ELABORADO PELO EVANGELISTA:
NATALINO ALVES DOS ANJOS
MEMBRO DA IGREJA A.D. MISSÃO - DE GUIRATINGA - MATO GROSSO
COM PESQUISAS DE COMENTÁRIOS BÍBLICOS
Êx 4:1 Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que
não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu.
4.1 Tão arraigada no coração humano é a incredulidade, que
até no momento de receber uma visão de Deus, as dúvidas vicejam. O Senhor não te apareceu (4.1). Seria uma
objeção natural, considerando que fazia tanto tempo desde a última manifestação
especial do Senhor a Israel. Eis que não
crerão. A terceira dificuldade de Moisés, como as outras, centralizava-se
em si mesmo. Os sinais de Deus não só seriam um testemunho a Israel e ao Egito,
da presença de Deus com o seu mensageiro, mas teriam também a finalidade de
infundir confiança e fortalecer a fé de Moisés.
Êx 4:2 E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão?
E ele disse: Uma vara.
4.2 Um bordão. Deus sempre está pronto a nos encontrar
nas coisas simples desta vida e nas fadigas diárias (Jo 4.7); abençoa os
objetos comuns que usamos no trabalho (Jo 6.9-13). Uma
vara (2). O cajado de pastor! O
primeiro sinal. A vara do pastor, entregue a Deus, tomou-se um sinal de
poder e vitória sobre o inimigo.
Êx 4:3 E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou
na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela.
4.3 Cobra. A vara( bordão), símbolo de autoridade e de
apoio, aparece por um momento na forma da serpente, símbolo das obras de
Satanás. Semelhantemente, Jesus, o Cetro de Judá a quem os povos terão de
obedecer (Gn 49.10), foi assumir a forma da carne pecaminosa, para a nossa
justificação. Como Moisés fez o povo olhar para uma serpente de bronze na fé,
para que se curasse da mordedura das serpentes do deserto (Nm 21.4-9), assim
nós temos de olhar para Cristo, a fim de obtermos a salvação (Jo 3.14-15). O
ser humano carnal foge desta doutrina, assim como Moisés fugiu antes de ser
realmente obediente, consagrado e ungido.
Êx 4:4 Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua
mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e
tornou-se em vara na sua mão;
4.4 Pela cauda (4). Um ato de fé; normalmente,
para evitar a mordida da serpente, pegar-se-ia nela pelo pescoço.
Êx 4:5 Para que creiam que te apareceu o SENHOR
Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
4.5 Para que creiam (5). Este versículo prossegue
apresentando as palavras do Senhor, acima, enquanto que E estendeu... até...
sua mão, formam um parêntesis. O próprio Deus explica aqui o verdadeiro
propósito dos milagres. Servem de provas persuasivas ou "sinais" da
presença de poder divino e, por conseguinte, não se deve esperar milagres em
todos os tempos, mas, conforme fica evidente no registro bíblico, somente
quando há alguma necessidade especial de estabelecer a autoridade de Deus em
face de dúvida, incerteza ou apostasia.
Êx 4:6 E disse-lhe mais o SENHOR: Põe agora a tua
mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a
neve.
4.6 Leprosa. A lepra é a doença que na Bíblia se usa
freqüentemente como símbolo da podridão do pecado; os povos orientais a
reconheciam como um castigo provindo de Deus. O segundo sinal. A mão de Moisés manchada pela lepra simbolizava o
estado de aflição do próprio Israel, sua necessidade do poder purificador de
Deus.
Êx 4:7 E disse: Torna a por a tua mão no teu seio.
E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que
se tornara como a sua carne.
Êx 4:8 E acontecerá que, se eles não te crerem, nem
ouvirem a voz do primeiro sinal, crerão à voz do derradeiro sinal;
4.8 a vóz do primeiro sinal, crerão à vóz do derradeiro sinal 8. Não é que Deus não sabia de todas as coisas e portanto diz se eles não te crerem, é que para o
próprio bem do homem, Ele está oferecendo uma segunda oportunidade graciosa
para o povo crer.
Êx 4:9 E se acontecer que ainda não creiam a estes
dois sinais, nem ouvirem a tua voz, tomarás das águas do rio, e as derramarás
na terra seca; e as águas, que tomarás do rio, tornar-se-ão em sangue sobre a
terra seca.
