreende que os milagres do Êxodo deram uma oportunidade para a salvação dos egípcios.
Êx 14:19 E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.
14.19 — Neste versículo, observa-se que o Anjo de Deus e a coluna de nuvem agiram para proteger e guiar os israelitas (Êx 23.20,23;33.9-11). O termo Anjo de Deus é outra expressão para anjo do Senhor. A coluna é, posteriormente, associada ao próprio Senhor (Êx 33.9-11).A coluna de nuvem era o instrumento do Senhor (conf. 13.21) e se movia exatamente conforme Ele se movia.
Êx 14:20 E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro.
14.20 A coluna de nuvem atuava de duas maneiras diferentes: era escuridade para os egípcios, não permitindo que caminhassem e se aproximassem dos hebreus; e funcionava como uma barreira protetora para os israelitas. Toda a noite Deus confundiu os egípcios e fez com que os israelitas passassem por entre o mar.As coisas de Deus sempre se tornam em confusão e escuridade para os ímpios, mas luz, alegria e vitória para os fiéis.
Êx 14:21 Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.
14.21 — Moisés estendeu a sua mão [...] e o Senhor fez retirar o mar. O Senhor ordenou a Moisés que estendesse seu cajado (v. 16). Este não era uma varinha de condão. O poder emanava do próprio Senhor, e não do objeto. Uma das forças da natureza que Deus usou para separar as águas foi um forte vento oriental. Assim, imaginamos um vento extraordinariamente impetuoso, com foco direcionado, abrindo um corredor e formando duas paredes de água.Basta que saibamos que Deus, precisamente no exato momento, fez a passagem ficar livre para o seu povo poder atravessar; e exatamente no momento exato trouxe as águas de volta, de modo que o inimigo foi destruído.
Êx 14:22 E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.
14.22 — O efeito do vento foi tão forte que o leito do mar secou totalmente. Foi um ato de fé da parte de Israel atravessar peio meio do mar em seco. Os hebreus poderiam ter-se recusado a cruzá-lo e, assim, não seriam livrados do exército egípcio.Qual muro. Mesmo que o Mar fosse menos fundo, no lugar e na época da passagem dos israelitas, havia muita água, de ambos os lados da passagem.
Êx 14:23 E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar.
14.23 — Os egípcios seguiram-nos. Os assustados e confusos egípcios perseguiram os israelitas até mesmo no caminho que se abriu entre o mar Vermelho.
Êx 14:24 E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o SENHOR, na coluna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios; e alvoroçou o campo dos egípcios.
14.24 Na vigília daquela manhã (24). Entre duas horas da madrugada e seis horas da manhã, alguma tremenda manifestação de Deus, por meio da coluna de fogo, aterrorizou as hostes egípcias, e a confusão conseqüente foi agravada pelo fato das carruagens terem sido impedidas de avançar direito, pelo que, virando-se para fugir do Senhor (ver versículos 4,18), ficaram reduzidos a uma massa que se esforçava em vão no meio da passagem. Dessa maneira Deus deu tempo para os israelitas passarem completamente, enquanto que fazia avançar a retaguarda do exército egípcio até o lugar da destruição, que se verificou ao amanhecer. Quanto ao dramático terror dessa cena ver Sl 77.17-20.O Senhor esperou até que chegasse a hora certa. Assim, Ele fez com que acontecesse um alvoroço entre os egípcios no fim da madrugada, enquanto ainda estava escuro.
Êx 14:25 E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e dificultosamente os governavam. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o SENHOR por eles peleja contra os egípcios.
14.25. E tirou-lhes as trodas dos carros. Emperrou-lhes as rodas dos carros. Embaraçando, amarrando (RSV, seguindo a LXX, Versão Siríaca e Samaritana, mais do que a Hebraica). As rodas dos carros afundaram na areia, que ficaram mais pantanosas no mesmo instante.
Êx 14:26 E disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros.
