SUBSIDIO ELABORADO PELO EVANGELISTA: NATALINO ALVES DOS ANJOS. PROFESSOR NA E.B.D e PESQUISADOR. MEMBRO DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS MISSÃO - CAMPO DE GUIRATINGA - MATO GROSSO.
Lições Bíblicas CPAD - Adultos
1º Trimestre de 2016
Título: O final de
todas as coisas — Esperança e glória para os salvos
Comentarista: Elinaldo Renovato
Lição 11: O Juízo Final
Data: 13 de Março de 2016
TEXTO ÁUREO
“E vi um grande trono
branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o
céu, e não se achou lugar para eles” (Ap 20.11).
VERDADE PRÁTICA
Todos os ímpios terão
de prestar conta dos seus atos perante o Supremo Juiz.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Jo 3.18
Quem não crê no Unigênito Filho de Deus já está condenado
Terça — Hb 9.27
Todos os homens experimentarão a morte e, depois, o juízo
Quarta — At 17.31
Deus determinou um dia em que Jesus Cristo julgará o mundo
Quinta — Rm 14.11,12
Chegará o dia em que todo joelho se dobrará diante de Jesus
Cristo
Sexta — Sl 9.17
Os ímpios serão lançados no Lago de Fogo
Sábado — Ap 20.13
Todos serão julgados de acordo com suas obra
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
João 3.18,19; Apocalipse 20.11-15.
João 3
18 — Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está
condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19 — E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os
homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Apocalipse 20
11 — E vi um grande trono branco e o que estava assentado
sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para
eles.
12 — E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante
do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os
mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as
suas obras.
13 — E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o
inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as
suas obras.
14 — E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo.
Esta é a segunda morte.
15 — E aquele que não foi achado escrito no livro da vida
foi lançado no lago de fogo.
HINOS SUGERIDOS
237, 457 e 492 da
Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Mostrar que todos
terão que prestar conta dos seus atos diante do Trono Branco.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos
específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por
exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Explicar os eventos que antecedem ao juízo final;
II. Saber como se dará o juízo final;
III. Relacionar as bases do juízo final.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Na lição de hoje,
estudaremos a respeito do julgamento do Grande Trono Branco. A Bíblia nos
ensina a respeito de vários julgamentos, como por exemplo, o julgamento entre
“ovelhas e bodes”, o Tribunal de Cristo e o tema desta lição, o Grande Trono
Branco. Os crentes fiéis ao Senhor Jesus não terão de passar por tal
julgamento, todos os que serão julgados perante o Grande Trono Branco já têm
uma sentença e um destino reservados — o inferno. Tal sentença é porque estes
rejeitaram a Deus não se arrependendo de seus pecados. Não adianta viver uma
vida de prazeres e deleites longe do Criador e passar toda a eternidade no
inferno. Muitos não creem, porém, o dia do Juízo Final virá e os incrédulos vão
receber a sua recompensa. Todas as suas más ações estão sendo registradas nos
livros divinos e serão uma a uma reveladas no Trono Branco.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Na lição de hoje
estudaremos a respeito do dia do Juízo do Senhor. De acordo com a Palavra de
Deus, este será um dia de ajuste de contas, onde todos os ímpios estarão
perante Deus e terão de responder por seus atos. O julgamento se dará diante do
“trono branco” de Deus (Ap 20.11). Deus ama a todos e deseja que toda a
humanidade seja salva, mas para os que não creem, os incrédulos, Ele tem uma
sentença que já foi declarada por seu Filho: “Quem crê nele não é condenado;
mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito
Filho de Deus” (Jo 3.18).
PONTO CENTRAL
Todos, crentes e não
crentes, terão que enfrentar o Supremo Juiz.
I. EVENTOS QUE
ANTECEDEM AO JUÍZO FINAL
1. A última revolta de Satanás. Depois de terminado o
período do Milênio, Satanás será solto para provar os que nasceram durante o
Milênio e que ainda não tiveram oportunidade de ter sua fé provada, diante das
tentações malignas (1Pe 1.7). Ele enganará as nações e elas não se renderão a
Cristo. O mesmo fez a multidão que escolheu soltar a Barrabás e condenar Jesus
(Mt 27.17-21).
2. A prisão eterna de Satanás. Pela segunda vez, Deus vai
mandar seus mensageiros poderosos prender “o Dragão”, “a antiga serpente” (Ap
20.2), que estava no “abismo” (Ap 20.3): “E o diabo, que os enganava, foi
lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de
dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” (Ap 20.10). Só depois da
última rebelião do maligno, e de sua prisão para sempre, é que será
estabelecido o Juízo Final.
SÍNTESE DO TÓPICO (I)
Antes do juízo final
Satanás será preso por um período determinado de tempo.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor, reproduza
a figura abaixo. Utilize a ilustração para introduzir a lição, mostrando aos
alunos os julgamentos futuros. Explique que “as Escrituras descrevem diversos
julgamentos escatológicos diferentes, incluindo o julgamento entre ‘ovelhas e
bodes’, o Tribunal de Cristo e o julgamento diante do Grande Trono Branco.
Estes julgamentos ocorrem em momentos diferentes e aplicam-se a diferentes
grupos” (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1ª Edição. RJ:
CPAD, 2008, p.293).
II. O JUÍZO FINAL
1. O que é e quando
se dará? Será o Juízo de Deus sobre os ímpios e suas impiedades, em todos os
tempos e lugares. De acordo com a Bíblia, o Juízo Final (do Trono Branco)
ocorrerá logo após a segunda prisão de Satanás, nos eventos finais após o
Milênio (Ap 20.7, 10), depois de este ter enganado mais uma vez as nações (Ap
20.11).
2. Quem será o Juiz? O Pai é o Supremo Juiz, porém Ele
confiou ao seu filho Unigênito, Jesus Cristo, toda a autoridade no céu e na
Terra (Jo 5.22,27). Segundo o pastor Claudionor de Andrade, “para assisti-lo no
tribunal, Jesus terá ao seu lado a Igreja Glorificada” (1Co 6.2,3). Jesus,
juntamente com sua Igreja “há de julgar os vivos e os mortos na sua vinda e no
seu Reino” (2Tm 4.1b; Sl 9.8). Se alguém quer ser livre da condenação eterna,
necessita aqui na Terra, nos dias em que vivemos (1Jo 2.1,2), de se arrepender
dos seus pecados e entregar-se a Jesus reconhecendo-o como Salvador e Senhor,
porque depois será impossível (Sl 9.17). Paulo afirma que Deus “há de julgar o
mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos,
ressuscitando-o dos mortos” (At 17.31; Hb 12.23). Por meio de Jesus será
exercido o julgamento, pois Ele será o Supremo Juiz, assentado no Trono Branco,
no Juízo Final (Jo 5.22,27; Ap 20.11).
