EXODO CAPITULO 13
COMENTÁRIO BÍBLICO ELABORADO PELO EVANGELISTA:
NATALINO ALVES DOS ANJOS.
PROFESSOR NA E.B.D e PESQUISADOR.
COM PESQUISAS EM COMENTÁRIOS E MANUAIS BÍBLICOS.
Êx 13:1 Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
13.1 — Falou o Senhor a Moisés. Deus falava com o
profeta frequentemente, e a sua relação
próxima com o Senhor era especial (Êx 33.11; Nm 12.8).
Êx 13:2 Santifica-me todo o primogênito, o que
abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque
meu é.
13.2 Santifica-me todo o primogênito (2). "Separa como sagrados". É razoável que a vida que Deus tinha poupado fosse
devotada a Ele (Rm 12.1). Assim como a celebração anual da Páscoa relembrava a
nação a respeito de sua grande redenção, igualmente a dedicação dos
primogênitos conservava fresca a memória disso em cada lar.
Êx 13:3 E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste
mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o
SENHOR vos tirou daqui; portanto não comereis pão levedado.
13.3 Lembrai-vos deste mesmo dia (3). A santificação dos primogênitos foi associada ao dia do livramento; por conseguinte,
Moisés prefaciou suas instruções referentes aos primogênitos com uma renovada
exortação concernente a observância da Páscoa, o memorial daquele dia. Ver Dt
5.15. A hora em que Deus tinha se revelado por um milagre supremo, era
justamente a oportunidade para ensinar o povo sobre os deveres religiosos.
Assim, também, Jesus usou a ocasião em que produziu, por milagre, pão para os
famintos, para ensinar que Ele é o Pão da Vida (Jo 6.51).
Êx 13:4 Hoje, no mês de Abibe, vós saís.
Êx 13:5 E acontecerá que, quando o SENHOR te houver
introduzido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus,
e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais que te daria, terra que mana leite e
mel, guardarás este culto neste mês.
13.5 Quando o Senhor te houver metido na terra (5). Conf. Dt 6.3-15. A prosperidade tende a fazer com que o homem se esqueça
das misericórdias passadas; daí a necessidade desses vívidos memoriais.
Êx 13:6 Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo
dia haverá festa ao SENHOR.
Êx 13:7 Sete dias se comerá pães ázimos, e o
levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus
termos.
Êx 13:8 E naquele mesmo dia farás saber a teu
filho, dizendo: Isto é pelo que o SENHOR me tem feito, quando eu saí do Egito.
13.7,8. Teu território. Fronteiras (7). A dedicação dos primogênitos teria de
ser explicada geração após geração, como também a Páscoa(8) (12:26, 27).Contarás a teu filho. A explicação da
Palavra de Deus no lar, sempre foi a base da vida religiosa do povo de Deus, no
passado, e sempre deverá ser o fundamento da sociedade cristã de hoje. Os
chefes dos lares devem ser sacerdotes e profetas, de certo modo.
Êx 13:9 E te será por sinal sobre tua mão e por
lembrança entre teus olhos, para que a lei do SENHOR esteja em tua boca;
porquanto com mão forte o SENHOR te tirou do Egito.
13.9 Sinal. Os judeus interpretaram este versículo,
juntamente com v. 16 e Dt 6.8, 11.13-21, como uma ordem de atar pequenas caixas
de couro aos braços e à fronte, contendo pergaminhos com trechos inteiras da
Bíblia, contendo tais ordens. Mas será melhor guardar estes ensinamentos no
pensar (entre os olhos),:no agir (na tua mão) e no falar (na tua boca). É isto
que, na sua linguagem pitoresca, o Bíblia quer dizer.
Êx 13:10 Portanto tu guardarás este estatuto a seu
tempo, de ano em ano.
Êx 13:11 Também acontecerá que, quando o SENHOR te
houver introduzido na terra dos cananeus, como jurou a ti e a teus pais, quando
ta houver dado,
13.10,11 Este estatuto (10), isto é, a páscoa. Quando(11). Muitas das instruções dadas no deserto depois da saída do Egito,
eram aplicáveis à vida em Canaã. O povo não podia receber a dádiva de uma terra
ideal, antes de aprender o "modo de usar" um território nacional
independente.
Êx 13:12 Separarás para o SENHOR tudo o que abrir a
madre e todo o primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do SENHOR.
13.12 Separarás. Todos os primogênitos de Israel,
inclusive os animais, teriam morrido se não fosse o sacrifício específico
ordenado por Deus, que os separou para a salvação. Então, para o resto da
história de Israel, o povo tem de estar cônscio de que se não fosse a
misericórdia divina, nada de precioso lhe restaria.
Êx 13:13 Porém, todo o primogênito da jumenta
resgatarás com um cordeiro; e se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; mas
todo o primogênito do homem, entre teus filhos, resgatarás.
