Seguidores

quinta-feira, 7 de maio de 2015

COMENTÁRIO BÍBLICO - EXODO CAPITULOS 04,05,06

ELABORADO PELO EVANGELISTA:
NATALINO ALVES DOS ANJOS
MEMBRO DA IGREJA A.D. MISSÃO - DE GUIRATINGA - MATO GROSSO
COM PESQUISAS DE COMENTÁRIOS BÍBLICOS

EXODO CAPITULO 4

Êx 4:1 Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu.
4.1 Tão arraigada no coração humano é a incredulidade, que até no momento de receber uma visão de Deus, as dúvidas vicejam. O Senhor não te apareceu (4.1). Seria uma objeção natural, considerando que fazia tanto tempo desde a última manifestação especial do Senhor a Israel. Eis que não crerão. A terceira dificuldade de Moisés, como as outras, centralizava-se em si mesmo. Os sinais de Deus não só seriam um testemunho a Israel e ao Egito, da presença de Deus com o seu mensageiro, mas teriam também a finalidade de infundir confiança e fortalecer a fé de Moisés.
Êx 4:2 E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara.
4.2 Um bordão. Deus sempre está pronto a nos encontrar nas coisas simples desta vida e nas fadigas diárias (Jo 4.7); abençoa os objetos comuns que usamos no trabalho (Jo 6.9-13).  Uma vara (2). O cajado de pastor! O primeiro sinal. A vara do pastor, entregue a Deus, tomou-se um sinal de poder e vitória sobre o inimigo.
Êx 4:3 E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela.
4.3 Cobra. A vara( bordão), símbolo de autoridade e de apoio, aparece por um momento na forma da serpente, símbolo das obras de Satanás. Semelhantemente, Jesus, o Cetro de Judá a quem os povos terão de obedecer (Gn 49.10), foi assumir a forma da carne pecaminosa, para a nossa justificação. Como Moisés fez o povo olhar para uma serpente de bronze na fé, para que se curasse da mordedura das serpentes do deserto (Nm 21.4-9), assim nós temos de olhar para Cristo, a fim de obtermos a salvação (Jo 3.14-15). O ser humano carnal foge desta doutrina, assim como Moisés fugiu antes de ser realmente obediente, consagrado e ungido.
Êx 4:4 Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão;
4.4 Pela cauda (4). Um ato de fé; normalmente, para evitar a mordida da serpente, pegar-se-ia nela pelo pescoço.
Êx 4:5 Para que creiam que te apareceu o SENHOR Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
4.5 Para que creiam (5). Este versículo prossegue apresentando as palavras do Senhor, acima, enquanto que E estendeu... até... sua mão, formam um parêntesis. O próprio Deus explica aqui o verdadeiro propósito dos milagres. Servem de provas persuasivas ou "sinais" da presença de poder divino e, por conseguinte, não se deve esperar milagres em todos os tempos, mas, conforme fica evidente no registro bíblico, somente quando há alguma necessidade especial de estabelecer a autoridade de Deus em face de dúvida, incerteza ou apostasia.
Êx 4:6 E disse-lhe mais o SENHOR: Põe agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve.
4.6 Leprosa. A lepra é a doença que na Bíblia se usa freqüentemente como símbolo da podridão do pecado; os povos orientais a reconheciam como um castigo provindo de Deus. O segundo sinal. A mão de Moisés manchada pela lepra simbolizava o estado de aflição do próprio Israel, sua necessidade do poder purificador de Deus.

Êx 4:7 E disse: Torna a por a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne.
Êx 4:8 E acontecerá que, se eles não te crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal, crerão à voz do derradeiro sinal;
4.8 a vóz do primeiro sinal, crerão à vóz do derradeiro sinal 8. Não é que Deus não sabia de todas as coisas e portanto diz se eles não te crerem, é que para o próprio bem do homem, Ele está oferecendo uma segunda oportunidade graciosa para o povo crer.
Êx 4:9 E se acontecer que ainda não creiam a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, tomarás das águas do rio, e as derramarás na terra seca; e as águas, que tomarás do rio, tornar-se-ão em sangue sobre a terra seca.