Diante de Jesus todo joelho se dobrará! Queiram ou não, se
prostarão diante dEle os ditadores, governantes, juízes, juristas, políticos,
cientistas, militares de todas as patentes, milionários, em sua soberba,
arrogância e prepotência, e também os pobres, analfabetos e miseráveis, se não
tiverem aceitado a Cristo como Salvador. Diz a Bíblia: “Porque está escrito: Pela
minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua
confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”
(Rm 14.11,12). Glória a Deus, pois atualmente já temos o privilégio de dobrar
os nossos joelhos e adorar ao Senhor em espírito e em verdade.
3. Quem terá de prestar contas ao justo Juiz? Vejamos todos
que serão julgados: 1) Primeiro serão julgados todos os que, desde Caim, amam e
praticam a iniquidade. Estes, se não se arrependerem de seus pecados, vão
enfrentar o Juízo Divino; 2) Também serão julgados todos os que estiverem vivos
naquela ocasião; 3) Todos os salvos que tiveram morrido durante o Milênio (Dn
12.2); 4) Os anjos caídos, que se rebelaram contra Deus, também terão de
comparecer ao julgamento para receber o seu castigo (Jd 6).
Também vão prestar contas a Deus todos os falsos profetas,
os falsos obreiros e pseudopastores que afastaram as pessoas e as impediram de
conhecer o Filho de Deus. Ali estarão também todos os governantes, magistrados,
juízes e políticos que aprovaram leis contra os princípios divinos, leis que
perverteram o direito dos pobres, dos órfãos e das viúvas. Vivos ou mortos,
estes não escaparão do tribunal divino.
SÍNTESE DO TÓPICO (II)
O Todo-Poderoso vai
julgar as ações de todos os homens no dia do juízo final.
SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO
“O Tribunal de Cristo
Algumas vezes, este julgamento é chamado de tribunal bema
(grego). ‘Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que
cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal’ (2Co
5.10). No bema, Deus julgará as obras dos crentes, e não seus pecados. Estes
foram expiados completamente por Jesus e Deus não se lembra mais deles (Hb
10.17). No bema, todas as obras são avaliadas segundo suas intenções e
resultados. Visto que Deus é justo, Ele não pode deixar de examinar as nossas
obras, sejam boas ou más. O Tribunal de Cristo é muitas vezes tratado como
parte das doutrinas sobre recompensas para os cristãos. Não se trata de um
julgamento para determinar se os crentes entrarão no céu, mas para avaliar a
quantidade e a qualidade dos serviços prestados na terra. Sendo fiéis a Cristo,
os cristãos serão recompensados.
O julgamento das nações gentílicas
Com a segunda vinda de Cristo, todas as nações do mundo
comparecerão perante Ele para serem julgadas (Mt 25.32) — cena descrita na
Bíblia como uma separação entre bodes e ovelhas. Este julgamento fundamenta-se
no tratamento dispensado àqueles que Cristo identifica como ‘um destes meus
pequeninos irmãos’ (Mt 25.40,45). Estes podem ser (1) Israel, (2) a Igreja ou
(3) os oprimidos” (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1ª
Edição. RJ: CPAD, 2008, pp.300-1).
III. AS BASES DO JUÍZO FINAL
1. Livros serão
abertos. No dia do Juízo Final serão abertos vários livros. Mas, que livros são
estes? Estes livros são uma representação do julgamento divino. Segundo a
Palavra de Deus, neles foram registradas todas as ações, boas e más, praticadas
por todos os seres humanos desde o início do mundo até o Dia do Julgamento (Ap
20.11). O julgamento de Deus terá como base os registros divinos que estão
contidos ali. Ninguém poderá dizer que foi julgado de maneira injusta, pois
tudo estará registrado com precisão. É importante ressaltar que não seremos
salvos pelas nossas obras, pois a salvação é unicamente pela fé, pela graça
divina. Mas as nossas ações evidenciam a nossa conversão. Aqueles que já
experimentaram o novo nascimento, precisam demonstrar a nova vida em Cristo
mediante os seus frutos (ações).
2. Qual a sentença. A Palavra de Deus afirma que todos os
que não forem achados no Livro da Vida, serão lançados no lago de fogo e vão
experimentar a segunda morte. Estes estarão eternamente separados de Deus. Quão
terrível juízo há para aqueles que não receberem pela fé a salvação. A Igreja
precisa anunciar a todos a mensagem do Evangelho, ganhando pessoas para Jesus
enquanto é tempo. Hoje é o tempo da oportunidade, o tempo da salvação. Que
sejamos como Noé que apregoou para sua geração o juízo do Senhor. Muitos
rejeitaram a mensagem de Noé, porém o dia da ira não tardou a chegar.
SÍNTESE DO TÓPICO (III)
O julgamento divino
terá como base os registros do Todo-Poderoso.
SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO
“O envio para o lago de fogo será para sempre. Deus fez
todos os seus esforços para dar à humanidade todas as oportunidades possíveis
para o arrependimento, mas este último ato final de rebelião, depois de mil
anos de bênção [o Milênio] marcará o final da sua paciência. E todos os que
rejeitarem a Cristo como Senhor serão condenados ao lago de fogo” (LAHAYE, Tim.
Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2008, p.289).
CONCLUSÃO
O Dia do Juízo de
Deus virá para todos. Você está preparado? Ore, leia a Palavra de Deus e jamais
permita que a carne, o Diabo e o mundo venham fazer você pecar e abandonar
Jesus Cristo. Neste mundo temos muitas tribulações, mas “alegrai-vos, antes,
por estar o vosso nome escrito nos céus” (Lc 10.20). Se pela fé você já aceitou
a Jesus como seu único e suficiente Salvador, sua salvação já está garantida e
caso você permaneça fiel até o fim, jamais passará pelo Juízo Final: “Portanto,
agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam
segundo a carne, mas segundo o espírito” (Rm 8.1).
PARA REFLETIR
A respeito da
Escatologia Bíblica, responda:
Quais são os eventos
que antecedem o Juízo Final?
A última revolta de Satanás e a sua prisão eterna.
O que é o Juízo
Final?
Será o Juízo de Deus sobre os ímpios e suas impiedades, em
todos os tempos e lugares.
