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quarta-feira, 16 de novembro de 2016

DEUS TRABALHA PELA FAMILIA - LIÇÃO 8 COM SUBSIDIOS

SUBSIDIO ELABORADO PELO EVANGELISTA: NATALINO ALVES DOS ANJOS. PROFESSOR NA E.B.D e PESQUISADOR. MEMBRO DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS MISSÃO - CAMPO DE COTEGIPE - BAHIA.

LIÇÕES BÍBLICAS CPAD - ADULTOS

4º Trimestre de 2016

Título: O Deus de toda provisão — Esperança e sabedoria divina para a Igreja em meio às crises
Comentarista: Elienai Cabral

Lição 8: Rute: Deus trabalha pela família
Data: 20 de Novembro de 2016



TEXTO ÁUREO

“[...] Bendito seja o SENHOR, que não deixou, hoje, de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel” (Rt 4.14).

VERDADE PRÁTICA

Deus abençoa o trabalho, a fé e a persistência da família que o serve.


LEITURA DIÁRIA

Segunda — Rt 1.1
A fome leva uma família a deixar Belém
Terça — Rt 1.3
Noemi enfrenta a morte em sua família
Quarta — Rt 1.6,7
O triste regresso de Noemi em meio à crise
Quinta — Rt 2.1,2
O trabalho de Rute em meio à crise
Sexta — Rt 2.8,9
Provisão divina e cuidado em meio à crise
Sábado — Rt 4.13
A bênção do casamento em meio à crise


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Rute 1.1-14.

1 — E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele, e sua mulher, e seus dois filhos.
2 — E era o nome deste homem Elimeleque, e o nome de sua mulher, Noemi, e os nomes de seus dois filhos, Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e vieram aos campos de Moabe e ficaram ali.
3 — E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
4 — os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos.
5 — E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim esta mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.
6 — Então, se levantou ela com as suas noras e voltou dos campos de Moabe, porquanto, na terra de Moabe, ouviu que o SENHOR tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.
7 — Pelo que saiu do lugar onde estivera, e as suas duas noras, com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá,
8 — disse Noemi às suas duas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
9 — O SENHOR vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz, e choraram,
10 — e disseram-lhe: Certamente, voltaremos contigo ao teu povo.
11 — Porém Noemi disse: Tornai, minhas filhas, por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos fossem por maridos?
12 — Tornai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido, e ainda tivesse filhos,
13 — esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do SENHOR se descarregou contra mim.
14 — Então, levantaram a sua voz e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra; porém Rute se apegou a ela.

HINOS SUGERIDOS

58, 83 e 400 da Harpa Cristã.

OBJETIVO GERAL

Ressaltar que Deus abençoa o trabalho, a fé e a persistência da família que o serve.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

I. Apontar a crise econômica pela qual Belém estava passando;
II. Mostrar como Noemi e Rute superaram as crises;
III. Enfatizar que a fé e o trabalho nos ajudam a superar as crises.


INTERAGINDO COM O PROFESSOR

A família de Elimeleque teve que deixar Belém devido a uma grave crise econômica. Era tempo de escassez. A crise era resultado da desobediência dos israelitas para com o Senhor no tempo dos juízes. Um tempo difícil, onde cada um fazia aquilo que parecia ser bom aos seus próprios olhos. A falta de temor e observância da lei trouxe sérios prejuízos espirituais e financeiros para Israel. A família de Elimeleque muda-se para Moabe na esperança de ter dias melhores. Mas, ali Elimeque morre e é enterrado. Seus dois filhos também vieram a falecer em Moabe. Noemi, a esposa de Elimeleque teve que enfrentar a perda do marido e dos filhos. Mas crises ainda piores estavam por vir. Todavia, Deus lhe concedeu um escape; uma nora que a amou e a acolheu em tempos de amargura. Noemi e Rute voltam para Belém, trabalham, mantém a fé em Deus e são grandemente abençoadas. Todos nós enfrentamos momentos de dor e aflição. Mas a nossa fé nos faz avançar, trabalhar e ver o impossível sendo realizado. Diante das adversidades, não desanime, não pare.

COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO

Nesta lição, estudaremos a história de uma família que enfrentou a crise da fome, do luto e da desesperança. É a história de três viúvas: Noemi, Orfa e Rute. Elas enfrentaram momentos terríveis. Porém, duas delas não se deixaram abater pelas dificuldades. Com fé, inteligência, lealdade, persistência e esperança, venceram dificuldades. É uma história de trabalho, provisão e resgate.


PONTO CENTRAL

Deus trabalha em favor da família.


I. A CRISE ECONÔMICA

1. Fome na “casa do pão”. Belém de Judá estava enfrentando uma terrível crise econômica. A fome tomou uma proporção gigantesca, obrigando as pessoas a deixarem a região. A escassez era resultado do mau governo dos últimos juízes de Israel. Estes haviam abandonado ao Senhor. Belém, que significa “casa de pão”, estava com fome. A cidade deixou de ser um celeiro de grãos para ser um lugar de escassez. Neste caso, a fome era resultado da disciplina divina (Lv 26.18-20). Israel afastou-se da comunhão com Deus, adorando ídolos pagãos. Nem todos agiam de modo pecaminoso, mas a disciplina era para todos.

2. A crise alcança uma família (Rt 1.1,2). Elimeleque, Noemi e seus filhos, Malom e Quiliom são atingidos pela crise. A escassez obrigou Elimeleque a deixar, juntamente com a família, a sua terra. Naquele momento de crise, eles fizeram o que parecia ser o melhor para toda a família, ou seja, seguiram para Moabe. Ao chegarem a Moabe, ao invés de encontrar pão, encontraram a doença e a morte. Elimeleque e seus dois filhos morreram em Moabe. Noemi ficou sozinha com suas duas noras. Naquele tempo não havia previdência social. As viúvas eram sustentadas pelos filhos, em especial o primogênito. Logo, perder o marido e os filhos era uma situação terrível.

3. Três viúvas. Essas mulheres, desprotegidas, sofreram enormes dificuldades para sobreviver. Mas Deus não abandona seus filhos nem os desampara. O Senhor já tinha um plano de redenção e bênção preparado para Noemi e Rute. Em momentos de crises, muitas vezes achamos que Deus está silencioso e distante. Parece não haver saída, mas Ele está trabalhando em nosso favor. Por isso, não tenha medo. Deus não vai desamparar você.



SÍNTESE DO TÓPICO (I)

A crise econômica em Belém fez Elimeleque e sua família buscarem melhores condições de vida em Moabe.



SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO

“A história de Rute desenrola-se durante o período dos juízes. Ela revela que durante a deplorável apostasia moral e espiritual daqueles dias, havia um remanescente fiel que continuava a amar e obedecer a Deus. O livro salienta o fato de que Deus opera na vida daqueles que permanecem fiéis a Ele e à sua Palavra.
Embora Noemi fosse uma fiel seguidora do Senhor, experimentou grande adversidade. (1) Ela e a sua família sofreram os efeitos da fome, e tiveram que abandonar sua própria casa. Além disso, ela perdeu seu marido e seus dois filhos. Parecia que o Senhor a abandonara e até mesmo se voltara contra ela. (2) A história de Rute, no entanto, revela que Deus continuava cuidando dela, inclusive agindo através de terceiros, para socorrê-la em suas necessidades. Como no caso de Noemi, o crente fiel e leal a Cristo pode experimentar grandes adversidades na sua vida. Tal fato não significa que Deus o abandonou ou que está castigando. As Escrituras frisam, repetidas vezes, que Deus continua, com todo o amor, a fazer todas as coisas cooperarem para o nosso bem em tempos de aflição” (Bíblia de Estudo Pentecostal. RJ: CPAD, p.422).