4.9. O terceiro sinal. Rio. Literalmente, o Nilo. Como o
Nilo, a fonte da vida do Egito, estava no poder dos mensageiros de Deus, também
Faraó e todo o seu povo estava na mão de Moisés.
Êx 4:10 Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu
Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda
desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de
língua.
4.10 Nem depois que falaste. Moisés quer culpar a Deus por sua falta de dons, em vez de aceitar
sua vocação e avançar com uma atitude vitoriosa. Cada crente deve confiar que
Deus lhe dará tudo o que é necessário (Rm 8.32). Não sou homem eloqüente (10). Heb. "homem de palavras".
Talvez ele encontrasse dificuldade em expressar seus pensamentos, e talvez até
sofresse de algum defeito de elocução. Por outro lado, talvez tudo não passasse
de uma desculpa de alguém que tinha receio de enfrentar o povo. Muitos dos
porta-vozes de Deus têm assim sentido seu próprio despreparo e incapacidade de
falar. Conf. Is 6.5; Jr 1.6; Ez. 2.6. A
última dificuldade de Moisés. Deus não comete erros. Ele formara Moisés;
Ele sabia do que era capaz.
Êx 4:11 E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do
homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o
SENHOR?
4.11Quem fez a boca do homem? (11). A incapacidade humana não é desculpa para que alguém se esquive de uma comissão confiada
pelo divino Criador. Ah! Senhor! envia (13). Moisés quase chega a declinar da
tarefa, demonstrando sua incredulidade nas promessas que o Senhor acabara de
fazer. Toda condição humana está dentro do alcance dos planos de Deus, não se
tratando de circunstâncias fortuitas. Moisés tem de aprender que o
Todo-Poderoso acompanha sua missão.
Êx 4:12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca
e te ensinarei o que hás de falar.
4.12. Eu serei com a tua boca. "O gaguejar de Moisés, na qualidade de servo fiel de Deus, será o suficiente"
(IB).
Êx 4:13 Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia
pela mão daquele a quem tu hás de enviar.
Êx 4:14 Então se acendeu a ira do SENHOR contra
Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito
bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu
coração.
4.13 ,14 — Neste momento, Moisés pôde vislumbrar um
pouco da ira de Deus (leia as palavras de Moisés em SI 90.11). Apesar de Moisés
ainda não saber, o Senhor já havia provido assistência para ele. Deus estava
enviando Arão para se encontrar com Moisés (v. 27). Envia . . . menos a mim (13). Esta última declaração de Moisés
indica o que estava por trás de todas as outras objeções. Na fraqueza da carne,
Moisés simplesmente não queria retomar ao Egito. A rebelião aberta, quando as
desculpas já se esgotaram. Contraste com a atitude de Isaías (Is 6.8).
Êx 4:15 E tu lhe falarás, e porás as palavras na
sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis
de fazer.
Êx 4:16 E
ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe
serás por Deus.
4 .15,16 — E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que
ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus. Da mesma forma que Moisés era um
profeta, um porta-voz, de Deus, Arão seria um profeta de Moisés (Êx 7.1). O
profeta tinha apenas uma tarefa:
repassar precisamente a mensagem daquele que o enviou. Moisés
seria “Deus” para Arão, porque o representaria para o irmão. Arão seria boca
para Moisés; falaria o que o irmão tinha a dizer: exatamente como o Senhor
revelara a Moisés. Porás as palavras na
sua boca (15). Apresentar-lhe-ás o assunto, e ele o expressará em um
discurso.
Êx 4:17 Toma, pois, esta vara na tua mão, com que
farás os sinais.
4.17 Esta vara( bordão). Deus não precisa de nenhum objeto físico para fazer suas maravilhas, nas deseja que Moisés
use o bordão do pastor para fazer as vezes de cetro real, de espada e de vara
mágica. Moisés haveria de ser pastor do povo de Deus, Sl 77.20.
Êx 4:18 Então foi Moisés, e voltou para Jetro, seu
sogro, e disse-lhe: Eu irei agora, e tornarei a meus irmãos, que estão no
Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai em paz.
4.18. Uma vez que Moisés se encontrava a serviço de
Jetro, tinha de lhe pedir permissão para partir. Ele não podia contar ao seu
sogro a incrível história da revelação e incumbência divinas, mas disse
simplesmente que queria voltar para ver como iam seus irmãos. — Moisés
precisava, assim, da permissão de seu sogro, Jetro, para deixar o local onde
vivia(para um acontecimento similar envolvendo Jacó, leia Gn 31). Moisés se
tornara um membro oficial do clã de Jetro (Êx 2.16-22; 3.1). A bênção deste, vai
em paz, era natural.