Quando se dará o
Juízo Final?
O Juízo Final (do Trono Branco) ocorrerá logo após a segunda
prisão de Satanás, nos eventos finais após o Milênio (Ap 20.7,10), depois de
este ter enganado mais uma vez as nações (Ap 20.11).
Quem será o Juiz?
O Pai é o Supremo Juiz, porém Ele cofiou ao seu filho
Unigênito, Jesus Cristo, toda a autoridade no céu e na Terra (Jo 5.22,27).
Quem terá que prestar
contas ao justo Juiz?
Todos os que, desde Caim, amam e praticam a iniquidade.
Estes, se não se arrependerem de seus pecados, vão enfrentar o Juízo Divino;
também serão julgados todos os que estiverem vivos naquela ocasião; todos os
salvos que tiverem morrido durante o Milênio e os anjos caídos, que se
rebelaram contra Deus, também terão de comparecer ao julgamento para receber o
seu castigo (Jd 6).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Juízo Final
Chegará o dia em que
os homens da Terra comparecerão diante do Trono Branco. Cristo se assentará
como o supremo juiz e, junto à igreja, julgará a humanidade. E importante
realçar a figura do Trono Branco como o símbolo da justiça e da santidade do
Altíssimo. Enquanto os salvos se deleitarão no Senhor e reinarão com Cristo,
aqueles que não foram achados seus nomes no Livro da Vida, atormentar-se-ão
eternamente.
Vivemos num tempo que as pessoas não creem mais na prestação
de contas que um dia os seres humanos farão a Deus. Talvez, devido ao
predomínio das cosmovisões que colocam o ser humano como essencialmente bom em
nossa cultura ocidental, é que a crença no Céu como um lugar preparado por Deus
para os seus filhos, e no Inferno, como um lugar eterno de perdição, não sejam
levados a sério. Por isso, prezado professor, nesta lição, apresente o céu como
um estado (consciência) e lugar, e o inferno também em sua dimensão sensorial
da eternidade.
Pontue algumas informações necessárias que foram destacadas
para você nortear a aula desta semana:
1. O julgamento que o Altíssimo conduzirá no final dos
tempos consoante às obras dos homens chama-se Juízo Final.
2. Antes de instaurar o Juízo Final, o Senhor julgará
antecipadamente a Besta, o Falso Profeta e o Dragão.
3. Na instauração do Juízo Final teremos os seguintes
símbolos: o Trono Branco, os tronos dos justos, o Supremo Juiz e os livros do
Juízo.
4. No Juízo Final, os mortos, sejam grandes ou pequenos,
estarão diante do Trono Branco.
5. Embora não sejam pessoas, a morte e o inferno serão
finalmente julgados. Eles simbolizam os dois grandes castigos perpetuados na
humanidade.
Caro professor, você sabe o que significa a palavra inferno?
No exercício de tradução da Bíblia, da língua original para a portuguesa, há
limites de caráter semântico imposto pelo idioma original a ser traduzido. Nem
sempre encontramos palavras da língua nativa que expresse a plenitude semântica
do termo original. A palavra inferno é um exemplo dessa complexidade. É
importante explicar aos alunos que as Escrituras, na língua original,
apresentam quatro termos cuja versão da língua portuguesa os traduziu para
“Inferno”: Sheol, Hades, Tártaro e Geena. Na verdade, o inferno que será
lançado no Lago de Fogo é o Hades, isto é, a morada dos mortos.
SUBSIDIO COMPLEMENTAR.
APOCALIPSE 20:11-14.
Mais um grande acontecimento universal deve ter lugar antes
que haja paz e justiça eternas, a saber, o juízo. dos mortos impenitentes. Isto
está apresentado no último parágrafo deste capítulo cronologicamente tão
apinhado. Um dia de julgamento, por vezes chamado de "O Último Dia",
foi mais mencionado por nosso Senhor do que por todos os apóstolos e suas obras
juntas (veja Mt. 10:15; 11:22, 24; 12:36; Jo. 5:28, 29; 6:39-54; 11:24; Hb.
9:27; 10:27). Em todas as passagens Cristo é identificado como o juiz (veja
Atos 17:31; Jo. 5:22-27; II Tm. 4:1; especialmente). O Bispo Gore falou em nome
de toda a Igreja quando disse: "Parece-me que cada crente no Deus dos
profetas, e de nosso Senhor, deve crer com eles em um Dia de Deus, que
provocará o clímax da presente dispensação da história humana" (Belief in
Christ, pág, 149).
Da justiça feita ao crime, exercida pelo Estado, milhares
escapam todos os anos; na verdade, muitos crimes nem chegam a ser conhecidos
pelas autoridades. Mas ninguém poderá escapar a este julgamento. Os mortos
serão chamados de suas sepulturas, e do mar, e do próprio Hades (v. 13); e
aqueles cujos nomes não foram encontrados no Livro da Vida serão lançados no
lago de fogo, que é a segunda morte (v. 14). O registro de cada vida humana
nesta imensa assembléia será então exibido. A própria morte, ao que parece, não
será abolida até que o Grande Trono Branco seja estabelecido, e o destino
humano seja resolvido. Se cremos e aceitamos com alegria as promessas da glória
eterna que se encontram neste livro, temos também de crer com igual convicção
que este destino terrível dos mortos não arrependidos é igualmente ver. Depois
dos fatos recém anunciados, rapidamente virá o fim e nada mais é mencionado
antes da aparição de Cristo para julgar o mundo. Este será o grande dia: o
Juiz, o Senhor Jesus Cristo, vestido de majestade e terror. As pessoas que
serão julgadas são os mortos, pequenos e grandes, jovens e velhos; altos e
baixos; ricos e pobres. Ninguém é tão vil que não tenha talentos dos quais
deverá prestar contas; e ninguém é tão grande que possa se livrar da prestação
de contas; não somente os que estiverem vivos quando Cristo vier, mas todos os
mortos também. Há um livro de memórias para o bem e para o mal; o livro da
consciência dos pecadores, mesmo que antes secreto, então será aberto.
