COMENTÁRIO BÍBLICO ELABORADO PELO EVANGELISTA: NATALINO ALVES DOS ANJOS. COM PESQUISAS EM COMENTÁRIOS E MANUAIS BÍBLICOS. MEMBRO DA ASSEMBLEIA DE DEUS(MISSAO) EM GUIRATINGA - MATO GROSSO.
JOSUÉ CAPITULO 1
Js 1:1 E sucedeu depois da morte de Moisés, servo
do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
1.1 Morte de Moisés, veja Dt 34.1-8 Falou o Senhor a Josué que, assim, veio a ser o sucessor de Moisés, como líder do
antigo povo de Deus, os israelitas. Era da tribo de Efraim (1 Cr 7.27) e nasceu
no Egito, no tempo da escravatura. A primeira menção do seu nome aparece em Êx
17.9. Escolhido para comandar os exércitos de Israel. Representou sua tribo
para espiar a Terra (Nm 13.19), sendo, junto com Calebe, um dos dois únicos
animados pela fé, a atacar e possuir tudo o que Deus prometera (Nm 14.6-10).
Seu nome significa "Jeová é Salvação" ou "Jeová Salvador".
Jesus é à forma grega de Josué (cf. At 7.45; Hb 4.8).O Senhor transmitiu a
Josué quatro ordens específicas: 1) atravessar o Jordão; 2) ser forte; 3) fazer
o povo herdar; 4) tomar o cuidado de fazer tudo de acordo com a Lei.
Js 1:2 Moisés meu servo, é morto; levanta-te, pois,
agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de
Israel.
2.2 Moisés meu servo, é morto (2). E todavia a obra tem
de prosseguir: a continuidade da nação e da missão que Deus lhe confiou não
pode ser interrompida pelo fato de mudar o chefe. Cf. Dt 34.5-9. Mantém-se
firme a promessa do Senhor.Josué começa onde Deuteronômio acaba, após a morte
de Moisés. Este é a figura central da narrativa que se inicia em Êxodo e vai
até Deuteronômio. Ele é chamado de servo do Senhor,
um título que lhe fora dado pela primeira vez no fim de sua
vida (Dt34.5). Em Josué, Moisés é designado desta forma 15 vezes. Nas
Escrituras hebraicas, tal designação é uma qualificação especial concedida
apenas a Moisés, Josué (Js 24.29; Jz 2.8),
Davi (SI 18.1; 36.1) e ao Messias (Is 42.19).Terra que eu dou aos filhos de Israel.
Esta expressão fazia referência a Canaã, uma terra que havia sido prometida
primeiro a Abraão, centenas de anos antes (Gn 12.7; 13.14,15,17; 15.18-21; 17.8;
22.17). Mesmo que Deus tenha permitido que os descendentes de Abraão se tornassem
escravos em um domínio estrangeiro (Gn 15.13),Ele, todavia, prometeu trazê-los
de volta à sua própria terra (Gn 15.16). Esta promessa foi repetida muitas
vezes (Êx 6.4,8; Dt 1.6-8; 4-38,40;
5.31; 7.13; 8.1-10; 9.4-6; 11.8-12,17; 26.1,9; 32.49,52;
34.4).Moisés foi impedido de entrar na Terra por causa de seu pecado (Nm 20.12;
27.12-14, Dt 3.26, 27).Passa este
Jordão. Sentido! Prepare-se para entrar em Canaã.
Js 1:3 Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé,
vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
1.3 - Vò-Io tenho dado. Este trecho faz referênciaa toda a nação de Israel. Algumas vezes (como no v. 2), a terra é
retratada como ainda estando no processo de ser concedida a Israel (Eu estou para
dar aos israelitas - nvi) . Em outras partes da Bíblia, como aqui, ela é
descrita como se já tivesse sido dada ao povo. Esta maneira de falar reflete a
ideia de que Israel possuía antecipadamente o título de propriedade da terra,
mesmo que o povo ainda não tivesse de fato tomado posse do local. Esta também é
a linguagem usada por Génesis 15.18. Como eu disse a Moisés: Deus mantém a Sua
promessa.Como eu prometi a Moisés.
Veja Deuteronômio 11:23-32. Eles tinham realmente de ocupar o território para
recebê-lo de Deus, exatamente como os cristãos devem reclamar e apropriar-se de
suas bênçãos espirituais em Cristo (Ef. 1:3).
Js 1:4 Desde o deserto e do Líbano, até ao grande
rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente
do sol, será o vosso termo.
1.4 - Esta descrição da terra dá um panoramade suas extremidades sul e norte, e da fronteira a oeste. O limite a leste
não é mencionado, provavelmente
porque se estendia até onde Josué estava,nas planícies de
Moabe, a leste do rio Jordão.
A terra de Canaã aqui é designada por um de seus proeminentes
grupos étnicos, os heteus (Dt 7.1). Um grande reino heteu na Àsia Menor
(moderna Turquia), datando de 1800— 1200 a.C., foi identificado. A relação entre
os heteus de Canaã e os da Ásia Menor não é clara. O grande mar é o mar Mediterrâneo.