13.13 Jumenta. Era o único animal, dos que os
israelitas normalmente possuíam, que era ritualmente imundo, não sendo
aceitável nem para sacrifício, nem para comida,portanto, tinha de ser redimido,
isto é, seu lugar era ocupado por um substituto.Cortar-lhe-ás a cabeça (13).Ninguém podia escapar da lei. Se o dono
do animal não estivesse disposto a sacrificar um cordeiro, o jumento estava
condenado; se não fosse devotado a Deus, então era destruí-lo. Na prática essa
era uma salvaguarda eficaz da lei, visto que um jumento era muito mais valioso,
comercialmente falando, que um cordeiro.Teus
filhos resgatarás (13). Não com um cordeiro, mas mediante dinheiro (Nm
3.46-47). Nenhuma sugestão de sacrifício infantil jamais mancha as páginas da
lei.
Êx 13:14 E quando teu filho te perguntar no futuro,
dizendo: Que é isto? Dir-lhe-ás: O SENHOR nos tirou com mão forte do Egito, da
casa da servidão.
13.14 Que é isso? Mais um rito que proporciona
oportunidades para o ensino religioso (comparar 12.26, no rito da Páscoa).
Êx 13:15 Porque sucedeu que, endurecendo-se Faraó,
para não nos deixar ir, o SENHOR matou todos os primogênitos na terra do Egito,
desde o primogênito do homem até o primogênito dos animais; por isso eu
sacrifico ao SENHOR todos os primogênitos, sendo machos; porém a todo o
primogênito de meus filhos eu resgato.
13.15 Sucedeu. Um tipo de "credo" curto para resumir os acontecimentos do Êxodo, assim como foram previstos
em 4.22-23.Deste modo tudo o que Israel era e tudo o que possuía eram
continuamente apresentados ao Senhor que a redimira.
Êx 13:16 E será isso por sinal sobre tua mão, e por
frontais entre os teus olhos; porque o SENHOR, com mão forte, nos tirou do
Egito.
13.16. Frontais. O hebraico totapot, o "filactério" do N.T. Mais tarde os judeus seguiram literalmente a esta exortação atando em
suas testas e braços fitas às quais atavam pequenas caixas de couro contendo
versículos das Escrituras escritos em pergaminhos. Era propósito de Deus que a
festa e a consagração (não pequenas caixinhas), servissem de lembrete para a
mão e o coração.
Êx 13:17 E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o
povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais
perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a
guerra, e volte ao Egito.
13.17 A descrição da viagem, que começou em 12:37,
continua agora. Havia uma boa estrada diretamente para a Palestina, subindo
pelo litoral e passando por Gaza, mas esta os levaria, a intervalos, pelas
fortalezas egípcias, e exigiria que lutassem, para o que não estavam preparados
nem física nem psicologicamente. Com bondade cheia de sabedoria, Deus os levou
por outro caminho.
Êx 13:18 Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do
deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do
Egito.
13.18 Deserto. É claro que não havia nem
fortalezas, nem exércitos ali, pois quem
quisesse escapar do Egito pelo deserto ainda teria de passar
por um braço do Mar Vermelho.Armados
(18), isto é, provavelmente não, equipados com armaduras ou armas de
guerra, mas sim, "organizados".
Êx 13:19 E Moisés levou consigo os ossos de José,
porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel, dizendo:
Certamente Deus vos visitará; fazei, pois, subir daqui os meus ossos convosco.
13.19. A fé de José foi justificada (Gn. 50:25).A história do último
desejo de José
é encontrada em Génesis 50.22-26. É tão maravilhoso ver
que, após mais de 400 anos, um pedido feito no leito de morte, e que demandava grande
fé no Deus vivo, estava sendo satisfeito!
Êx 13:20 Assim partiram de Sucote, e acamparam-se
em Etã, à entrada do deserto.
13.20 — Não sabemos a localização de Sucote, Etã e
alguns outros antigos lugares de acampamento de Israel (para Sucote, leia Êx
12.37).
Êx 13:21 E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa
coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para
os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.
13.21 A presença real de Deus se manifestava segundo
as características da luz e da escuridão. Sendo visível para um povo acostumado
à escravidão física e espiritual.Como sinal e orientação para a marcha do povo,
mas também como sinal visível dapresença de Deus. Eles marchariam parte da
noite e também parte do dia, descansando nas horas mais quentes.
Êx 13:22 Nunca tirou de diante do povo a coluna de
nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.
21,22. Não eram duas colunas, mas uma só, de nuvem de
dia e de fogo de noite. As Escrituras desacreditam tentativas de explicar esses
guias por meios naturais (cons. Cambridge Bible). A coluna era um sinal real da
verdadeira presença de Jeová com o Seu povo. Assim, num grande milagre, a
presença de Deus junto a Seu povo se manifestava de maneira espetacular em
forma de uma coluna de nuvens e de uma coluna de fogo (Êx
14-19,20,24; 40.38; Nm 9.21). Deus esteve com Seu povo durante toda a
experiência do êxodo. Por estes e outros maravilhosos sinais, Ele se fez
inesquecível! Deus é Espírito (Jo 4.24), e a onipresença é um dos Seus
atributos. O Senhor fez com que Sua presença fosse vista
e sentida dentre as pessoas que saíram do Egito. Se todos concentrassem suas
atenções na divina presença, não teriam motivos para temer.