Cada homem recordará todos os seus atos passados, ainda que
muitos os tenham esquecido há muito tempo. Outro livro será aberto, o livro das
Escrituras, a regra de vida; representa o conhecimento do Senhor sobre o seu
povo e suas declarações de arrependimento, a fé e as boas obras deles,
mostrando as bênçãos do novo pacto. Os homens serão justificados ou condenados
por suas obras; Ele provará seus princípios por suas práticas. Os justificados
e absolvidos pelo Evangelho serão justificados e absolvidos pelo Juiz, e
entrarão para o gozo da vida eterna, não tendo mais que temer a morte, o inferno
ou aos homens maus,
porque todos eles serão destruídos juntamente. Esta é a
segunda morte, a separação final entre os pecadores e Deus. Que o nosso grande
desejo seja observar se as nossas Bíblias nos justificam ou nos condenam agora;
Cristo julgará os segredos de todos os homens conforme o Evangelho. Quem
habitará com as chamas devoradoras?
Se o fugir da terra e do céu da face de Deus é tomado em
qualquer sentido literal como o precursor da nova terra, e do novo céu (cf. 2Pe
3.10-13), então o espetáculo solitário do grande trono branco como a única
realidade para a qual os homens podem olhar é verdadeiramente uma coisa
pavorosa; cf. 2 Esdras 7.30-43. Mas a descrição pode ser puramente poética,
para aumentar a grandeza terrível da cena. O juiz é o próprio Deus, mas cf. Ap
22.12 é focado Jesus.
Dá-se por admitida a segunda ressurreição no verso 12 e
somente descrita indiretamente no verso 13. Pode-se distinguir para menção o
mar como receptáculo dos mortos, em vista do horror sentido pelo povo da antiguidade
ao enterrarem os seus mortos no mar. Realça-se que todos serão ressurretos para
o juízo, seja qual for a maneira da sua morte e seja onde for o seu
sepultamento.
O julgamento dos homens pelas coisas que estavam escritas
nos livros, segundo as suas obras (12) salienta a justiça, completa do
procedimento. O retrato é tirado de Dn 7.10, que pode refletir tanto o corrente
procedimento no tribunal, como o hábito dos reis persas de registrar cada
pormenor das suas províncias através de um sistema elaborado de espionagem.
Deve-se notar que o livro da vida (12,15) tem
um testemunho a dar independente do de outros livros. A respeito disto,
Alford escreve: "Aqueles livros e o livro da vida davam testemunho
independente do fato de os homens estarem ou não entre os salvos: aquele por
inferência das obras registradas: e este em inscrição ou não inscrição do nome
na relação. De maneira que os livros podiam ser abonadores para o livro da
vida".
A morte e o inferno ("Hades") (14) representam o
fato de morrer e a condição em que se entra depois da morte, isto é, a vida não
ressurreta. Ambos os fenômenos são simbolicamente representados como tendo
cessado ao serem aqueles lançados no lago de fogo.
Para Lago de fogo (15) como o equivalente de Geena, ver nota
sobre Ap 19.20. O pensamento é o mesmo que "o fogo eterno" de Mt
25.41, o reverso completo de "vida eterna" (Mt 25.46). Pode, por
conseguinte, ser descrito como a segunda morte (14). Para um paralelo excelente
cf. 2 Baruque 86.4: "Vai agora... e instrui ao povo no que te for
possível, para que eles aprendam a fim de não morrerem no último tempo, porém
possam aprender a fim de viverem nos últimos tempos".
18-21. O crente em Cristo não entra em juízo pelos seus
pecados nem agora nem no futuro (a forma do verbo é bastante flexível para
cobrir os dois aspectos). Por outro lado, aquele que recusa crer já está sendo
julgado em virtude dessa recusa. Ele mesmo decidiu o seu destino. A idéia
essencial no juízo é uma distinção, uma separação (o significado original da
palavra); e a vinda de Cristo como luz autenticou uma grande diferença
divisória. Em vez de corresponder ao amor de Deus, amando o Seu Filho, muitos
homens amaram de preferência as trevas à luz porque estavam presos ao seu
padrão de vida, que era mau (obras ... más). Em 3:20, a palavra mal é outra,
dando a entender algo que moralmente não tem valor. O ofensor sabe que está
enredado no erro, mas recusa avançar para a luz de Cristo para que suas obras,
as quais ele ama, não sejam expostas. Por outro lado, aquele que vem à luz é
descrito como aquele que pratica a verdade. Ele age de acordo com aquilo que
sabe ser direito (cons. 18:37). Essa conformidade com aquilo que sabe ser a
verdade prepara-o para avançar dentro da plena luz de Cristo para ser salvo.
Todas as suas obras são feitas em Deus, que o tem dirigido até alcançar este
clímax da fé (cons. 1:47).
JOAO 3.16 DEUS AMOU O
MUNDO DE TAL MANEIRA. João 3.16 revela o coração e o propósito de Deus para
com a humanidade.
(1) O amor de Deus é suficientemente imenso para abranger
todos os homens, i.e., "o mundo" (cf. 1 Tm 2.4).
(2) Deus
"deu" seu Filho como oferenda na cruz por nossos pecados. A expiação
procede do coração amoroso de Deus. Não foi algo que Ele foi obrigado a fazer
(1 Jo 4.10; Rm 8.32).
(3) Crer (gr. pisteuo) inclui três elementos principais:
(a) plena convicção de que Cristo é o Filho de Deus e o
único Salvador do perdido pecador;
(b) comunhão com Cristo pela nossa auto-submissão, dedicação
e obe-diência a Ele (cf. 15.1-10; ver 14.21 nota; Jo 15.4);
(c) plena confiança em Cristo de que Ele é capaz e também
quer conduzir o crente à salvação final e à comunhão com Deus no céu.
(4) "Perecer" é a quase sempre esquecida palavra
em 3.16. Ela não se refere à morte física, mas à pavorosa realidade do castigo
eterno no inferno (Mt 10.28).
(5) "Vida eterna" é a dádiva que Deus outorga ao
homem quando este nasce de novo. "Eterna" expressa não somente a
perpetuidade da nova vida, mas também a qualidade desta vida, como a de Deus;
uma vida que liberta o homem do poder do pecado e de Satanás, e que o afasta
daquilo que é puramente terreno para que ele conheça a Deus (cf. 8.34-36; ver
17.3 nota)
JOAO 3.19 AMARAM MAIS
AS TREVAS DO QUE A LUZ. Uma característica fundamental dos ímpios é que
eles amam às trevas, i.e., seu prazer está no pecado e na imoralidade (Rm
1.18-32; 2 Tm 3.2-5; Fp 3.19; 2 Pe 2.12-15). O cristão verdadeiro, ao
contrário, ama a justiça e aborrece a iniqüidade (Hb 1.9), e se entristece
quando prevalecem as ações perversas dos ímpios (1 Co 13.6). Não tem prazer nos
passatempos sensuais, nem na prática da conduta pecaminosa, tão abertamente
manifesta na sociedade atual (Sl 97.10; Pv 8.13; Rm 12.9; ver 2 Pe 2.8; Ap
2.6).