Js 1:5 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da
tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te
desampararei.
1.5 - A grande promessa de Deus a Moisés, ao dizer:
assim serei contigo (Ex 3.12), é agora feita a Josué (Js 1.9; 3.7). Que animador
deve ter sido para Josué o fato de que Deus estaria com ele da mesma forma que esteve
com Moisés! Josué esteve presente durante as muitas demonstrações da presença
de Deus na vida de Moisés e, desta forma, ele sabia quão importante era esta
promessa de que o Senhor estaria sempre presente.Não te deixarei. Literalmente, eu não te abandonarei (cons. 10:6,
"não soltes", ou "não retires as tuas mãos"); LXX, eu não
te deixarei em apuros.
Js 1:6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás
a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
1.6 - A ordem esforça-te e tem bom ânimo serviria para o
encorajamento de Josué, e Deus repetiu estas palavras três vezes (v. 6,7,9). O
povo, mais tarde, respondeu a Josué fazendo exatamente a mesma declaração (v.
18). A mesma expressão também foi usada por Davi, tempos depois, para estimular
seu filho Salomão (1 Cr 22.13; 28.20).Herdar a terra que Deus prometera a
Abraão e a sua descendência (Gn 12.6, 7; 13.14, 15; 15.18, 19; Êx 6.8).Que você
não se desanime ao sentir suas próprias enfermidades; Deus é todo suficiente.
Ele te diz: "Eu tenho te mandado, chamado e comissionado para fazê-lo;
então, tenha a segurança que te sustentarei e livrarei". Quando estamos na
senda do dever, temos razões para ser fortes e mui ousados. Nosso Senhor Jesus,
assim como Josué, foi sustentado em seus sofrimentos por considerar a vontade
de Deus e o mandamento de seu Pai.Farás
a este povo herdar. Esta expressão é o primeiro registro dos atuais deveres
de Josué, da cessão da terra a Israel em nome de Deus.
Js 1:7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo,
para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te
ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que
prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
1.7 - Esforça-te e tem mui bom ânimo. Estas instruções
a Josué não remetem absolutamente às questões militares. Isso pode parecer
surpreendente, dada a situação de batalhas se aproximando. Entretanto, o sucesso
dependia mais do estado espiritual e do nível de obediência a Deus de Josué do
que de qualquer estratégia militar. A comunhão com o Senhor é muito mais
poderosa do que qualquer conhecimento de guerra.A lei que meu servo Moisés te
ordenou. Ao ler esta expressão subentende-se que a Lei foi dada por Moisés a
Israel. Entretanto, alguns estudiosos argumentam que as ordenanças encontradas
no Pentateuco vieram de uma época muito posterior. Mas esta passagem,
juntamente com outras (Js 8.31-35; D t3 1 .24-26), estabelece que Moisés de
fato dera a Lei a Israel.O termo traduzido como bem-sucedido
[n v i ] significa muito mais do que o mero sucesso financeiro. A expressão
inclui o bem-estar espiritual.Dela não
te desvies... (7). A condição de sucesso é o cumprimento integral do Livro
da Lei (8). A este livro se fez já referência em Dt 31.24,26; Cf. também Dt
31.9,11.
Js 1:8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei;
antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo
quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás
bem sucedido.
1.8 Josué fez com que a lei de Deus fosse seu governo. Deus o ordenou que meditasse nela dia e noite para que pudesse
compreendê-la. Quaisquer que sejam os assuntos do mundo que tenhamos em mente,
não devemos desprezar a única coisa necessária. Todas as ordens de Josué ao
povo, e também seus juízos, deviam estar em conformidade com a lei de Deus. Ele
próprio devia submeter-se aos mandamentos de Deus; a dignidade e o domínio de
homem algum o colocaram acima das Íeis divinas. Ele devia alertar-se a si mesmo
com a promessa e a presença de Deus."Manejando bem a Palavra de
Deus," significa. 1) O falar, que é natural àquele que medita na Palavra
(8; Sl 1.2; 119.171); 2) O meditar que é natural àquele que ama a Palavra (8;
Sl 119.47, 97, 167); 3) O obedecer, que é natural àquele que ama, medita e fala
(cf. Sl 119.101, 129); e 4) O ser bem sucedido (7), que é natural àquele: que
obedece (Sl 119.165).- A palavra meditar (medita, no texto) significa muito
mais do que uma contemplação. A ideia aqui é a de que um indivíduo deve
refletir sobre a Palavra de Deus de uma forma profunda, considerando suas
verdades de forma pessoal e aplicando-as à sua vida (SI 1.2,3).
Js 1:9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom
ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde
quer que andares.