CONHEÇA MAIS

NOS DIAS DOS JUÍZES
“A história de Rute desenrola-se durante o período dos juízes. Ela revela que durante a deplorável apostasia moral e espiritual daqueles dias, havia um remanescente fiel que continuava a amar e obedecer a Deus. O livro salienta o fato de que Deus opera na vida daqueles que permanecem fiéis a Ele e à sua Palavra”. Para conhecer mais leia, Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p.422.



II. SUPERANDO AS CRISES

1. Noemi enfrenta a crise. Noemi tornou-se uma mulher amarga, triste e sem esperança. Parecia não existir solução para a crise que estava vivendo. As dificuldades podem embaçar a nossa visão e tirar toda a nossa expectativa. Se você está enfrentando uma situação que não parece ter solução, não se desespere. Tenha fé no Deus de toda a provisão. Noemi foi dominada pela amargura e dor. Seus sentimentos tornaram-se amargos. Ela não esperava mais nada da vida, senão a morte.

2. O retorno para sua terra. Noemi tomou a decisão de retornar para Belém, a sua terra natal. Porém, antes ela decidiu liberar suas noras, Orfa e Rute, para que voltassem às suas famílias. Orfa aceitou a liberação de sua sogra e retornou para sua família. Mas Rute não quis abandonar a sogra. Talvez, Noemi estivesse pensando que Deus a estava castigando com todos aqueles sofrimentos. Ela não podia imaginar o plano de Deus em todas aquelas adversidades. Aprendemos com a Palavra de Deus que “[...] todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus [...]” (Rm 8.28).

3. Rute e o Deus de Israel. Rute declarou: “[...] O teu Deus é o meu Deus” (Rt 1.16). Sua sogra, embora atravessando um momento difícil, deu um excelente testemunho. A convivência com Noemi levou Rute a ter uma experiência pessoal com Deus. Rute se apegou à sua sogra. Tal gesto de amor e generosidade nos mostra que é possível o bom relacionamento entre noras e sogras.



SÍNTESE DO TÓPICO (II)

Noemi e Rute com fé e trabalho superaram as crises.



SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO

“A declaração de Rute (1.16,17)
A famosa expressão de compromisso de Rute à sua sogra não somente demonstra lealdade a uma amiga, mas também esclarece um aspecto teológico. Rute disse ‘seu povo será o meu povo’ antes de dizer ‘e seu Deus será o meu Deus’. Nos tempos do Antigo Testamento, Deus tinha um relacionamento de aliança somente com Israel. Ao identificar-se com o povo da aliança, Rute qualificou-se ao proclamar o Deus de Israel.
Em lugar de fazer Noemi feliz, os envolvimentos familiares e velhos amigos tornaram a aflição de Noemi mais intensa. Podemos entender porquê. Voltar para casa depois da morte de um ente querido é igualmente fazer-nos sentir nossa perda. Nosso lar parece vazio, o silêncio é escurecedor. De repente somos esmagados pela aflição, pela ausência. Nossos queridos é que fazem de nossa casa o ‘lar’. Aos olhos de Noemi, que deixara Belém com um marido e dois filhos, o retorno trouxe-lhe à consciência a brutal extensão de sua perda” (RICHARDS, Lawrence. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª Edição. RJ: CPAD, p.175).



III. FÉ E TRABALHO

1. Noemi e Rute chegam à terra do pão. A chegada de duas mulheres viúvas à cidade deve ter chamado a atenção das pessoas, especialmente daquelas que haviam conhecido Noemi antes de sua partida. Noemi agora se encontrava com a alma amargurada. Por isso, pede para ser chamada não mais de Noemi, que significa “agradável”, mas “Mara”, isto é, “amarga”. Noemi retornou à sua cidade sem marido, sem filhos e sem bens. Ela acreditava que todo aquele sofrimento vinha de Deus, como uma forma de punição (Rt 1.21).