Êx 4:19 Disse também o SENHOR a Moisés em Midiã:
Vai, volta para o Egito; porque todos os que buscavam a tua alma morreram.
4.19 Vai, volta (19). Moisés ainda estava se demorando em
cumprir a comissão dada por Deus.
Êx 4:20 Tomou, pois, Moisés sua mulher e seus
filhos, e os levou sobre um jumento, e tornou à terra do Egito; e Moisés tomou
a vara de Deus na sua mão.
4.20 A vara de Deus (20), isto é, seu antigo cajado,
ainda que agora dotado do poder divino. Na mão a vara de Deus. Por mais pobre
que a sua aparência possa ter sido, tinha em sua mão a vara diante da qual o
orgulho e o poder do Faraó de todo o Egito teria de se curvar.
Êx 4:21 E disse o SENHOR a Moisés: Quando voltares
ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto
na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo.
4.21 Endurecerei. Não é que Deus força os homens a se
rebelarem contra Ele, mas nos fez de tal maneira que, cada vez que rejeitamos
parte da vontade divina para nossos vidas, mais difícil se torna para nós
termos fé, amor e obediência para abraçar a próxima revelação do que Deus
deseja de nós. Este resultado inevitável da desobediência é parte da Lei de
Deus, e, por isso, é Deus quem o faz (cf. Rm 1.18-27).
Êx 4:22 Então dirás a Faraó: Assim diz o SENHOR:
Israel é meu filho, meu primogênito.
4.22 Primogênito. Esta palavra mostra o amor com que
Deus considera Seu povo escolhido, garantindo que a plenitude da natureza do
Seu divino Ser seja empenhada nesta relação. Quem quer que se relacione pela fé
viva com Cristo (Jo 15.1-4) está plenamente enquadrado neste amor (Jo 1.18;
17.21 e 26). Israel é meu filho, meu
primogênito (22). Isso não subentende a suposta paternidade universal de
Deus, como se as outras nações também fossem Seus filhos, mas significa que
Israel foi primeiramente eleita para receber filiação espiritual "para que
a bênção de Abraão chegasse aos gentios" (Gl 3.14). Ver Rm 8.14-17.
Êx 4:23 E eu te tenho dito: Deixa ir o meu filho,
para que me sirva; mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei a teu
filho, o teu primogênito.
Êx 4:24 E aconteceu no caminho, numa estalagem, que
o SENHOR o encontrou, e o quis matar.
Êx 4:25 Então Zípora tomou uma pedra aguda, e
circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente
me és um esposo sanguinário.
Êx 4:26 E desviou-se dele. Então ela disse: Esposo
sanguinário, por causa da circuncisão.
24-26. Esta passagem, ignorada pelos comentadores
modernos como curiosa relíquia do folclore e da superstição, é na realidade uma
ilustração da lei espiritual que flui através das Escrituras e da história:
Aquele que proclama a vontade de Deus para os outros, deve ele mesmo ser
obediente à expressa vontade de Deus. O sinal da circuncisão, decretado por
Deus (Gn. 17:9-14) fora negligenciado por Moisés até que Deus o lembrou
violentamente da obrigação por meio deste golpe. Tu és para mim esposo
sanguinário (v. 26; Moffatt). Este ato de Zípora, evidentemente repugnante para
ela e adiado até que quase custou a vida do seu marido, pode ter feito Moisés
decidir em deixar que ela e seus filhos ficassem em Midiã. Nada devia impedir o
seu serviço para o Senhor. O vaso escolhido de Deus, que vai realizar no mundo
os propósitos divinos, não tem valor nenhum sem um espírito de absoluta
obediência em todas as coisas.
Êx 4:27 Disse o SENHOR a Arão: Vai ao deserto, ao
encontro de Moisés. E ele foi, e encontrou-o no monte de Deus, e beijou-o.
Êx 4:28 E relatou Moisés a Arão todas as palavras
do SENHOR, com que o enviara, e todos os sinais que lhe mandara.
4.27 ,28 — O encontro destes dois irmãos, após 40 anos,
deve ter sido bastante emocionante. O verbo hebraico traduzido como encontrou-o
dá a ideia de um encontro pessoal e emocionante, com um abraço apertado. Foi
muito adequado o fato de os dois terem se encontrado no monte de Deus (Êx 3.1).