1.9. Não to mandei eu? A invasão que Josué estava para liderar era inequivocamente ordenada por Deus. Por isso, Josué não
era um chefe do deserto ou xeique tribal invadindo a Palestina, como os reis
dos midianitas e amalequitas fariam mais tarde (Jz. 6.8). Ele era simplesmente
o general-de-campo recebendo ordens do seu Comandante-em-chefe (Js. 5:14) em
uma guerra santa de exterminação dos povos ímpios que rejeitavam a Deus.A
campanha em que Josué e o povo andavam empenhados era sem dúvida um caso
extraordinário, porque Deus estava com eles. Não se tratava dum assalto, ou
duma agressão: apenas do cumprimento dum dever. Cf. Dt 31.1-8.
Js 1:10 Então Josué deu ordem aos príncipes do
povo, dizendo:
1.10. Príncipes do povo. O termo shorerîm (Êx. 5:6-19;
Dt. 1:15; 1 Cr. 27:1) designa os escribas do alistamento, correspondendo hoje
aos oficiais do estado maior que distribuem as ordens administrativas
superiores. Eles ajudavam na organização dos afazeres de Israel.
Js 1:11 Passai pelo meio do arraial e ordenai ao
povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passareis este
Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá o SENHOR vosso Deus, para
a possuirdes.
1.11 - Provede-vos de comida. Esta expressão mostra que o Senhor proveria o alimento necessário para os próximos dias,
visto que os israelitas estavam se preparando para atravessar o Jordão.Uma vez
que já tinham acesso a outro tipo de alimento, não tinham mais de depender do
maná somente; logo este cessaria de vez (5:11, 12). Eles podiam ir à procura de
alimento nos campos do oásis de Jericó onde havia cereal maduro. Deus não
sustentaria o Seu povo no ócio. Dentro de três dias. Literalmente, ainda três
dias e passareis por este Jordão, indica que iriam começar a caminhada que os
levaria para o outro lado do Jordão. Provavelmente os mesmos três dias durante
os quais os espias estiveram ausentes (2:22), mas não os três dias de 3:2.O rio
Jordão é famoso pelos grandes acontecimentos que nele se deram. Pelo poder de
Deus, suas águas se abriram e ficaram suspensas para passar os israelitas (cap.
3), facilitando a conquista da terra de Canaã. Davi, fugindo de Absalão, e
voltando para Jerusalém, o atravessou duas vezes (2 Sm 17.22, 24; 19.15-18). Os
dois profetas Elias e Eliseu, atravessaram o Jordão perto de Jericó (2 Rs
2.5-8; 13-15). Naamã, da Síria, lavou-se sete vezes nesse rio (2 Rs 5.14).
Jesus foi batizado no mesmo rio por João Batista (Mt 3.13-17).Então deu ordem Josué (10). O exército
que aguardava apenas ordens de avançar para dar entrada na Palestina,
distinguia-se agora pelo seu aprumo e disciplina, bem diferente do que era
quando partiu do Egito.
Js 1:12 E falou Josué aos rubenitas, e aos gaditas,
e à meia tribo de Manassés, dizendo:
Js 1:13 Lembrai-vos da palavra que vos mandou
Moisés, o servo do SENHOR, dizendo: O SENHOR vosso Deus vos dá descanso, e vos
dá esta terra.
1.13. Lembrai-vos do que vos ordenou. A proposta de
Moisés em Nm. 32 (cons. Dt. 3:12-21).A promessa de descanso ecoa em Números
32.20-22 e em Deuteronômio 3.18-20. Leia a respeito das promessas de descanso
em Exodo 33.14 e Deuteronômio 12.9,10. Este repouso era o presente de Deus para
Israel. Em Josué, significa basicamente o descanso dos conflitos contra os
inimigos. Outras passagens em Josué fazem menção a Israel ou à terra que tem repouso
(Js 11.23; 14.15; 21.44; 22.4; 23.1).
Js 1:14 Vossas mulheres, vossos meninos e vosso
gado fiquem na terra que Moisés vos deu deste lado do Jordão; porém vós
passareis armados na frente de vossos irmãos, todos os valentes e valorosos, e
ajudá-los-eis;
Js 1:15 Até que o SENHOR dê descanso a vossos
irmãos, como a vós, e eles também possuam a terra que o SENHOR vosso Deus lhes
dá; então tornareis à terra da vossa herança, e possuireis a que vos deu
Moisés, o servo do SENHOR, deste lado do Jordão, para o nascente do sol.
1.14,15 - A palavra hebraica que corresponde a armados está relacionada aos números cinco e 50. E possível que
signifique estarem alinhados na formação de batalha em grupos de cinquenta. Todos
os valentes e valorosos. Esta expressão faz referência à elite do exército.
Josué escolheu 30 mil destes homens para prepararem uma emboscada contra Ai 0s
8.3) e também os levou à batalha em Gilgal (Js 10.7). Grupos de 400 homens
poderosos (1 Sm 22.2), e mais tarde de 600 (Js 27.2), também acompanharam Davi. Um pouco depois, lemos
que um grupo de elite de 30 ou mais eram
guerreiros especiais de Davi (2 Sm 23.8-39).
Js 1:16 Então responderam a Josué, dizendo: Tudo
quanto nos ordenaste faremos, e onde quer que nos enviares iremos.