4.9. O terceiro sinal. Rio. Literalmente, o Nilo. Como o Nilo, a fonte da vida do Egito, estava no poder dos mensageiros de Deus, também Faraó e todo o seu povo estava na mão de Moisés.
Êx 4:10 Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.
4.10 Nem depois que falaste. Moisés quer culpar a Deus por sua falta de dons, em vez de aceitar sua vocação e avançar com uma atitude vitoriosa. Cada crente deve confiar que Deus lhe dará tudo o que é necessário (Rm 8.32). Não sou homem eloqüente (10). Heb. "homem de palavras". Talvez ele encontrasse dificuldade em expressar seus pensamentos, e talvez até sofresse de algum defeito de elocução. Por outro lado, talvez tudo não passasse de uma desculpa de alguém que tinha receio de enfrentar o povo. Muitos dos porta-vozes de Deus têm assim sentido seu próprio despreparo e incapacidade de falar. Conf. Is 6.5; Jr 1.6; Ez. 2.6. A última dificuldade de Moisés. Deus não comete erros. Ele formara Moisés; Ele sabia do que era capaz.
Êx 4:11 E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?
4.11Quem fez a boca do homem? (11). A incapacidade humana não é desculpa para que alguém se esquive de uma comissão confiada pelo divino Criador. Ah! Senhor! envia (13). Moisés quase chega a declinar da tarefa, demonstrando sua incredulidade nas promessas que o Senhor acabara de fazer. Toda condição humana está dentro do alcance dos planos de Deus, não se tratando de circunstâncias fortuitas. Moisés tem de aprender que o Todo-Poderoso acompanha sua missão.
Êx 4:12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.
4.12. Eu serei com a tua boca. "O gaguejar de Moisés, na qualidade de servo fiel de Deus, será o suficiente" (IB).
Êx 4:13 Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar.
Êx 4:14 Então se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração.
4.13 ,14 — Neste momento, Moisés pôde vislumbrar um pouco da ira de Deus (leia as palavras de Moisés em SI 90.11). Apesar de Moisés ainda não saber, o Senhor já havia provido assistência para ele. Deus estava enviando Arão para se encontrar com Moisés (v. 27). Envia . . . menos a mim (13). Esta última declaração de Moisés indica o que estava por trás de todas as outras objeções. Na fraqueza da carne, Moisés simplesmente não queria retomar ao Egito. A rebelião aberta, quando as desculpas já se esgotaram. Contraste com a atitude de Isaías (Is 6.8).
Êx 4:15 E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.
 Êx 4:16 E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
4 .15,16 — E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus. Da mesma forma que Moisés era um profeta, um porta-voz, de Deus, Arão seria um profeta de Moisés (Êx 7.1). O profeta tinha apenas uma tarefa:
repassar precisamente a mensagem daquele que o enviou. Moisés seria “Deus” para Arão, porque o representaria para o irmão. Arão seria boca para Moisés; falaria o que o irmão tinha a dizer: exatamente como o Senhor revelara a Moisés. Porás as palavras na sua boca (15). Apresentar-lhe-ás o assunto, e ele o expressará em um discurso.
Êx 4:17 Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais.
4.17 Esta vara( bordão). Deus não precisa de nenhum objeto físico para fazer suas maravilhas, nas deseja que Moisés use o bordão do pastor para fazer as vezes de cetro real, de espada e de vara mágica. Moisés haveria de ser pastor do povo de Deus, Sl 77.20.
Êx 4:18 Então foi Moisés, e voltou para Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Eu irei agora, e tornarei a meus irmãos, que estão no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai em paz.
4.18. Uma vez que Moisés se encontrava a serviço de Jetro, tinha de lhe pedir permissão para partir. Ele não podia contar ao seu sogro a incrível história da revelação e incumbência divinas, mas disse simplesmente que queria voltar para ver como iam seus irmãos. — Moisés precisava, assim, da permissão de seu sogro, Jetro, para deixar o local onde vivia(para um acontecimento similar envolvendo Jacó, leia Gn 31). Moisés se tornara um membro oficial do clã de Jetro (Êx 2.16-22; 3.1). A bênção deste, vai em paz, era natural.