14.26 Estende a mão. Moisés assume a autoridade divina sobre o mar, quando os egípcios estão tão empenhados na perseguição que não haverá meio de escapar. Isto é semelhante ao perigo do pecado, que tão seguramente prende suas vítimas.
Êx 14:27 Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o SENHOR derrubou os egípcios no meio do mar,
Êx 14:28 Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou.
14. 27,28. As águas que ameaçaram os israelitas em sua passagem, e que, a não ser pela divina mão que as refreou, os teriam destruído, agora desabaram sobre os egípcios. "Desta manifestação da onipotência de Jeová, os israelitas deviam discernir que Ele não era apenas o Libertador misericordioso, mas também o santo Juiz dos ímpios, para que pudessem crescer no temor de Deus como também na fé que tinham acabado de demonstrar" (KD).
Êx 14:29 Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda.
14.29 Muros. As águas que eram uma ameaça e uma destruição para os ímpios, são muros de segurança para os que seguem o caminho de Deus. Assim, Cristo é o aroma da vida eterna para os que O aceitam, mas cheiro de morte para os que O rejeitam (2 Co 2.14-17).— Todos os soldados egípcios e os cavalos que entraram na parte seca do mar não sobreviveram quando as águas voltaram ao seu lugar. A derrota foi completa. Não há dúvida de que alguns guerreiros egípcios não entraram no corredor de água e sobreviveram. E foram justamente estes homens que espalharam as notícias a respeito do Senhor, o Guerreiro de Israel.
Êx 14:30 Assim o SENHOR salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.
14.30 O Senhor salvou Israel (30). Essa libertação não apenas depositou as bases da unidade nacional de Israel, mas também da unidade de sua fé, pois temeu o povo... e creram no Senhor (31). Tornou-se aquela libertação, para todos os tempos e para todos os povos, o exemplo dos propósitos de Deus na redenção.Israel viu os egípcios. Os que estavam sempre perante os israelitas como perseguidores temíveis, agora não passavam de cadáveres. Também o crente, pela fé, deve encarar os problemas da vida, já vencidos por Cristo.
Êx 14:31 E viu Israel a grande mão que o SENHOR mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao SENHOR, e creu no SENHOR e em Moisés, seu servo.
14.31 Confiou. Infelizmente esta confiança dependia da prosperidade dramática visível, enquanto Moisés, o herói da fé, vivia como "quem vê aquele que é invisível" (Hb 11.27).14.31 — A grande mão significa a grande obra,isto é, Deus realizou, e Moisés foi apenas um instrumento (Êx 15.16). Este apoteótico versículo fala do genuíno sentimento dos israelitas no fim de sua experiência de libertação divina e no começo de sua jornada de fé. Quando lemos temeu o povo ao Senhor e as palavras que se seguem,
compreendemos que Israel confiou em Deus e também renasceu como povo. Os hebreus creramno Senhor (a mesma expressão é usada para descrevera fé libertadora de Abraão em Génesis 15.6;leia o comentário de Paulo em Romanos 4).


EXODO CAPITULO 15

Êx 15:1 Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.
15.1 O tema desta canção celebra a intervenção divina na derrota daqueles que perseguiam o Seu povo. — Moisés e os filhos de Israel louvaram juntos como uma congregação, não apenas como nação. E eles entoaram o cântico ao Senhor. O Deus vivo era seu principal ouvinte. A expressão sumamente se exaltou é uma construção
enfática, que expressa o magnífico contentamento por causa da grande vitória de Deus
(Êx 18.8). O cavalo e o seu cavaleiro também podem ser entendidos como o cavalo e o seu carro de batalha. O verbo traduzido do hebraico como lançou é uma expressão rara e vívida. Ele transmite a ideia de Deus atingindo e derrubando os membros do exército egípcio na água um por um.
Êx 15:2 O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.