Posteriormente, neste mesmo lugar,
ambos ministrariam juntos.
Êx 4:29 Então foram Moisés e Arão, e ajuntaram
todos os anciãos dos filhos de Israel.
Êx 4:30 E Arão falou todas as palavras que o SENHOR
falara a Moisés e fez os sinais perante os olhos do povo.
4.31 E o povo creu. Moisés fizera os três sinais que
Deus lhe tinha concedido, tendo o apoio de Arão. Aceitando-os como portadores
de uma mensagem de esperança o povo os aceitou. Mas ainda veremos que esta fé
não está em condições de enfrentar a primeira perseguição, nem de mostrar
lealdade absoluta.
Êx 4:31 E o povo creu; e quando ouviram que o
SENHOR visitava aos filhos de Israel, e que via a sua aflição, inclinaram-se, e
adoraram.
4.29-31 — Quando Moisés e Arão chegaram ao Egito, reuniram
todos os anciãos. Arão fez o papel de porta-voz de Moisés (v. 14-16). Não ficou
muito claro se foi Arão ou Moisés quem fez os sinais diante do povo. Mas, a
resposta das pessoas foi bastante receptiva. Elas acreditaram em Deus e
adoraram Aquele que mandou os sinais e os mensageiros. O Senhor finalmente
visitava os filhos de Israel! Aqui, a visita de Deus implicou libertação (como
em Rt 1.6). Em outras passagens, o verbo hebraico paqad [visitar] implica ira e castigo (Is 10.12).
EXODO CAPITULO 5
Êx 5:1 E Depois foram Moisés e Arão e disseram a
Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me
celebre uma festa no deserto.
5.1. Celebre uma festa. Ficaria melhor traduzido para
faça uma peregrinação. O hebraico hag, "festa", era acompanhado de
uma peregrinação (cons. 23:14-17). "O pedido apresentado a Faraó da parte
do Deus dos israelitas . . , parecia tão natural e razoável que Faraó não poderia
tê-lo recusado se no seu coração houvesse um simples traço de temor de
Deus" (KD).
Êx 5:2 Mas Faraó disse: Quem é o SENHOR, cuja voz
eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei
ir Israel.
5.2 Quem é o Senhor? (2). Uma expressão de desprezo;
mas Faraó, à semelhança até de muitos israelitas, talvez ignorasse o nome. Não conheço. Ignorância da pessoa de
Deus, e desprezo das suas exigências, são a raiz da pecaminosidade humana.
Êx 5:3 E eles disseram: O Deus dos hebreus nos
encontrou; portanto deixa-nos agora ir caminho de três dias ao deserto, para
que ofereçamos sacrifícios ao SENHOR nosso Deus, e ele não venha sobre nós com
pestilência ou com espada.
5.3 O Deus dos hebreus (3). Essa descrição tinha
mais probabilidade de ser entendida por Faraó.
Êx 5:4 Então disse-lhes o rei do Egito: Moisés e
Arão, por que fazeis cessar o povo das suas obras? Ide às vossas cargas.
5.4. Faraó considerava Moisés simplesmente um líder
astucioso tentando obter melhores condições de trabalho para os israelitas. Por que fazeis cessar o povo...? (4),
isto é, por que os distraís com essa conversa sobre peregrinação? etc.
Êx 5:5 E disse também Faraó: Eis que o povo da
terra já é muito, e vós os fazeis abandonar as suas cargas.
5.5 O povo da terra (5). Heb., 'am ha-ares. Este termo usualmente denota pessoa comum, mas aqui, como também em Gn
23.7, provavelmente significa "o concílio dos anciãos" que tinha
vindo com Moisés e Aarão. Faraó deixa subentendido que muitos deles não estavam
trabalhando. E vós os fazeis abandonar… Assim
muitos consideram o culto religioso como o ódio do povo, que produz muitos
sonhos, mas tira a vitalidade para o trabalho, ou para a subversão. Deus deseja
dar liberdade aos seres humanos, sendo que é só assim que começam a ser
humanos, mesmo. O mundo, ao redor, tem várias forças malignas para tirar a
liberdade, como no caso do Faraó, que compensou os anseios religiosos dos
israelitas com escravidão redobrada. Assim também acontece muitas vezes quando
Cristo oferece libertação às pessoas escravizadas pelo pecado. Há uma tentativa
do Diabo para com força redobrada segurar os seus cativos.