JOAO 3.36 AQUELE QUE NÃO CRÊ. A palavra grega traduzida por "não crê" é apeitheo e significa "desobedecer" ou "não se sujeitar a"; é contrastada com "aquele que crê" (gr. pisteuo) no começo do versículo. Para João, incredulidade significa "não obedecer ao Filho". A fé e a obediência são duas palavras cujas idéias são freqüentemente intercambiáveis (comparar Rm 1.8 com 16.19; 1 Ts 1.8; ver também Rm 15.18). O evangelho chega até nós como uma dádiva gratuita (Rm 5.15,16; 6.23), mas uma vez aceito, não nos deixa livres para fazermos aquilo que queremos. Ele requer que entremos no caminho da salvação ordenado por Deus e que nos sujeitemos à justica de Deus (Rm 10.3, ver 1.5).
APOCALIPSE 20.2 PRENDEU O DRAGÃO... E AMARROU-O POR MIL
ANOS. Depois da volta de Cristo e dos eventos do capítulo 19, Satanás será
preso e amarrado por mil anos para que não mais engane as nações. Isso implica
numa cessação total da sua influência durante mil anos. Depois dos mil anos,
ele será solto por pouco tempo para enganar aqueles que se rebelarem contra o
domínio de Deus (vv. 3,7-9). A obra mais comum de Satanás é enganar (ver Gn
3.13; Mt 24.24; 2 Ts 2.9,10).
APOCALIPSE 20.3 PARA QUE MAIS NÃO ENGANE AS NAÇÕES.
As nações que existirão durante o reino de Cristo na terra são formadas pelos
crentes que estavam vivos no fim da tribulação (ver 19.21 nota; 20.4). Embora a
palavra "nações" seja, às vezes, especificamente usada para os
ímpios, João também a usa para representar os salvos (21.24; 22.2).
APOCALIPSE 20.4 TRONOS; E ASSENTARAM-SE SOBRE ELES.
Aqueles que se assentam nos tronos são provavelmente os vencedores oriundos de
todos os tempos (cf. 2.7 ) e possivelmente incluem os santos do AT (ver Ez
37.11-14; Ef 2.14-22; 3.6; Hb 11.39,40). Aqueles que "viveram" (i.e.,
voltaram à vida) depois da volta de Cristo são, conforme é declarado, os que
foram fiéis a Ele e que morreram durante a tribulação (6.9; 12.17). João não
menciona a ressurreição dos santos da igreja que morreram, porque ela já
ocorreu quando Cristo retirou sua igreja da terra e a levou ao céu (ver Jo 14.3
nota; 1 Co 15.51 nota; ver o estudo O ARREBATAMENTO DA IGREJA)
APOCALIPSE 20.4 REINARAM COM CRISTO DURANTE MIL ANOS.
Este reino de Cristo por mil anos é, às vezes, chamado "o milênio",
termo de origem latina que significa "mil anos". As características
deste reino são as seguintes:
(1) Foi predito no AT (Is 9.6; 65.19-25; Dn 7.13,14; Mq
4.1-8; Zc 14.1-9; cf. Ap 2.25-28).
(2) Satanás estará preso (ver vv. 2,3).
(3) Do reino milenial de Cristo participarão os salvos da
igreja (2.26,27; 3.21; 5.10; 20.4), e, possivelmente, os santos ressurretos do
AT (ver Ez 37.11-14; Ef 2.14-22; Hb 11.39,40), e os santos mártires da
tribulação.
(4) O povo do milênio a ser governado por Cristo consistirá
dos que permanecerem fiéis a Ele durante a tribulação e até à sua vinda; e dos
que nascerem durante o milênio (14.12; 18.4; Is 65.20-23; ver Mt 25.1).
(5) Nenhum inconverso entrará nesse reino (ver 19.21).
(6) Aqueles que
reinarem com Cristo terão autoridade sobre todas as nações, e servirão e
governarão Israel e as demais nações (v. 6; 3.21; 5.10; 20.6; Mt 19.28; ver Sf
3.9-20).
(7) Haverá paz, segurança, prosperidade e justiça em toda a
terra (Is 2.2-4; Mq 4.4; Zc 9.10; ver Zc 2.5 nota; 9.8).
(8) A natureza será restaurada à sua condição original, de
ordem, perfeição e beleza (Sl 96.11-13; 98.7-9; Is 14.7,8; 35.1,2,6,7; 51.3;
55.12,13; 65.25; Ez 34.25; Rm 8.18-23; ver Is 65.17-25 nota; Ez 36.8-15 nota;
Zc 14.8).
(9) Todos que optarem pela senda da impiedade, da rebelião e
da desobediência serão castigados (vv. 7-10).
(10) No fim dos mil anos, o reino será entregue ao Pai, por
Jesus (1 Co 15.24); então começará o reino final, eterno e perfeito de Deus e
do Cordeiro (21.1-22.5).
APOCALIPSE 20.6 PRIMEIRA RESSURREIÇÃO. Esta
expressão inclui a ressurreição de Cristo e de todo o povo de Deus. A
ressurreição dos ímpios ocorrerá no fim do milênio (vv.12,13; Is 26.19-21; Dn
12.2,13; Jo 11.25,26; 5.28,29; 1 Co 15.20,52).
APOCALIPSE 20.7 SATANÁS SERÁ SOLTO. No fim do reino
de Cristo, Satanás será solto.
(1) O próprio Satanás, enganando-se ao ponto de supor que ainda
poderá derrotar a Deus, sairá a enganar aqueles que quiserem rebelar-se contra
o reino de Cristo, e ajuntará uma multidão de semelhantes rebeldes.
(2) "Gogue e Magogue" (v. 8; expressão oriunda de
Ez 38,39), representa as nações do mundo rebeladas contra Deus e a sua justiça.
APOCALIPSE 20.8 ENGANAR AS NAÇÕES. Esta é a última
rebelião contra Deus. Muitos dos que nascem durante o milênio, optam
manifestamente pela rejeição do senhorio visível de Cristo, e escolhem Satanás
e a sua mentira. O julgamento divino é a sua destruição e ruína total (v. 9).
APOCALIPSE 20.10 O DIABO... LANÇADO NO LAGO DE FOGO.
O poder de Satanás acabará então, pois Deus o lançará no lago de fogo para todo
o sempre (ver Is 14.9-17). Ali, ele não reinará, sendo sempre atormentado, dia
e noite, eternamente.