Js 1:17 Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te
ouviremos a ti, tão-somente que o SENHOR teu Deus seja contigo, como foi com
Moisés.
Js 1:18 Todo o homem, que for rebelde às tuas
ordens, e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares, morrerá.
Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo.
16-18. O pronto atendimento das tribos da
Transjordânia capacitou os israelitas a invadirem Canaã com uma frente unida,
tão necessária para a moral militar e espiritual do povo de Deus.Senhor, teu
Deus, seja contigo. Estas palavras dos israelitas mostraram a aceitação do povo
em ter Josué como novo líder. O povo usou os mesmos termos que o próprio Deus
pronunciou quando prometeu estar com o substituto de Moisés.
JOSUÉ CAPITULO 2
Js 2:1 E Josué, filho de Num, enviou secretamente,
de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó.
Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe,
e dormiram ali.
2.1 - Sitim era um lugar a leste do rio Jordão onde os
israelitas ficaram acampados por algum tempo (Nm 25.1). Na versão em inglês, a
tradução literal é Prado das Acácias. Este ficava, provavelmente, a uma
distância considerável do Jordão, porque se levava alguns dias para chegar
lá.Raabe era uma prostituta cananeia, entretanto
sua história é uma das mais inspiradoras da Bíblia. As suas
ações de cuidado para com os espias israelitas no território inimigo
demonstraram uma fé no Deus de Israel que é louvada no Novo Testamento (Hb 11.3
1 ;T g 2 .2 5 ).Otermotraduzido como prostituta (hb. zônâ) é uma palavra que designa
a prostituta comum, e não a cultual (qedshâ). E possível que Raabe tenha se
transformado em uma prostituta por causa da morte de
seu marido e das necessidades de sua família pobre (Js 6.23 não
menciona o marido). Em todo caso, de toda a população, apenas ela chegou atéo
Deus vivo, e Ele a salvou (Js 6,25). O nome Raabe, aqui, não deve ser
confundido com o vocábulo Raabe que designa um dragão (um monstro marinho),
ocasionalmente usado como um termo aviltante para Egito.
Js 2:2 Então deu-se notícia ao rei de Jericó,
dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para
espiar a terra.
Js 2:3 Por isso mandou o rei de Jericó dizer a
Raabe: Tira fora os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque
vieram espiar toda a terra.
2.2,3 - Deu-se notícia ao rei de Jericó. Apesarde ser uma missão secreta (v. 1), esta expressão mostra que a notícia da
chegada dos espias espalhou- se rapidamente. O rei de Jericó governava um reino
pequeno, o qual incluía a cidade e os arredores desta. Como acontecia
frequentemente no mundo antigo, seu reino era, na verdade, uma cidade-estado.
Compare com a referência a Jabim, o rei de Hazor, em Josué 11.1.
Js 2:4 Porém aquela mulher tomou os dois homens, e
os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de
onde eram.
Js 2:5 E aconteceu que, havendo-se de fechar a
porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram; não sei para onde aqueles homens
se foram; ide após eles depressa, porque os
alcançareis.
4,5. A mentira oportuna de Raabe foi um pecado de fraqueza de alguém cuja consciência estava começando a ser despertada
das trevas do paganismo. Um homem de fé desenvolvida aprende a responder sem
mentir (por exemplo, Gn. 22:7, 8). Na ética oriental, proteger um hóspede como
ato de hospitalidade é uma das mais altas virtudes. Quanto ao fato dela estar
traindo o seu rei, é preciso notar que em seu coração se desenvolvia uma nova
fidelidade para com o Rei celestial. Assim ela ocultou os espias, embora
correndo grandes riscos. 6.As canas de linho eram os talos, de aproximadamente
um metro de comprimento, espalhados em cima do telhado plano para secar (cons.
Dt. 22: 8) depois de ficarem de molho na água por diversas semanas. O linho
amadurecia nos começos de março, quando a cevada formava as espigas (Êx. 9:31,
32).
Js 2:6 Porém ela os tinha feito subir ao eirado, e
os tinha escondido entre as canas do linho, que pusera em ordem sobre o eirado.
2.6 - Como a maioria das casas, a de Raabe possuía um telhado plano. Ela escondeu os homens neste local, onde colocava as
canas [talos, na NVI] do linho para secagem. O linho é a mais antiga fibra têxtil
conhecida. Era usado para produzir tecidos para o vestuário.
Js 2:7 E foram-se aqueles homens após eles pelo
caminho do Jordão, até aos vaus; e, havendo eles saído, fechou-se a porta.
Js 2:8 E, antes que eles dormissem, ela subiu a
eles no eirado;
2.7,8 - O rio Jordão tinha aproximadamente30 m de largura e de 1,5 a 3,6 m de profundidade perto de Jericó. Não
havia pontes, e vaus rasos eram usados para atravessá-lo.
Js 2:9 E disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos
deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da
terra estão desfalecidos diante de vós.