Êx 5:6 Portanto deu ordem Faraó, naquele mesmo dia,
aos exatores do povo, e aos seus oficiais, dizendo:
5.6. Superintendentes . . . capatazes. Os
superintendentes egípcios tratavam com os capatazes israelitas, shoterim,
talvez escribas ou cronometristas.
Êx 5:7 Daqui em diante não torneis a dar palha ao
povo, para fazer tijolos, como fizestes antes: vão eles mesmos, e colham palha
para si.
5.7. O uso de palha picada misturada com o barro
aumentava de três vezes a durabilidade dos tijolos, e os tijolos egípcios
costumavam ser feitos assim (cons. BA, xiii, 2).
Êx 5:8 E lhes imporeis a conta dos tijolos que
fizeram antes; nada diminuireis dela, porque eles estão ociosos; por isso
clamam, dizendo: Vamos, sacrifiquemos ao nosso Deus.
Êx 5:9 Agrave-se o serviço sobre estes homens, para
que se ocupem nele e não confiem em palavras mentirosas.
5.8,9 Estão ociosos... não confiem em palavras de
mentira (8,9). Satanás freqüentemente apresenta a adoração a Deus como uma
coisa vã, própria somente para aqueles que nada mais construtivo têm a fazer.
Êx 5:10 Então saíram os exatores do povo, e seus
oficiais, e falaram ao povo, dizendo: Assim diz Faraó: Eu não vos darei palha;
Êx 5:11 Ide vós mesmos, e tomai vós palha onde a
achardes; porque nada se diminuirá de vosso serviço.
Êx 5:12 Então o povo se espalhou por toda a terra
do Egito, a colher restolho em lugar de palha.
5.12 Restolho (12). No Egito apenas as cabeças das espigas
eram cortadas, deixando longas tiras de palha para os israelitas cortarem,
carregarem e esmiuçarem, antes de usá-las na fabricação dos tijolos. A palavra
também pode incluir todas as outras espécies de refugo do campo.
Êx 5:13 E os exatores os apertavam, dizendo: Acabai
vossa obra, a tarefa de cada dia, como quando havia palha.
Êx 5:14 E foram açoitados os oficiais dos filhos de
Israel, que os exatores de Faraó tinham posto sobre eles, dizendo estes: Por
que não acabastes vossa tarefa, fazendo tijolos como antes, assim também ontem
e hoje?
5.14. Quando a tarefa impossível não foi realizada, o
castigo recaiu com maior severidade sobre os capatazes hebreus. E foram açoitados…A idéia era a de
fazer voltar o simples homem do povo contra os seus próprios lideres e
benfeitores, atribuindo a eles a causa da perseguição. Assim, às vezes, Deus
permite ao ser humano ser reduzido até os últimos graus da miséria para aprender
a recorrer ao seu Criador.
Êx 5:15 Por isso, os oficiais dos filhos de Israel,
foram e clamaram a Faraó, dizendo: Por que fazes assim a teus servos?
Êx 5:16 Palha não se dá a teus servos, e nos dizem:
Fazei tijolos; e eis que teus servos são açoitados; porém o teu povo tem a
culpa.
5.16. O teu próprio povo é que tem a culpa. "Pecaste
contra o teu próprio povo" (LXX). A tradução e o significado exato deste
texto são incertos, mas os hebreus sem dúvida estavam se defendendo colocando a
culpa do fracasso a quem de direito.
Êx 5:17 Mas ele disse: Vós sois ociosos; vós sois
ociosos; por isso dizeis: Vamos, sacrifiquemos ao SENHOR.
5.17 Estais ociosos. Uma resposta injusta a uma queixa
cortês e construtiva. Ociosos eles não eram, já que as obras das suas mãos
podem ser vistas no Egito até o dia de hoje. O pagão acha que o culto divino, o
sacrifício de louvor, é uma perda de tempo, ao qual o crente responde que são estas
horas que tomam as demais horas da vida significativas e construtivas (Sl 127).
Êx 5:18 Ide, pois, agora, trabalhai; palha porém
não se vos dará; contudo, dareis a conta dos tijolos.
Êx 5:19 Então os oficiais dos filhos de Israel
viram-se em aflição, porquanto se dizia: Nada diminuireis de vossos tijolos, da
tarefa do dia no seu dia.
5.19. Em aperto. A missão dos oficiais foi um
fracasso em obter qualquer alívio pala o povo.
