Seguidores

terça-feira, 9 de maio de 2017

A GRANDE TRIBULAÇÃO E ISRAEL

A GRANDE TRIBULAÇÃO: UM DOS CASTIGO PARA ISRAEL
Lemos em Levítico 26.21,28:

Se andardes contrariamente para comigo, e não me quiserdes ouvir, multiplicarei as vossas aflições sete vezes mais, segundo os vossos pecados... então eu vos serei contrário em furor, e vos castigarei sete vezes mais por causa dos vossos pecados. Por mais que a expressão “sete vez mais” possa parecer apenas uma figura da intensidade do castigo de Deus sobre o povo israelita, a história nos permite interpretá-la literalmente.

Ao longo de sua historia, Israel, como povo e como nacao, correu o risco de ser exterminado pelo menos seis vezes:

1)Por ocasiao do cativeiro assirio, em 721 a.C., quando o reino das dez tribos desapareceu sob o imperio assirio.

2) O cativeiro babilonico, 605 a.C., quando Juda ficou sujeita ao imperio de babilonia.

3) A opressao sobre Antioco Epifanio, de 168 a 165 a.C., quando de novo a pequena nacao de Ju d a foi ameacada de ser exterminada.

4) Por ocasiao da destruicao de Jerusalem e do templo, em 70 d.C.. Cerca de dois milhoes de judeus pereceram nessa guerra contra os romanos. Somente no cerco
de Jerusalem pereceram quase um milhao de judeus.

5) A opressao sob Adriano, de 132 a 135 d.C., quando Roma tomou todas as medidas no sentido de fazer que a nacao e o povo de Israel desaparecessem.

6) Finalmente, o recente holocausto sob o nazismo, de 1939-1945 d.C., quando seis milhoes de judeus pereceram. A operacao denominada “A solucao final do problema ju deu”, dos nazistas, visava o exterminio de todos os judeus.


ASPECTOS DA GRANDE TRIBULAÇÃO.

Nos primeiros tres anos e meio, seguindo uma sequencia que inclui os capitulos 38 e 39 de Ezequiel, teríamos entao, no inicio desse periodo de sete anos, primeiramente
a invasao de Israel por parte da Russia e de seus aliados, aproveitando-se do caos em que ficara o mundo em virtude do desaparecimento de milhoes de pessoas. Esta invasao de Israel esta assim profetizada:
Tu, pois, ó filho do homem, profetiza contra Gogue, e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal. Far-te-ei virar, e te porei seis anzóis, e te farei subir do extremo norte, e te trarei aos montes de Israel (Ezequiel 39:1-2).

Em seguida, havera um rapido conflito nuclear de âmbito mundial. Diz o Senhor: “Enviarei um fogo sobre Magogue e sobre os que habitam seguros nas ilhas, e saberao que eu sou o Senhor” (Ezequiel 39:6). O fogo, aqui, e figura muito apropriada para as armas nucleares. Magogue e o territorio russo, e as ilhas podem ser continentes desconhecidos do profeta. Finalmente, o caos mundial e o genio da besta. A Biblia descreve a pessoa do anticristo como sendo um homem muito inteligente:
Estando eu observando os chifres, vi que entre eles subiu outro chifre pequeno; e três dos primeiros chifres foram arrancados diante dele. Neste chifre havia olhos como os olhos de homem, e uma boca que falava com vanglória (Daniel 7.8).

“Olhos de homem” significa inteligencia, e “uma boca que falava com vangloria” significa uma tremenda capacidade oratoria.

 Embora todo o periodo de tribulacao tenha a duração de sete anos, sera mais acentuada nos ultimos três anos e meio. Eis as passagens biblicas:
Daniel 7:25: Proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e as leis. Eles serão entregues nas suas mãos por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Apocalipse 11:2: Mas deixa o átrio que está fora do templo; não o meças, porque foi dado aos gentios. Estes pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses. Apocalipse 12:6,14: Amulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias. E foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.

 Apocalipse 13:5: Foi-lhe dada uma boca para proferir arrogâncias e blasfémias, e deu-se-lhe autoridade para continuar por quarenta e dois meses.
O anticristo firmara uma alianca com muitos por uma semana: “Ele confirmara uma alianca com muitos por uma semana, mas na metade da semana fara cessar o sacrificio e a oferta de cereais. E sobre a asa das abominações vira o assolador, ate a destruicao determinada, a qual sera derramada sobre o assolador (Daniel 9.27). Esta alianca nao sera com todos, o que indica que muitos judeus terao o pressentimento de que tera chegado o tempo de Deus tratar de novo com eles como o fazia durante a vigencia da lei.

 A voz do arcanjo relacionada com o arrebatamento da Igreja é um sinal para os israelitas. Diz a Biblia: “Pois o mesmo Senhor descera do ceu com grande brado, a voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressurgirao primeiro”(1 Tessalonicenses 4:16). Leia estas outras passagens:
Judas 9; Daniel 10:13,21; Daniel 12:1; Apocalipse 12:7.

 Deus nunca ficou sem um remanescente fiel. Um bom exemplo esta em 1 Reis 19:14,18:
Respondeu ele: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos. Os lilhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Só eu fiquei, e agora estão tentando matar-me também...
Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou.

Eis outras passagens:
Isaías 4:3; 11:16: Aquele que ficar em Sião, e permanecer em Jerusalém será chamado santo, todo aquele que estiver inscrito entre os vivos em Jerusalém... Haverá caminho plano para o restante do seu povo, que for deixado da Assíria, como sucedeu a Israel no dia em que
subiu da terra do Egito.
Romanos 9:27; 11:15: Isaías clamava acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente e que será salvo... Pois se a sua rejeição e a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?
Outros eventos ocorrerão n e ssa segunda metade da septuagésima semana profética de Daniel. Em primeiro lugar, temos os su c e sso s do anticristo e o engano dos judeus. J e su s advertiu: “Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; mas se outro vier em seu próprio nome,
a e sse aceitareis” (João 5:43).
Esse outro é aquele que “se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de culto, de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2 Tessalonicenses 2:4).
Em segundo lugar, os judeus que ainda estiverem em outros países retomarão à sua antiga pátria. Assim como Deus derrubou o muro de Berlim e pôs um fim à prisão em que viviam os judeus nos países da antiga União Soviética, assim nenhuma outra nação conseguirá reter os israelitas.
Ezequiel 37.12 afirma: “Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eu abrirei as vossas sepulturas, e vos farei sair delas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel”.
Em terceiro lugar, a manifestação do anticristo e do falso profeta contra os judeus. Assim como Elias tipifica a Igreja arrebatada, Eliseu tipifica Israel. É interessante duas ursas
despedaçam quarenta e dois meninos que zombavam de Eliseu: Então subiu dali a Betel. Indo ele pelo caminho, uns rapazinhos pequenos saíram da cidade, e zombavam dele, dizendo: Sobe, calvo! Sobe, calvo! Virando-se ele para trás, viu-os e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles rapazinhos (2 Reis 2:23-24).




Nenhum comentário:

Postar um comentário