Êx 4:19 Disse também o SENHOR a Moisés em Midiã: Vai, volta para o Egito; porque todos os que buscavam a tua alma morreram.
4.19 Vai, volta (19). Moisés ainda estava se demorando em cumprir a comissão dada por Deus.
Êx 4:20 Tomou, pois, Moisés sua mulher e seus filhos, e os levou sobre um jumento, e tornou à terra do Egito; e Moisés tomou a vara de Deus na sua mão.
4.20 A vara de Deus (20), isto é, seu antigo cajado, ainda que agora dotado do poder divino. Na mão a vara de Deus. Por mais pobre que a sua aparência possa ter sido, tinha em sua mão a vara diante da qual o orgulho e o poder do Faraó de todo o Egito teria de se curvar.
Êx 4:21 E disse o SENHOR a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo.
4.21 Endurecerei. Não é que Deus força os homens a se rebelarem contra Ele, mas nos fez de tal maneira que, cada vez que rejeitamos parte da vontade divina para nossos vidas, mais difícil se torna para nós termos fé, amor e obediência para abraçar a próxima revelação do que Deus deseja de nós. Este resultado inevitável da desobediência é parte da Lei de Deus, e, por isso, é Deus quem o faz (cf. Rm 1.18-27).
Êx 4:22 Então dirás a Faraó: Assim diz o SENHOR: Israel é meu filho, meu primogênito.
4.22 Primogênito. Esta palavra mostra o amor com que Deus considera Seu povo escolhido, garantindo que a plenitude da natureza do Seu divino Ser seja empenhada nesta relação. Quem quer que se relacione pela fé viva com Cristo (Jo 15.1-4) está plenamente enquadrado neste amor (Jo 1.18; 17.21 e 26). Israel é meu filho, meu primogênito (22). Isso não subentende a suposta paternidade universal de Deus, como se as outras nações também fossem Seus filhos, mas significa que Israel foi primeiramente eleita para receber filiação espiritual "para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios" (Gl 3.14). Ver Rm 8.14-17.
Êx 4:23 E eu te tenho dito: Deixa ir o meu filho, para que me sirva; mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei a teu filho, o teu primogênito.
Êx 4:24 E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o SENHOR o encontrou, e o quis matar.
Êx 4:25 Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário.
Êx 4:26 E desviou-se dele. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão.
24-26. Esta passagem, ignorada pelos comentadores modernos como curiosa relíquia do folclore e da superstição, é na realidade uma ilustração da lei espiritual que flui através das Escrituras e da história: Aquele que proclama a vontade de Deus para os outros, deve ele mesmo ser obediente à expressa vontade de Deus. O sinal da circuncisão, decretado por Deus (Gn. 17:9-14) fora negligenciado por Moisés até que Deus o lembrou violentamente da obrigação por meio deste golpe. Tu és para mim esposo sanguinário (v. 26; Moffatt). Este ato de Zípora, evidentemente repugnante para ela e adiado até que quase custou a vida do seu marido, pode ter feito Moisés decidir em deixar que ela e seus filhos ficassem em Midiã. Nada devia impedir o seu serviço para o Senhor. O vaso escolhido de Deus, que vai realizar no mundo os propósitos divinos, não tem valor nenhum sem um espírito de absoluta obediência em todas as coisas.
Êx 4:27 Disse o SENHOR a Arão: Vai ao deserto, ao encontro de Moisés. E ele foi, e encontrou-o no monte de Deus, e beijou-o.
Êx 4:28 E relatou Moisés a Arão todas as palavras do SENHOR, com que o enviara, e todos os sinais que lhe mandara.
4.27 ,28 — O encontro destes dois irmãos, após 40 anos, deve ter sido bastante emocionante. O verbo hebraico traduzido como encontrou-o dá a ideia de um encontro pessoal e emocionante, com um abraço apertado. Foi muito adequado o fato de os dois terem se encontrado no monte de Deus (Êx 3.1). Posteriormente, neste mesmo lugar,
ambos ministrariam juntos.
Êx 4:29 Então foram Moisés e Arão, e ajuntaram todos os anciãos dos filhos de Israel.