2. Rute ajuda Noemi. Elas chegaram a Belém no “princípio da sega das cevadas” (Rt 1.22), ou seja, quando a colheita estava começando. Se em Moabe a situação era precária, agora em Belém, havia esperança, pois havia trabalho na colheita da cevada. Vencemos as crises com a ajuda de Deus e com muito trabalho. O trabalho é bênção de Deus, pois é do nosso salário que tiramos a provisão para nossas famílias.

3. Rute trabalha apanhando espigas. Rute vai para um campo de cevada que pertencia a um parente de Elimeleque. Ali, ajunta as espigas que os segadores deixavam para trás. Essa prática era permitida pela Lei Mosaica para ajudar os necessitados (Dt 24.19-21). Nosso país vive um momento de crise econômica, e a falta de emprego é uma realidade que tem atingido milhões de pessoas. Muitos que perderam seus empregos buscam qualquer serviço que lhes dê condições de sobrevivência. Siga o exemplo de Rute, não fique de braços cruzados. Ela trabalhou todo o dia no campo até ajuntar cevada suficiente para si e sua sogra. Sua diligência no trabalho chamou a atenção do dono do campo, Boaz. O trabalho dignifica o trabalhador, e Rute demonstrou sua lealdade e beneficência para com sua sogra.
Ao dispor-se a trabalhar no campo, Rute descobriu que Boaz era parente de Elimeleque e, por lei ele poderia se casar com ela e redimi-la. Boaz fez tudo conforme orientava a lei. Ele é um tipo de Cristo, o nosso Redentor, que sendo rico se fez pobre para nos fazer herdeiros das suas riquezas (2Co 8.9). Boaz casa com Rute e ela dá à luz a um filho, o qual recebeu o nome de Obede. Mais tarde Obede se tornou o avô de Davi. Deus honrou a decisão, a atitude e o trabalho de Rute.



SÍNTESE DO TÓPICO (III)

Fé em Deus e trabalho são fundamentais para vencer as crises.



SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO

“Uma reputação merecida
Em uma pequena comunidade, a história de Rute e Noemi seria de domínio público, o alvo das atenções. Agora, os eventos mostravam Rute trabalhando arduamente (Rt 2.7): reverenciosa (Rt 2.10), recatada, bem-agraciada (Rt 2.13). A reputação que construímos abre, ou fecha, portas para a oportunidade.

A declaração de Boaz abençoando Rute pode ser considerada uma oração (Rt 2.12). ‘Recompensa’ aqui é maskoret, uma palavra com sentido de ‘salários’. Boaz credita a Rute o melhor, por sua piedade e escolha do Deus de Israel, e está convencido de que um Deus justo providenciar-lhe-á a justa recompensa. Disse tudo isso saber que seria ele próprio o instrumento para esta resposta. Deus, frequentemente, usa como seu agente aquele que ora para responder tal oração” (RICHARDS, Lawrence. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª Edição. RJ: CPAD, p.176).



CONCLUSÃO

Rute teve algumas perdas em sua vida; perdeu o sogro, o cunhado e o marido. Além dessas perdas, teve que cuidar de uma sogra triste e desamparada. Mas o Deus da provisão não desamparou Rute nem Noemi. Temos um Deus que nos ajuda e abençoa-nos com o trabalho e a sua provisão. Confie!

PARA REFLETIR

A respeito de Rute, Deus trabalha pela família, responda:

A escassez em Belém era resultado de quê?
A escassez era resultado do mau governo dos últimos juízes de Israel. Estes haviam abandonado ao Senhor.

Para onde Elimeleque e sua família foram para escapar da fome?
Eles foram para Moabe.

No tempo de Noemi quem deveria sustentar uma viúva?
Os filhos e parentes mais próximos.

Qual o significado dos nomes Noemi e Mara?
Noemi significa agradável, mas Mara, amarga.