2.9-11 - A fé de Raabe é visível nas palavrasque aparecem nestes versículos. Ela é um bom exemplo de estrangeiro (a)
que responde ao Deus de Israel, e está inclusa com outras mulheres — Tamar,
Rute e Bate-Seba — na genealogia de Jesus em Mateus. Elas eram estrangeiras,
mas se tornaram parte de Israel. Isso reflete a inclusão tencionada na aliança
abraâmica (Gn 12.2,3).Raabe revelou a inestimável informação de que o pânico
(conforme cantado por Moisés em Êx. 11:15, 16; conforme prometido por Deus em
Dt. 2:25) já se espalhara pela vizinhança de Jericó. Seu testemunho (Js. 2:11b)
é notável pelo fato de sair dos lábios de uma mulher pecadora em uma sociedade
idólatra e politeísta. Nem os próprios líderes israelitas falavam tão
monoteisticamente (veja 24:14,15; I Reis 18:21). A mesma evidência que
convenceu Raabe só serviu para endurecer seus concidadãos.
Js 2:10 Porque temos ouvido que o SENHOR secou as
águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes
aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os
quais destruístes.
2.9,10 - Raabe usa o nome pessoal de Deus, Yahweh, traduzido aqui como Senhor. Isto indica que ela veio a ter fé no
Deus vivo (v. 11). Deus, benevolentemente, abriu o coração e a mente de uma
prostituta estrangeira para que esta o aceitasse
como Senhor. Os cananeus tinham ouvido a respeito da derrota
de mais de 60 cidades fortificadas a oeste do rio Jordão. Por isso, Raabe
disse: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre
nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados diante de vós. Deus já
havia, de forma dramática, libertado os israelitas de várias maneiras, e essas
informações espalharam-se por entre as nações. Tanto que Raabe menciona dois
resgates miraculosos: a travessia do mar Vermelho e as vitórias sobre os reis
do lado leste do Jordão, Seom e Ogue (Js 2.10; Êx 14; Nm 21.21-35).
Js 2:11 O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração,
e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR
vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.
2.11 - Raabe faz uma grande afirmação de fé no Senhor
ao dizer: é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Assim ela declarou a
soberania de Deus nos céus e na terra de uma forma que faz lembrar a linguagem
utilizada nos S a lmos (SI 113.5,6) e é parecida com a confissãode Melquisedeque
a Abraão (Gn 14.19,20). E o fato de que não-israelitas vieram a ter fé em Deus
indica que a grande misericórdia divina chegava a todas as nações. Todos
perderam a coragem [n v i ] . Esta expressão indica que o fôlego dos cananeus
tinha acabado. As pessoas de Jericó se acovardaram e seu coração desmaiou de
medo por causa dos israelitas.
Js 2:12 Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo
SENHOR, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de
misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro,
Js 2:13 De que conservareis com a vida a meu pai e
a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e
de que livrareis as nossas vidas da morte.
Js 2:14 Então aqueles homens responderam-lhe: A
nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso
negócio, e será, pois, que, dando-nos o SENHOR esta terra, usaremos contigo de
misericórdia e de fidelidade.
2.12-14 - Raabe pediu que os espias jurassem que ela e sua
família seriam salvas se os ajudasse. Mesmo que jurar em nome de Deus fosse uma
coisa muito séria, os enviados de Josué concordaram com o pedido dela (v.
14,17,20).
Js 2:15 Ela então os fez descer por uma corda pela
janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre
o muro.
2.15 - A expressão hebraica traduzida como sua casa estava sobre o muro da cidade sugere que a morada de Raabe estava
entre os muros da cidade e não no topo destes. Esta expressão pode ser interpretada
como sua casa estava nos muros dobrados. Isso alude a um tipo defensivo de
construção de paredes encontrado em muitas cidades da época. Os muros eram erguidos
paralelos e conectados por paredes cruzadas entre eles. Os espaços que
resultavam desse tipo de construção podiam ser usados como depósito ou
alojamento. A família de Raabe provavelmente morava em uma residência desse
tipo. Uma moradia no muro era uma casa humilde, o lugar exato para uma
prostituta...
e para a graça de Deus.
Js 2:16 E disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que,
porventura, não vos encontrem os perseguidores, e escondei-vos lá três dias,
até que voltem os perseguidores, e depois ide pelo vosso caminho.
Js 2:17 E, disseram-lhe aqueles homens:
Desobrigados seremos deste juramento que nos fizeste jurar.
2.16,17 - Ide-vos ao monte. As únicas montanhas perto
de Jericó para onde poderiam ir estavam a oeste. Esta é a direção oposta à rota
que os perseguidores tomaram, pois estes foram para o leste, descendo o Jordão
(v. 7).
Js 2:18 Eis que, quando nós entrarmos na terra,
atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e
recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a
família de teu pai.
Js 2:19 Será, pois, que qualquer que sair fora da
porta da tua casa, o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós seremos
inocentes; mas qualquer que estiver contigo, em casa, o seu sangue seja sobre a
nossa cabeça, se alguém nele puser mão.