Êx 4:30 E Arão falou todas as palavras que o SENHOR falara a Moisés e fez os sinais perante os olhos do povo.
4.31 E o povo creu. Moisés fizera os três sinais que Deus lhe tinha concedido, tendo o apoio de Arão. Aceitando-os como portadores de uma mensagem de esperança o povo os aceitou. Mas ainda veremos que esta fé não está em condições de enfrentar a primeira perseguição, nem de mostrar lealdade absoluta.
Êx 4:31 E o povo creu; e quando ouviram que o SENHOR visitava aos filhos de Israel, e que via a sua aflição, inclinaram-se, e adoraram.

4.29-31 — Quando Moisés e Arão chegaram ao Egito, reuniram todos os anciãos. Arão fez o papel de porta-voz de Moisés (v. 14-16). Não ficou muito claro se foi Arão ou Moisés quem fez os sinais diante do povo. Mas, a resposta das pessoas foi bastante receptiva. Elas acreditaram em Deus e adoraram Aquele que mandou os sinais e os mensageiros. O Senhor finalmente visitava os filhos de Israel! Aqui, a visita de Deus implicou libertação (como em Rt 1.6). Em outras passagens, o verbo hebraico paqad [visitar] implica ira e castigo (Is 10.12).


EXODO CAPITULO 5

Êx 5:1 E Depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.
5.1. Celebre uma festa. Ficaria melhor traduzido para faça uma peregrinação. O hebraico hag, "festa", era acompanhado de uma peregrinação (cons. 23:14-17). "O pedido apresentado a Faraó da parte do Deus dos israelitas . . , parecia tão natural e razoável que Faraó não poderia tê-lo recusado se no seu coração houvesse um simples traço de temor de Deus" (KD).
Êx 5:2 Mas Faraó disse: Quem é o SENHOR, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir Israel.
5.2 Quem é o Senhor? (2). Uma expressão de desprezo; mas Faraó, à semelhança até de muitos israelitas, talvez ignorasse o nome. Não conheço. Ignorância da pessoa de Deus, e desprezo das suas exigências, são a raiz da pecaminosidade humana.
Êx 5:3 E eles disseram: O Deus dos hebreus nos encontrou; portanto deixa-nos agora ir caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao SENHOR nosso Deus, e ele não venha sobre nós com pestilência ou com espada.
5.3 O Deus dos hebreus (3). Essa descrição tinha mais probabilidade de ser entendida por Faraó.
Êx 5:4 Então disse-lhes o rei do Egito: Moisés e Arão, por que fazeis cessar o povo das suas obras? Ide às vossas cargas.
5.4. Faraó considerava Moisés simplesmente um líder astucioso tentando obter melhores condições de trabalho para os israelitas. Por que fazeis cessar o povo...? (4), isto é, por que os distraís com essa conversa sobre peregrinação? etc.
Êx 5:5 E disse também Faraó: Eis que o povo da terra já é muito, e vós os fazeis abandonar as suas cargas.
5.5 O povo da terra (5). Heb., 'am ha-ares. Este termo usualmente denota pessoa comum, mas aqui, como também em Gn 23.7, provavelmente significa "o concílio dos anciãos" que tinha vindo com Moisés e Aarão. Faraó deixa subentendido que muitos deles não estavam trabalhando. E vós os fazeis abandonar… Assim muitos consideram o culto religioso como o ódio do povo, que produz muitos sonhos, mas tira a vitalidade para o trabalho, ou para a subversão. Deus deseja dar liberdade aos seres humanos, sendo que é só assim que começam a ser humanos, mesmo. O mundo, ao redor, tem várias forças malignas para tirar a liberdade, como no caso do Faraó, que compensou os anseios religiosos dos israelitas com escravidão redobrada. Assim também acontece muitas vezes quando Cristo oferece libertação às pessoas escravizadas pelo pecado. Há uma tentativa do Diabo para com força redobrada segurar os seus cativos.
Êx 5:6 Portanto deu ordem Faraó, naquele mesmo dia, aos exatores do povo, e aos seus oficiais, dizendo:
5.6. Superintendentes . . . capatazes. Os superintendentes egípcios tratavam com os capatazes israelitas, shoterim, talvez escribas ou cronometristas.