EXODO CAPITULO 14
Êx 14:1 Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Êx 14:2 Fala aos filhos de Israel que voltem, e que
se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em
frente dele assentareis o campo junto ao mar.
14.2 Pi-Hairote (2). Os nomes dos lugares desta narrativa não podem ser identificados com certeza, mas esse movimento
provavelmente foi em círculo pela direita em direção ao sul, sendo que o mar
Vermelho ficava à esquerda deles. Esse movimento, que fez parecer frustrar seu
escape, foi designado por Deus para que viesse a operar uma libertação ainda
mais miraculosa e viesse a fazer uma destruição ainda maior entre os egípcios.Que voltem(2). Mude de direção. Deus
conhece todos os caminhos.
Êx 14:3 Então Faraó dirá dos filhos de Israel:
Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou.
14.3 Faraó dirá. Deus conhece o íntimo do ser
humano, inclusive as pequenas petulâncias de um rei que se considera divino,
mas que é mesquinho e covarde, esperando uma oportunidade de vingança. Faraó
quer lutar até à morte contra Deus e o Seu povo.Os egípcios notaram a rota de escape
de Israel e perceberam a mudança de direção (v. 2) . Assim, concluíram que os
israelitas estavam embaraçados na terra (ou vagando confusos, de acordo com a
nvi) . Esta era uma estratégia, claro, orquestrada pelo próprio Deus.
Êx 14:4 E eu endurecerei o coração de Faraó, para
que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e
saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim.
14.4. Serei glorificado em Faraó . . . e saberão os egípcios. O fato de que havia ainda uma lição final a ser dada ao Egito, explica
por que Deus os conduziu desse jeito, aparentemente sem objetivo.Sl 76.10 nos
ensina que até a ira dos homens há de glorificar a Deus. Isto quer dizer que
nem as piores circunstâncias terrestres (Tg 1.20) podem ofuscar a glória de
Deus, mas sim, até mesmo contribuir para ela, juntamente com o resto do
universo (Sl 19.1).
Êx 14:5 Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que
o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e
disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos
sirva?
14.5. Que é isto que fizemos (Moffatt). A saída de
Israel foi descrita a Faraó como uma fuga, não uma peregrinação a um local de
sacrifício.Para que nos não sirva? (5).
A perda de tantos milhares de habilidosos trabalhadores era um golpe sério
contra os egípcios.
Êx 14:6 E aprontou o seu carro, e tomou consigo o
seu povo;
Êx 14:7 E tomou seiscentos carros escolhidos, e
todos os carros do Egito, e os capitães sobre eles todos.
14.6,7— E tomou [...] todos os carros do Egito. Ao comando de faraó, os oficiais perseguiram os israelitas. Seiscentos
carros escolhidos eram uma força enorme. Os carros de guerra nos tempos antigos
exerciam uma larga vantagem sobre os soldados a pé.Capitães(7). O significado exato é desconhecido; alguma espécie de
oficial superior.
Êx 14:8 Porque o SENHOR endureceu o coração de
Faraó, rei do Egito, para que perseguisse aos filhos de Israel; porém os filhos
de Israel saíram com alta mão.
14.8 Com alta mão (8), isto é, com orgulhosa
confiança. Contraste-se isso com o terror deles, ao verem o exército egípcio
perseguidor (10).O Senhor endureceu.
Repetidas vezes se escreve que o Faraó endureceu seu próprio coração (8.15, 32;
9.32), mas agora não havia mais possibilidade de escolher, pois o diálogo com
os servos de Deus já se encerrara (10.28-29; 11.8). Afoitamente. Os israelitas
não estavam dependendo das mudanças do coração do Faraó. Estavam avançando,
segundo as ordens transmitidas por Moisés.
Êx 14:9 E os egípcios perseguiram-nos, todos os
cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e
alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de
Baal-Zefom.
Êx 14:10 E aproximando Faraó, os filhos de Israel
levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram
muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.
14.10 Temeram. A coragem e o temor dos que são
principiantes na fé dependem tão somente das condições visíveis e externas.Não
podemos culpar as pessoas
por temerem. O medo em si não é um pecado.Entretanto, o comentário
sarcástico dirigido a Moisés (e, consequentemente, ao Senhor) de que não havia
sepulcros no Egito demonstrava pouca fé. Esta é apenas a primeira de uma série
de reclamações
que o povo proferiu contra Moisés.
Êx 14:11 E disseram a Moisés: Não havia sepulcros
no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos
fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?
14.11Para nos tirares de lá...? (11). Um escárnio
irônico tal como os israelitas sempre empregaram contra Moisés quando ocorria
qualquer revés.Fazendo-nos sair. A
primeira da longa série de queixas e lamúrias que Moisés precisou enfrentar por
quarenta anos. O libertador de um povo com espírito de escravidão, tem uma
tarefa das mais difíceis. Vê-se que quem escravizava o povo não era só o Faraó,
mas também a própria mente mesquinha que achava melhor viver como boi ou
cavalo, apenas com a comida garantida, v. 12.