Boaz é um tipo de quem?
Boaz é um tipo de Cristo, o nosso Redentor que sendo rico se fez pobre para nos fazer herdeiros das suas riquezas (2Co 8.9).

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO

Rute, Deus trabalha pela família

Rute era uma moabita que casou com dois homens judeus. O primeiro, que posteriormente faleceu, Malom, filho de Noemi (Rt 1.2). O segundo, Boaz, um parente do marido de Noemi (4.3). Na lei, mais especificamente em Deuteronômio 23.3,4, havia uma proibição expressa de os judeus aceitarem moabitas em sua comunidade: “Nenhum amonita ou moabita entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do SENHOR, eternamente. Porquanto não saíram com pão e água a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito; e porquanto alugaram contra ti a Balaão, filho de Beor, de Petor, da Mesopotâmia, para te amaldiçoar”. É possível que a geração de Noemi desconhecesse essa lei, pois se tratando do período dos juízes, uma característica dessa geração era desconhecer a Lei de Deus.

Entretanto, a opção de Rute chama atenção de qualquer estudioso ou leitor do livro. Num contexto em que se achava sua sogra, um momento difícil sob o ponto de vista político e econômico, seria natural que Rute tomasse a mesma decisão que a da sua irmã, Orfa. Sem marido, sem herança e na pobreza, por que não voltar para sua terra natal e estabelecer uma nova família de dentro do seu povo original?!

Mas Rute renunciou o seu próprio povo para ficar com outro estranho para ela. Isso significou trocar a cultura do seu povo pela do outro povo, deixar o deus da sua casa e reconhecer o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. O resultado da devoção de Rute a Deus e a sua consideração por Noemi, sua sogra, foi a providência de um remidor, Boaz, que a remiu e assumiu toda a responsabilidade marital com Rute. O que significava naquele tempo sobrevivência pessoal e da descendência da família.
No Evangelho de Mateus, Rute, a moabita, é mencionada na genealogia de Jesus (1.5). É muito interessante, que além de Raabe, uma ex-prostituta de Jericó, apareça a moabita Rute oriunda de uma cultura pagã e idólatra. É a prova de que Cristo Jesus veio como o salvador de qualquer ser humano e que a sua graça é capaz de alcançar o mais vil pecador.
A história de Rute nos mostra o quanto Deus guia os passos dos que desejam servi-Lo com verdade. Embora vivendo um contexto de escassez e fome, Deus trouxe provisão à necessidade de Rute. A história dessa grande mulher nos estimula a vivermos uma vida de devoção sincera a Deus, sabendo que o Pai é grande o bastante para abençoar o esforço das nossas mãos e a sinceridade da nossa fé.



                                          INTRODUÇÃO

A história de Rute acontece em algum momento durante o periodo dos juizes. Este foi um tempo obscuro para Israel, quando "cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos"
(Jz 17.6; 21.25). Mas durante aqueles dias difíceis e malignos, ainda havia os que seguiam a Deus. Noemi e Rute são belos exemplos de lealdade, amizade e compromisso para com o
Senhor e uma para com a outra.

Moabe era a terra que ficava a leste do mar Morto. Era uma das nações que oprimiram Israel durante o periodo dos juízes (Jz 3.12ss); havia então hostilidade entre estes povos. A es
cassez foi bastante severa em Israel para que Elimeleque saísse com sua família de Ia. Eles eram chamados efratitas porque Efrata era um nome antigo para Belém. Mesmo apos Israel derrotar Moabe ainda havia tensões entre eles.

As relações amigaveis com outros povos eram desencorajadas(Dt 23.3-6), mas talvez nâo proibidas, desde que vivessem fora de Canaã. Casar-se com um estrangeiro (e os que viviam denlro das fronteiras da Terra Prometida), porém, era contra a lei de Deus (Dt 7.1 -4). Os moabitas não tinham permissão para adorar no Tabernáculo porque não permitiram que os israelitas passassem pela sua torra durante o êxodo do
Egito.