Êx 5:20 E encontraram a Moisés e a Arão, que
estavam defronte deles, quando saíram de Faraó.
5.20. Encontraram Moisés. Literalmente,
colocaram-se de modo a encontrar Moisés.
Estavam defronte deles (20). Os oficiais (19) estavam esperando por eles, quando vieram da presença de Faraó, para
saber qual o resultado da entrevista.
Êx 5:21 E disseram-lhes: O SENHOR atente sobre vós,
e julgue isso, porquanto fizestes o nosso caso repelente diante de Faraó, e
diante de seus servos, dando-lhes a espada nas mãos, para nos matar.
5.21 O SENHOR atente sobre vós(Olhe o Senhor). O plano de Faraó venceu - a própria religião da libertação passa a ser
desprezada pelos escravos, que ficam assim desprovidos de sua única esperança. Odiosos. "Invocaram a Deus como
juiz, enquanto por suas próprias queixas demonstraram que não tinham confiança
em Deus e no Seu poder para salvar" (KD).
Êx 5:22 Então, tornando-se Moisés ao SENHOR, disse:
Senhor! por que fizeste mal a este povo? por que me enviaste?
Êx 5:23 Porque desde que me apresentei a Faraó para
falar em teu nome, ele maltratou a este povo; e de nenhuma sorte livraste o teu
povo.
5.22,23 Tornando-se ao Senhor. Quando tudo parece estar perdido, vemos que Moisés já tinha aprendido a
recorrer à fonte de toda bênção. Perplexo sobre o aparente mau êxito da sua
vocação, vê que só aquele que o vocacionou deve ser consultado. Por que. Como deve ter sido
incompreensível para Moisés o fato de Deus, que o enviara para libertar Israel,
tê-lo levado, pelo contrário, a ser a causa de maiores sofrimentos.
EXODO CAPITULO 6
Êx 6:1 Então disse o SENHOR a Moisés: Agora verás o
que hei de fazer a Faraó; porque por uma mão poderosa os deixará ir, sim, por
uma mão poderosa os lançará de sua terra.
6.1 Agora verás. O impossível para a capacidade
humana, é a oportunidade para Deus intervir com Seus planos de graciosa
salvação. Quanto maior fosse a violência de Faraó, maior seria a manifestação
do poder de Deus em livrar. Por mão
poderosa. Ele será obrigado (Moffatt), obrigado pelo grande poder de Deus. — A resposta do Senhor, agora verás o que hei
de fazer a Faraó, foi para encorajar Moisés. Nada havia acontecido até o
momento porque Deus ainda não começara a agir.
Êx 6:2 Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou o
SENHOR.
6.2 — Ao explicar Seu propósito para Israel, Deus
encorajou Moisés após sua desalentadora conversa com faraó (Êx 5.1-9). Esta
parte se edifica solidamente na revelação de Deus na sarça ardente (Êx
2.23—3.22). As palavras Eu sou o Senhor começam e finalizam esta seção (Êx 6.2,8).
O Senhor é o nome de Deus, Yahweh.
Êx 6:3 E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó,
como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui
perfeitamente conhecido.
6.3 — Os patriarcas conheceram o Senhor como o Deus
todo-poderoso. Não que eles nunca tivessem ouvido o nome Yahweh, mas não conheceram
Deus de uma forma íntima. Os patriarcas estavam cientes do grande trato com o
Altíssimo e experimentaram a bondade dele de muitas formas. Contudo, não
tiveram uma revelação
divina da maneira como foi apresentada a Moisés e ao povo
israelita desse tempo. Senhor. O nome
específico revelado para Moisés quando lhe foram dadas as promessas da
Salvação (Êx 3.14). Normalmente na Bíblia, o nome "Senhor" descreve a
Deus nas suas relações com a raça humana, sua revelação e sua graça, enquanto o
nome "Deus" o aponta como criador Todo-poderoso dos céus e da terra,
a origem de tudo.
Êx 6:4 E também estabeleci a minha aliança com
eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual
foram peregrinos.
6.4 — Estabeleci o meu concerto com eles. Deus faz referência à aliança abraâmica celebrada em Génesis (Gn 12.1-3,7;
15.12-21; 17; 22.15-18).
Para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas
peregrinações, na qual foram peregrinos. Os primeiros pais de Israel peregrinaram
pela terra de Canaã sem nunca possuírem mais do que locais de pasto, poços e
sepulcros (Gn 23; Hb 11.8-10). Eles viveram como estrangeiros, sem a cidadania
em sua própria terra.