APOCALIPSE 20.11 FUGIU A TERRA E O CÉU. Pode ser uma
referência à destruição do universo e à criação de novo céu e nova terra (21.1;
cf. Is 51.6; 2 Pe 3.7,10-12).
APOCALIPSE 20.11-13
GRANDE TRONO BRANCO. O julgamento aqui descrito é chamado o
"Julgamento do Grande Trono Branco", abrangendo os perdidos de todas
as épocas. Alguns entendem que os que foram salvos durante o reino milenar de
Cristo na terra, serão incluídos nesse julgamento.
APOCALIPSE 20.14 LAGO DE FOGO. A Bíblia descreve um
quadro terrível do destino dos perdidos.
(1) Fala de
"tribulação e angústia" (Rm 2.9), "pranto e ranger de
dentes" (Mt 22.13; 25.30), "eterna perdição" (2 Ts 1.9) e
"fornalha de fogo" (Mt 13.42,50). Fala das "cadeias da
escuridão" (2 Pe 2.4), do "tormento eterno" (Mt 25.46), de um
"inferno" e de um "fogo que nunca se apaga" (Mc 9.43), de
um "ardente lago de fogo e de enxofre" (19.20) e onde "a fumaça
do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso, nem de dia nem de
noite" (14.11). Realmente, "horrenda coisa é cair nas mãos de Deus
vivo" (Hb 10.31); "bom seria para esse homem se não houvera
nascido" (Mt 26.24; ver também Mt 10.28 nota).
(2) Os crentes do NT tinham nítida consciência do destino de
quem vive no pecado. Por essa razão eles pregavam com lágrimas (ver Mc 9.24; At
20.19 nota) e defendiam a Palavra infalível de Deus e o evangelho da salvação
contra todas as distorções e as falsas doutrinas (ver Fp 1.17 nota; 2 Tm 1.14).
(3) O sinistro fato do castigo eterno para os ímpios é a
maior razão para levar o evangelho a todo o mundo, e fazer o máximo possível
para persuadir as pessoas a arrependerem-se e a aceitarem a Cristo antes que
seja tarde demais (ver Jo 3.16).
APOCALIPSE 20.15 (LIVRO DA VIDA. APOCALIPSE 3.5). RISCAREI O SEU NOME. Fica claro que
qualquer pessoa que experimenta o novo nascimento, mas que posteriormente deixa
de perseverar na fé e de viver vitoriosamente, terá seu nome tirado do livro da
vida (ver 2.7). Ter o nome apagado do livro da vida é perder a própria vida
eterna (2.7,10,11) e ser finalmente lançado no lago de fogo (20.15). É isso que
o Espírito diz às igrejas (v. 6; 13.8; 17.8; 20.12; 21.17; cf. Êx 32.32).
APOCALIPSE 3.10 A HORA DA TENTAÇÃO. A promessa de
Cristo, no sentido de livrar os fiéis de Filadélfia da hora da tentação, é
idêntica à promessa bíblica aos tessalonicenses, de que seriam preservados da
"ira futura" (1 Ts 1.10). Esta promessa é válida para todos os fiéis
de Deus, em todas as eras (vv. 13,22). Essa hora inclui o tempo divinamente
determinado para provação, ira e tribulação que sobrevirá a "todo o
mundo" nos últimos anos desta era, imediatamente antes do estabelecimento
do reino de Cristo na terra (5.10; 6.19; 20.4). A respeito desse tempo, a
Bíblia revela as seguintes verdades:
(1) Esse tempo de tribulação envolve a ira de Deus sobre os
ímpios (6.18; Dt 4.26-31; Is 13.6-13; 17.4-11; Jr 30.4-11; Ez 20.33-38; Dn
9.27; 12.1; Zc 14.1-4; Mt 24.9-31; 1 Ts 5.2).
(2) Esse período de provação também inclui a ira de Satanás
contra os fiéis, i.e., contra os que aceitarem a Cristo durante esse período
terrível. Para eles, haverá fome, sede, exposição às intempéries (7.16) e muito
sofrimento e lágrimas (7.9-17; Dn 12.10; Mt 24.15-21).
Experimentarão de modo indireto as catástrofes naturais da
guerra, da fome e da morte. Serão perseguidos, torturados e muitos sofrerão o
martírio (6.11; 13.7; 14.13).
Sofrerão as assolações de Satanás e das forças demoníacas
(9.3-5; 12.12), violência de homens ímpios e perseguição da parte do Anticristo
(6.9; 12.17; 13.15-17).
Perderão suas casas e terão de fugir, aterrorizados (Mt
24.15-20). Será um período terrívelmente calamitoso para quem tiver família e
filhos (Mt 24.19); será tão terrível, que os santos que morrerem são tidos por
bem-aventurados, porque descansam da sua lida e ficam livres da perseguição
(14.13).
(3) Quanto aos vencedores anteriores àquele tempo (ver 2.7 ;
Lc 21.36), Deus os preservará da tribulação, através do arrebatamento, quando
os fiéis encontrarão o Senhor nos ares, antes de Deus derramar a sua ira (ver
Jo 14.3). Esse livramento é uma recompensa àqueles que perseverarem em guardar
a Palavra de Deus, mantendo a fé verdadeira.
(4) Os crentes de nossos dias, que esperam escapar dessas
coisas que estão para vir sobre o mundo, só o conseguirão mediante a fidelidade
a Cristo e sua Palavra e a vigilância constante na oração (ver Lc 21.36), para
não serem enganados (ver Mt 24.5).
O lago de fogo e enxofre não foi criado para o ser humano
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda:
Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus
anjos; Mateus 25:41
Os anjos do Diabo são os demônios. Concluímos, pois, que
tanto Satanás quanto seus demônios, todos serão lançados no Lago de Fogo e de
Enxofre.
Nós não estamos estudando mais sobre milênio e sim juízo
final. Trono Branco - Ressurreição de todos os seres humanos tanto vivos (que
viviam no milênio e eram salvos) quanto mortos (de todos os tempos, inclusive
os que morreram no período do milênio) - uns vão para a Jerusalém celeste e
outros vão para o lago de fogo, não existem mais opções agora.
Ressurreição agora é só para vida eterna, ou vão viver
eternamente no lago de fogo ou na Nova Jerusalém.
Antes havia ressurreição diferente porque as pessoas eram
ressuscitadas para morrer de novo (milagres, operação do dom de Fé), agora
estamos falando de Juízo Final, ninguém morre e é ressuscitado para morrer de
novo.