Como nação escolhida de Deus. Israel deveria ler lixado altos padrões morais de vida para as outras nações. Ironicamente foi Rute, uma moabita a quem o Senhor usou como exemplo de caráter espiritual genuíno. Isto demonstra quão fria havia se tomado a vida em Israel durante aqueles dias.

Quase nao havia situação pior do que a viuvez  para as mulheres no mundo antigo. As pessoas se aproveitavam delas ou as ignoravam. Quase sempre estavam fadadas à pobreza.

No entanto, a lei de Deus mandava que o parente mais próximo do falecido marido cuidasse da viúva; Noemi não possuía parentes em Moabe e não sabia se ainda havia parentes vivos em
Israel.

Mesmo angustiada, Noemi leve uma atitude generosa. Embora decicida a retornar a Israel, ela encorajou Rute e Orla a ficarem em Moabe e recomeçarem suas vidas, apesar de isto significar
grande sofrimento para ela. Como Noemi, devemos considerar as necessidades dos outros e não apenas as nossas. Da maneira como ela descobriu, quando você age de forma abnegada,
outros sao encorajados a seguir seu exemplo.

A pergunta de Noemi: "Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos fossem por maridos?” refere-se ao casamento levirato. ou seja. a obrigação do irmão do falecido
de cuidar da viúva {Dt 25.5-10). Esta lei evitava a pobreza da viúva e provia uma forma para que o sobrenome do falecido morto fosse lembrado.

Noemi, porem, náo possuía outros filhos para que Rute e Orfa pudessem se casar; então ela as encorajou a permanecer em sua pátria para que se casassem novamente. Orfa concordou,
pois era seu direito. Mas Rute estava disposta a desistir da possibilidade da segurança e filhos para cuidar de Noemi.

Rute era moabita, mas isso nào a impediu do adorar ao Deus verdadeiro; tampouco fez com que o Senhor náo aceitasse sua adoração e a abençoasse muito. Os judeus não eram o único povo a quem Deus amava. O Senhor os escolheu para serem o povo atravos do qual o resto do mundo viria a conhecê-lo. Isto foi cumprido quando Jesus Cristo nasceu como um judeu. Através dele. o mundo inteiro pôde conhecer a Deus.  Em Atos 10.35 lemos
“em qualquer nação, que o teme e faz o que é justo”. O Senhor aceita todo aquele que o adora. Ele usa as pessoas sem se importar com sua raça, sexo ou nacionalidade. O livro de Rute é um exemplo perfeito da imparcialidade de Deus. Embora Rute pertencesse a uma raça desprezada por Israel, ela foi abençoada devido a sua fidelidade. Ela se tornou a bisavó do rei Davi e uma ancestral de Jesus Cristo. Ninguém deve se sentir desqualificado para servir ao Senhor pela sua raça. sexo ou nacionalidade. E Deus pode usar cada circunstância para construir seu Reino.



1. Rute decide pela fé

RUTE  1-5. Noemi e seus infortúnios. Esse livro é uma bela história que ensina lições morais. Mas é mais que isso, pois trata da redenção. Como romance de redenção, prefigura num sentido abençoado os modos como Deus provê à nação de Israel, e desse aspecto surgirá sua mensagem, assim identificando-se como um estágio do amor redentor de Deus pelo mundo. Noemi ("agradável") retrata Israel, o povo eleito. Sua felicidade em Belém ("casa de pão"),
casada com Elimeleque ("meu deus é rei"), retrata a prosperidade de Israel na terra, casado com o Senhor, fiel a ele, e desfrutando sua graça e bênçãos. Os pesares que se abateram sobre Noemi, como conseqüência da fome, representam o fracasso espiritual e o castigo que assolou a terra. A migração forçada para Moabe, uma nação pagã, inicia a dispersão mundial de Israel.
A morte do marido de Noemi numa terra estrangeira ilustra a rejeição da nação israelita durante os séculos de sua ausência na terra, sua viuvez e separação do seu marido, o Senhor (cf. Is 50.1-3). A morte de Malom ("doente") e Quiliom ("languescente") no país estrangeiro prenuncia as tribulações e calamidades que envolveram Israel (Noemi) em meio aos gentios, onde sua condição é d e se sperado ra . Rute e Orfa, esposas moabitas de Malom e Quiliom,
ficaram viúvas.