Êx 5:7 Daqui em diante não torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como fizestes antes: vão eles mesmos, e colham palha para si.
5.7. O uso de palha picada misturada com o barro aumentava de três vezes a durabilidade dos tijolos, e os tijolos egípcios costumavam ser feitos assim (cons. BA, xiii, 2).
Êx 5:8 E lhes imporeis a conta dos tijolos que fizeram antes; nada diminuireis dela, porque eles estão ociosos; por isso clamam, dizendo: Vamos, sacrifiquemos ao nosso Deus.
Êx 5:9 Agrave-se o serviço sobre estes homens, para que se ocupem nele e não confiem em palavras mentirosas.
5.8,9 Estão ociosos... não confiem em palavras de mentira (8,9). Satanás freqüentemente apresenta a adoração a Deus como uma coisa vã, própria somente para aqueles que nada mais construtivo têm a fazer.
Êx 5:10 Então saíram os exatores do povo, e seus oficiais, e falaram ao povo, dizendo: Assim diz Faraó: Eu não vos darei palha;
Êx 5:11 Ide vós mesmos, e tomai vós palha onde a achardes; porque nada se diminuirá de vosso serviço.
Êx 5:12 Então o povo se espalhou por toda a terra do Egito, a colher restolho em lugar de palha.
5.12 Restolho (12). No Egito apenas as cabeças das espigas eram cortadas, deixando longas tiras de palha para os israelitas cortarem, carregarem e esmiuçarem, antes de usá-las na fabricação dos tijolos. A palavra também pode incluir todas as outras espécies de refugo do campo.
Êx 5:13 E os exatores os apertavam, dizendo: Acabai vossa obra, a tarefa de cada dia, como quando havia palha.
Êx 5:14 E foram açoitados os oficiais dos filhos de Israel, que os exatores de Faraó tinham posto sobre eles, dizendo estes: Por que não acabastes vossa tarefa, fazendo tijolos como antes, assim também ontem e hoje?
5.14. Quando a tarefa impossível não foi realizada, o castigo recaiu com maior severidade sobre os capatazes hebreus. E foram açoitados…A idéia era a de fazer voltar o simples homem do povo contra os seus próprios lideres e benfeitores, atribuindo a eles a causa da perseguição. Assim, às vezes, Deus permite ao ser humano ser reduzido até os últimos graus da miséria para aprender a recorrer ao seu Criador.
Êx 5:15 Por isso, os oficiais dos filhos de Israel, foram e clamaram a Faraó, dizendo: Por que fazes assim a teus servos?
Êx 5:16 Palha não se dá a teus servos, e nos dizem: Fazei tijolos; e eis que teus servos são açoitados; porém o teu povo tem a culpa.
5.16. O teu próprio povo é que tem a culpa. "Pecaste contra o teu próprio povo" (LXX). A tradução e o significado exato deste texto são incertos, mas os hebreus sem dúvida estavam se defendendo colocando a culpa do fracasso a quem de direito.
Êx 5:17 Mas ele disse: Vós sois ociosos; vós sois ociosos; por isso dizeis: Vamos, sacrifiquemos ao SENHOR.
5.17 Estais ociosos. Uma resposta injusta a uma queixa cortês e construtiva. Ociosos eles não eram, já que as obras das suas mãos podem ser vistas no Egito até o dia de hoje. O pagão acha que o culto divino, o sacrifício de louvor, é uma perda de tempo, ao qual o crente responde que são estas horas que tomam as demais horas da vida significativas e construtivas (Sl 127).
Êx 5:18 Ide, pois, agora, trabalhai; palha porém não se vos dará; contudo, dareis a conta dos tijolos.
Êx 5:19 Então os oficiais dos filhos de Israel viram-se em aflição, porquanto se dizia: Nada diminuireis de vossos tijolos, da tarefa do dia no seu dia.
5.19. Em aperto. A missão dos oficiais foi um fracasso em obter qualquer alívio pala o povo.
Êx 5:20 E encontraram a Moisés e a Arão, que estavam defronte deles, quando saíram de Faraó.