Js 2:20 Porém, se tu denunciares este nosso
negócio, seremos desobrigados do juramento que nos fizeste jurar.
Js 2:21 E ela disse: Conforme as vossas palavras,
assim seja. Então os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata
à janela.
2.18-21 - Os espias deram a Raabe um cordãode fio de escarlata [vermelho vivo] para pendurar na janela como um
símbolo do acordo que fizeram. Sendo assim, o exército de Israel identificaria a
casa dela e pouparia todos em seu interior. Aliás, a cor do cordão é
indiscutivelmente importante, pois representa a cor do sangue da expiação (Êx
12.7,13), além de aludir à história de Tamar, quando o fio vermelho foi
amarrado ao pulso do primeiro filho (Gn 38.28,30). Ambas as mulheres, Raabe e
Tamar, foram ancestrais não-israelitas de Jesus (Mt 1.3,5).
Js 2:22 Foram-se, pois, e chegaram ao monte, e
ficaram ali três dias, até que voltaram os perseguidores, porque os
perseguidores os buscaram por todo o caminho, porém não os acharam.
Js 2:23 Assim aqueles dois homens voltaram, e
desceram do monte, e passaram, e chegaram a Josué, filho de Num, e contaram-lhe
tudo quanto lhes acontecera;
2.22,23 - Um dia para os antigos israelitaspoderia significar qualquer período do dia. Assim, a expressão três dias
poderia fazer referência a algum turno de cada um dos três dias.
Js 2:24 E disseram a Josué: Certamente o SENHOR tem
dado toda esta terra nas nossas mãos, pois até todos os moradores estão
atemorizados diante de nós.
2.24 - Certamente, o Senhor tem dado toda esta terra
nas nossas mãos, pois até todos os moradores estão desmaiados diante de nós.
Com estas palavras, os espias repetiram a Josué exatamente o que Raabe lhes
havia dito (v. 9).Provavelmente antes do amanhecer de 3:1 os espiões transmitiram
a Josué as condições deprimentes dos cananitas, dando-lhe assim a resposta ao
primeiro problema. Devidamente cumpriram sua missão sem tentar dar conselhos
quanto ao ataque (cons. 7:2, 3).O relatório que os israelitas levaram foi
alentador. Todo o povo desfalecia devido a Israel; não tinham sabedoria para
render-se, nem coragem para pelejar. Os terrores de consciência e a sensação da
ira divina, que fazem o ímpio desmaiar, mas não levam este ao arrependimento,
são prenúncios da destruição que se aproxima. Porém, a graça sobeja até mesmo
para o principal dos pecadores. Que eles fujam a Cristo
sem demora e tudo terminará bem.
JOSUÉ CAPITULO 3
Js 3:1 Levantou-se, pois, Josué de madrugada, e
partiram de Sitim, ele e todos os filhos de Israel; e vieram até ao Jordão, e
pousaram ali, antes que passassem.
3.1. Vieram até ao Jordão. Tão logo os espias deram o seu relatório, Josué recebeu a confirmação de que Deus estava
operando. Embora ainda não soubesse como atravessar o rio, pela fé fez o
acampamento se transferir para a orla do Zor, a estreita depressão de 45,72ms
de profundidade na qual se acumulavam as águas que vinham da "floresta do
Jordão" (Jr. 12:5 ; 49:19).Particularmente, percebe-se que Josué
levantava-se cedo, o que demonstra como, em outras ocasiões, quão pouco ele
buscava o seu próprio conforto, os que realizam grandes tarefas sempre levantam-se
cedo. Não ame o dormir para que não empobreças.
Js 3:2 E sucedeu, ao fim de três dias, que os
oficiais passaram pelo meio do arraial;
3.2 No fim do terceiro dia, o nono de Nisã (cons. 4:19), o povo recebeu instruções (3:2-4) para marchar de outro jeito, uma vez
que a coluna de nuvem não iria mais guiá-los. Os levitas sacerdotes, os levitas
que eram sacerdotes, não coatitas (Nm. 4:15), levariam a arca, pois seria
umaocasião solene e extraordinária (cons. Is. 6:6; 1 Reis 8:3-6). O povo devia
ficar espalhado à volta da arca num raio de 914rns, para que todos pudessem ver
o símbolo-guia da promessa de Jeová mais facilmente, "visto que por tal
caminho nunca passastes antes" (Js. 3:4b).
Js 3:3 E ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes
a arca da aliança do SENHOR vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam,
partireis vós também do vosso lugar, e seguireis.
3.3 - 0 capítulo 3 enfatiza a importância da arca do concerto, mencionando-a mais de 11 vezes. Os sacerdotes eram
os responsáveis por carregá-la (v. 3), de acordo com as leis dadas por Moisés
(Dt 10.8; 31.9). Eles deveriam transportar a arca segurando nas barras e não
podiam tocá-la (Êx 25.12,13; 37.3-5; Nm 4.4-15). A arca simbolizava a presença
de Deus. Todos precisavam ter o cuidado de manter uma distância segura do objeto
(Js 3.4). O capítulo faz referência à arca de inúmeras maneiras, mas usa
comumente a expressão a arca do concerto. O sacerdócio era restritoaos levitas
em geral, e, mais especificamente, aos descendentes de Arão (Nm 25.7-13; Dt
18.1,5). O povo deveria seguir a arca. Assim, pois, devemos nós andar em
conformidade com as regras da Palavra de Deus e na direção do Espírito; assim,
virá a paz sobre nós, como foi com o Israel de Deus; mas devemos seguir aos
nossos ministros assim como eles seguem a Cristo.