Êx 6:5 E também tenho ouvido o gemido dos filhos de
Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança.
6.5 — E também tenho ouvido o gemido dos filhos de
Israel. Este versículo remete ao clamor dos israelitas em Exodo 2.23-25. Com
esta maravilhosa apresentação de si mesmo, o Senhor agora estava pronto para
realizar Seu plano concernente a Israel (v. 6-8).
Êx 6:6 Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o
SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da
servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.
6.6. Resgatarei. A palavra hebraica significa
"reclamar, reivindicar os direitos". Essa é a primeira instância do
uso desta palavra na Bíblia, a qual expressa um dos elementos fundamentais do
ato divino da salvação. A redenção de Israel, tirando-o do Egito, figura
preeminentemente, nas Escrituras, como um tipo de nossa redenção do pecado. Especialmente
como o parente resgatava a propriedade ou a pessoa de um parente incapaz de
fazê-lo, Deus, o divino Parente, cujos recursos são inexauríveis, resgata Seu
povo incapacitado, ao custo do exercício de Seu poder sobrenatural tornando-o
Sua própria propriedade peculiar (versículo 7). Conf. Is 43.1. Juízos (6). Os
atos de poder eram um julgamento contra o opressor. Ver Dt 4.1.
Êx 6:7 E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso
Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tiro de debaixo das
cargas dos egípcios;
6.7 Eu vos tomarei por meu povo (7). Conf. 19.5-6,
etc. Israel foi escolhido para ser o meio pelo qual Deus trouxe ao mundo a Sua
revelação sobre Sua própria Pessoa e sobre Sua salvação. Sabeis.
Um dos grandes motivos para o Senhor fazer esta extraordinária demonstração
do Seu poder, que viria a seguir, era poder imprimir vivamente na mente e na
consciência de Israel o fato de que Ele, Jeová, era Deus. E serei vosso Deus (7). Ele tinha uma relação especial para com
Israel; todavia não deixou de ser o Deus da terra inteira.
Êx 6:8 E eu vos levarei à terra, acerca da qual
levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la
darei por herança, eu o SENHOR.
6.8 Eu sou o Senhor (8). A mensagem se encerra com ás
mesmas palavras com que teve início. É selada em ambas as extremidades com a
autoridade do Deus vivo e fiel.
Êx 6:9 Deste modo falou Moisés aos filhos de
Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da
dura servidão.
6.9. Angustia de espírito. Seu sofrimento era grande demais para ser aliviado por meras palavras. A escravidão é
cruel, mas muito pior é a amargura com que o povo encara o sofrimento - é este
estado mental que priva muitas pessoas do consolo das promessas de Deus. Os
escolhidos rejeitaram a palavra (cf. Jo 1.11). Se o Faraó, um pagão, atender, é
por um milagre da parte de Deus (v. 13).
Êx 6:10 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Êx 6:11 Entra, e fala a Faraó rei do Egito, que
deixe sair os filhos de Israel da sua terra.
6.10,11 — O Senhor ratificou Seu prévio comando a Moisés
(Êx 4.22,23). A recusa arrogante do faraó não era o fim da história, mas o
começo. Que deixe sair (11). Uma
exigência maior que a primeira. Ver 3.18.
Êx 6:12 Moisés, porém, falou perante o SENHOR,
dizendo: Eis que os filhos de Israel não me têm ouvido; como, pois, Faraó me
ouvirá? Também eu sou incircunciso de lábios.
6.12 Incircunciso de lábios (12). Não se trata de qualquer admissão de pecaminosidade, mas uma repetição de sua queixa
em 4.10, que ele era pesado de língua. Semelhantemente a "os seus ouvidos
estão incircuncisos" (Jr 6.10), que quer dizer alguém que "não pode
ouvir". Conf. Lv 26.41.
Êx 6:13 Todavia o SENHOR falou a Moisés e a Arão, e
deu-lhes mandamento para os filhos de Israel, e para Faraó rei do Egito, para
que tirassem os filhos de Israel da terra do Egito.
6.13 — A resposta do Senhor a Moisés consistiu na
repetição da ordem inicial. A obediência integral a este mandamento não era algo
que podia ser negociado, mas uma coisa que deveria ser cumprida. Após a
descrição da genealogia nos versículos 14
a 27, a história continua no versículo 28. Lá, ficamos sabendo
que havia mais interação entre Moisés e o Senhor dos que estes versículos sugerem.