5.20. Encontraram Moisés. Literalmente, colocaram-se de modo a encontrar Moisés.
Estavam defronte deles (20). Os oficiais (19) estavam esperando por eles, quando vieram da presença de Faraó, para saber qual o resultado da entrevista.
Êx 5:21 E disseram-lhes: O SENHOR atente sobre vós, e julgue isso, porquanto fizestes o nosso caso repelente diante de Faraó, e diante de seus servos, dando-lhes a espada nas mãos, para nos matar.
5.21 O SENHOR atente sobre vós(Olhe o Senhor). O plano de Faraó venceu - a própria religião da libertação passa a ser desprezada pelos escravos, que ficam assim desprovidos de sua única esperança. Odiosos. "Invocaram a Deus como juiz, enquanto por suas próprias queixas demonstraram que não tinham confiança em Deus e no Seu poder para salvar" (KD).
Êx 5:22 Então, tornando-se Moisés ao SENHOR, disse: Senhor! por que fizeste mal a este povo? por que me enviaste?
Êx 5:23 Porque desde que me apresentei a Faraó para falar em teu nome, ele maltratou a este povo; e de nenhuma sorte livraste o teu povo.
5.22,23 Tornando-se ao Senhor. Quando tudo parece estar perdido, vemos que Moisés já tinha aprendido a recorrer à fonte de toda bênção. Perplexo sobre o aparente mau êxito da sua vocação, vê que só aquele que o vocacionou deve ser consultado. Por que. Como deve ter sido incompreensível para Moisés o fato de Deus, que o enviara para libertar Israel, tê-lo levado, pelo contrário, a ser a causa de maiores sofrimentos.


EXODO CAPITULO 6

Êx 6:1 Então disse o SENHOR a Moisés: Agora verás o que hei de fazer a Faraó; porque por uma mão poderosa os deixará ir, sim, por uma mão poderosa os lançará de sua terra.
6.1 Agora verás. O impossível para a capacidade humana, é a oportunidade para Deus intervir com Seus planos de graciosa salvação. Quanto maior fosse a violência de Faraó, maior seria a manifestação do poder de Deus em livrar. Por mão poderosa. Ele será obrigado (Moffatt), obrigado pelo grande poder de Deus.  — A resposta do Senhor, agora verás o que hei de fazer a Faraó, foi para encorajar Moisés. Nada havia acontecido até o momento porque Deus ainda não começara a agir.
Êx 6:2 Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou o SENHOR.
6.2 — Ao explicar Seu propósito para Israel, Deus encorajou Moisés após sua desalentadora conversa com faraó (Êx 5.1-9). Esta parte se edifica solidamente na revelação de Deus na sarça ardente (Êx 2.23—3.22). As palavras Eu sou o Senhor começam e finalizam esta seção (Êx 6.2,8). O Senhor é o nome de Deus, Yahweh.
Êx 6:3 E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui perfeitamente conhecido.
6.3 — Os patriarcas conheceram o Senhor como o Deus todo-poderoso. Não que eles nunca tivessem ouvido o nome Yahweh, mas não conheceram Deus de uma forma íntima. Os patriarcas estavam cientes do grande trato com o Altíssimo e experimentaram a bondade dele de muitas formas. Contudo, não tiveram uma revelação
divina da maneira como foi apresentada a Moisés e ao povo israelita desse tempo. Senhor. O nome específico revelado para Moisés quando lhe foram dadas as promessas da Salvação (Êx 3.14). Normalmente na Bíblia, o nome "Senhor" descreve a Deus nas suas relações com a raça humana, sua revelação e sua graça, enquanto o nome "Deus" o aponta como criador Todo-poderoso dos céus e da terra, a origem de tudo.
Êx 6:4 E também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos.
6.4 — Estabeleci o meu concerto com eles. Deus faz referência à aliança abraâmica celebrada em Génesis (Gn 12.1-3,7; 15.12-21; 17; 22.15-18).
Para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos. Os primeiros pais de Israel peregrinaram pela terra de Canaã sem nunca possuírem mais do que locais de pasto, poços e sepulcros (Gn 23; Hb 11.8-10). Eles viveram como estrangeiros, sem a cidadania em sua própria terra.