Js 3:4 Haja contudo, entre vós e ela, uma distância
de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo
qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes.
3.4 Todo o itinerário deles pelo deserto foi uma senda jamais dantes pisada, principalmente o caminho em direção ao rio
Jordão. Enquanto estamos aqui, devemos esperar e nos preparar para passar por
caminhos que não conhecemos; porém, na senda do dever, procedamos com ousadia e
alegria. Ainda que sejamos chamados a sofrer a pobreza, perseguições,
reprovações dores, trabalhos ou morte, sigamos o Autor e Consumador da nossa
fé; não podemos nos arraigar a qualquer ponto perigoso ou difícil de nossa
viagem, pois a fé verá ali as pisadas dos pés do Redentor, que passou por este
mesmo caminho em direção à sua glória no céu, e Ele nos chama a segui-lo, para
que possamos também chegar onde Ele está.Dois
mil côvados, i.e., pouco mais que um quilômetro, ou a distância do caminho
de um sábado (At 1.12).
Js 3:5 Disse Josué também ao povo: Santificai-vos,
porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós.
3.5 Eles tinham que se santificar. Se queremos experimentar os efeitos do amor e do poder de Deus, abandonemos o pecado
e tenhamos o cuidado de não entristecer o Espírito Santo.Santificai-vos.
Santificação, na Bíblia, significa separação para uso exclusivo de Deus (cf. Gn
2.3; Êx 28.2, 3, etc.). Esta separação implicava uma purificação tanto da alma
como do corpo."Santificação, a necessidade de distinguir-se entre Deus e
as coisas que Ele criou": 1) Deus demanda nossa afeição a Ele, acima de
tudo (cf. Dt 6.15); 2) Deus demanda nossa separação para Ele, feita numa
entrega total (cf. Sl 51.17; Rm 12.1, 2); 3) Deus demanda purificação (simbolizada
pelas abluções do AT e pelo batismo, 1 Pe 3.21; Hb 10.22) moral e espiritual (1
Pe 1.13-16, 22).Deviam se consagrar com purificação externa e devoção interna a
Deus, porque ele ia realizar milagres entre eles, dando a primeira evidência
pública de Sua promessa com Josué (3:7) e porque iam dar inicio a uma guerra
santa (Nm. 31:24).
Js 3:6 E falou Josué aos sacerdotes, dizendo:
Levantai a arca da aliança, e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a
arca da aliança, e foram andando adiante do povo.
3.6 O crente marcha pela fé rumo às promessas do Senhor
em sua vida. Precisamsos caminhas, sem olhar para obstáculos, que por ventura
venham de surpresa, tentar tirar a alegria e a força que temos no Senhor. Temos
que andar rumo às mansões celestiais.
Js 3:7 E o SENHOR disse a Josué: Hoje começarei a
engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim
como fui com Moisés, assim serei contigo.
Js 3:8 Tu, pois, ordenarás aos sacerdotes que levam
a arca da aliança, dizendo: Quando chegardes à beira das águas do Jordão,
parareis aí.
3.7,8 - Com as palavras começarei a engrandecer- te, Deus reafirma a posição de Josué como o sucessor de Moisés (Js
1.5,9). A expressão para que saibam mostra que Deus efetuou os milagres não
apenas para acarretar acontecimentos específicos, mas )para revelar a si próprio
ao povo.Hoje(7). Naquela noite,
depois de começar o novo dia hebreu, ao pôr-do-sol, o Senhor recompensaria a fé
de Josué revelando-lhe como atravessariam o rio. Então ele poderia anunciar à
nação exatamente como o fariam (3:9-13). Isto servia para garantir que depois
do acontecimento eles saberiam que a sua travessia não fora uma coincidência,
mas que um Ser de vida, poder e atividade estava a defendê-los e a trabalhar
pára eles.
Js 3:9 Então disse Josué aos filhos de Israel:
Chegai-vos para cá, e ouvi as palavras do SENHOR vosso Deus.
3.9 - Aqui, Josué serve como um profeta de Deus, apesar
de nunca ter sido especificamente chamado como tal, pois ele esteve perante o
povo como um porta-voz do Senhor.
Js 3:10 Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o
Deus vivo está no meio de vós; e que certamente lançará de diante de vós aos
cananeus, e aos heteus, e aos heveus, e aos perizeus, e aos girgaseus, e aos
amorreus, e aos jebuseus.