Não existe mais vida humana e nem terra com sol e lua
para eles viverem se fossem só humanos - Agora ou é Jerusalém celeste ou é Lago
de Fogo, não tem mais opções.
Todos vão ressuscitar e estarão vivos perante DEUS -
Quando o livro da vida é aberto vê-se quem é salvo e este vai para a Nova
Jerusalém, quem não está no livro da vida vai ser julgado e condenado ao lago
de Fogo e Enxofre.
Morte e inferno, quer dizer os mortos que estão no
inferno SERÃO RESSUSCITADOS - Também a morte cessará seu trabalho, pois os
salvos do milênio serão ressuscitados e não haverá mais corpo humano para
morrer na terra. ------- E, quando isto que é corruptível se revestir da
incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então
cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno,
a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a
lei. Mas graças a DEUS que nos dá a vitória por nosso Senhor JESUS CRISTO.
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na
obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios
15:54-58
Os ímpios ressuscitaram e foram lançados no Lago de Fogo
e Enxofre - Os salvos, todos os salvos já foram ressuscitados e têm corpos
gloriosos, moram agora na Nova Jerusalém (inclusive os salvos do milênio). Não
tem mais corpo humano para morrer =- acabou o poder da morte, corpo glorioso
não morre mais.
Todos vão ser julgados no corpo ressurreto com alma e
espírito.
Devemos manter corpo, alma e espírito irrepreensíveis - o
ser humano é uma tricotomia - corpo, alma e espírito. Lá o corpo é diferente do
daqui porque é corpo eterno, para viver eternamente na Nova Jerusalém ou no Lago
de Fogo.
E não temais os que matam o corpo e não podem matar a
alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
Mateus 10:28
E o mesmo DEUS de paz vos santifique em tudo; e todo o
vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis
para a vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO. 1 Tessalonicenses 5:23
O Juízo final não é só para os ímpios, é o último juízo
dos seres humanos, então será aberto o livro da vida e aquele que seu nome está
lá vai para a Nova Jerusalém (por que abrir o livro da vida se há somente
ímpios?) Salvos durante o milênio deverão comparecer nesta última ressurreição
e serem conduzidos Nova Jerusalém onde já está a igreja.
Prováveis Livros que serão abertos no Julgamento diante
do Trono Branco
1- O livro da consciência Rm 2.15;
2- O livro da natureza Sl 19.1-14;
3- O livro da lei Rm 2.12;
4- O livro do Evangelho Rm 2.16;
5- O livro das memórias Lc 16.25;
6- O livro das obras Ap 20.12;
7- O livro da vida Ap 20.15.
Pregação correta:
Condenar o pecado onde quer que esteja, mostrar a justiça
de DEUS que não faz acepção de pessoas e absolve e leva para Ele os que se
arrependem do pecado e aceitam a JESUS como Salvador e Senhor, mas também que
condena e amaldiçoa o pecado. DEUS é que aplica o juízo sobre o que insiste em
pecar, não aceita a CRISTO e se esquece de DEUS, para esses, o lago de fogo e
enxofre, preparado para o diabo e seus anjos, mas acolhe a todo o que prefere
Satanás.
E,
quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da
justiça
e do juízo. João 16:8
Na Nova Terra e Novos céus vai haver apenas uma Jerusalém
E vi um grande trono branco, e o que estava assentado
sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para
eles. Apocalipse 20:11 --- A Jerusalém terrestre será queimada e destruída
junto com a Terra - Na Nova Terra e Novos céus vai haver apenas uma Jerusalém -
A celeste que descerá do céu e ficará num alto monte onde todos prestarão culto
a DEUS.
2 Pedro 3:10 Mas o dia do SENHOR virá como o ladrão de
noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo,
se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
_________________________________________
O Juízo do Grande Trono Branco
Também conhecido como Juízo Final, perante o qual
comparecerão todos os mortos ímpios (Ap 20.11,12).
1) O Juiz – JESUS CRISTO;
2) Local – Nenhum lugar físico, pois a terra já terá sido
destruída por fogo;
3) Base do Julgamento – Os livros das obras feitas
através do corpo e o Livro da Vida;
4) Réus – Todos os incrédulos de todas as épocas desde
Adão;
5) Veredicto – Todos serão condenados e lançados no lago
de fogo eterno.
O Lago de Fogo, hoje vazio, é o destino de todos que hoje
estão no inferno “prisão” chamado Hades, juntamente com Satanás e todas as suas
hostes e demônios, que serão lançados ali neste Julgamento do Grande Trono
Branco. É chamado também de segunda morte ou morte eterna (Ap 20.13-15). O Lago
de Fogo será um horror para os habitantes da Nova Terra, e DEUS usará como
alerta para levar as gerações vindouras a abominar o pecado e andar nos
caminhos de DEUS (Is 66.22-24). -
________________________________________
JUÍZO FINAL
Predito no Antigo Testamento (lC r 16.33; Sl 9.7; 96.13;
Ec 3.17). A primeira base do evangelho (Hb 6.2). Há um dia marcado para ele (At
17.31; Rm 2.16). Sua ocasião nos é desconhecida (Mc 13.32).
CHAMADO DE
Dia da ira (Rm 2.5; Ap 6.17).
Revelação do justo juízo de Deus (Rm 2.5).
Dia de juízo e perdição dos ímpios (2Pe 3.7).
Dia da destruição
Jó 21.30).
Julgamento do grande dia
Jd (6).
Será administrado por Cristo( Jo 5.22,27; At 10.42; Rm
14.10; 2Co 5.10).
Os santos irão se sentar no tribunal com Cristo (ICo 6.2;
Ap 20.4).
Acontecerá na volta de Cristo (Mt 25.31; 2Tm 4.1).
Dos pagãos, será pela lei da consciência (Rm 2.12,
14-15).
Dos judeus, pela lei de Moisés (Rm 2.12).
Dos cristãos, pelo evangelho (Tg 2.12).
QUEM SERÁ JULGADO
Todas as nações (Mt 25.32).
Todos os homens (Hb 9.27; 12.23).
Grandes e pequenos (Ap 20.12).
Os justos e os ímpios (Ex 3.17).
Os vivos e os mortos (2Tm4.1; IPe 4.5).
Será em justiça (Sl 98.9; At 17.31).
Os livros serão abertos (Dn 7.10).
SERÁ SOBRE
Todos os atos (Ec 11.9; 12.14; Ap 20.13).