Êx 6:5 E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança.
6.5 — E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel. Este versículo remete ao clamor dos israelitas em Exodo 2.23-25. Com esta maravilhosa apresentação de si mesmo, o Senhor agora estava pronto para realizar Seu plano concernente a Israel (v. 6-8).
Êx 6:6 Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.
6.6. Resgatarei. A palavra hebraica significa "reclamar, reivindicar os direitos". Essa é a primeira instância do uso desta palavra na Bíblia, a qual expressa um dos elementos fundamentais do ato divino da salvação. A redenção de Israel, tirando-o do Egito, figura preeminentemente, nas Escrituras, como um tipo de nossa redenção do pecado. Especialmente como o parente resgatava a propriedade ou a pessoa de um parente incapaz de fazê-lo, Deus, o divino Parente, cujos recursos são inexauríveis, resgata Seu povo incapacitado, ao custo do exercício de Seu poder sobrenatural tornando-o Sua própria propriedade peculiar (versículo 7). Conf. Is 43.1. Juízos (6). Os atos de poder eram um julgamento contra o opressor. Ver Dt 4.1.
Êx 6:7 E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;
6.7 Eu vos tomarei por meu povo (7). Conf. 19.5-6, etc. Israel foi escolhido para ser o meio pelo qual Deus trouxe ao mundo a Sua revelação sobre Sua própria Pessoa e sobre Sua salvação.  Sabeis. Um dos grandes motivos para o Senhor fazer esta extraordinária demonstração do Seu poder, que viria a seguir, era poder imprimir vivamente na mente e na consciência de Israel o fato de que Ele, Jeová, era Deus. E serei vosso Deus (7). Ele tinha uma relação especial para com Israel; todavia não deixou de ser o Deus da terra inteira.
Êx 6:8 E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o SENHOR.
6.8 Eu sou o Senhor (8). A mensagem se encerra com ás mesmas palavras com que teve início. É selada em ambas as extremidades com a autoridade do Deus vivo e fiel.
Êx 6:9 Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão.
6.9. Angustia de espírito. Seu sofrimento era grande demais para ser aliviado por meras palavras. A escravidão é cruel, mas muito pior é a amargura com que o povo encara o sofrimento - é este estado mental que priva muitas pessoas do consolo das promessas de Deus. Os escolhidos rejeitaram a palavra (cf. Jo 1.11). Se o Faraó, um pagão, atender, é por um milagre da parte de Deus (v. 13).
Êx 6:10 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Êx 6:11 Entra, e fala a Faraó rei do Egito, que deixe sair os filhos de Israel da sua terra.
6.10,11 — O Senhor ratificou Seu prévio comando a Moisés (Êx 4.22,23). A recusa arrogante do faraó não era o fim da história, mas o começo. Que deixe sair (11). Uma exigência maior que a primeira. Ver 3.18.
Êx 6:12 Moisés, porém, falou perante o SENHOR, dizendo: Eis que os filhos de Israel não me têm ouvido; como, pois, Faraó me ouvirá? Também eu sou incircunciso de lábios.
6.12 Incircunciso de lábios (12). Não se trata de qualquer admissão de pecaminosidade, mas uma repetição de sua queixa em 4.10, que ele era pesado de língua. Semelhantemente a "os seus ouvidos estão incircuncisos" (Jr 6.10), que quer dizer alguém que "não pode ouvir". Conf. Lv 26.41.
Êx 6:13 Todavia o SENHOR falou a Moisés e a Arão, e deu-lhes mandamento para os filhos de Israel, e para Faraó rei do Egito, para que tirassem os filhos de Israel da terra do Egito.
6.13 — A resposta do Senhor a Moisés consistiu na repetição da ordem inicial. A obediência integral a este mandamento não era algo que podia ser negociado, mas uma coisa que deveria ser cumprida. Após a descrição da genealogia nos versículos 14
a 27, a história continua no versículo 28. Lá, ficamos sabendo que havia mais interação entre Moisés e o Senhor dos que estes versículos sugerem.
Êx 6:14 Estas são as cabeças das casas de seus pais: Os filhos de Rúben, o primogênito de Israel: Enoque e Palu, Hezrom e Carmi; estas são as famílias de Rúben.