15.2 O Senhor (2) é a fonte de seu poder, o tema de seu cântico, o autor de sua libertação e preservação; conseqüentemente, Ele é o objeto de sua adoração e de seu louvor; o mesmo Deus, tanto para ele como para seus antepassados.Portanto lhe farei uma habitação (2). Melhor ainda: "Portanto, louvá-lo-ei".
Êx 15:3 O SENHOR é homem de guerra; o SENHOR é o seu nome.
15.3 O Senhor é varão de guerra (3). A vivacidade poética dessa descrição não nos deveria deixar cautelosos quanto à verdade desse fato, tão evidentemente provado pelos acontecimentos do capítulo anterior, e pelas visões do último livro da Bíblia (Ap 19.11).Senhor é o seu nome(3). Zombaria para com Faraó, o qual perguntara, "Quem é o Senhor?"
Êx 15:4 Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus escolhidos príncipes afogaram-se no Mar Vermelho.
Êx 15:5 Os abismos os cobriram; desceram às profundezas como pedra.
15.4-5 — Chamar Deus de varão de guerra é bastante apropriado neste contexto. A batalha foi vencida, e a exaltação pertence ao Vitorioso. A declaração Senhor é o seu nome aponta que o nome de Deus na Bíblia, Yahweh, é muito importante (Êx 3.14,15). Outros supostos deuses tinham nomes secretos que eram revelados somente ao
restrito grupo de sacerdotes. Ao saber o nome oculto dos deuses, o feiticeiro possuía um suposto “acesso especial” a eles. Mas o Deus vivo fez com que todos conhecessem Seu nome e soubessem que a salvação é encontrada apenas nele.
Êx 15:6 A tua destra, ó SENHOR, se tem glorificado em poder, a tua destra, ó SENHOR, tem despedaçado o inimigo;
15.6 — Ao longo da narrativa de Êxodo foi enfatizada a poderosa mão direita de Deus estendida (v. 12,16). Esta é uma maneira de descreverisraelitas. Deus não libertou Israel de longe; Ele desceu para agir junto a Seu povo (Êx 3.8).
Êx 15:7 E com a grandeza da tua excelência derrubaste aos que se levantaram contra ti; enviaste o teu furor, que os consumiu como o restolho.
15.7. Derribas. O hebraico é mais forte – "despedaças e jogas os escombros sobre a terra" (Cambridge Bible).A suprema excelência de Deus se revela quando, em Cristo Jesus, derriba as obras de Satanás, o reino do Maligno, e anula o efeito do pecado na vida humana.
Êx 15:8 E com o sopro de tuas narinas amontoaram-se as águas, as correntes pararam como montão; os abismos coalharam-se no coração do mar.
15.8 — Moisés usou figuras de linguagempara ilustrar o grandioso sentimento do momento. O vigoroso vento que fez as águas se dividirem em duas partes e formarem um corredor (Êx 14.21) é descrito na poesia como o sopro dos teus narizes.
Êx 15:9 O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os despojos; fartar-se-á a minha alma deles, arrancarei a minha espada, a minha mão os destruirá.
15.9. O inimigo dizia: Perseguirei. Quantas vezes os presunçosos propósitos do homem são frustrados pelo poder de Deus (cons. Is. 14:13,14). Destruirá. Literalmente, desapropriará, desarraigará.Grandiosas são as pretensões dos inimigos de Deus. Talvez isto aconteça porque é justamente a soberba que não deixa o homem reconhecer os seus pecados e aceitar a graça e o perdão de Deus. Grandiosas, também, são as pretensões do Diabo em destruir os crentes (1 Pe 5.8).
Êx 15:10 Sopraste com o teu vento, o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em veementes águas.
15.10. "Um único sopro de Deus é suficiente para afundar o orgulho inimigo nas ondas do mar" (KD; cons. Sl. 46:6).
Êx 15:11 Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?