Êx 14:12 Não é esta a palavra que te falamos no
Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora
servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.
14.12 A palavra... no Egito (12). Assim mesmo tinham
murmurado, antes dos milagres serem realizados (versículo 21; 6.9). O novo
temor fê-los esquecer os poderosos atos de Deus, que tinha intervindo a favor
deles desde então.Deixa-nos, que
survamos os egípcios . Humanamente falando, eles estavam diante de
destruição certa. Como é característico da natureza humana gritar,
"deixa-nos". Nós preferimos jazer inertes na escravidão do pecado do
que, com a coragem da fé, fazer um esforço para seguirmos a Deus em novidade de
vida.
Êx 14:13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais;
estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos
egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.
14.13. Aquietai-vos. Antes, fiquem firmes (cons. I Co.
15:58 "Sede firmes").Não temais é uma grande afirmação de fé de
Moisés.Aquietai-vos e vede. Aqui está a importantíssima doutrina da
fé. O povo, tendo finalmente obedecido à chamada de Deus para sair da
escravidão e tão somente servi-lo, se viu numa situação humanamente impossível,
por ter seguido às instruções do servo de Deus. Então veio a hora de parar de
debater, de se preocupar, e começar a possuir esta fé dinâmica que, embora
pareça ser "apenas ficar quieto", é na verdade o canal pelo qual a
plenitude do poder intervém. É um exemplo da fé salvadora, que aceita a obra de
Cristo e não se apóia na força humana.
Êx 14:14 O SENHOR pelejará por vós, e vós vos
calareis.
14.14 Vos calarei (14). O ato salvador de Deus
silenciaria todos os queixumes da incredulidade.Vocês só têm de ficar firmes
(cons. Is. 30:15; Sal. 46:10).Apesar das ásperas palavras dos homens, Moisés
não se revoltou contra o povo que o acusava. Em vez disso, ele encorajou os israelitas
com a promessa de ver o livramento do Senhor. As pessoas estavam sob grande pressão,
sem saída e espremidas entre as águas e o exército de faraó. O livramento
aliviaria a pressão de uma maneira comovente. Esta salvação
viria do Senhor, e Ele seria louvado por causa disso (Êx
14.30; 15.2).
Êx 14:15 Então disse o SENHOR a Moisés: Por que
clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
14.15 Por que clamas a mim? A promessa da libertação
já fora dada. Agora é só marchar para a frente, confiando em Deus. Sempre foi
esta a atitude da fé (cf. Tg 2.14-26).Por
que clamas a mim? (15). Não havia nada de errado no fato de Moisés ter
clamado ao Senhor, mas oração deve ser acompanhada por ação.— A ordem dada aos
israelitas era: marchem; eles não deveriam retroceder nem desistir.
Êx 14:16 E tu, levanta a tua vara, e estende a tua
mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do
mar em seco.
Êx 14:17 E eis que endurecerei o coração dos
egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em
todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros,
Êx 14:18 E os egípcios saberão que eu sou o SENHOR,
quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros.
14.16-18— A vara deMoiséséo mesmo célebre cajado por meio
do qual Deus operou milagres (Êx 4-20); o mesmo que Moisés e Arão usaram para
evocar muitas das pragas contra os egípcios (Êx4.1-8;7.9,20;8.5,16;9.23;10.13,22;17.5,9).
O poder de Deus seria manifesto de uma maneira tremenda. Os israelitas
provavelmente pensavam que o mar seria um obstáculo intransponível. A divisão
do mar Vermelho, por obediência à ordem de Deus dada a Moisés, estende a tua
mão, seria uma demonstração inesquecível de que as forças da natureza em toda a
criação estavam definitivamente sob o comando divino (SI 93).Saberão(18). Apesar do peso das pragas
e das punições, é melhor reconhecera Deus aqui na terra, do que ser forçado a
reconhecê-lo no dia do julgamento. Daí se compreende que os milagres do Êxodo
deram uma oportunidade para a salvação dos egípcios.
Êx 14:19 E o anjo de Deus, que ia diante do
exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se
retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.
14.19 — Neste versículo, observa-se que o Anjo de Deus e a
coluna de nuvem agiram para proteger e guiar os israelitas (Êx 23.20,23;33.9-11).
O termo Anjo de Deus é outra expressão para anjo do Senhor. A coluna é, posteriormente,
associada ao próprio Senhor (Êx 33.9-11).A coluna de nuvem era o instrumento do
Senhor (conf. 13.21) e se movia exatamente conforme Ele se movia.
Êx 14:20 E ia entre o campo dos egípcios e o campo
de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de
maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro.
14.20 A coluna de nuvem atuava de duas maneiras
diferentes: era escuridade para os egípcios, não permitindo que caminhassem e
se aproximassem dos hebreus; e funcionava como uma barreira protetora para os
israelitas. Toda a noite Deus confundiu os egípcios e fez com que os israelitas
passassem por entre o mar.As coisas de Deus sempre se tornam em confusão e
escuridade para os ímpios, mas luz, alegria e vitória para os fiéis.