RUTE  6-18. Rute e sua decisão. O fato de Noemi ter ouvido que "o S en h o r se lembrara do seu povo, dando-lhe pão", 6, e seu plano de voltar à terra sugere o tempo em que o Israel disperso se volta à sua casa, 7. Orfa, que ficou em Moabe, representa a massa descrente da nação que preferirá permanecer entre as nações no dia do retorno de Israel à sua terra. Rute, porém,
pondo-se ao lado de Noemi, belamente retrata a limitada porção fiel da nação — esses que confiam na provisão de Deus e que, por fim, encontram o poderoso Resgatador, pelo qual herdarão as bênçãos prometidas. Tanto Orfa quanto Rute representam a nação dispersa e descrente. Em tal condição de rejeição nacional, caíram  na mesma situação dos gentios — Loammi("Não-Meu-Povo") (Os 1.9). A diferença é que Orfa permaneceu nessa condição,
enquanto Rute deu o passo da fé que a levou não só a incorporar-se ao povo do Senhor, Ammi ("meu povo"), mas de fato a tornar-se ancestral de Cristo.

RUTE  19-22. Noemi e Rute na terra. Voltando a Belém, Noemi ("agradável", o que deve ter sido na fé) chamou-se Mara ("amarga", o que seria na volta à terra descrente). O tempo indicado é o "princípio da sega da cevada", 22, que significa o fim de uma era (Mt 13.30, 39). Quando vier esse fim, depois de a igreja ter sido glorificada, Israel, como Noemi, com os crentes remanescentes juntos dela e representados por Rute, voltarão à terra (cf. Is 6.13; 10.21-22;
Mq 4.7; Sf 3.7 etc.).


RUTE  1.1 NOS DIAS EM QUE OS JUÍZES JULGAVAM. A história de Rute desenrola-se durante o período dos juízes. Ela revela que durante a deplorável apostasia moral e espiritual daqueles dias (cf. Jz 17.6 nota; 21.25 nota), havia um remanescente fiel que continuava a amar e obedecer a Deus. O livro salienta o fato de que Deus opera na vida daqueles que permanecem fiéis a Ele e à sua Palavra (ver 2.12).

RUTE  1.3 MORREU ELIMELEQUE, MARIDO DE NOEMI. Noemi, embora fosse uma fiel seguidora do Senhor, experimentou grande adversidade.
(1) Ela e a sua família sofreram os efeitos da fome, e tiveram que abandonar sua própria casa (v. 1). Além disso, ela perdeu seu marido (v. 3) e seus dois filhos. Parecia que o Senhor a abandonara e até mesmo se voltara contra ela (vv. 13,21).
(2) A história de Rute, no entanto, revela que Deus continuava cuidando dela, inclusive agindo através de terceiros, para socorrê-la em suas necessidades. Como no caso de Noemi, o crente fiel e leal a Cristo pode experimentar grandes adversidades na sua vida. Tal fato não significa que Deus os abandonou ou que os está castigando. As Escrituras frisam, repetidas vezes, que Deus continua, com todo o amor, a fazer todas as coisas cooperarem para o nosso bem em tempos de aflição (ver Rm 8.28,36 notas).