15.11 Entre os deuses. Não que Moisés pensasse que existiam outros deuses, mas sabia que as superstições de povo do Egito, com respeito aos ídolos, eram grandes, e que os israelitas tinham passado quatro séculos nesse ambiente (cf. Sl 135.15-18). Santidade. É justamente isto que faltava na idéia que os pagãos fizeram da natureza de Deus. Esta é a característica especial de Deus e é isto que se exige dos crentes (Hb 12.14).A superioridade de Deus sobre aqueles que não são deuses, e que Ele acabara de derrotar, é declarada de três maneiras: o imaculado brilho de Sua santidade, a reverência que Ele inspira naqueles que O adoram e louvam, e a maravilha de Seus atos miraculosos. Ver Dt 6.14; 32.21.
Êx 15:12 Estendeste a tua mão direita; a terra os tragou.
Êx 15:13 Tu, com a tua beneficência, guiaste a este povo, que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade.
15.13 — A palavra beneficência é melhor interpretada se substituída por amor leal, o amor fiel de Deus por Seu povo (SI 13.5). A forma verbal salvaste vem de uma palavra do hebraico que tem relação com os direitos de proteção da família.Habitação da tua santidade. Como um pastor que leva o seu rebanho ao aprisco, Deus levava Israel à Sua habitação, a Terra Prometida.
Êx 15:14 Os povos o ouviram, eles estremeceram, uma dor apoderou-se dos habitantes da Filistia.
15.14 uma dor(agonia) poderou-se dos habitantes da Filícia. O povo que, justamente na época do Êxodo, estava chegando à costa da Palestina, os filisteus, juntamente com Edom e Moabe, os vizinhos daquela Terra Prometida, e os Cananitas que ali habitavam, logo teriam que desocupar o lugar para a habitação do povo de Deus. A fama do Êxodo logo se espalhou.Palestina. Hebraico, Filístia. Ironicamente, o nome da Terra Santa mais freqüentemente usado por nós é tirado do nome dos piores inimigos de Israel e de Deus.
Êx 15:15 Então os príncipes de Edom se pasmaram; dos poderosos dos moabitas apoderou-se um tremor; derreteram-se todos os habitantes de Canaã.
15.15— A notícia da libertação de Israeldo Egito correu por toda a terra (Js 2.9). O resgate poderoso de Deus não era para ser mantido em segredo. Todas as outras nações do mundo deveriam ficar em alerta: o Senhor lutou por Israel, e este povo estava a caminho de Canaã! A finalidade de tais palavras era reforçar a sensação de
segurança dos israelitas, mas, em vez disso, ashistórias subsequentes nos mostram a covardia do povo. Eles tiveram dificuldades para confiar em seu próprio Deus (Nm 13; 14).
Êx 15:16 Espanto e pavor caiu sobre eles; pela grandeza do teu braço emudeceram como pedra; até que o teu povo houvesse passado, ó SENHOR, até que passasse este povo que adquiriste.
15.16. Espanto e pavor. Até que quarenta anos se passassem e Israel entrasse na terra, o temor do Senhor estaria sobre os cananeus (cons. Js. 5:1; 2: 9,10).Adquiriste (16). O heb. tem a idéia de tempo presente neste verbo. O sacrifício da páscoa é um sinal que o livramento de Seu povo não foi feito sem custo para Deus. O êxodo foi um ato de redenção, e prefigurou o custo, para o Pai de redimir a humanidade por intermédio do Seu Filho.
Êx 15:17 Tu os introduzirás, e os plantarás no monte da tua herança, no lugar que tu, ó SENHOR, aparelhaste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram.
15.17 Plantarás. O símbolo do povo de Deus era uma videira plantada e cultivada por Ele (Sl 80.8), que cresceu até sua plenitude na pessoa de Jesus Cristo (Jo 15.1). Aparelhaste. Fazia séculos que o povo de Israel era herdeiro da promessa de "uma terra que mana leite e mel" (3.8; 13.5; Gn 13.14-16).No monte da tua herança (17). Provavelmente se refere à terra prometida de Canaã, em sua totalidade, pois, na intenção de Deus, já se tratava de um país montanhoso na posse de Israel, tal como, em Seu irresistível propósito, o Seu santuário foi com efeito estabelecido no monte Moriá.