Êx 14:21 Então Moisés estendeu a sua mão sobre o
mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela
noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.
14.21 — Moisés estendeu a sua mão [...] e o Senhor fez retirar o mar. O Senhor ordenou a Moisés que estendesse seu cajado (v.
16). Este não era uma varinha de condão. O poder emanava do próprio Senhor, e
não do objeto. Uma das forças da natureza que Deus usou para separar as águas
foi um forte vento oriental. Assim, imaginamos um vento extraordinariamente
impetuoso, com foco direcionado, abrindo um corredor e formando duas paredes de
água.Basta que saibamos que Deus, precisamente no exato momento, fez a passagem
ficar livre para o seu povo poder atravessar; e exatamente no momento exato
trouxe as águas de volta, de modo que o inimigo foi destruído.
Êx 14:22 E os filhos de Israel entraram pelo meio
do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.
14.22 — O efeito do vento foi tão forte que o leito
do mar secou totalmente. Foi um ato de fé da parte de Israel atravessar peio
meio do mar em seco. Os hebreus poderiam ter-se recusado a cruzá-lo e, assim,
não seriam livrados do exército egípcio.Qual
muro. Mesmo que o Mar fosse menos fundo, no lugar e na época da passagem
dos israelitas, havia muita água, de ambos os lados da passagem.
Êx 14:23 E os egípcios os seguiram, e entraram
atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até
ao meio do mar.
14.23 — Os egípcios seguiram-nos. Os assustados e
confusos egípcios perseguiram os israelitas até mesmo no caminho que se abriu
entre o mar Vermelho.
Êx 14:24 E aconteceu que, na vigília daquela manhã,
o SENHOR, na coluna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios; e alvoroçou o
campo dos egípcios.
14.24 Na vigília daquela manhã (24). Entre duas horas da madrugada e seis horas da manhã, alguma tremenda
manifestação de Deus, por meio da coluna de fogo, aterrorizou as hostes
egípcias, e a confusão conseqüente foi agravada pelo fato das carruagens terem
sido impedidas de avançar direito, pelo que, virando-se para fugir do Senhor
(ver versículos 4,18), ficaram reduzidos a uma massa que se esforçava em vão no
meio da passagem. Dessa maneira Deus deu tempo para os israelitas passarem
completamente, enquanto que fazia avançar a retaguarda do exército egípcio até
o lugar da destruição, que se verificou ao amanhecer. Quanto ao dramático
terror dessa cena ver Sl 77.17-20.O Senhor esperou até que chegasse a hora
certa. Assim, Ele fez com que acontecesse um alvoroço entre os egípcios no fim
da madrugada, enquanto ainda estava escuro.
Êx 14:25 E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e
dificultosamente os governavam. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de
Israel, porque o SENHOR por eles peleja contra os egípcios.
14.25. E tirou-lhes as trodas dos carros. Emperrou-lhes
as rodas dos carros. Embaraçando, amarrando (RSV, seguindo a LXX, Versão
Siríaca e Samaritana, mais do que a Hebraica). As rodas dos carros afundaram na
areia, que ficaram mais pantanosas no mesmo instante.
Êx 14:26 E disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua
mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus
carros e sobre os seus cavaleiros.
14.26 Estende a mão. Moisés assume a autoridade divina
sobre o mar, quando os egípcios estão tão empenhados na perseguição que não
haverá meio de escapar. Isto é semelhante ao perigo do pecado, que tão
seguramente prende suas vítimas.
Êx 14:27 Então Moisés estendeu a sua mão sobre o
mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem,
foram de encontro a ele, e o SENHOR derrubou os egípcios no meio do mar,
Êx 14:28 Porque as águas, tornando, cobriram os
carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no
mar; nenhum deles ficou.
14. 27,28. As águas que ameaçaram os israelitas em sua passagem, e que, a não ser pela divina mão que as refreou, os
teriam destruído, agora desabaram sobre os egípcios. "Desta manifestação
da onipotência de Jeová, os israelitas deviam discernir que Ele não era apenas
o Libertador misericordioso, mas também o santo Juiz dos ímpios, para que
pudessem crescer no temor de Deus como também na fé que tinham acabado de
demonstrar" (KD).
Êx 14:29 Mas os filhos de Israel foram pelo meio do
mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda.
14.29 Muros. As águas que eram uma ameaça e uma
destruição para os ímpios, são muros de segurança para os que seguem o caminho
de Deus. Assim, Cristo é o aroma da vida eterna para os que O aceitam, mas
cheiro de morte para os que O rejeitam (2 Co 2.14-17).— Todos os soldados
egípcios e os cavalos que entraram na parte seca do mar não sobreviveram quando
as águas voltaram ao seu lugar. A derrota foi completa. Não há dúvida de que
alguns guerreiros egípcios não entraram no corredor de água e sobreviveram. E
foram justamente estes homens que espalharam as notícias a respeito do Senhor,
o Guerreiro de Israel.
Êx 14:30 Assim o SENHOR salvou Israel naquele dia
da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.