Êx 6:14 Estas são as cabeças das casas de seus
pais: Os filhos de Rúben, o primogênito de Israel: Enoque e Palu, Hezrom e
Carmi; estas são as famílias de Rúben.
6.14 Casas de seus pais (14). Um termo técnico para
"clãs" ou "famílias". Rúben e Simeão são incluídos aqui
possivelmente para mostrar a posição relativa de Levi na família de Israel, e
para mostrar que na dispensação de Deus nem sempre aquele que nasce primeiro é
o "primogênito" em lugar de honra e liderança.
Êx 6:15 E os filhos de Simeão: Jemuel, Jamin, Oade,
Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma cananéia; estas são as famílias de Simeão.
Êx 6:16 E estes são os nomes dos filhos de Levi,
segundo as suas gerações: Gérson, Coate e Merari; e os anos da vida de Levi
foram cento e trinta e sete anos.
Êx 6:17 Os filhos de Gérson: Libni e Simei, segundo
as suas famílias;
Êx 6:18 E os filhos de Coate: Anrão, Izar, Hebrom e
Uziel; e os anos da vida de Coate foram cento e trinta e três anos.
Êx 6:19 E os filhos de Merari: Mali e Musi; estas
são as famílias de Levi, segundo as suas gerações.
Êx 6:20 E Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua
tia, e ela deu-lhe Arão e Moisés: e os anos da vida de Anrão foram cento e
trinta e sete anos.
6.20 Joquebede, sua tia (20). Esse nome significa
"Jeová é minha glória". É mais uma prova do conhecimento do nome
Jeová desde antes do tempo de Moisés. Ver 3.14-15. O casamento de um homem com
sua tia era algo permitido até ser dada a lei de Lv 18.12.
Êx 6:21 E os filhos de Izar: Corá, Nefegue e Zicri.
6.21 Corá (21). Portanto, ele era primo de Moisés. Ver
Nm 16.11. Seus filhos não pereceram juntamente com ele, e seus nomes são dados
no versículo 24 como cabeças de importantes famílias sacerdotais.
Êx 6:22 E os filhos de Uziel: Misael, Elzafã e
Sitri.
Êx 6:23 E Arão tomou por mulher a Eliseba, filha de
Aminadabe, irmã de Naasson; e ela deu-lhe Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
6.23 Eliseba (23). Um nome melhor conhecido em
sua forma helenizada: Isabel.
Êx 6:24 E os filhos de Corá: Assir, Elcana e Abiasafe; estas
são as famílias dos coraítas.
Êx 6:25 E Eleazar, filho de Arão, tomou por mulher
uma das filhas de Putiel, e ela deu-lhe a Finéias; estes são os cabeças dos
pais dos levitas, segundo as suas famílias.
Êx 6:26 Estes são Arão e Moisés, aos quais o SENHOR
disse: Tirai os filhos de Israel da terra do Egito, segundo os seus exércitos.
6.26 Seus exércitos (26), isto é, organizados em arranjo
ordeiro, por suas tribos, famílias, etc.; não uma multidão desordenada. Não há
sugestão aqui a estarem equipados de armas militares.
Êx 6:27 Estes são os que falaram a Faraó, rei do
Egito, para que tirasse do Egito os filhos de Israel; estes são Moisés e Arão.
6.27. Moisés e Arão. Como irmão mais velho (cons.
7:7), Arão aparece em primeiro lugar na genealogia (v. 26); mas como líder
nomeado, Moisés tem precedência quando a narrativa recomeça.
Êx 6:28 E aconteceu que naquele dia, quando o
SENHOR falou a Moisés na terra do Egito,
Êx 6:29 Falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Eu sou o
SENHOR; fala a Faraó, rei do Egito, tudo quanto eu te digo.
Êx 6:30 Então disse Moisés perante o SENHOR: Eis
que eu sou incircunciso de lábios; como, pois, Faraó me ouvirá?
6.28-30 — Estes versículos repetem o conteúdo de Êxodo
6.10-13. A expressão o Senhor falou poderia ser traduzida
como “o Senhor tinha falado” (Êx4-19; 12.1). É provável que este conteúdo (Êx
6.14-27) exigisse uma recapitulação. Já a frase eu sou incircunciso de lábios
quer dizer não tenho facilidade para falar (veja Êx 6.12).
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