RUTE 1.12 TORNAI, FILHAS MINHAS. Noemi instou com suas duas noras para ficarem na terra natal delas, embora isso por certo significasse uma vida de solidão para ela [Noemi]. Ela achava que se as noras ficassem com ela não teriam oportunidade de casar novamente e serem felizes. O livro destaca a devoção e o amor abnegados que existia entre Noemi e Rute, e nos ensina que a verdadeira religião sempre inclui o cuidado amoroso e o sacrifício dos nossos próprios interesses a favor dos membros da nossa própria família (ver Ef 5.21-6.4).

RUTE 1.13 A MÃO DO SENHOR SE DESCARREGOU CONTRA MIM. Noemi cria que seus sofrimentos demonstravam que ela já não gozava do favor de Deus, e que Ele se lhe opunha (vv. 13,20,21). Essa sua maneira de pensar provou ser errônea (2.20; 4.14,15). Não devemos considerar que todas as adversidades e privações resultam do desagrado de Deus contra nós, pois Satanás e as experiências humanas comuns, às vezes nos infligem dificuldades e adversidades, por mais dedicados que sejamos ao Senhor (ver Lc 13.11).

RUTE  1.16 O TEU DEUS É O MEU DEUS. Noemi, certamente, conduziu Rute à fé no Senhor Deus, mediante seu exemplo e ensino (Dt 11.18,19). A fé que Rute tinha em Deus levou-a a permanecer fiel no seu amor a Noemi. Rute ilustra o princípio divino que "quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á" (Mt 10.39; Rt 4.13-17).


ROMANOS  8.28 TODAS AS COISAS CONTRIBUEM JUNTAMENTE PARA O BEM. Este trecho traz grande conforto ao filho de Deus, quando temos que enfrentar sofrimentos nesta vida.
(1) Deus fará o bem surgir de todas as aflições, provações, perseguições e sofrimentos. O bem que Deus leva a efeito é conformar-nos à imagem de Cristo e, finalmente, levar a efeito a nossa glorificação.
(2) Essa promessa é limitada aos que amam a Deus e lhe são submissos mediante a fé em Cristo (cf. Êx 20.6; Dt 7.9; Sl 37.17; Is 56.4-7; 1 Co 2.9).
(3) "Todas as coisas" não incluem os nossos pecados e nossa negligência (6.13; 6.16,21,23; Gl 6.8); isso quer dizer que ninguém pode alegar motivo para pecar, justificando que Deus fará resultar isso em bem.

ROMANOS  8.36 COMO OVELHAS PARA O MATADOURO. As adversidades alistadas pelo apóstolo nos versículos 35,36 têm sido experimentadas pelo povo de Deus através dos tempos (At 14.22; 2 Co11.23-29; Hb 11.35-38). Nenhum crente deve estranhar o fato de experimentar adversidades, perseguição, fome, pobreza ou perigo. Aflições e calamidades não significam, decerto, que Deus nos abandonou, nem que Ele deixou de nos amar (v. 35). Pelo contrário, nosso sofrimento como crentes, abrir-nos-á o caminho pelo qual experimentaremos mais do amor e consolo de Deus (2 Co 1.4,5). Paulo nos garante que venceremos em todas essas adversidades e que seremos mais que vencedores por meio de Cristo (vv. 37-39; cf. Mt 5.10-12; Fp 1.29).

ROMANOS  8.39 O AMOR DE DEUS... EM CRISTO JESUS NOSSO SENHOR. Se alguém fracassar na sua vida espiritual, não será por falta da graça e amor divinos (vv. 31-34), nem por causa de poderes do mal ou adversidades demais (vv. 35-39), mas porque tal pessoa foi negligente na sua comunhão com Cristo (ver Jo 15.6 nota). Somente "em Cristo Jesus" é que o amor de Deus foi manifestado e somente nEle o desfrutamos. Somente à medida em que permanecemos em Cristo Jesus como "nosso Senhor" é que poderemos ter a certeza de que nunca seremos separados do amor de Deus.


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Comentário Bíblico Wiersb - Velho Testamento.

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