14.30 O Senhor salvou Israel (30). Essa libertação não apenas depositou as bases da unidade nacional de Israel, mas também
da unidade de sua fé, pois temeu o
povo... e creram no Senhor (31). Tornou-se aquela libertação, para todos os
tempos e para todos os povos, o exemplo dos propósitos de Deus na redenção.Israel viu os egípcios. Os que estavam
sempre perante os israelitas como perseguidores temíveis, agora não passavam de
cadáveres. Também o crente, pela fé, deve encarar os problemas da vida, já
vencidos por Cristo.
Êx 14:31 E viu Israel a grande mão que o SENHOR
mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao SENHOR, e creu no SENHOR e em Moisés,
seu servo.
14.31 Confiou. Infelizmente esta confiança dependia da
prosperidade dramática visível, enquanto Moisés, o herói da fé, vivia como
"quem vê aquele que é invisível" (Hb 11.27).14.31 — A grande mão significa a grande
obra,isto é, Deus realizou, e Moisés foi apenas um instrumento (Êx 15.16). Este
apoteótico versículo fala do genuíno sentimento dos israelitas no fim de sua
experiência de libertação divina e no começo de sua jornada de fé. Quando lemos
temeu o povo ao Senhor e as palavras que se seguem,
compreendemos que Israel confiou em Deus e também renasceu
como povo. Os hebreus creramno Senhor (a mesma expressão é usada para
descrevera fé libertadora de Abraão em Génesis 15.6;leia o comentário de Paulo
em Romanos 4).
EXODO CAPITULO 15
Êx 15:1 Então cantou Moisés e os filhos de Israel
este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque
gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.
15.1 O tema desta canção celebra a intervenção divina
na derrota daqueles que perseguiam o Seu povo. — Moisés e os filhos de Israel
louvaram juntos como uma congregação, não apenas como nação. E eles entoaram o
cântico ao Senhor. O Deus vivo era seu principal ouvinte. A expressão sumamente
se exaltou é uma construção
enfática, que expressa o magnífico contentamento por causa da
grande vitória de Deus
(Êx 18.8). O cavalo e o seu cavaleiro também podem ser entendidos
como o cavalo e o seu carro de batalha. O verbo traduzido do hebraico como
lançou é uma expressão rara e vívida. Ele transmite a ideia de Deus atingindo e
derrubando os membros do exército egípcio na água um por um.
Êx 15:2 O SENHOR é a minha força, e o meu cântico;
ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação;
ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.
15.2 O Senhor (2) é a fonte de seu poder, o tema de seu
cântico, o autor de sua libertação e preservação; conseqüentemente, Ele é o
objeto de sua adoração e de seu louvor; o mesmo Deus, tanto para ele como para
seus antepassados.Portanto lhe farei uma
habitação (2). Melhor ainda: "Portanto, louvá-lo-ei".
Êx 15:3 O SENHOR é homem de guerra; o SENHOR é o
seu nome.
15.3 O Senhor é varão de guerra (3). A vivacidade
poética dessa descrição não nos deveria deixar cautelosos quanto à verdade
desse fato, tão evidentemente provado pelos acontecimentos do capítulo
anterior, e pelas visões do último livro da Bíblia (Ap 19.11).Senhor é o seu nome(3). Zombaria para
com Faraó, o qual perguntara, "Quem é o Senhor?"
Êx 15:4 Lançou no mar os carros de Faraó e o seu
exército; e os seus escolhidos príncipes afogaram-se no Mar Vermelho.
Êx 15:5 Os abismos os cobriram; desceram às
profundezas como pedra.
15.4-5 — Chamar Deus de varão de guerra é bastante
apropriado neste contexto. A batalha foi vencida, e a exaltação pertence ao
Vitorioso. A declaração Senhor é o seu nome aponta que o nome de Deus na Bíblia,
Yahweh, é muito importante (Êx 3.14,15). Outros supostos deuses tinham nomes
secretos que eram revelados somente ao
restrito grupo de sacerdotes. Ao saber o nome oculto dos
deuses, o feiticeiro possuía um suposto “acesso especial” a eles. Mas o Deus
vivo fez com que todos conhecessem Seu nome e soubessem que a salvação é
encontrada apenas nele.
Êx 15:6 A tua destra, ó SENHOR, se tem glorificado
em poder, a tua destra, ó SENHOR, tem despedaçado o inimigo;
15.6 — Ao longo da narrativa de Êxodo foi enfatizada
a poderosa mão direita de Deus estendida (v. 12,16). Esta é uma maneira de
descreverisraelitas. Deus não libertou Israel de longe; Ele desceu para agir
junto a Seu povo (Êx 3.8).
Êx 15:7 E com a grandeza da tua excelência
derrubaste aos que se levantaram contra ti; enviaste o teu furor, que os consumiu
como o restolho.
15.7. Derribas. O hebraico é mais forte –
"despedaças e jogas os escombros sobre a terra" (Cambridge Bible).A
suprema excelência de Deus se revela quando, em Cristo Jesus, derriba as obras
de Satanás, o reino do Maligno, e anula o efeito do pecado na vida humana.