Êx 15:18 O SENHOR reinará eterna e perpetuamente;
15.18 Reinará. Os milagres de poder operados no Êxodo foram mais uma manifestação do domínio eterno de Deus. A vitória sobre o Egito, que forma o tema do cântico, servia apenas de exemplo quanto ao reino eterno de Deus. O cântico termina no versículo 18.
Êx 15:19 Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavaleiros, entraram no mar, e o SENHOR fez tornar as águas do mar sobre eles; mas os filhos de Israel passaram em seco pelo meio do mar.
15.19 Este versículo é um resumo do cântico de Moisés que trata da passagem pelo Mar Vermelho e a destruição final dos perseguidores.
Êx 15:20 Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.
15.20 Miriã, a profetisa (20). Miriã foi a primeira das mulheres, referidas nas Escrituras, a exercer um ministério especial. Conf. Jz 4.4; Lc 2.36, etc. Danças (20). Danças solenes como expressão de adoração, embora apropriadas para os tempos de Moisés e dos salmistas, são capazes de abusos, e nunca encontraram um lugar geralmente aceito na adoração da Igreja Cristã.
Êx 15:21 E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.
15.21 Miriã lhes respondia (21). O coro, usando um estribilho, empregava as palavras iniciais do cântico de Moisés (1).
Êx 15:22 Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água.
15.22. Deserto de Sur. A leste do Suez, na parte setentrional da península. Sur significa parede em hebraico. Em Nm. 33:8 o local é chamado de "o deserto de Etã", que é o mesmo nome em egípcio. Três dias. Em três dias a água que levavam junto teria terminado, embora não tivessem andado mais de 24 kms.
Êx 15:23 Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.
15.23 Mara. No hebraico, quer dizer "amargo". O povo murmurou. Já era a segunda grande queixa contra Moisés depois da saída da escravidão (14.12). Esta atitude ingrata dos israelitas tinha levado Moisés, à fuga, quarenta anos antes (2.14).
Êx 15:24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?
15.24. Murmurou. Esta era a quase automática reação de Israel, como tem sido a reação de multidões do povo de Deus desde então, diante de qualquer e cada dificuldade.
Êx 15:25 E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.
15.25 Clamou. O recurso de Moisés quando tudo ia mal era saber recorrer à Fonte de Bênçãos, o Deus Onipotente. Árvore. Há árvores no Peru que têm esta qualidade, mas nenhum dos moradores das regiões do Sinai conhece algo semelhante; era necessário haver uma revelação divina em resposta à oração de Moisés. Vê-se aqui uma ilustração do madeiro, a Cruz de Cristo que pode resgatar do julgamento mais amargo. Ali os provou (25). A falta de água potável era um teste para sua confiança em Deus de que Ele supriria as necessidades materiais. Isso, por sua vez, tornou-se a base dos estatutos (25) que dizem que a obediência confiante à vontade de Deus é a condição básica para o suprimento de saúde física e espiritual. O paciente precisa obedecer a seu médico, caso queira ficar curado.
Êx 15:26 E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara.
15.26 — Nenhuma das enfermidades. Da mesmaforma que Deus transformou as águas amargas de Mara, Ele prometeu não lançar nenhuma doença sobre os israelitas (Êx 23.25). A expressão descritiva Eu sou o Senhor, que te sara comprova a misericórdia e o poder divino. Isso continua sendo uma grande verdade: a cura vem do Senhor.
Êx 15:27 Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas.
15.27 — Elim significa lugar das árvores. As fontes de água e as palmeiras desse lugar eram uma agradável acolhida da secura do deserto. Muitas vezes a Bíblia compara poços e fontes à salvação, e palmeiras às bênçãos (SI 1). Elim é provavelmente Wadi Garandel, próximo à tradicional localização do monte Sinai.













Nenhum comentário:

Postar um comentário