3.10,11 - Os eventos miraculosos que se seguem não
só fazem com que os israelitas atravessemo Jordão, mas também atestam o fato de
que o Deus vivo estava com eles (Js 4.24). Estas maravilhosas ações comprovam a
gloriosa presença de Deus entre Seu povo; o próprio Deus trabalhando em favor
dos israelitas.
Js 3:11 Eis que a arca da aliança do Senhor de toda
a terra passa o Jordão diante de vós.
3.11 Diante de vós. Jeová que estava com Moisés,
dirigindo o povo durante a longa jornada no deserto, não deixara de atravessar
o Jordão à frente de Israel, preparando o caminho.Este versículo, tomado
literalmente, indica que a arca contendo a Lei escrita representava
definidamente para os israelitas a Pessoa Divina: Eis a arca da aliança! O Senhor (‘adon) de toda a terra está para seguir
na tua frente através do Jordão.
Js 3:12 Tomai, pois, agora doze homens das tribos
de Israel, de cada tribo um homem;
3.12 - No texto em hebraico há a ênfase deque deveria
ser apenas um indivíduo de cada tribo para compor o grupo de doze homens. Ou seja,
um homem de cada tribo foi selecionado.
Js 3:13 Porque há de acontecer que, assim que as
plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a
terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as
águas, que vêm de cima, pararão amontoadas.
3.13 - Aqui, a referência à arca faz um paralelo com a expressão
no versículo 11. A menção ao Senhor, o Senhor de toda a terra, utiliza tanto Seu
nome como Seu título. Da mesma forma queBaal era a designação para o deus mais
importante dos cananeus, o Senhor (Yahweh) é o nome pessoal de Deus. Este foi o
mesmo nome que Deus revelou a Moisés na sarça flamej ante (Éx 3.13-15; 6.2,3).
O termo traduzido como Senhor significa Mestre e alude à condição de Deus como
soberano do universo.
Js 3:14 E aconteceu que, partindo o povo das suas
tendas, para passar o Jordão, levavam os sacerdotes a arca da aliança adiante
do povo.
3.14 - Em hebraico, lê-se neste trecho a arca, o
concerto.
Js 3:15 E quando os que levavam a arca, chegaram ao
Jordão, e os seus pés se molharam na beira das águas (porque o Jordão
transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da ceifa),
3.15 - A afirmação parentética o Jordão transbordavaé importante porque se faz compreender que um grande milagre estava
envolvido nas ações. Deus não estancou meramente o rio durante um período de
seca, mas, em vez disso, ele deteve as águas do Jordão quando este se
encontrava na cheia. Todos os dias da sega. Esta expressão faz referência à
primeira colheita do verão. Nesta época, o rio ainda transbordava por causa do
derretimento da neve e das chuvas. Os israelitas atravessaram no décimo dia do
primeiro mês (Js 4.19), o que corresponde a março/abril.
Js 3:16 Pararam-se as águas, que vinham de cima; levantaram-se
num montão, mui longe da cidade de Adão, que está ao lado de Zaretã; e as que
desciam ao mar das campinas, que é o Mar Salgado, foram de todo separadas;
então passou o povo em frente de Jericó.
Js 3:17 Porém os sacerdotes, que levavam a arca da
aliança do SENHOR, pararam firmes, em seco, no meio do Jordão, e todo o Israel
passou a seco, até que todo o povo acabou de passar o Jordão.
3.16,17 As águas do rio Jordão foram divididas. E isso aconteceu de uma forma que jamais se realizou, exceto quando
foram abertas as águas do mar vermelho. Aqui, o milagre é repetido. Deus tem o
mesmo poder para concluir a salvação de seu povo, assim como para começá-la; a
Palavra de Deus estava tão verdadeiramente com Josué como esteve com Moisés.As
aparições de Deus ao seu povo serviam para estimular a fé e a esperança. A obra
de Deus é perfeita. Ele guardará o seu povo. A inundação do rio Jordão não pôde
impedir Israel de passar, e a força de Canaã não pôde fazê-lo voltar.Os sacerdotes... o Jordão... Israel passou.
O sacerdócio do AT era um tipo do Sacerdócio de Jesus Cristo (cf. Hb 10). Os
sacerdotes, obedientes à vontade de Deus, entraram no Jordão; Deus operou o
milagre, e o povo atravessou o rio sem dificuldade, para entrar na Terra
Prometida. Podemos ver alguns paralelos ou semelhanças com o povo de Deus sob a
Nova Aliança. Jesus Cristo, nosso Sumo Sacerdote, entrou na morte (rio), preparando
o caminho para o seu povo. Pela sua morte expiatória, Ele abriu ocaminho para
os seus(Hb 10.19-22). Agora, os crentes em Cristo podem herdar sua Terra da
Promissão, porque Cristo, seguindo a vontade de Deus, entrou na sua frente
preparando o caminho (Jo 14.6). A morte de Cristo será eficaz para todo o povo
de Deus chegar até a glória.
ELABORADO PELO EVANGELISTA:
NATALINO ALVES DOS ANJOS
PROFESSOR NA E.B.D. e PESQUISADOR.
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