Êx 15:8 E com o sopro de tuas narinas amontoaram-se
as águas, as correntes pararam como montão; os abismos coalharam-se no coração
do mar.
15.8 — Moisés usou figuras de linguagempara ilustrar o
grandioso sentimento do momento. O vigoroso vento que fez as águas se dividirem
em duas partes e formarem um corredor (Êx 14.21) é descrito na poesia como o
sopro dos teus narizes.
Êx 15:9 O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei,
repartirei os despojos; fartar-se-á a minha alma deles, arrancarei a minha
espada, a minha mão os destruirá.
15.9. O inimigo dizia: Perseguirei. Quantas vezes os presunçosos propósitos do homem são frustrados pelo poder de
Deus (cons. Is. 14:13,14). Destruirá.
Literalmente, desapropriará, desarraigará.Grandiosas são as pretensões dos
inimigos de Deus. Talvez isto aconteça porque é justamente a soberba que não
deixa o homem reconhecer os seus pecados e aceitar a graça e o perdão de Deus.
Grandiosas, também, são as pretensões do Diabo em destruir os crentes (1 Pe 5.8).
Êx 15:10 Sopraste com o teu vento, o mar os cobriu;
afundaram-se como chumbo em veementes águas.
15.10. "Um único sopro de Deus é suficiente para
afundar o orgulho inimigo nas ondas do mar" (KD; cons. Sl. 46:6).
Êx 15:11 Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses?
Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando
maravilhas?
15.11 Entre os deuses. Não que Moisés pensasse que
existiam outros deuses, mas sabia que as superstições de povo do Egito, com
respeito aos ídolos, eram grandes, e que os israelitas tinham passado quatro
séculos nesse ambiente (cf. Sl 135.15-18). Santidade.
É justamente isto que faltava na idéia que os pagãos fizeram da natureza de
Deus. Esta é a característica especial de Deus e é isto que se exige dos crentes
(Hb 12.14).A superioridade de Deus sobre aqueles que não são deuses, e que Ele
acabara de derrotar, é declarada de três maneiras: o imaculado brilho de Sua
santidade, a reverência que Ele inspira naqueles que O adoram e louvam, e a
maravilha de Seus atos miraculosos. Ver Dt 6.14; 32.21.
Êx 15:12 Estendeste a tua mão direita; a terra os
tragou.
Êx 15:13 Tu, com a tua beneficência, guiaste a este
povo, que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade.
15.13 — A palavra beneficência é melhor interpretada se
substituída por amor leal, o amor fiel de Deus por Seu povo (SI 13.5). A forma
verbal salvaste vem de uma palavra do hebraico que tem relação com os direitos
de proteção da família.Habitação da tua
santidade. Como um pastor que leva o seu rebanho ao aprisco, Deus levava
Israel à Sua habitação, a Terra Prometida.
Êx 15:14 Os povos o ouviram, eles estremeceram, uma
dor apoderou-se dos habitantes da Filistia.
15.14 uma dor(agonia) poderou-se dos habitantes da
Filícia. O povo que, justamente na época do Êxodo, estava chegando à costa da
Palestina, os filisteus, juntamente com Edom e Moabe, os vizinhos daquela Terra
Prometida, e os Cananitas que ali habitavam, logo teriam que desocupar o lugar
para a habitação do povo de Deus. A fama do Êxodo logo se espalhou.Palestina. Hebraico, Filístia.
Ironicamente, o nome da Terra Santa mais freqüentemente usado por nós é tirado
do nome dos piores inimigos de Israel e de Deus.
Êx 15:15 Então os príncipes de Edom se pasmaram;
dos poderosos dos moabitas apoderou-se um tremor; derreteram-se todos os
habitantes de Canaã.
15.15— A notícia da libertação de Israeldo Egito correu
por toda a terra (Js 2.9). O resgate poderoso de Deus não era para ser mantido
em segredo. Todas as outras nações do mundo deveriam ficar em alerta: o Senhor
lutou por Israel, e este povo estava a caminho de Canaã! A finalidade de tais
palavras era reforçar a sensação de
segurança dos israelitas, mas, em vez disso, ashistórias subsequentes
nos mostram a covardia do povo. Eles tiveram dificuldades para confiar em seu
próprio Deus (Nm 13; 14).
Êx 15:16 Espanto e pavor caiu sobre eles; pela
grandeza do teu braço emudeceram como pedra; até que o teu povo houvesse
passado, ó SENHOR, até que passasse este povo que adquiriste.
15.16. Espanto e pavor. Até que quarenta anos se
passassem e Israel entrasse na terra, o temor do Senhor estaria sobre os
cananeus (cons. Js. 5:1; 2: 9,10).Adquiriste
(16). O heb. tem a idéia de tempo presente neste verbo. O sacrifício da
páscoa é um sinal que o livramento de Seu povo não foi feito sem custo para
Deus. O êxodo foi um ato de redenção, e prefigurou o custo, para o Pai de
redimir a humanidade por intermédio do Seu Filho.