Todas as palavras (Mt 12.36-37; Jd 15).
Todos os pensamentos (Ec 12.14; ICo 4.5).
Por natureza, ninguém poderá resisti-lo(Sl 130.3; 143.2;
Rm3.19).
Em Cristo, os santos poderão resisti-lo(Rm 8.33-34).
Cristo reconhecerá os santos na ocasião(Mt 25.34-40; Ap
3.5).
O perfeito amor dará ousadia no Juízo(1Jo 4.17). ^
Os santos serão recompensados naquele dia (2Tm 4.8; Ap
11.18).
Os ímpios serão condenados naquele dia(Mt 7.22-23;
25.41).
O castigo final dos ímpios será aplicado(Mt 13.40-42;
25.46).
A palavra de Cristo será testemunho contra os ímpios (Jo
12.48).
SUA CERTEZA,
MOTIVO PARA
Arrependimento (At 17.30-31).
Fé (Is 28.16-17).
Santidade (2Co 5.9-10; 2Pe 3.11, 14).
Oração e vigilância (Mc 13.33).
O ímpio deve ser avisado sobre Juízo (At 24.25; 2Co
5.11).
Os ímpios temem o Juízo (At 24.25; Hb 10.27).
Vantagens negligenciadas aumentam a condenação no
julgamento (Mt 11.20- 24; Lc 11.31-32).
Os demônios serão condenados no Juízo (2Pe 2.4; Jd 6).
JULGAMENTOS
Vêm de Deus (Dt 32.39; Jó 12.23; Am 3.6; Mq 6.9).
DIFERENTES
ESPÉCIES
Apagar o nome (Dt 29.20).
Abandonado por Deus (Os 4.17).
Maldição contra as bênçãos humanas
(Ml 2.2).
Pestilência (Dt 28.21-22; Am 4.10).
Inimigos (2Sm 24.13).
Fome (Dt 28.38-40; Am 4.7-9).
Fome de ouvir a palavra (Am 8.11).
Espada (Êx 22.24; Jr 19.7).
Cativeiro (Dt 28.41; Ez 39.23).
Sofrimentos contínuos (Sl 32.10; 78.32-33; Ez 24.23).
Desolação (Ez 33.29; Jl 3.19).
Destruição (Jó 31.3; Sl 34.16; Pv 2.22; Is 11.4).
INFLIGIDOS CONTRA
Nações (Gn 15.14; Jr 51.20-21).
Indivíduos (Dt 29.20; Jr 23.34).
Falsos deuses (Êx 12.12; Nm 33.4).
Posteridade de pecadores (Êx 20.5; Sl 37.28; Lm 5.7).
Todos os inimigos dos santos (Jr 30.16).
Enviados para correção (fó 37.13; Jr 30.11).
Enviados para libertação dos santos(Êx 6.6).
ENVIADOS COMO
PUNIÇÃO CONTRA
Desobediência a Deus (Lv 26.14-16; 2Co 7.19-20).
Desprezo às advertências divinas (2Cr 36.16; Pv 1.24-31;
Jr 44.4-6).
Murmuração contra Deus (Nm 14.29).
Idolatria (2Rs 22.17; Jr 16.18).
Iniqüidade (Is 26.21; Ez 24.13-14).
Perseguição aos santos (Dt 32.43).
Pecados dos líderes (lCr 21.2, 12).
Revelam o caráter justo de Deus (Êx 9.14- 16; Ez 39.21;
Dn 9.14).
Estão por toda a terra (lCr 16.14).
Freqüentemente são acompanhados de misericórdia 0r 4.27;
5.10,15-18; Am 9.8).
DEVE RESULTAR EM
Humilhação 0s 7.6; 2Cr 12.6; Lm 3.1- 20; J1 1.13; Jo
3.5-6).
Oração (2Cr 20.9).
Contrição (Ne 1.4; Et 4.3; Is 22.12).
Aprendizado da retidão (Is 26.9).
Devem servir de aviso aos outros (Lc 13.3, 5).
PODEM SER EVITADOS
POR
Humilhação (Êx 33.3-4, 14; 2Cr 7.14).
Oração (Jz 3.9-11; 2Cr 7.13-14).
Afastamento da iniqüidade (Jr 18.7-8).
Voltar-se a Deus (Dt 30.1-3).
OS SANTOS
São preservados durante eles (Jó 5.19- 20; SI 91.7; Is
26.20; Ez 9.6; Ap 7.3).
Têm suas necessidades supridas durante(Gn 47.12; SI
33.19; 37.19).
Devem orar^pelos que estão sob julgamento(Êx 32.11-13; Nm
11.2; Dn 9.3).
Condoer-se dos que estão sob julgamento(Jr 9.1; 13.17; Lm
3.48).
Reconhecer a justiça dos julgamentos(2Sm 24.17; Et 9.13;
Ne 9.33; Jr 14.7).
SOBRE NAÇÕES - EXEMPLOS
O mundo antigo, Gn 6.7, 17. Sodoma, etc., Gn 19.24.
Egito, Êx 9.14. Israel, Nm 14.29, 35; 21.6. Povo de Asdode, ISm 5.6. Povo de
Bete-Semes, ISm 6.19. Os amalequitas, ISm 15.3.
SOBRE INDIVÍDUOS -
EXEMPLOS
Caim, Gn 4.11-12. Cananeus, Gn 9.25. Coré, etc., Nm
16.33-35. Acã, Js 7.25. Ofni, etc., ISm 2.34. Saul, ISm 15.23. Uzá, 2Sm
6.7.Jeroboão, lRs 13 A. Acabe, lRs 22.38. Geazi, 2Rs 5.27.Jezabel, 2Rs 9.35. Nabucodonozor,
Dn 4.31. Belsazar, Dn 5.30. Zacarias, Lc 1.20. Ananias,
etc., At 5.1-10. Herodes, At 12.23. Elimas, At 13.11.
LIVRAMENTO DURANTE
JULGAMENTOS - EXEMPLOS
Noé, Gn 7.1, 16. Ló, Gn 19.15-17. José,etc., Gn 45.7.
Elias, etc.,lRs 17.9.
Eliseu, 2Rs 4.38-41. A sunamita, 2Rs 8 . 1-2 .
FONTE DE PESQUISA:
Comentário Bíblico Popular - Novo Testamento
Comentário Bíblico Esperança Novo Testamento
Comentário Bíblico Willian Barclay Novo Testamento
Biblia de Estudo Pentecostal
Comentário Bíblico Wiersb - Velho Testamento.
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