6.14 Casas de seus pais (14). Um termo técnico para "clãs" ou "famílias". Rúben e Simeão são incluídos aqui possivelmente para mostrar a posição relativa de Levi na família de Israel, e para mostrar que na dispensação de Deus nem sempre aquele que nasce primeiro é o "primogênito" em lugar de honra e liderança.
Êx 6:15 E os filhos de Simeão: Jemuel, Jamin, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma cananéia; estas são as famílias de Simeão.
Êx 6:16 E estes são os nomes dos filhos de Levi, segundo as suas gerações: Gérson, Coate e Merari; e os anos da vida de Levi foram cento e trinta e sete anos.
Êx 6:17 Os filhos de Gérson: Libni e Simei, segundo as suas famílias;
Êx 6:18 E os filhos de Coate: Anrão, Izar, Hebrom e Uziel; e os anos da vida de Coate foram cento e trinta e três anos.
Êx 6:19 E os filhos de Merari: Mali e Musi; estas são as famílias de Levi, segundo as suas gerações.
Êx 6:20 E Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua tia, e ela deu-lhe Arão e Moisés: e os anos da vida de Anrão foram cento e trinta e sete anos.
6.20 Joquebede, sua tia (20). Esse nome significa "Jeová é minha glória". É mais uma prova do conhecimento do nome Jeová desde antes do tempo de Moisés. Ver 3.14-15. O casamento de um homem com sua tia era algo permitido até ser dada a lei de Lv 18.12.
Êx 6:21 E os filhos de Izar: Corá, Nefegue e Zicri.
6.21 Corá (21). Portanto, ele era primo de Moisés. Ver Nm 16.11. Seus filhos não pereceram juntamente com ele, e seus nomes são dados no versículo 24 como cabeças de importantes famílias sacerdotais.
Êx 6:22 E os filhos de Uziel: Misael, Elzafã e Sitri.
Êx 6:23 E Arão tomou por mulher a Eliseba, filha de Aminadabe, irmã de Naasson; e ela deu-lhe Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
6.23 Eliseba (23). Um nome melhor conhecido em sua forma helenizada: Isabel.
Êx 6:24 E os filhos de Corá: Assir, Elcana e Abiasafe; estas são as famílias dos coraítas.
Êx 6:25 E Eleazar, filho de Arão, tomou por mulher uma das filhas de Putiel, e ela deu-lhe a Finéias; estes são os cabeças dos pais dos levitas, segundo as suas famílias.
Êx 6:26 Estes são Arão e Moisés, aos quais o SENHOR disse: Tirai os filhos de Israel da terra do Egito, segundo os seus exércitos.
6.26 Seus exércitos (26), isto é, organizados em arranjo ordeiro, por suas tribos, famílias, etc.; não uma multidão desordenada. Não há sugestão aqui a estarem equipados de armas militares.
Êx 6:27 Estes são os que falaram a Faraó, rei do Egito, para que tirasse do Egito os filhos de Israel; estes são Moisés e Arão.
6.27. Moisés e Arão. Como irmão mais velho (cons. 7:7), Arão aparece em primeiro lugar na genealogia (v. 26); mas como líder nomeado, Moisés tem precedência quando a narrativa recomeça.
Êx 6:28 E aconteceu que naquele dia, quando o SENHOR falou a Moisés na terra do Egito,
Êx 6:29 Falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Eu sou o SENHOR; fala a Faraó, rei do Egito, tudo quanto eu te digo.
Êx 6:30 Então disse Moisés perante o SENHOR: Eis que eu sou incircunciso de lábios; como, pois, Faraó me ouvirá?
6.28-30 — Estes versículos repetem o conteúdo de Êxodo 6.10-13. A expressão o Senhor falou poderia ser traduzida como “o Senhor tinha falado” (Êx4-19; 12.1). É provável que este conteúdo (Êx 6.14-27) exigisse uma recapitulação. Já a frase eu sou incircunciso de lábios quer dizer não tenho facilidade para falar (veja Êx 6.12).








Nenhum comentário:

Postar um comentário