Êx 15:17 Tu os introduzirás, e os plantarás no
monte da tua herança, no lugar que tu, ó SENHOR, aparelhaste para a tua
habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram.
15.17 Plantarás. O símbolo do povo de Deus era uma
videira plantada e cultivada por Ele (Sl 80.8), que cresceu até sua plenitude
na pessoa de Jesus Cristo (Jo 15.1). Aparelhaste.
Fazia séculos que o povo de Israel era herdeiro da promessa de "uma
terra que mana leite e mel" (3.8; 13.5; Gn 13.14-16).No monte da tua herança (17). Provavelmente se refere à terra
prometida de Canaã, em sua totalidade, pois, na intenção de Deus, já se tratava
de um país montanhoso na posse de Israel, tal como, em Seu irresistível
propósito, o Seu santuário foi com efeito estabelecido no monte Moriá.
Êx 15:18 O SENHOR reinará eterna e perpetuamente;
15.18 Reinará. Os milagres de poder operados no
Êxodo foram mais uma manifestação do domínio eterno de Deus. A vitória sobre o
Egito, que forma o tema do cântico, servia apenas de exemplo quanto ao reino
eterno de Deus. O cântico termina no versículo 18.
Êx 15:19 Porque os cavalos de Faraó, com os seus
carros e com os seus cavaleiros, entraram no mar, e o SENHOR fez tornar as
águas do mar sobre eles; mas os filhos de Israel passaram em seco pelo meio do
mar.
15.19 Este versículo é um resumo do cântico de
Moisés que trata da passagem pelo Mar Vermelho e a destruição final dos
perseguidores.
Êx 15:20 Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão,
tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris
e com danças.
15.20 Miriã, a profetisa (20). Miriã foi a primeira das
mulheres, referidas nas Escrituras, a exercer um ministério especial. Conf. Jz
4.4; Lc 2.36, etc. Danças (20). Danças solenes como expressão de adoração,
embora apropriadas para os tempos de Moisés e dos salmistas, são capazes de
abusos, e nunca encontraram um lugar geralmente aceito na adoração da Igreja
Cristã.
Êx 15:21 E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR,
porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.
15.21 Miriã lhes respondia (21). O coro, usando um
estribilho, empregava as palavras iniciais do cântico de Moisés (1).
Êx 15:22 Depois fez Moisés partir os israelitas do
Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não
acharam água.
15.22. Deserto de Sur. A leste do Suez, na parte setentrional
da península. Sur significa parede em hebraico. Em Nm. 33:8 o local é chamado
de "o deserto de Etã", que é o mesmo nome em egípcio. Três dias. Em três dias a água que
levavam junto teria terminado, embora não tivessem andado mais de 24 kms.
Êx 15:23 Então chegaram a Mara; mas não puderam
beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.
15.23 Mara. No hebraico, quer dizer
"amargo". O povo murmurou. Já era a segunda grande queixa contra
Moisés depois da saída da escravidão (14.12). Esta atitude ingrata dos
israelitas tinha levado Moisés, à fuga, quarenta anos antes (2.14).
Êx 15:24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo:
Que havemos de beber?
15.24. Murmurou. Esta era a quase automática reação de
Israel, como tem sido a reação de multidões do povo de Deus desde então, diante
de qualquer e cada dificuldade.
Êx 15:25 E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR
mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali
lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.
15.25 Clamou. O recurso de Moisés quando tudo ia mal era
saber recorrer à Fonte de Bênçãos, o Deus Onipotente. Árvore. Há árvores no
Peru que têm esta qualidade, mas nenhum dos moradores das regiões do Sinai
conhece algo semelhante; era necessário haver uma revelação divina em resposta
à oração de Moisés. Vê-se aqui uma ilustração do madeiro, a Cruz de Cristo que
pode resgatar do julgamento mais amargo.
Ali os provou (25). A falta de água potável era um teste para sua confiança
em Deus de que Ele supriria as necessidades materiais. Isso, por sua vez,
tornou-se a base dos estatutos (25) que dizem que a obediência confiante à
vontade de Deus é a condição básica para o suprimento de saúde física e espiritual.
O paciente precisa obedecer a seu médico, caso queira ficar curado.
Êx 15:26 E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR
teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus
ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das
enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que
te sara.
15.26 — Nenhuma das enfermidades. Da mesmaforma que Deus transformou as águas amargas de Mara, Ele prometeu não
lançar nenhuma doença sobre os israelitas (Êx 23.25). A expressão descritiva Eu
sou o Senhor, que te sara comprova a misericórdia e o poder divino. Isso continua
sendo uma grande verdade: a cura vem do Senhor.
Êx 15:27 Então vieram a Elim, e havia ali doze
fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas.
15.27 — Elim significa lugar das árvores. As fontes de água e as palmeiras desse lugar eram uma agradável acolhida
da secura do deserto. Muitas vezes a Bíblia compara poços e fontes à salvação,
e palmeiras às bênçãos (SI 1). Elim é provavelmente Wadi Garandel, próximo à
tradicional localização do monte Sinai.
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